quinta-feira, 19 de maio de 2011

Óleo de Cártamo



O óleo de cártamo traz inúmeras vantagens à saúde: além de favorecer a perda de peso, protege o coração e combate os radicais livres

Originário da Índia, o cártamo (Chartamus tictorius) é uma espécie vegetal tão antiga quanto a própria humanidade e, não à toa, sua história acompanha a evolução dos homens. No passado, por exemplo, seu extrato era utilizado como corante de tecidos e de alimentos. Com o passar do tempo, este uso perdeu espaço e, só então, seu verdadeiro potencial foi descoberto; hoje, graças às suas propriedades nutricionais, o cártamo é peça chave na alimentação.

A ciência, evidentemente, foi a grande responsável por elevar a tal posto esta espécie tão comum que, a propósito, tem parentesco com o girassol (Helianthus annuus), a margarida (Chrysanthemum frutescens) e o açafrão (Curcuma longa). “Com o avanço dos estudos sobre as propriedades funcionais dos alimentos, os benefícios do cártamo foram encontrados, o que impulsionou a extração do óleo comestível”, explica a nutricionista Mariana Exel, do Hospital Samaritano, de São Paulo.

Aposte no óleo in natura

Retirado das sementes, o alimento é mesmo uma ótima pedida para quem busca saúde, já que proporciona incontáveis benefícios. Por conta disso, recentemente, o consumo de cápsulas à base deste óleo foi popularizado como maneira de suplementar a alimentação. O que pouca gente sabe é que, quando consumido in natura, o óleo de cártamo pode oferecer ainda mais vantagens, já que nestes casos sua composição sofre menos variações que nas versões encapsuladas. Além disso, utilizada para temperar saladas ou mesmo em substituição ao azeite de oliva e ao óleo de soja na preparação de pratos, a versão in natura tem tudo para agradar ao paladar de quem não abre mão do sabor. Que tal, então, descobrir alguns bons motivos para investir nesta deliciosa opção?



Alvo certo

O grande trunfo do óleo é a presença de ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados em sua composição. Quase todos os efeitos benéficos que desempenha estão relacionados a essas “gorduras do bem” e, mais precisamente, aos ácidos oleico (ômega-9) e linoleico (ômega-6), que se tornaram famosos graças ao importante papel que desempenham no organismo, como reduzir as taxas de colesterol, de glicose e prevenir a hipertensão, por exemplo.

Porém, há um diferencial: cerca de 60% do ômega-6 presente neste óleo encontra-se na forma conjugada (conhecida como CLA), o que lhe confere propriedade termogênica. “Este possível efeito associado ao ácido linoleico conjugado está relacionado à expressão gênica das proteínas desacopladoras que, por sua vez, consomem estoques de energia e liberam calor”, explica a médica nutróloga Marcella Garcez Duarte, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). Em outras palavras, por conta do CLA, o consumo regular do alimento melhora o metabolismo de gorduras, auxiliando no processo de emagrecimento.

Quando consumido in natura, o óleo de cártamo oferece ainda mais vantagens
do que as cápsulas de suplementação



Dicas de consumo

  • Evite submeter o alimento a altas temperaturas. Assim como qualquer óleo de origem vegetal, quando exposto a estas condições, perde parte de suas propriedades nutricionais.

  • Para fazer a suplementação a partir das cápsulas de óleo de cártamo, procure orientação médica. Na hora de adquirir o produto, dê preferência aos que vêm com certificado de qualidade na embalagem.

  • Sempre que quiser, substitua o óleo de soja e o azeite de oliva pelo óleo de cártamo, seja no cozimento de alimentos ou no preparo de saladas. Ele também é boa opção em substituição à margarina em receitas de bolos e tortas.
Fonte: Mariana Exel, nutricionista do Hospital Samaritano, de São Paulo

Amigo do peito

Pesquisas realizadas ao redor do mundo apontam que a ingestão do óleo de cártamo pode reduzir os níveis de triglicerídeos e de colesterol ruim (LDL), bem como aumentar a taxa de oxidação lipídica. Isso significa que o alimento é capaz de dar aquela força ao sistema cardiovascular e, de quebra, diminuir os depósitos adiposos (ou seja, de gorduras) no organismo. “Os principais benefícios do óleo estão relacionados à diminuição da síntese e estocagem de gordura e ao aumento do catabolismo de ácidos graxos, o que pode contribuir para a redução dos percentuais de gordura corporal”, reforça a nutricionista Franciele Lenz, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP).

