quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Dieta do Chá de Oliveira



Para eliminar 6 kg em um mês, recorra ao poder da oliveira

O Chá de folhas da árvore da azeitona é três vezes mais eficaz do que o chá verde: você perde 6 kg e 10% da circunferência abdominal! Depois de atingir o peso ideal, continue tomando duas xícaras diariamente

Considerado 300% mais poderoso que os chás verde, possui quase o quadrúplo (!) de potássio, magnésio, manganês, fósforo, selênio, cobre e zinco. Segundo pesquisas realizadas pela Universidade Metodista de Piracicaba, tais elementos garantem alto poder antioxidante e estimulam o metabolismo a eliminar gordura.

Diferencial
Mais do que ajudar na eliminação dos quilos extras, o chá de oliveira age especialmente nas gorduras acumuladas na região abdominal. Assim, ao ingerir de três a quatro xícaras dele por dia, a pessoa consegue, num prazo de dois a três meses, reduzir em até 10% sua circunferência abdominal e perder, em média, 6 kg. Desde que, claro, combinando a bebida com uma alimentação saudável.

Como preparar
· Ferva um litro de água (não use alumínio). Ao levantar fervura, despeje um punhado (o tamanho da sua mão) de folhas secas de oliveira. Ferva mais um minuto, deixe esfriar e coe.
· Faça um chá fresco sempre a cada dia.
· Não use adoçante.
· Você pode também diversificar o sabor do seu chá adicionando algumas folhas de hortelã ou cascas de abacaxi. Isso não altera seus benefícios!

Cardápio da dieta do chá de oliveira
Comece a dieta fazendo uma semana de desintoxicação para turbinar o emagrecimento

Cardápio A
Para desintoxicação — seguir durante 1 semana

CAFÉ-DA-MANHÃ
· 1 fatia de queijo branco
· 1 fruta de sua preferência
· 1 copo de suco de frutas

LANCHE
· 1 maçã batida com 1 copo de leite desnatado

ALMOÇO
· Salada verde à vontade com tempero de sua preferência
· 1 porção de filé de frango ou peixe grelhado
· 2 fatias de queijo branco
· 1 fruta de sua preferência

LANCHE
· 1 fruta batida com 1 copo de leite desnatado
· 1 pote de gelatina diet ou iogurte light

JANTAR
· Sopa com carne magra e legumes
· 1 fruta de sua preferência

CEIA
· 1 iogurte light

CARDÁPIO B
Pode ser seguido até você atingir o peso ideal

CAFÉ-DA-MANHÃ
· 4 torradas integrais ou 2 fatias de pão integral
· 2 fatias de queijo branco
· 2 fatias de peito de peru ou presunto magro
· 1 fatia de mamão ou melão
· 1 xícara de café-com-leite desnatado ou chá, com adoçante

LANCHE
· 1 pote de iogurte light ou 1 pêra

ALMOÇO
· 1 xícara (chá) de arroz integral
· 1 concha (rasa) de feijão
· Carne magra à vontade (cozida, assada ou grelhada)
· Refogado de espinafre ou cenoura
· Salada verde à vontade com tomate ou pepino

LANCHE
· 1 fatia de pão integral com queijo
· 1 copo de suco de fruta

JANTAR
· 1 colher (sopa) de lentilha
· 4 colheres (sopa) de berinjela refogada
· 4 colheres (sopa) de chuchu ou cenoura
· 3 colheres (sopa) de arroz integral
· Salada verde à vontade
· Carne magra à vontade(cozida, assada ou grelhada)

CEIA
· 1 pote de iogurte light
· 1 gelatina light

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Linhaça na Alimentação Diária



LINHAÇA NO CAFÉ DA MANHÃ

Pesquisa brasileira mostra que incluí-la no café da manhã é a melhor opção para quem precisa emagrecer. Saiba aqui como aproveitar esse e outros benefícios da cada vez mais festejada semente de linho.

No princípio era a aveia. Depois vieram a soja, os peixes, o tomate... Desde que cientistas japoneses começaram a estudar a capacidade que alguns alimentos possuem de prevenir doenças, nos anos 1980, a lista de ingredientes indispensáveis à saúde não parou de crescer. Graças a essa onda de descobertas, hoje podemos desfrutar das qualidades de uma pequena, porém poderosa, semente: a linhaça.

