quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Fibra de Laranja: bloqueie a gordura naturalmente


Você sabia que a laranja pode te ajudar a emagrecer? É isso mesmo! As substâncias presentes na casca e no bagaço ajudam a reduzir a fome, melhoram o funcionamento intestinal e ainda auxiliam na queima de gorduras. A laranja é uma ótima fruta para a saúde por ser rica em vitamina C e proteger o corpo contra diversas doenças. Mas, poucos sabem que, além disso, ela ainda auxilia a perda de peso.

Além disso, foi destacado que esse tipo específico de laranja é uma poderosa fonte antioxidante capaz de afastar o risco do desenvolvimento de câncer e, ainda, auxiliar no combate ao colesterol ruim (LDL), diminuir o risco de osteoporose e anemia, agir contra inflamações e melhorar o trânsito intestinal.

A fibra de laranja possui uma proporção de fibra solúvel e insolúvel recomendada como ideal para promover os benefícios a saúde. Vários estudos relacionam o consumo de fibras com a prevenção de enfermidades, como obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares.

As fibras de laranja, cujo nome já é auto-explicativo. Geralmente vendida em cápsulas, as fibras da fruta usam princípios da medicina chinesa e prometem reduzir significamente o apetite, além de contribuir para o bom funcionamento do intestino e acelerar o metabolismo.

Com o nome científico de Citrus aurantium, a pílula de fibra de laranja contém pectina, uma fibra solúvel presente no bagaço da laranja que aumenta sensação de saciedade e também ajuda a capturar parte do carboidrato e da gordura presente no alimento ingerido, fazendo com que menos calorias sejam absorvidas e estocadas no organismo.

Outro componente presente na cápsula é a casca de laranja, que possui poder termogênico, ou seja, ajuda a ativar o metabolismo e queimar a gordura do corpo.

O ideal é associar o consumo da cápsula à uma alimentaçõ equilibrada e ao consumo de 2 litros de água por dia. Quem faz atividades físicas os benefícios são ainda melhores, pois os óleos essenciais da laranja ajudam na queima da gordura e estimulam a liberação de adrenalina, deixando a pessoa mais ativa.

As fibras da casca da laranja ajudam no bom funcionamento intestinal e diminuem o inchaço da barriga.

A Fibra de Laranja aumenta a sensação de saciedade. Isso acontece principalmente porque a pectina, um tipo de fibra solúvel presente na parte branca da fruta, vira uma espécie de gel quando ingerida junto com líquido, preenchendo boa parte do estômago.

“Essa fibra também captura parte da gordura e do carboidrato dos alimentos da refeição, sobrando menos energia para ser estocada pelo organismo”, explica a nutricionista Daniela Jobst, da Clínica Nutrijobst, em São Paulo.

Mas é o poder termogênico da casca da laranja que mais favorece a dieta. “Estudos clínicos mostram que os óleos essenciais da casca dos cítricos ativam o metabolismo e a queima de gordura corporal”, afirma Daniela, que recomenda associar a fibra a um cardápio equilibrado e ao consumo de pelo menos 2 litros de água ou chá por dia.

Para quem malha, os benefícios são ainda maiores: além da queima de gordura gerar mais energia, os óleos essenciais estimulam a liberação de adrenalina - substância que deixa você mais ativa.

Contraindicação: gestantes, lactantes e hipertensos.

Fonte: Revista Boa Forma, edição 271, outubro de 2009.

PRODUTOS
Parte utilizada: Casca
Apresentação: Pó - Cápsulas, Comprimidos, Chá...

Citrus aurantium - Citrus aurantium, conhecida popularmente como laranja-amarga, apresenta propriedades que a permite se ligar a receptores encontrados no tecido gorduroso, ativando o metabolismo e a queima de gordura sem interferir no sistema cardiovascular. Apresenta também propriedades digestivas, melhorando a absorção dos nutrientes e protegendo o estômago.

A laranja tem em sua casca a pectina, um carboidrato que ingerido com líquido transforma-se em gel e seu volume gera saciedade. “Pela sua capacidade de solubilidade, a pectina forma um gel no intestino, dificultando a taxa de absorção de carboidratos, lipídios e colesterol em excesso.

Evidências clínicas e alguns estudos demonstram que determinados tipos de laranja, como a Citrus aurantium, podem acelerar o metabolismo, promovendo assim um maior gasto de calorias; como conseqüência, pode ocorrer a queima de estoques de gordura e a diminuição de algumas medidas.

Muitas pessoas hoje buscam alternativas extraídas da natureza para auxiliar no emagrecimento. E algumas substâncias naturais, como as fibras de laranja, são aliadas para equilibrar nossa dieta porque podem auxiliar no funcionamento do intestino e, em alguns casos, causar maior saciedade.