Este efeito também foi analisado e atestado por cientistas da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos. Segundo eles, o consumo diário de duas colheres das de sopa do óleo ajuda a minimizar os índices de gordura abdominal, principalmente em mulheres. Isso acontece porque o óleo de cártamo aumenta a produção do hormônio adiponectina (as mulheres têm níveis superiores deste hormônio em comparação aos homens), substância capaz de estimular o organismo a utilizar a gordura localizada como principal fonte de energia.

Mitos e verdades

Embora os ácidos graxos tenham destaque na composição do óleo de cártamo, há ainda outros nutrientes importantes que merecem atenção; a presença de vitamina E e de flavonoides garante a ação antioxidante do alimento que, quando consumido com regularidade, protege as células do corpo e inibe a proliferação dos radicais livres, o que retarda o envelhecimento e o desenvolvimento de doenças crônicas.

Entretanto, é bom respeitar a indicação de consumo diário (de 1 a 2 colheres das de sopa), já que doses excessivas de ômega-6 podem causar problemas como “aumento da resistência à insulina, da taxa de glicose e redução dos níveis do bom colesterol (HDL), predispondo a doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes”, alerta Franciele Lenz. Tomada esta precaução, pode-se tirar o máximo de proveito da presença deste ácido graxo, que também tem sido relacionado a outros benefícios, como prevenção de doenças neurológicas e do sistema nervoso e blindagem do sistema imunológico.

Salada colorida com óleo de cártamo


Ingredientes
1 couve-flor
1 cenoura ralada
½ beterraba
4 tomates cereja
Suco de 1 limão
2 colheres (sopa) de óleo de cártamo
Agrião cortado, nozes, salsinha picada e sal a gosto

Preparo
Lave bem todos os vegetais e coloque-os em uma tigela funda. Tempere com o molho feito a partir da mistura do sal, salsinha, suco de limão e óleo de cártamo. Se preferir, deixe a salada por 15 minutos na geladeira para que o molho penetre mais. Retire da geladeira, salpique as nozes e está pronto para servir.

Rendimento
2 porções
Ratatouille de forno regado a óleo de cártamo

Ingredientes
1 berinjela
1 abobrinha amarela
1 pimentão vermelho
1 cebola
2 dentes de alho
4 tomates maduros
4 colheres (sopa) de óleo de cártamo
1 colher (café) de mel
Suco de 1 limão
Ervas aromáticas frescas (tomilho, orégano, salsa, manjerona)
Sal e queijo ralado a gosto

Preparo
Corte a berinjela, a abobrinha e o pimentão vermelho em rodelas pequenas. Polvilhe-os com sal e reserve. Regue a berinjela com suco de limão para evitar o seu escurecimento. Em seguida, prepare o restante dos vegetais: corte a cebola em meias-luas e lamine os alhos. Pique os tomates. Faça um refogado utilizando duas colheres (sopa) do óleo de cártamo, a cebola e o alho. Quando a cebola começar a dourar, junte o tomate, adicione as ervas, despeje um pouco de água e deixe refogar. Quando o refogado estiver pronto, coloque em um copo e triture. Junte o mel e volte a triturar. Deite a mistura em um tabuleiro de forno previamente untado. A mistura servirá de cama aos legumes. Monte o prato alternando as fatias dos legumes. Termine com um fio de óleo de cártamo sobre cada fileira de legumes. Leve ao fogo médio durante 60 minutos. Quando faltarem 10 minutos para retirar do forno, polvilhe o ratatouille com queijo ralado e deixe derreter.

Rendimento
6 a 7 porções
Bolo-torta de banana


Ingredientes
4 bananas
3 ovos
¾ de xícara (chá) de óleo de cártamo
1 colher (sopa) de fermento biológico
1 e ½ xícara (chá) de açúcar demerara
Sementes de linhaça ou gergelim a gosto

Preparo
Junte os ingredientes, menos as sementes de linhaçã ou gergelim, e bata no liquidificador – acrescente o fermento por último. Despeje em uma forma retangular média untada e polvilhe com linhaça ou gergelim. Asse em forno a 180º C por cerca de 40 minutos. Sirva.

Rendimento
10 a 12 porções

Fonte das receitas: Franciele Lenz, nutricionista da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP)

FONTE

Revista Vida Natural

sábado, 7 de maio de 2011

Obesidade sem Marcas

Esta semana o Ciro José, funcionário da Ketchum, agência de relações públicas da SBCBM me sugeriu uma postagem com o tema Obesidade sem Marcas. Pesquisei e achei interessante o modo como a campanha vem sendo divulgada, pois além do hotsite eles também contam com o apoio dos blogueiros...

