quarta-feira, 23 de maio de 2012

Goiaba


É difícil encontrar uma pessoa que não goste de goiaba, pois é uma fruta bastante saudável e saborosa. Por seu cheiro inconfundível é muito fácil de ser identificada, e ainda pode ser encontrada em qualquer época do ano. Mas, o que muita gente não sabe são os benefícios que a goiaba vermelha oferece para a redução do colesterol ruim, LDL e também da pressão sanguínea. Esses benefícios ocorrem por conta da fruta ser fonte de Licopeno e também fibras solúveis, as quais têm a capacidade de se prender aos ácidos biliares impedindo a absorção de gorduras.

Para se ter idéia do poder da goiaba, comece a consumir diariamente ao menos um pedaço da fruta, pois estará ajudando a diminuir consideravelmente os níveis de pressão arterial, triglicérides e também de colesterol. Além de tudo isso a fruta ainda é riquíssima em vitamina C e muito pouco calórica, por isso deve ser incluída no cardápio de toda a família. Juntamente com uma alimentação equilibrada e a pratica de atividades físicas, a ingestão de goiaba pode auxiliar na prevenção de doenças cardíacas. E já que contem pouquíssimas calorias é ideal para ser consumida durante a dieta emagrecedora.

Goiaba é o fruto da goiabeira, árvore da espécie Psidium guajava, da família Myrtaceae, originária da América tropical. Ocorre sobretudo no Brasil e nas Antilhas. De polpa branca, rosada ou vermelha, a goiaba é uma fruta suculenta, perfumada e bastante apreciada pelos consumidores brasileiros. Originária da América tropical, possivelmente na área formada entre o México e o Peru, os relatos de sua presença em terras brasileiras datam de 1587.

A goiabeira é fácil de ser encontrada no fundo de quintal de residências e até em praças e jardins públicos. A fruta é consumida in natura, mas também é usada para fazer geléias, compotas, sucos, sorvetes e doces. Mais recentemente, ainda virou ingrediente para um molho agridoce industrializado similar a um catchup.

A palavra "goiaba" originou-se do termo aruaque para a fruta, guaiaba. Quando for comprar escolha a goiaba com casca firme e sem buraquinhos. A fruta é rica em vitamina A, que garante uma boa visão e deixa a pele mais bonita. A goiaba também tem cálcio, fundamental para a formação dos ossos e dentes, e potássio, que ajuda a equilibrar a água no nosso organismo. “A deficiência deste mineral é facilmente observada hoje, com sintomas de fraqueza muscular, intestino preso e ressecamento de pele”, explica Caroline Matos, nutricionista.

Ela não é indicada para quem tem diverticulite, uma inflamação no intestino. Para quem tem prisão de ventre, não é interessante consumir diariamente. É na casca onde esta a maior concentração de fibras. “Para quem não gosta de comer a casca da goiaba, a gente pode bater um suco. Para cada dois copos de água, você usa uma goiaba inteira”, sugere Caroline. A fruta ainda tem pectina, uma fibra solúvel que ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue. Uma goiaba média tem cerca de 80 a 100 calorias. A quantidade de vitamina C da goiaba é três vezes maior que o que o nosso organismo precisa diariamente. Por isso, se você comer meia goiaba grande, por dia, já suficiente.
Só as goiabas vermelhas têm licopeno, uma substância que protege a pele contra os raios ultravioletas, previne contra o câncer de próstata e aumenta a imunidade do organismo. Segundo a nutricionista, a fruta é uma opção para quem não gosta de tomate. “A gente sempre relaciona o licopeno com o tomate, mas a goiaba também tem e duas vezes mais da quantidade que a gente precisa”. Por ter licopeno e ser bem menos ácida do que o tomate, a goiaba vermelha está sendo usada para fazer catchup. Aprenda a receita do chef Renato Lobato.

RECEITA DO CATCHUP DE GOIABA
Ingredientes:

- 1 kg de goiaba vermelha sem casca e sem sementes
- 1 cebola média cortada em quatro
- 2 dentes de alho médios amassados
- 1/2 copo de suco de laranja
- 1 folha de louro
- 1 colher de sobremesa de sal
- 3 colheres de sopa de shoyu
- 1 colher de café de canela em pó
- 2 colheres de sopa de extrato de tomate
- 1 pacotinho de adoçante em pó

Modo de preparo:
Em uma panela grande, coloque a goiaba, a cebola, o alho, o suco de laranja e deixe refogar. Acrescente o restante dos ingredientes e deixe em fogo brando. Cozinhe por 45 minutos mexendo sempre. Retire do fogo e deixe esfriar. Bata a mistura no liquidificador e leve novamente ao fogo para apurar na consistência de catchup. Sirva da mesma forma que o tradicional (Rendimento: 500 ml - Valor Cal/porção: 30 kcal / 1 colher de sopa).

