terça-feira, 1 de julho de 2008

Chá de Camomila



A camomila é uma planta de uso medicinal, cosmético, alimentar e em outras áreas. Tem os nomes científicos de Matricaria Recutita / M. chamomilla L proparte / Chamomilla recutita L Rauschert / Família compostas.

Os egípcios a usavam no tratamento da malária, devido a sua ação anti-inflamatória, é indicada para má digestão, cólica uterina, sedativa (infusão flores ou chá da flor de camomila); para queimaduras de sol (ajuda a refrescar a pele e evita o vermelhidão da pele), conjuntivite e olhos cansados (compressas com infusão do preparado das flores).

Para criança ajuda combater vermes. Como chá usado diáriamente diminui as dores musculares, tensão menstrual, stress e insônia, diarréia, inflamações das vias urinárias; misturado ao chá de hortelã com mel combate gripes e resfriados; banho com sachê de camomila é sedativo e restaurador de forças, e especial para hemorróidas.

Na forma de infusão é útil para o fígado, antialérgico, dores de reumatismos, nevralgias; ajuda a purificar o organismo e aliviar a irritação causada pela poluição. Age como sudorífico.

É a mais recente descoberta em relação ao chá de camomila e são boas novas para os diabéticos! Para além das sua propriedades calmantes (que são mais do que conhecidas e divulgadas), antioxidantes e cicatrizantes, sendo por tudo isto ministrado a pacientes em processo pós-operatório e tratamentos para gota e úlceras, surge agora uma novidade revolucionária no tratamento da diabetes.

Numa pesquisa levada a cabo, por cientistas japoneses e ingleses, que consistia na administração deste chá a ratos diabéticos, os resultados foram bastante positivos! E passo a citar:

“Os diabéticos que escolhem um chá de camomila como bebida podem estar prevenindo complicações. Segundo pesquisadores japoneses e ingleses o chá previne lesões oculares, renais e nervosas.… Na pesquisa realizada no Japão e Inglaterra os especialistas estudaram a acção do extracto seco das flores sobre ratos diabéticos. Os roedores que receberam a camomila apresentaram uma diminuição da glicose após 21 dias de tratamento.”

O tradicional chá de camomila é reconhecido como um relaxante e tranqüilizante natural, que ajuda a tratar problemas provocados por tensão nervosa, como insônia, dores de cabeça, tónico estimulante, cólicas abdominais, equilibra o fluxo menstrual. É também analgésico local (nevralgias, cefaleias, dores de ouvidos, dores reumatismais), e clareia cabelos castanhos.