quarta-feira, 3 de setembro de 2008

O Café Nosso de Cada Dia

                  Vamos tomar um cafezinho? Antes, veja os prós e contras da bebida
Por Crib Tanaka • 12/04/2006

Hábito. Vício. Costume. Como classificar o café nosso de cada dia? Huummm... Bom, para começar, irresistível. Uma xícara da bebida quentinha faz parte da rotina de milhares de brasileiros. Seja em casa, no trabalho, na rua, o cafezinho é sempre uma boa pedida. Mas, mesmo assim, ele não está livre de polêmicas. Acusado e absolvido inúmeras vezes, o café, afinal, é amigo ou inimigo da nossa saúde?

Acorda!
Reconhecido antídoto contra o sono, o café tem seus benefícios e malefícios. Apesar de ser sempre associado à cafeína, que é responsável por apenas 2,5% do cafezinho, o grã verde é composto por outras substâncias como: potássio, magnésio, cálcio, sódio, ferro, manganês, rubídio, zinco, cobre e mais outros 36 elementos.

Mas, nâo tem jeito: deu aquele sono, a gente corre para tomar um golinho de café! Sabe o motivo? A cafeína pode amenizar os efeitos da adenosina, responsável pelo sono e ainda ajuda na concentração. Está explicado! Como também inibe o sistema límbico, que impulsiona o desejo de autogratificação, o café é apontado por alguns estudos como um bom aliado no combate à depressão e ao uso de drogas como a nicotina, o álcool e até as ilegais. Muitos estudos também associam a bebida à melhora na memória, uma vez que substâncias ou atitudes que reforçam a energia no corpo ajudam na memorização.

Saúde em pequenas doses
Há estudos científicos que sugerem que o consumo diário de até seis xícaras pode prevenir a diabetes tipo II, devido aos ácidos clorogênicos, seus metabólitos, ou a seus minerais. O câncer de cólon e próstata também podem ser afastados com o consumo da bebida e o coração também lucra nessa: o café contém antioxidantes que melhoram o sistema cardiovascular.

"No sistema nervoso central, ele é um excelente estimulante cerebral e deve ser usado na dose de duas xícaras ao dia", explica a nutróloga Emilia Veron. Mas, como tudo em excesso faz mal, ele não pode ser ingerido livremente. "A cafeína em excesso, acima de seis xícaras por dia, pode desencadear doenças cardíacas e aumentar a pressão arterial, quando associada ao estresse. Como ele tem efeito laxativo, deve ser evitado na diarreia, e em alguns portadores de síndrome do cólon irritável pode deflagrar a crise", explica Emilia. Ela completa dizendo que o café também estimula a contração da vesícula, mobilizando os cálculos biliares e, em pessoas com fragilidade gástrica, pode causar dor de estômago.

"A cafeína causa dor de cabeça em alguns, porém o efeito mais freqüente é a dor de cabeça quando se tira abruptamente o café. Pessoas que tomam muito café no trabalho ou no fim de semana podem ter a dor por falta da cafeína", diz Emilia. E, como a bebida aumenta a perda de cálcio, deve ser consumida moderadamente pelas mulheres em menopausa e por quem apresenta osteoporose.

O consumo no Brasil
"Os últimos números da Associação Brasileira da Indústria do Café, a Abic, estimam o consumo no Brasil em 2005 em 15,54 milhões de sacas, aumento de 5,4% sobre o ano anterior, o que representa um impressionante crescimento, motivado pelos bons fundamentos da economia e pela melhora da situação social do país", relata Miguel Barbosa do Rosário, editor do Coffee Business.

Para 2006, as indústrias estão otimistas e projetam um faturamento do setor da ordem de R$5,6 bilhões, 19,1% maior que em 2005 (R$4,7 bilhões). "Atualmente, o café corresponde a cerca de 2% da receita total das exportações brasileiras", revela Miguel, completando que até 2010 a Associação espera um consumo de 21 milhões de sacas, o que representaria um volume superior ao dos Estados Unidos hoje, que é o maior consumidor mundial.