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM lançou o hotsite “Obesidade sem Marcas” para informar e divulgar a Cirurgia Bariátrica como tratamento da obesidade e a campanha para que os planos de saúde cubram o procedimento da cirurgia bariátrica por meio da videolaparoscopia, método menos invasivo e mais seguro.

Está aberta no site da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) uma consulta pública sobre os procedimentos que devem constar na próxima atualização do rol de procedimentos para as cirurgias bariátricas, programado para entrar em vigor em 2012. Até o dia 15 de maio, todos os cidadãos brasileiros podem manifestar sua opinião, indicando quais tratamentos e exames gostariam de ver inclusos no rol.

Para ajudar nessa campanha, a SBCBM incluiu no hotsite http://obesidadesemmarcas.com.br/ um abaixo assinado, pedindo que a cirurgia bariátrica menos invasiva seja incluída na próxima atualização do rol da ANS. Eles estão divulgando para conseguir o maior número de assinaturas possível!



O tratamento da obesidade é clinico. Baseia-se na reeducação global (nutricional, física e psicológica). Essa reeducação tríplice precisa ser mantida por toda a vida.

Estudos estatísticos mundiais comprovaram que o tratamento clinico só funciona bem até certo peso. Pacientes muito obesos não tem boa resposta ao tratamento clinico. Ou perdem pouco peso ou reengordam com facilidade. Demonstrou-se que até o limite de IMC=40 Kg/m2 o tratamento clinico é bem sucedido, mas acima desse valor o resultado é ruim. Porisso dizemos que o IMC=40 é o limite do tratamento clinico e pessoas com esse IMC (ou maior) são chamadas de Obesos Mórbidos.

Os obesos mórbidos eram pessoas que não tinham tratamento e continuavam a engordar indefinidamante até falecerem em decorrência das comorbidades. Nesse panorama surgiu em 1952 nos EUA uma proposta de tratamento cirúrgico e assim nasceu uma especialidade médica denominada Cirurgia Bariátrica. A intenção dessa especialidade é emagrecer com saúde e evitar a reengorda futura.

A Cirurgia Bariatrica é um primeiro passo de uma longa caminhada em busca do emagrecimento. É necessário que paciente, cirurgião, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, etc componham uma sociedade onde cada um fará sua parte. O paciente precisa entender que ele precisa acompanhar a Equipe Multidisciplinar por toda a vida para emagrecer, manter-se magro, evitar doenças e ser feliz.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Feijão-de-corda contra câncer de mama

Feijão-de-corda pode ser 'arma' contra câncer de mama, mostra pesquisa
Substância da planta mata célula cancerígena sem afetar sadias.
Cientistas da UnB descrevem descoberta em publicação internacional.
Feijão é um nome comum para uma grande variedade de sementes de plantas de alguns gêneros da família Fabaceae (anteriormente, grão). Quanto ao aspecto nutricional é muito bom, pois proporciona nutrientes essenciais como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras.

O consumo em quantidades de média a alta de feijão está sendo associado a diminuição no desenvolvimento de doenças como o diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e até mesmo neoplasias. Acredita-se que esse efeito benéfico do consumo do feijão é devido à presença de metabólitos secundários nessa leguminosa, os fitoquímicos, sendo os que presentes em maiores concentrações os compostos fenólicos e os flavonóides.

Cientistas da Universidade de Brasília (UnB) encontraram uma substância no feijão-de-corda capaz de tratar o câncer de mama. A descoberta pode ser o ponto inicial para um medicamento que reduza os efeitos colaterais da quimioterapia e da radioterapia.

Segundo o estudo, molécula encontrada no grão – chamada BTCI – mata as células cancerígenas sem afetar as sadias. “Ela causa a fragmentação do material genético e altera outras organelas citoplasmáticas das células do câncer”, disse a pesquisadora Sônia Freitas, uma das responsáveis pela descoberta.

Instituto do Câncer de SP apresenta ultrassom capaz de destruir tumores

A pesquisa durou quatro anos e foi divulgada na revista "Cancer Letter", publicação internacional sobre descobertas relacionadas à doença. O método utilizado foi o da observação in vitro, em que linhagens de células cancerígenas foram expostas à BTCI.

Os testes em humanos e o desenvolvimento do novo tratamento devem acontecer nos próximos anos. “Provavelmente será um tratamento via oral ou endovenoso, já que a substância é consumida naturalmente pela população”, disse a pesquisadora.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, por ano, a doença afeta 49 em cada 100 mil pessoas no Brasil. A região Centro-Oeste é a terceira com maior número de casos, em que a proporção é de 38 mil para cada 100 mil.

