segunda-feira, 8 de março de 2010

As Cores dos Alimentos


Além de deixar o prato mais atraente, o colorido traz diversos benefícios em todas as idades. A principal dica nutricional para combater o estresse é consumir o máximo de alimentos naturais de cores diferentes. Quanto mais colorido for o prato, mais substâncias que combatem os radicais livres vão ser ingeridas, pois cada alimento fornece um tipo de antioxidante diferente.

Manter uma alimentação equilibrada e variada ajuda a prevenir deficiências nutricionais e proteger contra doenças, pois contribui com o fortalecimento do organismo. E as cores proporcionam grande diversidade de vitaminas, minerais e outros nutrientes, essenciais para a saúde da mulher.

De acordo com o nutricionista do Oba Hortifruti Thomas Taylor:

  1. alimentos verdes, como rúcula, pepino, abrobrinha, alface e abacate possuem clorofila, substância que pode ajudar a prevenir perda de cabelo e doenças cardiovasculares.
  2. alimentos da cor vermelha: indica a presença do licopeno, que ajuda na prevenção do câncer e dificulta a degeneração das células. "Tomate, morango, beterraba e melancia são alguns exemplos", lembra o nutricionista.
  3. Importantes para a manutenção dos tecidos e cabelos, os alimentos de cor laranja atuam, ainda, no metabolismo das gorduras e contêm betacaroteno, elemento que ajuda a manter o bronzeado da pele.
  4. Enquanto isso, a cor amarela é aliada da saúde e da beleza: contribui com a imunidade do organismo, elasticidade da pele e fortalecimento de unhas e cabelos.
  5. Para equilibrar o organismo, reduzir o colesterol e manter o bom funcionamento do intestino, as fibras dos alimentos marrons dão uma mãozinha. "Oleaginosas, como amêndoas, avelãs e castanhas são bons exemplos", afirma Thomas. Já a cor branca, presente em alimentos como mandioca, nabo e coco, é a melhor fonte de cálcio, que contribui para a saúde dos ossos.
  6. Para completar o colorido, o roxo ajuda na prevenção da degeneração celular e de doenças cardiovasculares. Além disso, pode contribuir no tratamento da obesidade.

Guia da alimentação saudável para mulheres

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Oba Hortifruti elaborou o Guia da alimentação saudável. Recheado com informações e dicas sobre o poder das cores para a saúde da mulher, o livreto traz, ainda, uma sugestão de cardápio diário para cada faixa etária. Deliciosas receitas e tabela de calorias também compõem o guia, que pode ser retirado nas lojas no dia 8 de março.

Sobre o Oba Hortifruti

Especializada no segmento de Hortifruti a rede Oba possui 27 lojas em três estados Brasileiros (São Paulo, Distrito Federal e Minas Gerais). Com 30 anos de experiência neste setor a Rede prima em oferecer frutas, legumes e verduras de alta qualidade e variedade em todas as suas unidades. Também conta com diversos outros setores como açougue, mercearia, frios, adega, floricultura, etc. Tudo para oferecer mais qualidade, conforto e praticidade aos seus clientes.

O Oba desenvolve, ainda, diversas ações junto a seus clientes e parceiros, como ofertas semanais e degustações de vinhos em suas lojas. A Rede oferece, também, serviço de atendimento com nutricionistas, que atuam junto aos clientes, com informações sobre alimentação saudável. A empresa mantém, ainda, o projeto Vitaminics, teatro de bonecos apresentado em escolas.

Siga o Oba Hortifruti no Twitter

Autor : Patricia Lopes
Créditos : Cris Padilha
Fonte : Universo da Mulher

Entendendo as cores

Marrons: as nozes e a aveia combatem a ansiedade.

Roxos: a uva e o repolho ajudam a retardar o envelhecimento.

Vermelhos: a cereja e o tomate protegem o seu coração.

Brancos: a batata e a banana auxiliam no controle do colesterol.

Amarelos e laranjas: o mamão e a cenoura fortalecem seu sistema imunológico.

Verdes: o brócolis e o limão mantêm a sua pele jovem.

Como montar um cardápio colorido

Adote a fórmula do “5 ou + ao dia” - Coma 5 ou mais porções de frutas e vegetais todos os dias. Para facilitar, inclua 2 porções de frutas e 3 de verduras, legumes e cereais. Cada porção equivale à quantidade que cabe em sua mão, seja uma fruta, um copo de suco ou um punhado de vegetais. Como a carne está no mesmo grupo que as aves, peixes, ovos, feijão e nozes, você pode comer 2 a 3 porções por dia desse grupo. Uma porção de carne equivale a 85 gramas ou um bife pequeno.

Combine diferentes sabores e cores - na hora de ir à feira ou ao mercado, compre, pelo menos, 4 tipos de frutas, verduras e legumes, de diferentes cores. Assim, suas refeições vão ficar bem variadas e você não corre o risco de enjoar.

Fonte: pogramafazbem

quarta-feira, 3 de março de 2010

Suco de berinjela reduz o mau colesterol e ajuda a emagrecer


Quem nunca ouviu falar em suco de berinjela, ou a água de berinjela para ajudar a emagrecer. Existem estudos sobre o auxilio da berinjela na redução das taxas do colesterol, mas nada ainda foi realmente confirmado. Para emagrecer ainda não existe nenhum tipo de estudo, mas naturalistas aconselham seu consumo, tanto para evitar pressão alta e diabetes como para saciar a fome.