Segundo Miguel Barbosa do Rosário, neste novo século, o café conseguiu, por alguma razão, ser associado aos aspectos positivos da globalização: facilidade de acesso à cultura, internet, criatividade. E, por ser uma bebida natural, feita a partir de uma planta com propriedades comprovadamente benéficas à saúde humana, não se choca com os ideais de saúde e beleza  a pós-modernidade.

Veja como o café é consumido em outros lugares do mundo
(Fonte: Paulo André Colucci Kawasaki, para Coffee Break)

* França: o produto, na maioria das vezes, é bebido juntamente com chicória.

* Áustria: pode-se beber o produto juntamente com figos secos, sendo que em Viena, a capital do país, é uma tradição o oferecimento de bolos e doces para acompanhar o café com chantilly.

* África e Oriente Médio: é comum acentuar o sabor do café com algumas especiarias, tais como canela e cardomomo, alho ou gengibre.

* Bélgica: o produto é servido com um pequeno pedaço de chocolate, colocado no interior da xícara, que será derretido quando entrar em contato com o café.

* Itália: o café expresso preto é servido em xícaras pequenas acompanhadas de tiras de limão.

* Grécia: o café é acompanhado por um copo de água gelada.

* Cuba: o café é bebido bastante forte e doce, e em um só gole.

* Sul da Índia: o café é misturado com açúcar e leite e servido com doces.

* Alemanha: é servido com leite condensado ou chantilly.

* Suíça: adiciona-se ao café um licor, o "kirsch".

* México: em muitos lugares, o café é oferecido gratuitamente e pode ser consumido em grandes quantidades. O chamado café americano, como é conhecido no México, é o mais consumido e é uma cópia do que se bebia até poucos anos nos Estados Unidos: aguado e com pouco sabor.

Erva-mate

    Erva-mate: Poderosa e estimulante, a bebida é sinônimo de prazer e tradição
Por Anna Mocellin • 24/08/2007

Ela é bastante utilizada no Sul do Brasil, onde costuma ser parte integrante da cultura local, em forma do bom e velho chimarrão. Ou no Centro-Oeste, onde é macerada e consumida em água fria ou gelada, no chamado tererê. Mas também é muito apreciada pelo Brasil afora, em forma de chás e bebidas refrescantes. Estamos falando da erva-mate, uma poderosa fonte de propriedades nutritivas e benéficas para a saúde, que ajuda até mesmo a limpar o organismo, combatendo os radicais livres que provocam o envelhecimento do corpo.

Paixão internacional

A erva-mate, cujo nome científico é Ilex Paraguariensis, é um arbusto proveniente das missões jesuíticas do Paraguai. Os jesuítas a enviaram para a Europa e, de lá, seu consumo como chá expandiu-se para os cinco continentes. Isso se deu por causa da comprovação científica de seus benefícios para a saúde - a erva é rica em vitaminas, A, B1, B2, B6, C e E, proteínas e minerais como cálcio, potássio e magnésio. Quando consumida em forma de chá, ganha propriedades diuréticas, digestivas e estimulantes. Também possui características antioxidantes, devido à presença de flavonóides.

De modo geral, os chás apresentam quantidades razoáveis de flavonóides, um grupo de substâncias naturais que possuem ação antioxidante

Na América do Sul, o Brasil não é o único país a se render ao sabor do mate: a bebida é consumida na Argentina, no Uruguai, no Paraguai e em algumas localidades do Chile e do Peru. Nos três primeiros países, o mate é bebida nacional, fazendo parte do cotidiano e da cultura de seus povos. A paixão é tanta que os argentinos são os maiores produtores de mate do mundo, com 174 mil hectares cultivados, exportando até para países do Oriente. A Síria costuma ser a maior consumidora do mate argentino, assim como o Líbano e a Arábia Saudita. Mas ele também faz parte da rotina de países como a Tailândia, onde se bebe em porcelana fina, e na China, onde é dissolvida em leite de soja.