O fruto é constituído de uma baga, carnoso, casca verde, amarelada ou roxa, com superfície irregular, de cerca de oito centímetros de diâmetro. Em seu interior, há uma polpa rosada, branca ou dourada, contendo dezenas de pequenas sementes duras, mas que podem ser ingeridas sem problemas. Somente as variedades de polpas brancas e vermelhas são comercializadas. As quatro sépalas da flor estão normalmente presentes em uma das extremidades da goiaba.

Existem duas variedades: a branca, de casca esverdeada e interior amarelo-esverdeado pálido e a vermelha, de casca amarelada e interior rosado.

Algumas moscas utilizam a goiaba para depósito de seus ovos. As larvas dessas moscas são popularmente chamadas de bicho-da-goiaba. Elas são postas quando estão dentro do ovo. A mosca que é conhecida como "mosca das frutas " coloca o seu ovo em cima da goiaba e a larva vai entrando e danifanificando o fruto.

As goiabas são consumidas principalmente in natura ou em forma de doce, chamado goiabada. Compotas, geleias e sucos também são comuns. São muito ricas em vitamina C, com de 180 a trezentas miligramas de vitamina por cem gramas de fruta (mais do que a laranja ou o limão). A goiaba tem quatro vezes mais vitamina C do que a laranja. Ela também ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue.

A goiaba não é ácida e, assim, pode substituir o tomate na confecção de molhos salgados e agridoces, sobretudo no caso de pessoas com restrições à acidez deste último. De um modo geral, não tem muito açúcar e possui quase nenhuma gordura, sendo indicada para qualquer tipo de dieta. De preferência, deve ser comida crua. É contra-indicada apenas para pessoas que tenham o aparelho digestivo delicado ou com problemas intestinais.

Usos

Essa fruta é utilizada em diferentes produtos derivados, tais como goiabadas, doces, compotas, sucos, sorvetes e molhos salgados e agridoces. Conhecida por ter muita vitamina C, apresentando a goiaba vermelha níveis dessa vitamina de 4 a 5 vezes superiores aos da laranja, possui quantidades razoáveis de vitaminas A e do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

 Uso medicinal

Em etnofarmacologia é usada para diarréias na infância. O chá, em bochechos e gargarejos, é usado para inflamações da boca e da garganta ou em lavagens de úlceras e na leucorréia.

As folhas têm óleo volátil rico em sesquiterpeno, entre eles o bisaboleno, além do dietoximetano e dietoxetano que dão o aroma dos frutos. O principal componente do óleo das sementes é o ácido linolêico.

O extrato aquoso do "olho" (broto) da goiabeira tem intensa atividade contra salmonela, serratia e staphylococcus, grandes responsáveis pela diarréias de origem microbiana. A atividade é mais forte na variedade de polpa vermelha, e mais fraca nas folhas adultas e casca.

 Produção no Brasil

No Brasil, o maior produtor mundial de goiabas vermelhas, são produzidas frutas para a indústria (variedades "paluma" e "rica", entre outras) e para consumo in natura (variedades "sassaoka" e "pedro sato", entre outras), com a maior parte da produção concentrada no estado de São Paulo e no entorno do rio São Francisco (Nordeste), na região das cidades Petrolina e Juazeiro.

As goiabas do tipo Paluma, rica em licopeno, substância que combate os radicais livres, inibindo o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, entre eles o de próstata - teve as primeiras mudas plantadas em 2003.

Um estudo científico recente realizado pela Unicamp, de São Paulo, sobre goiabas vermelhas brasileiras, mostra que a variedade Paluma é a que tem a coloração mais intensa. Essa constatação conduziu o trabalho para análise do teor de licopeno. A conclusão da pesquisa indicou 8,5 mg de licopeno por 100g da fruta. Portanto, 3 mg a mais do que o observado nos maiores teores encontrados em todas as outras variedades de goiabas vermelhas.

