sábado, 29 de setembro de 2012

Açafrão



Muito usado na culinária mediterrânea, o açafrão é adicionado aos pratos como sabor especial. Os principais benefícios do açafrão são dedicados aos cuidados da pele, e para o controle da diabetes, sendo que também previne doenças como o alzheimer. Regula a pigmitação da pele, trata a acne, eczema e a psoríase. Comer açafrão com frequência ajuda a diminuir manchas escuras na face, causadas pelo sol, e deixe o tom de pele com sua cor natural.

Para fazer uma máscara facial para acelerar o processo de clareamento da face, misture meia colher de sopa de açafrão, uma colher de sopa de suco de limão, ou com uma colher de sopa de suco de pepino. Mescle bem os ingredientes e passe no rosto. Deixe agir 20 minutos e retire com água fria. O uso regular desta máscara proporciona uma pele clara, hidratada, com aspecto brilhante.

Para eliminar as marcas deixadas pela acne, há uma cura bem simples. Misture uma pitada de açafrão em um colher de sopa de pó de sândalo, acrescente água o suficiente para obter uma pasta lisa, passe no rosto e deixe cerca de meia hora. Repita 2 vezes na semana, ou três, dependendo da gravidade.

Para exfoliar e tonificar o corpo, separe 2 colheres de sopa (ou mais, dependendo do seu tamanho) de farinha de grão de bico, que pode ser obtida a partir da trituração dos grãos secos, e adicione meia colher de chá de açafrão. Produza uma pasta acrescentando leite se tiver a pele normal, e água de rosas se tiver pele oleosa. Passe por todo o corpo em movimentos suaves e circulares, deixe agir por 10 minutos, e em seguida tome banho normalmente.

Para remover estrias, pegue uma colher de sopa de iorgute natural e adicione 2 pitadas de açafrão. Esfregue sobre as marcas todos os dias. Deixe agir por 10 minutos e enxague.
Para curar cortes, feridas, psoríase ou eczema, aplique o açafrão puro sobre a área a ser tratada. Repita 2 vezes por dia.

Para eliminar cravos, esfregue o pó de açafrão diretamente sobre ele, durante 5 minutos, todos os dias, até que seja eliminado.

O açafrão também previne leucemia, impede que o câncer de mama se espalhe, reduz inchaço e inflamações, inclusive nas articulações, fortalece o sistema digestivo, auxília a circulação sanguínea, regula o nível de açúcar no sangue, e aumenta a imunidade do organismo. Para todas essas condições, basta ingerir meia colher de chá misturada na água, todos os dias.

fonte

http://www.outramedicina.com/930/principais-beneficios-do-acafrao

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Goji


O Goji tem sido a grande sensação dos últimos tempos, e são dados a conhecer a cada dia que passa mais estudos e estudos cada vez mais aprofundados sobre esse fruto maravilhoso. Por isso queremos dar-vos a conhecer algumas das suas propriedades e usos.

Goji é a fruta da planta Lycium barbarum, proveniente dos Himalais, (Norte da China e Tibete). Apresenta-se em forma de baga vermelha. O seu aspecto assemelha-se em muito à nossa conhecida uva passa.

Embora seja usado há milhares de anos na China, Tibete e Índia, tanto na alimentação como constituinte de fórmulas de fitoterapia da Medicina Tradicional Chinesa, só começou a despertar o interesse da ciência ocidental, quando se começou a descobrir a sua qualidade nutritiva e o seu poder antioxidante.

.