Benefícios

Além de saborosa, a erva-mate é repleta de características nutricionais. Tem vitaminas e minerais, é uma das fontes mais ricas em ácidos fenólicos - que são um composto químico que aparece naturalmente em alimentos de origem vegetal e responsáveis pelo sabor amargo e adstringente - e ainda são capazes de combater os radicais livres, que prejudicam o bom funcionamento do organismo.

Pesquisas realizadas recentemente nos Estados Unidos mostraram que as propriedades antioxidantes da bebida exercem um efeito protetor direto nas células. Também revelaram que a erva-mate é capaz de inibir o processo de oxidação do mau colesterol (LDL), prevenindo doenças cardiovasculares, câncer e envelhecimento precoce.

Mas, segundo a nutricionista Camila Mendes de Abreu, esta não é uma característica exclusiva do mate. "De modo geral, os chás apresentam quantidades razoáveis de flavonóides, um grupo de substâncias naturais que possuem ação antioxidante. Há evidências de que, por causa da presença dessas substâncias, os chás ajudam a diminuir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas", afirma.

Outra característica da erva é seu potencial estimulante. Elimina estados depressivos, deixa o cérebro em alerta e ajuda a espantar a fadiga. É perfeita para aqueles momentos de cansaço e desânimo, pois contém cafeína. Claro que, assim como outros alimentos que têm esse componente - como café, chocolate e refrigerantes tipo cola -, o mate também não pode ser ingerido em excesso. "Principalmente por quem
tem doenças cardíacas graves, porque pode causar arritmia, e pelas gestantes. No caso delas, a cafeína atravessa facilmente a barreira placentária, podendo interferir no crescimento e desenvolvimento do bebê", sublinha a Dra. Camila.

Se consumida moderadamente, entretanto, a bebida costuma provocar uma agradável sensação de bem-estar. Assim como todos os alimentos saudáveis, a erva-mate não faz milagres sozinha. "Um padrão alimentar habitual pobre em gordura saturada, colesterol e sódio, associado ao consumo de erva-mate, pode reduzir o risco de doenças. Os benefícios vêm se for adotada essa combinação", alerta a nutricionista.

O mate na culinária

Se você pensa que o mate só serve para fazer chá, é porque ainda não conhece a versatilidade da erva. Veja algumas receitas especiais que podem dar um toque diferente às suas refeições:

MATE COM FRUTAS VERMELHAS E MANJERICÃO

INGREDIENTES
3 colheres de sopa cheias de mate a granel
300 ml de água fervente
1 polpa de frutas vermelhas (100g)
2 folhas de manjericão

COMO PREPARAR
Coloque o mate em 300 ml de água bem quente, pouco antes de ferver, e coe.
Depois de esfriar, bata com os demais ingredientes no liqüidificador.
Guarde na geladeira e sirva bem gelado.


SORVETE DE ERVA-MATE

INGREDIENTES
1 litro de leite
1 ½ xícara de açúcar
1 colher de sopa de liga
1 colher de chá de gordura para sorvete
2 colheres de sopa de pó de erva-mate peneirada

COMO PREPARAR
Comece fervendo o leite. Misture o pó de erva-mate e quando estiver frio coloque no liqüidificador. Acrescentamos 1 ½ xícara ou 300 gramas de açúcar e a liga.

Bata por três minutos. Se preferir, acrescente três colheres de sopa de leite em pó ou leite condensado - mas, se usar o leite condensado, será preciso diminuir uma xícara de açúcar.