“Essa variedade tem um teor alto de licopeno, muito importante para prevenir diversos tipos de câncer, principalmente o de próstata. O licopeno é reconhecidamente uma substância que tem trazido um grande avanço no combate a esse tipo de doença”, explicou a nutricionista do Hospital Santa Mônica, Denise Sathler.

De acordo com ela, a goiaba é um alimento muito saudável, com propriedades funcionais bioativas. “A goiaba dispõe de licopeno, aliada as vitaminas A, B1, B2, B6, C, E, fibras, niacina e zinco, o que contribui para o conceito de fruta completa”, observou.

Segundo o engenheiro agrônomo da Cristalcoop, Rossini Brito Pereira, a produção do pólo da goiaba está distribuída pelos municípios de Pedro Canário, Conceição da Barra, Montanha, Pinheiros e Boa Esperança.

“Ao todo são cerca de 100 produtores. Inicialmente, serão colhidos 60 hectares da fruta. A importância do pólo está na geração de emprego e renda para a região Norte, que apresenta um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDHs) do Estado”, contou.

As vantagens

– Tem sabor forte e pode ser consumida fresca, em conserva ou como geléia. É rica em sais minerais como o cálcio, fósforo e ferro;
– Tem alto teor de vitamina C, o que a torna eficaz no combate às infecções e hemorragias;
– É ótima para o fortalecimento dos ossos e dentes e cicatrização de cortes e queimaduras;
– Rica em vitamina A, é excelente para a vista, saúde da pele e mucosas;
– A goiaba é também rica em vitamina B1, por isso ajuda na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo;
– É recomendada também para prevenir o câncer e doenças cardíacas, pois é rica em licopeno, um carotenóide indicado para combater os radicais livres;
– A goiaba não é ácida e, assim, pode substituir o tomate na confecção de molhos salgados e agridoces, sobretudo para pessoas com restrições à acidez do tomate;

fonte

http://pt.wikipedia.org/wiki/Goiaba

http://www.guiadicasgratis.com/os-beneficios-da-goiaba-quanto-a-reducao-do-colesterol-e-ao-emagrecimento/
http://www.folhadonorte.com.br/site/ver.php?manchete=659

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/03/goiaba-vermelha-tem-vitaminas-muito-importantes-para-o-organismo.html

domingo, 6 de maio de 2012

Dicas para Acabar com a Flacidez


As mulheres que desejam conquistar o corpo perfeito, em geral, recorrem à dieta em primeiro lugar para enxugar a silhueta. Mas depois de mandar os quilinhos a mais embora, o que fazer com a pele flácida que sobrou e continua a render medidas extras?

Vale lembrar que associar a reeducação alimentar à prática de exercícios é o melhor caminho para emagrecer com saúde e ainda evitar a flacidez nos locais onde a concentração de gordura era maior.

No entanto, se mesmo depois de você reduzir as porções do prato e passar horas na academia as peles a mais insistirem em atrapalhar os resultados na fita métrica, é o momento de recorrer a tratamentos e produtos específicos para combater o problema.

Confira as dicas e fique em forma neste verão.

Alimentos amigos da aparência

Todos os alimentos que compõem o cardápio diário influenciam a sua aparência. Assim, fazer escolhas inteligentes na hora das refeições faz toda a diferença para manter o corpo enxuto.

A dieta para evitar a flacidez deve ser equilibrada, rica em frutas, verduras, proteínas e opções com baixo índice glicêmico. Gorduras saturadas e o excesso de açúcar presente em alimentos com nível de glicemia maior que 50 (massas, doces e abacate, por exemplo) devem ficar de fora da rotina, pois eles favorecem a inflamação das células, que leva ao aspecto flácido.

No caso das frutas, prefira as de cor laranja e vermelha, como morango e acerola, que são ricas em vitamina C. Essa substância é considerada antioxidante e ajuda a combater os radicais livres, que também tiram a firmeza da pele. Nutrientes como as vitaminas C e E, carotenóides e selênio também possuem essa característica e podem ser encontrados em vegetais verdes, frutas cítricas, tomate, saladas em folhas, grãos integrais, leite e em fontes de proteína magra, como o peixe.