A HORA E A VEZ DA LINHAÇA

Dona de uma carreira meteórica, ela despertou interesse em grandes centros de pesquisa antes de figurar na dieta das celebridades e daqueles que, de maneira geral, prezam pelo bem-estar. Atualmente, é a estrela de uma série de estudos que estão sendo realizados na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Um deles é o da nutricionista Wânia Monteiro, que analisa os efeitos da farinha de linhaça em mulheres obesas. Depois de receber um acompanhamento nutricional personalizado, as pacientes passaram a comer uma mistura de iogurte light de morango com 30 gramas da farinha logo de manhã — o equivalente a 4 colheres de sopa.

Até agora, os resultados são muito animadores. “Em três meses, houve uma queda significativa no peso, no índice glicêmico e no LDL, o colesterol ruim”, conta Wânia. O segredo, claro, não está apenas na protagonista desta reportagem. “Sabemos que uma dieta com menos calorias ainda é a peça-chave para o emagrecimento”, pondera Glorimar Rosa, orientadora da pesquisa. “Mas a farinha de linhaça espanta a fome”, afirma. Ou seja, ao prevenir ataques de gula, ela viabiliza a tal da dieta hipocalórica. O trabalho registra uma redução na vontade de comer entre 15 e 45 minutos após a primeira refeição do dia que incluía a linhaça.

A linhaça é rica em fibras, que aumentam a saciedade, e ainda tem substâncias que estimulam a produção de um hormônio controlador do apetite”, explica a nutróloga Lívia Zimmermann, da Associação Brasileira de Nutrologia. A pesquisa carioca acrescenta esse ingrediente no desjejum de suas voluntárias apostando que, bem cedo, ele aplacará a fome ao longo do dia inteiro. Mas você pode ser mais flexível. “A farinha de linhaça pode ser consumida nos horários de maior compulsão alimentar”, orienta Glorimar.

Versátil, a linhaça é um cereal de origem, mas se passa facilmente por oleaginosa, já que produz bastante óleo, ou até leguminosa, por ter proteínas semelhantes às dos espécimes dessa turma. “Daí a dificuldade das pessoas para classificá-la”, comenta a nutricionista Ana Vládia Bandeira Moreira, da Universidade Federal de Viçosa, no interior mineiro.

Seja qual for a nomenclatura, não restam dúvidas de que temos aqui uma genuína fonte de ácido alfalinolênico, uma versão da gordura ômega-3. “No organismo, ele é convertido nas moléculas EPA e DHA para que seja absorvido”, detalha Jesuí Visentainer, cientista de alimentos da Universidade Estadual de Maringá. Essas duas siglas, EPA e DHA, são responsáveis por importantes atributos do alimento — a proteção das artérias e dos neurônios é o principal.

O ômega-3 diminui o LDL, fortalece o sistema imunológico e evita processos inflamatórios”, enumera Renata Cintra, professora de Nutrição da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu, no interior do estado.

Como a dieta do brasileiro não é das mais ricas no nutriente, encontrado principalmente nos peixes de águas frias, investir na linhaça é uma alternativa para alcançar as cotas diárias. Além dos ácidos graxos e das fibras, outra substância que merece atenção atende pelo nome de lignana.

“Trata-se de um composto fenólico com propriedades extremamente antioxidantes”, diz Rejane Neves-Souza, professora de nutrição da Universidade do Norte do Paraná. Nos últimos anos, diversas pesquisas indicam que ele ajudaria a brecar a reprodução de células cancerosas, diminuindo o risco de tumores como os de mama, próstata e cólon. E o melhor: a linhaça está cheia dele. “As lignanas também agem como fitoestrógenos”, afirma Rejane.

Isso quer dizer que, no corpo, exercem as funções do hormônio feminino estrógeno. Assim, segundo alguns trabalhos, dariam uma ajuda e tanto para as mulheres que começam a enfrentar os primeiros sinais da menopausa, quando os níveis hormonais desabam.

Não bastasse a linhaça proteger o intestino, combater a obesidade e afastar doenças cardiovasculares, alguns cientistas relacionam seu consumo regular até mesmo à saúde da pele e dos olhos.

QUANTO E COMO CONSUMIR
Mas a grande questão é: quanto e como consumir? “Não estamos falando de um remédio que deve ser tomado para tratar doenças”, lembra Rejane. “Para aproveitar suas qualidades e ver efeitos em longo prazo, temos que incluir a linhaça no dia a dia”, avisa. Não existe consenso, mas as recomendações diárias variam de 25 a 45 gramas.

Os especialistas sugerem que você tome alguns cuidados para que os nutrientes da linhaça sejam absorvidos pra valer. O primeiro é evitar comer as sementes inteiras.