Coloque em uma travessa rasa e leve ao freezer. Deixe descansando por quatro horas, até congelar. Depois, corte em cubos e bata na batedeira. Em seguida, acrescente a gordura. Troque o garfo por um mais fino e continue batendo. Bata até ficar cremoso e volte a colocar no freezer até poder formar as bolas de sorvete.


BOLO DE IOGURTE COM MATE

INGREDIENTES
3 ovos
1 copo de iogurte natural
Três quartos de um copo (de iogurte) de óleo vegetal
3 colheres de sopa de chá mate solúvel
1 pacote de gelatina sabor limão
300 gramas de farinha de trigo peneirada
120 gramas de açúcar
1 colher de sopa de fermento químico em pó

COMO PREPARAR

Em uma vasilha, junte a farinha de trigo, a gelatina, o açúcar, o chá e o fermento em pó. Misture bem e reserve. No liqüidificador, coloque os ovos, o óleo vegetal, o iogurte e bata por cinco minutos. Coloque aos poucos o creme na vasilha de ingredientes secos e misture até formar uma massa homogênea. Ponha a massa em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido. Asse por cerca de 25 minutos ou até que o bolo esteja cozido.


Curiosidades:

- Em vários locais onde é consumido, o mate faz parte de uma arraigada tradição.
O autêntico mate é amargo e servido em um recipiente com um canudo de metal (bombilha), que de um lado possui buraquinhos para não deixar a água passar, e água bem quente - entre 85º e 95ºC. Quem não gosta muito do sabor "ardido" costuma adoçá-lo com açúcar, adoçante, açúcar queimado ou mel - especialmente
quem gosta de tomá-lo em forma de chá. Há quem misture a erva com leite, com água fria ou gelada ou com outros ingredientes, como canela, casca de laranja ou limão e até ervas medicinais.

- Na hora de tomar a bebida numa roda, acontece um pequeno ritual. As normas de cortesia requerem que o mate seja primeiro bebido por quem o preparou - chamado de cebador nos países da América Latina. O segundo gole é oferecido ao hóspede ou ao visitante de maior hierarquia, e os seguintes seguindo a roda até que todos tenham dito "gracias" (obrigado). Quem agradece quer dizer que não quer mais beber. Em uma mateada coletiva, não se pode adoçar o mate por contra própria, nem limpar, mexer ou assoprar a bombilha. Também não se pode deixar o mate pela metade. Ele deve ser tomado até o canudo fazer aquele barulhinho que avisa que a bebida acabou.

- Há inúmeras superstições que envolvem o consumo coletivo do mate. Diz a lenda que quem bebe o mate da pessoa anterior sem devolvê-la ao cebador consegue descobrir os segredos da pessoa que lhe passou o mate. Também existe uma "linguagem" do mate - ou seja, expressões usada na roda de bebedores. "Mate trancado" significa que a bombilha está entupida; "mate cansado" é quando a erva já perdeu o sabor; "cebar pelando" é preparar o mate quando a água está quente demais"; "tatusear el mate" é mexer ou trocar a erva para que volte a ter sabor; "encimar" o mate significa acelerar seu preparo.

- No Rio Grande do Sul, onde é hábito tomar chimarrão, é inadmissível reclamar da temperatura do mate; deixar de bebê-lo até o fim; reclamar que o fato de que o hábito de beber em grupo é anti-higiênico; alterar a ordem de passagem do mate pela roda; favorecer alguém no grupo (mesmo que seja uma mulher bonita) e mexer no canudo (mesmo que ele esteja entupido). Ali, o único que manda é o preparador.

- Para se receber ou entregar a cuia de mate, deve-se sempre usar a mão direita.
Se a mão direita estiver ocupada, a pessoa deverá dizer:
- Desculpe a mão!
Ao que o outro responde:
- É a mesma, a do coração.

- Numa roda de mate, não se toma apenas um golinho e passa o mate adiante. É preciso tomar tudo, até o canudo chiar. Se isso não é feito, é considerado uma desfeita.

Anna Mocellin