Receitas com feijão-de-corda aqui


FONTE

G1

Wikipédia

domingo, 1 de maio de 2011

Rabanete e seu elevado teor em vitaminas


A Rosy Lane, minha irmã, me indicou  hoje pela manhã o rabanete como tema de interesse para o Blog Pró Vida Saudável. Fui pesquisar e está aqui a essência de tudo que encontrei.

Em geral, o rabanete é consumido in natura, em saladas ou em conservas, sem precisar descascá-lo. Cortado em rodelas, suas bordas vermelhas e centro branco dão um excelente aspecto na composição de diversas saladas. Basta usar a criatividade. Quando cozido, torna-se menos picante. Embora a raiz seja a parte mais consumida da planta, as folhas também podem ser aproveitadas para preparar sopas, refogados ou recheio de tortas salgadas e de bolinhos...

Vendido em maços de modo que facilita a observação de sua qualidade pelo consumidor. As folhas devem estar sempre verdes e as raízes com a casca de cor uniforme, firmes e lisas, sem manchas ou rachaduras. Como os rabanetes murcham com facilidade, devem ser mantidos em geladeira, dentro de sacos plásticos, sem as folhas.


Rabanete Saxa
O rabanete é fonte de vitamina C e Niacina, além de conter os minerais Cálcio, Fósforo e Ferro. A vitamina C dá resistência aos tecidos e age contra infecções; a Niacina evita problemas de pele, estimula o apetite e o crescimento. Os minerais são importantes pois contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue.


Rabanete Sparkler
Cru e bem lavado, o rabanete limpa os dentes e desenvolve os músculos mastigadores. Ele também é expectorante, estimulante da digestão, purificador do sangue, dos rins e da bexiga.


Rabanete Meio-Comprido Amager
Esta hortaliça é considerada ainda um bom medicamento para os que sofrem de reumatismo, gota, artritismo, bronquite, catarros, resfriados, inflamações internas, erupções cutâneas e febres.


Rabanete Branco Comprido
Ao comprar escolha rabanetes lisos, firmes, sem rachaduras e irregularidades. O rabanete sem folhas, quando conservado em geladeira, pode permanecer em boas condições até 3 semanas e, o rabanete com folhas, 5 a 7 dias. Seu período de safra é de julho a novembro e janeiro. Cem gramas de rabanete fornecem 23 calorias.

Rabanete Vermelho Comprido
Os vegetais crucíferos têm recebido atenção cada vez maior ao longo dos últimos anos, em parte por causa do combate ao câncer e a inúmeros benefícios para a saúde ligados a esses vegetais. Eles normalmente são consumidos crus, cozidos ou em conserva, embora possam ser cozidos e utilizados em frituras ou adicionado a sopa.


Rabanete Cometa
O rabanete, Raphanus sativus, pertence à família Brassicaceae, pode ter cor branca, vermelha, roxa ou preta, cilíndrica longa ou de forma redonda. O óleo obtido das sementes de rabanete também é utilizado. As outras partes do rabanete, que são consumidas são as folhas, as flores, as vagens e as sementes.


Rabanete Gigante Siculo
O rabanete contêm cerca de 95 por cento de água em proporção ao seu peso, tornando-o uma excelente fonte de hidratação. Esse teor de água também pode reduzir o apetite, fazendo a pessoa se sentir saciada, um benefício para quem está tentando perder peso. Eles também podem ajudar a aliviar as infecções do trato urinário e ardor ao urinar, fornecendo fluidos essenciais para ajudar a lavar o sistema urinário, podem ajudar a melhorar as condições de bexiga e rim.


Rabanete Híbrido Margaret Queen Kobayashi
Ao preparar alimentos com rabanetes, lembre-se que a elevada percentagem de água impede o seu congelamento adequado. O congelamento muitas vezes causa danos através da formação de cristais de gelo, o que resulta em um rabanete incolor após o descongelamento.

Com baixo teor de gordura e colesterol, o rabanete fornece uma quantidade generosa de fibras dietéticas. Uma porção (1/2 xícara ou uma inteira) fornece 1-2 g de fibra dietética, que é de 5 a 8 por cento da dose diária recomendada. As fibras alimentares ajudam a reduzir a fome, regula o intestino e pode até mesmo melhorar os níveis de colesterol.

Um vegetal com propriedades antibacterianas e antifúngicas, o rabanete é uma boa fonte de vitaminas A, B-6, C, K, riboflavina e ácido fólico.