“O organismo tem dificuldade em romper a parede celular delas”, justifica a nutricionista Ana Cristina Rocha Espeschit, pesquisadora da Universidade Federal de Viçosa. Ou seja: priorize a farinha. Mas, antes de cair de boca na semente triturada, saiba que ela é supersensível à oxidação.

“O ideal é diminuir ao máximo o contato com o oxigênio, com a luz e com o calor”, aconselha o bioquímico Jorge Mancini, da Faculdade de Ciências Famacêuticas da Universidade de São Paulo. Por isso é tão comum ouvir por aí — e procede — que o melhor é comprar a semente, separar a porção que pretende consumir e batê-la no liquidificador instantes antes de comer. Se precisar guardar, tente deixá-la na geladeira, em um pote escuro, bem fechado e cheio até a boca para não dar espaço ao ar.

Com essas dicas, você aproveitará tudo o que a linhaça oferece de melhor. No entanto, como nenhum alimento é perfeito, ela também apresenta alguns senões.

“Poucos falam das suas substâncias antinutricionais”, acredita Ana Vládia. “No corpo, elas inibem a ação de enzimas que digerem proteínas”, declara. As consequências disso ainda estão sendo estudadas, mas é de imaginar que não venham boas notícias. Para fugir dessa roubada, procure cozinhar a semente com água durante 15 minutos em fogo baixo — claro que, se for usar a linhaça em uma receita de prato quente, você poderá dispensar esse procedimento. Está certo que, ao aquecer, a concentração de substâncias benéficas irá diminuir. Mas a nutricionista Ana Vládia garante que é a maneira mais segura de consumi-la: a perda não é das maiores e os malefícios das tais substâncias antinutricionais são anulados.

No ensejo de mais orientações, a nutróloga Lívia Zimmermann ensina uma técnica para quem declarou guerra ao ponteiro da balança: deixe a linhaça de molho em uma tigela de quatro a oito horas. Aí, beba um copo daquela água aproximadamente meia hora antes da refeição. “As fibras que estão ali ajudam a frear a fome e a comer menos”, assegura. Depois de conhecer tantas facetas da pequena notável, fica difícil arrumar uma desculpa para não colocá-la no seu café da manhã ou em outra refeição do dia.

O SEGREDO DA SEMENTE


GORDURAS DO BEM

Na linhaça, os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 estão em pleno equilíbrio, em uma proporção muito próxima ao que devemos ingerir todos os dias. Juntos, eles deixam as artérias em ordem e protegem o coração.

VITAMINAS E MINERAIS

Aqui, destaque para a vitamina E, que contribui para o funcionamento celular, afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas. Ela também conta com pitadas de potássio, magnésio e zinco.

LIGNANAS

No organismo, esses compostos funcionam como o estrógeno, o hormônio feminino. É por isso que a semente reduziria o risco de tumores como o de mama.

FIBRAS

Aparecem na versão solúvel, que torna a absorção dos carboidratos mais lenta e ajuda a controlar o diabete, e insolúvel, que faz o intestino trabalhar.

POLIVALENTE

Com um pouco de criatividade, dá para acrescentar a linhaça a pratos variados. “Ela é um ótimo espessante de caldos, como o de feijão”, dá a dica Ana Vládia. Na hora de fazer bolos e pães, também é possível diminuir a farinha de trigo, substituindo parte dela pela de linhaça.

FARINHA PRONTA

Tudo bem que os especialistas sugerem moer a semente em casa. Mas a recomendação não é uma regra assim tão rígida. Também vale comprar a farinha pronta, desde que você se certifique da procedência — as chamadas de estabilizadas passam por um processo que protege o ômega-3 da oxidação. O estudo da UFRJ, aliás, foi feito com farinhas industrializadas e apresentou ótimos resultados.

ALIMENTOS COM FARINHA OU SEMENTE

No supermercado, você encontra a linhaça em pães, bolos e biscoitos. Outra vez, prefira aqueles feitos com farinha. “A adição da linhaça inteira no pão de fôrma age contra a constipação intestinal, mas a farinha é melhor para o bom aproveitamento das substâncias benéficas”, afirma a nutricionista Neila Camargo de Moura, que testou o pão feito com a semente na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba, no interior de São Paulo.

**Tenho observado que algumas panificadoras usam a linhaça (semente e farinha) tanto na massa, quanto no recheio e para polvilhar o alimento. O visual fica bonito, é saboroso e nutritivo.

por Paula Desgualdo

sábado, 10 de outubro de 2009

A Acidificação do Organismo



Sabia que em 1931 um cientista recebeu o Prêmio Nobel por descobrir a causa primária do câncer? 