SUCO DE BERINJELA reduz em 30% o mau colesterol e ainda ajuda a emagrecer

Berinjela faz bem ao coração. A crença popular está próxima da confirmação científica e promete transformar o legume na panaceia do momento, posto já ocupado pelo brócolis e pelo espinafre.

Um estudo experimental realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comprovou que o suco de berinjela é um ótimo remédio no combate ao colesterol LDL – o mais nocivo ao organismo.

Realizada em coelhos, a pesquisa demonstra que o uso do legume reduziu em quase 30% o colesterol no organismo dos animais, o que sugere benefícios também para humanos.

"O suco de berinjela pode representar um tratamento alternativo e de baixo custo para as doenças cardiovasculares, responsáveis por 25% das mortes em todo o mundo", afirma o cardiologista Paulo Afonso Ribeiro Jorge, autor do estudo publicado na última edição da revista Arquivos Brasileiros de Cardiologia.

Ele está partindo para uma segunda etapa da pesquisa, agora com 20 pacientes. Pelos próximos três meses, voluntários vão tomar suco de berinjela todos os dias. Ao longo do experimento, testes clínicos vão medir os níveis de gordura.

Se houver de fato uma redução do colesterol, poderá se fazer o controle de doenças do coração com uma receita bem natural: um terço de berinjela com casca, batido no liquidificador com um copo de água ou suco de laranja. Tomar três vezes ao dia.

A berinjela é rica em vitaminas A, B1, B2, B5 e C e o suco do legume age como um antioxidante. Esse efeito pode corrigir defeitos na parede das artérias provocados pelo colesterol alto.

O suco também reduz a absorção do colesterol no intestino. Inúmeros trabalhos científicos já constataram que o controle do colesterol reduz o número de infartos em até 42%.

Entre os animais, os efeitos foram bem animadores. Os resultados dos testes revelam que entre os coelhos que receberam alimentação rica em colesterol, o teor de gordura cresceu 2.183%. Os que tomaram suco de berinjela apresentaram uma redução de 19% no colesterol total.

Na contagem do colesterol LDL, o vilão do coração, os ganhos foram ainda mais expressivos. Nos animais que se empanturraram de gordura, ele subiu 4.875%, enquanto os que receberam o suco sofreram uma redução de 29% nessa substância.

Além de uma boa notícia para a saúde, o suco de berinjela também traz ganhos estéticos: como perde-se gordura pode se transformar em um ótimo ingrediente para dietas de emagrecimento.

Não pense que a berinjela é o milagre que esperava, pois ela não é um emagrecedor. Ela é bastante fibrosa sendo assim, digestiva, laxante e muito nutritiva, indicada para indigestões e prisão de ventre. A inclusão da berinjela também é indicado para problemas do fígado e do estômago.

A verdade é que a berinjela, apesar de muitos não gostarem sequer de pensar em ter no prato, pode sim ajudar bastante. É rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcaloides, que diminuem a pressão sanguínea, prevenindo a arteriosclerose.

No mercado Fitoterapêutico já existem algumas opções concentradas da berinjela, o que pode ajudar a muitos que não gostam muito do legume.

Sucos de berinjela

Usar o suco de berinjela com frutas como limão, laranja, abacaxi, mamão e até chá verde pode sim ajudar, pois ela pode sustentar bastante, mas se não tiver uma alimentação bem balanceada não vão adiantar muito.

Seria bom tomar os sucos como lanches, ou até em jejum batidos com linhaça, o que seria melhor ainda para o funcionamento geral do organismo. Estes sucos saciam a fome e ajudam o intestino. E quando aliados a uma boa alimentação pode sim ajudar no emagrecimento. Faça seu suco com frutas à sua escolha e use adoçantes para tempera-lo. Beba 2 ou 3 vezes por dia, evitando as frutas ácidas em jejum, pois a acidez pode prejudicar pessoas propensas a problemas estomacais.

Berinjela em nosso cardápio

Esse legume é sim muito saboroso e pode ser incluído em saladas temperadas com vinagre de maçã ou limão, um pouco de gengibre e pouco sal. Assim como é uma boa opção para substituir a massa da lasanha. Seja como for tente incluir este legume, que cientificamente é considerado uma fruta.

Curiosidade

BerinGela ou BerinJela?
As duas maneiras estão corretas, sendo com G no português de Portugal e com J no Brasil.

São cada vez mais as pessoas a optarem por emagrecer graças ao suco da berinjela. Trata-se de uma dieta com origem no Brasil. Para que este método funcione, é preciso tomar a berinjela logo pela manhã, em jejum, e repetir duas vezes ao longo do dia, uma ao almoço e outra ao jantar. O suco sem açúcar deve assim ser tomado três vezes ao dia, de 30 a 40 minutos antes de cada refeição.

Como preparar o suco?

Pique uma berinjela e bata no liquidificador com 1 litro  de água. Beba o suco (sem coar ou não, conforme a sua preferência) 30 minutos antes do desjejum/café da manhã e também antes do almoço e antes do jantar.

Como funciona?

A qualidade fibrosa da berinjela traz satisfação e reduz o seu apetite para a refeição que se aproxima. Além de excelente para a perda de peso, também é aconselhada para combater os níveis altos de colesterol no sangue. Não se esqueça porém que não perderá peso se apenas beber o suco de berinjela. Também deve ter cuidado com o que ingere durante as refeições principais. Nenhuma dieta funciona sem que se tenha um mínimo de cuidado com a alimentação.

Vale conferir as dicas do site Dieta e Beleza aqui.