Devido ao seu elevado teor em vitaminas, o rabanete é considerado um suplemento dietético útil para as pessoas com resfriados, gripes, câncer, doenças de pele, asma e outras doenças respiratórias. Eles também ajudam no fortalecimento capilar, controla os níveis de homocisteína e reduz a incidência de contusões.

O rabanete contém níveis significativos de cálcio, ferro, fósforo, cobre, magnésio e potássio. Estes minerais podem fazer muitas coisas pelo organismo, fortalece os ossos, protege o coração, regula a pressão arterial, melhora o sistema digestivo e imunológico, melhora a função renal e funciona como um tônico energético.

As folhas de rabanete são uma excelente fonte de vitamina C e de cálcio. Em um estudo para determinar o índice glicêmico de vários vegetais, concluiu-se que o rabanete tem um baixo IG. Estudos preliminares têm mostrado que a raiz do rabanete é eficaz em abaixar os níveis de colesterol. Mais estudos são necessários para comprovar estes resultados.

O rabanete contêm uma variedade de produtos químicos à base de enxofre, que aumentam o fluxo da bílis, ajudando assim a manter uma vesícula biliar e fígado saudável e melhorar a digestão. Extrato de folhas é benéfico para as atividades gastrointestinais e é conhecido por suas propriedades laxativas, e comprovada eficiência como antioxidante.

O rabanete pertence ao grupo de hortaliças brássicas, que incluem repolho, couve de bruxelas, couve-flor e brócolis. Numerosos estudos sugerem que os vegetais da família das brassicas atuam como proteção contra os canceres do pulmão e do trato digestivo.

Os vegetais crucíferos são fonte de glucosinolatos, compostos orgânicos que dão às brássicas seu sabor. O potencial preventivo do rabanete é em parte devido ao seu teor de glucosinolatos, e um estudo na Itália mostrou o rabanete da variedade Daikon japonês apresentou atividade anti-câncer em cólon humano.

O rabanete é muito bom para o fígado, vesícula biliar e o estômago, e funciona como desintoxicante, ou seja, ele purifica o sangue. É útil na icterícia, uma vez que ajuda a regula a produção e o fluxo de bile e bilirrubina, ácidos, enzimas e remove o excesso de bilirrubina no sangue. Também controla a destruição de células vermelhas do sangue durante a icterícia por aumento da oferta de oxigênio no sangue fresco.

As folhas de nabo também são muito úteis no tratamento de icterícia. Além disso, contém enzimas como mirosinase, diastase, amilase e esterase, que protege o fígado e a vesícula biliar de infecções e úlceras. É muito rico em carboidratos não digeríveis, isto facilita a digestão, retém água, ajuda a controlar a constipação (uma das principais causas de hemorróidas).

Seu suco também alivia o sistema digestivo e excretor e isso também alivia hemorróidas. É diurético, ou seja, aumentar a produção de urina, o suco de rabanete também cura a inflamação e sensação de ardor durante a micção. Também limpa os rins e inibe as infecções nos rins e sistema urinário. Assim, ajuda muito na cura de distúrbios urinários.

Vitamina C, fósforo, zinco e alguns membros da vitamina do complexo B, que estão presentes no rabanete, são bons para a pele. A água ajuda a manter a umidade da pele, o rabanete cru é um produto de limpeza muito boa e serve como uma máscara de beleza muito eficaz. Devido às suas propriedades desinfetantes, rabanete também ajuda a curar doenças de pele, como o ressecamento, erupções cutâneas, rachaduras, etc.

O rabanete possui propriedades anti pruriginosa e pode ser usado como um tratamento eficaz para picadas de inseto, picadas de abelhas, marimbondos, vespas, etc. O suco também reduz a dor e o inchaço e acalma a área afetada. Ele diminui a temperatura do corpo e alivia a inflamação devido a febre. O suco de rabanete é um bom desinfetante, mas também combate infecções que causam a febre, contribuindo assim para curá-la.

O rabanete é um anti congestivo, ou seja, que alivia o congestionamento do sistema respiratório, incluindo o nariz, a garganta e os pulmões, devido ao frio, infecções, alergias e outras causas. É um bom desinfetante e também rico em vitaminas, que protegem o sistema respiratório contra infecções que causam a bronquite e asma.

Além dos benefícios citados acima, o rabanete é um bom aperitivo, refresca a boca e ajudar na respiração, é laxante, regula o metabolismo, melhora a circulação sanguínea, é um bom tratamento para dor de cabeça, acidez, constipação, náusea, obesidade, dores de garganta, tosse convulsa, gástrica problemas, as pedras da vesícula biliar, dispepsia, etc.




FONTE

Vitaminas e Cia

Cura Plantas

SlideShare