Seu nome era Otto Heinrich Warburg (1883-1970). Prêmio Nobel em 1931 por sua tese "a causa primária e a prevenção do câncer"

De acordo com este cientista, o câncer é o resultado de uma alimentação antifisiológica e estilo de vida antifisiológico...Por quê? ... porque uma alimentação antifisiológica (dieta baseada em alimentos acidificantes sedentarismo), cria um ambiente de aumento de acidez do corpo. A acidez, por sua vez expulsar o oxigênio das células... Ele afirmou que "A falta de oxigênio e acidose são dois lados da mesma moeda: quando você tem um, tem o outro."

"As substâncias ácidas rejeitam oxigênio, enquanto que substâncias alcalinas atraem oxigênio" Assim, um meio ácido é um ambiente sem oxigênio, e ele afirmou que: "Privar uma célula de 35% de seu oxigênio durante 48 horas pode torná-las cancerosas." De acordo com Warburg "Todas as células normais têm uma exigência absoluta de oxigênio, mas as células cancerosas podem viver sem oxigênio - uma regra sem exceção." Ele disse: "Os tecidos cancerosos são tecidos ácidos, enquanto que os tecidos saudáveis ​​são alcalinos."

Em seu livro "O metabolismo de tumores", Warburg mostrou que todas as formas de câncer são caracterizadas por duas condições básicas: a acidose e hipoxia (falta de oxigenação). Ele também descobriu que as células cancerosas são anaeróbicas (sem oxigênio na respiração) e não podem sobreviver na presença de altos níveis de oxigênio, no entanto, sobrevivem com a glicose, desde que o ambiente seja livre de oxigênio.Portanto, o câncer seria nada mais do que um mecanismo de defesa que certas células do corpo tem que continuar a vida em um ambiente desprovido de oxigênio e que seja ácido ...

Em suma: Células saudáveis ​​vivem em um ambiente alcalino e oxigenado, que permite o funcionamento normal ... As células cancerosas vivem em um ambiente extremamente ácido e sem oxigênio... 

ANTES DE CONTINUAR:
Uma vez que o processo de digestão, o alimento de acordo com a qualidade de proteínas, carboidratos, gorduras, sais minerais e vitaminas que fornecem, criarão uma condição de acidez ou alcalinidade do corpo.

Acidificantes ou alcalinizantes: O resultado é medido por uma escala chamada pH, cujos valores estão na faixa de 0 a 14, sendo pH 7 pH neutro.

É importante saber como os  alimentos ácidos e alcalinos afetam a saúde, já que para as células funcionarem corretamente o pH adequado deve ser ligeiramente alcalino. Numa pessoa saudável o pH do sangue se encontra entre 7,40 e 7,45. Note que, se o pH do sangue cair abaixo de 7, podemos entrar em estado de coma.

***Então o que temos a ver com tudo isso? Analisando a alimentação!!!

*Alimentos que acidificam o corpo:
• Açúcar refinados e todos os seus produtos (o pior de todos: nenhuma proteína ou gordura ou minerais ou vitaminas, somente carboidratos refinados que estressam o pâncreas. Seu pH é 2.1, ou seja, altamente acidificantes.). 

· Carne (todas) · Leite de vaca e todos os seus derivados · Sal refinado ° Farinha refinada e todos os produtos (massas, doces, biscoitos, etc.) · Produtos de padaria (maioria contém gordura saturada, margarina, sal, açúcar e conservantes) ° Margarina ° Refrigerantes° Cafeína · Álcool ° Tabaco· Chás• Qualquer alimento cozido (cozinhar remove o oxigênio e é convertido em ácido), incluindo legumes cozidos. ° Todos os alimentos que contêm conservantes, corantes, aromatizantes, estabilizantes, etc. Finalmente, todos os alimentos enlatados.

Constantemente, o sangue está auto regulando-se para evitar cair em acidose metabólica, garantindo assim o bom funcionamento das células, otimizando o metabolismo. O organismo deveria obter dos alimentos as bases (Minerais) para neutralizar a acidez do sangue e do metabolismo, mas todos os alimentos já mencionados, fazem o contrario, desmineralizam o corpo - especialmente os refinados. 

Tenha em mente que, no estilo de vida moderno, esses alimentos são consumidos cinco vezes por dia, 365 dias por ano!

Curiosamente todos estes alimentos citados são antifisiológicos! Nosso corpo não é projetado para digerir tudo isso!