Outro item fundamental que não pode faltar na sua geladeira é a gelatina, de preferência as versões light, que possuem menos açúcar. Rica em colágeno, ela contribui para o fortalecimento dos tecidos, favorecendo um emagrecimento que não deixa excessos. Ela pode ser incluída nas sobremesas e lanches.

Quem quiser aumentar a eficácia do alimento pode investir nas opções hidrolisadas, com 85% a mais da substância, ou em nutricosméticos.

Diga adeus ao sedentarismo

Praticar atividade física é fundamental para combater a flacidez. Exercícios de força, resistência ou alongamento, praticados principalmente em academias, são a melhor alternativa para quem quer deixar a pele firme. Assim, aposte em aulas de musculação, body pump e ginástica localizada, que enrijecem os músculos.

Quem não gosta desse tipo de malhação pode recorrer a duas outras opções para evitar o “efeito gelatina”. A primeira é a hidroginástica, que ameniza o problema, pois a água se reflete em um peso extra ao corpo, garantindo o fortalecimento dos tecidos. Além disso, o esporte ainda possui menor impacto e risco de lesões.

A segunda é dança, principalmente em aulas com alternância de ritmos. É preciso variar o estilo de música para conquistar melhores resultados, indo do street jazz e do axé para o tango e o flamenco, por exemplo.

Tratamentos eficazes

Se as mudanças na alimentação e a prática de exercícios físicos não conseguiram eliminar a flacidez no abdome ou no bumbum, você ainda pode recorrer às clínicas estéticas para eliminar o problema com maior rapidez.

A associação de carboxiterapia e corrente russa é um dos exemplos de tratamento eficaz contra a pele flácida. O primeiro consiste no uso de injeções de gás carbônico em camadas mais profundas da área tratada, estimulando a circulação sanguínea e a produção de colágeno. O procedimento é indolor e deixa a região lisa e firme.

O segundo utilizada eletrodos, que são ligados à pele dando pequenos choques para fortalecer os músculos. Os dois tipos de sessões só podem ser feitos em clínicas de estética, com intervalos de pelo menos uma semana. Os eletrodos também são usados no procedimento Phydias, com o mesmo resultado.

Outro tratamento comum para o problema são os raios infravermelhos, que levam à contração muscular, com efeito parecido ao da carboxiterapia. Para conquistar resultados eficazes, é preciso investir em pelo menos dez sessões de até meia hora. Os benefícios começam a aparecer depois de dois meses.

As clínicas estéticas também costumam oferecer sessões com o Accent, que é feito com um aparelho emissor de ultrassom. Durante a sessão a pele é aquecida, quebrando as moléculas de gordura e renovando as fibras de colágeno. Ela também auxilia a desintoxicar e melhorar a circulação sanguínea e linfática do corpo. Esse mesmo efeito é proporcionado pelo Espectra, mas em tempo menor.

O Freeze é uma das alternativas mais recentes dos centros de estéticos para acabar com a flacidez. Seu diferencial está no uso da radiofrequência e de pulsos eletromagnéticos para estimular a síntese de colágeno e firmar a pele, amenizando o problema.

Cápsulas contra a pele flácida

Quem prefere apostar em tratamentos por via oral pode investir nas cápsulas de carcinina ou silício. A primeira é feita de um aminoácido que impede a desintegração do colágeno, garantindo a firmeza dos músculos. Você deve consumir 100 miligramas por dia da substância, que também é conhecida como glycoxil.

Porém, se você necessita intensificar a produção da substância no corpo, a dica é experimentar as cápsulas de silício, que possuem a capacidade de enrijecer a pele. Nesse caso, deve ser ingerida uma pílula de 300 miligramas diariamente.

Cremes poderosos

Há ainda a possibilidade de investir em cremes capazes de promover o enrijecimento dos tecidos. Na hora de escolher os produtos, prefira aqueles com fórmulas ricas em DMAE e manteiga de karité.

O DMAE possui a propriedade de reduzir a retenção de líquidos e eliminar as toxinas que inflamam as células e levam à flacidez. Já a manteiga de karité atua no estímulo da síntese de colágeno, além de ser encontrada com facilidade.

É possível também investir em alternativas com silício, outro mineral que favorece o fortalecimento da musculatura.

Com essas dicas, com certeza você vai ficar livre do efeito gelatina e causar inveja por onde desfilar a boa forma.

FONTE

http://todaela.uol.com.br/estetica/dicas-para-acabar-com-a-flacidez