* Alimentos alcalinizantes:
º Todos os vegetais crus (alguns são ácidos mas dentro do corpo possuem reação alcalinizante, outras são ligeiramente acidificantes, mas consigo trazem as bases necessárias para o correto equilíbrio) e fornecem oxigênio, já os cozidos, não. 
· Frutas, como as verduras, mas por exemplo o limão tem um pH de cerca de 2.2, mas dentro do organismo possui efeito altamente alcalinizante (talvez o mais poderoso de todos). Frutas fornecem quantidades consideráveis ​​de oxigênio.
· Sementes: além de todos os seus benefícios, são altamente alcalinizantes como por exemplo a amêndoas.
° Cereais integrais: O milho é o único cereal alcalinizante, todos os outros são levemente acidificantes, mas muito saudáveis! Todos devem ser consumidos cozidos.
° O mel é altamente alcalinizante
° A clorofila em plantas - qualquer planta, é altamente alcalinizante (especialmente aloe vera).
° A água é importante para o aporte de oxigênio. "Desidratação crônica é o estresse principal do corpo e a raiz da maioria das doenças degenerativas", diz Dr. Batmanghelidj Feydoon.
° O exercício oxigena todo o seu corpo, o sedentarismo o desgasta.

Dr. George W. Crile, de Cleveland, um dos cirurgiões mais importantes do mundo declara abertamente:

"Todas as mortes chamadas naturais são o ponto final de saturação de ácidos no corpo." Ao contrário do que o acima é totalmente impossível para o câncer de crescer no corpo de uma pessoa que libera a sua acidez, alimentada com os alimentos que produzem reações metabólicas alcalinas e aumento do consumo de água pura e, por sua vez, evite alimentos que causam essa acidez, e cuidar dos elementos tóxicos. Em geral, o câncer não é contagioso ou herdado ... o que é herdado são os hábitos alimentares, ambientais e de vida que o produzem." 

Mencken escreveu: "A luta da vida é contra a retenção de ácido." "O envelhecimento, a falta de energia, o mal humor e dores de cabeça, doenças cardíacas, alergias, eczema, urticária, asma, arteriosclerose e cálculos são apenas o acúmulo de ácidos." 

Rins e pulmões são os mais importantes portais de eliminação do lixo ácido. Os ácidos voláteis ou fracos, oriundos do metabolismo das proteínas de origem vegetal, são mais fáceis de serem normalmente eliminados pelos pulmões. Entretanto, a eliminação dos ácidos fortes, derivados do metabolismo das proteínas animais e elementos químicos, é restringida pelas limitações dos rins.

Desde que os ácidos sejam passíveis de ser naturalmente eliminados, a boa saúde do organismo não está ameaçada. Mas, se começamos a somar a ausência de vitaminas e sais minerais, dos quais depende a eficácia das enzimas digestivas e do ácido clorídrico, ao excesso de consumo de proteínas, logo começaremos a viver nos limites do perigo. E se a esse quadro adicionarmos uma corrente sanguínea constantemente sobrecarregada de resíduos ácidos, e mais rins e pulmões inadimplentes, aí sim, passamos a conviver com processos de degenerescência gritantes.

No caso de um excesso de proteínas animais vir a acionar o sistema tampão dos tecidos conjuntivos, os resíduos ácidos resultantes do seu metabolismo irão se fixar ao nível do colágeno, proteína responsável pela sustentação, respiração, nutrição e hidratação de todas as células e tecidos do corpo. E aí aguardarão até que a corrente sanguínea volte a se alcalinizar, ao trocar seu processo acidificação diurna, resultante dos mecanismos de assimilação e estocagem, pelo de eliminação e revitalização noturna, para alcançarem os rins e serem eliminados.

Como diz o ditado popular: devemos comer como reis pela manhã e como príncipes ao meio dia, mas que comamos como pobres à noite. O preceito de abstermos-nos de alimento nas três últimas horas que precedem o sono é um denominador comum à maioria dos inúmeros códigos de higiene alimentar. A sabedoria por trás de ambas as lógicas é que um aparelho digestivo em repouso, pelo menos à noite, garante a alcalinização do sangue e, conseqüentemente, a possibilidade de varredura e eliminação do lixo ácido estocado nos tecidos conjuntivos ao longo do dia.


FONTE

https://sosortomolecular.wordpress.com/2009/07/06/a-acidificacao-do-organismo/

http://www.telomero.com.br/secao/nutrigenetica/bioquimica-sangue/824/ph-do-sangue-e-a-saude

http://derniermartins.blogspot.com.br/2011/08/acidificacao-do-organismo.html