Informação Nutricional

Um pequena síntese do seu valor nutritivo, a Goji contém:
  • 19 aminoácidos, incluindo 8 aminoácidos essenciais;
  • 21 minerais vestigiais, incluindo Germânio, com atividade anti-cancerígena, que é raro como fito-nutriente;
  • grande teor de proteínas; o espectro completo de carotenóides antioxidantes, incluindo Beta-caroteno (em maior concentração que a cenoura) e zeaxantina (protetor dos olhos). O Goji é a maior fonte de carotenóides conhecida;
  • 2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta;
  • Beta-Sisterol, fito-nutriente com função anti-inflamatória, que ajuda também a equilibrar os níveis de colesterol e pode ser usado no tratamento de impotência sexual e equilíbrio da próstata;
  • ácidos gordos (ómega 3 e 6), que são necessários para síntese de hormonas e regula o funcionamento do cérebro e sistema nervoso;
  • Cyperone, um fito-nutriente que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea;
  • Physalin, fito-nutriente usado nos transtornos da hepatite B;
  • Betaína, fito-nutriente usado pelo fígado para produzir colina. A betaína doa grupos metil, promovendo reações energéticas no corpo, ajuda a reduzir o nível de homocisteína, um fator de risco em problemas cardíacos, protege a célula ao nível de DNA. 
Benefícios das Bagas Goji
  • Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade
  • Promove a energia e bem-estar em geral
  • Protege contra doenças cardio-vasculares e inflamatórias
  • Fortifica e mantém um sistema imunitário saudável
  • Alguns estudos apontam como tendo propriedades anti-cancerígenas
  • Combate a artrite
  • Baixa o colesterol
  • Equilibra os níveis de pressão do sangue
  • Ajuda no processo digestivo e na perda de peso
  • Melhora os níveis de insulina nos diabéticos
  • Melhora as cataratas, a visão turva e a audição
  • Fortalece e suporta a função saudável do fígado e dos rins
  • Fortalece os ossos e os tendões
  • Mantém um sistema nervoso saudável
  • Protege a pele dos danos causados pelo sol
  • Aumenta a líbido e o desempenho sexual
  • Promove a fertilidade 
As Goji berries têm ainda a propriedade de o fazer rir e sorrir durante o dia todo. Por isso há quem lhes chame de happy berry ou smiling berry. 

Como usar

Diretamente do pacote, em misturas com outras frutas secas e/ou frescas, em batidos, mueslis, chás (excelente para melhorar o sabor de alguns chás medicinais, mitigando o sabor adstringente ou amargo que muitas plantas têm). Também podem ser demolhadas e reidratadas em água. Esta água é excelente para hidratar o corpo e pode ser usada como base para qualquer receita culinária.

Dosagem: quantidade razoável: 15 a 45 gramas diárias, ou seja, cerca de uma mão-cheia.

FONTE


sábado, 15 de setembro de 2012

Limão


Fruto do limoeiro o limão é chamado cientificamente de Citrus limon. Seu nome vem do persa limú ou laimún. A palavra latim citrus, embora englobe as plantas da família Rutácea - como laranja e lima - é também usada como sinônimo de limão. Pelo mundo, o nome do fruto aparece em muitas línguas como derivado da designação científica, com o lemon do inglês, limón ou citrón do espanhol, citron em francês e dinamarquês, limon em turco, limone em italiano, limona em esloveno, cytrina em polonês e zitrone em alemão.

Com cerca de 70 variedades, as mais conhecidas no Brasil, são o limão-galego, limão-cravo, limão-siciliano e limão-tahiti. Esse último é a espécie com maior valor comercial. Segundo a cientista Conceição Trucom, especialista no tema, o limão-tahiti é um fruto híbrido da lima da Pérsia com o limão-cravo, sem sementes. "Por ser um híbrido, muitos não consideram o limão-tahiti um limão, mas uma lima, tanto que em inglês esta variedade chama-se lime, enquanto o limão-siciliano é chamado lemon", explica.

O limão ajuda, sim, a queimar as gordurinhas. Mas vá devagar com a dose. Três limões por dia são suficientes para você perder peso de maneira segura. Essa medida também aumenta a vitalidade e combate as ruguinhas precoces.

O uso do limão estimula a produção do carbonato de potássio no organismo, promovendo a neutralização de acidez do meio humoral. Efetivamente, apesar de no estado livre ter como princípio ativo o poderoso ácido cítrico, este, em contacto com o meio celular, no interior do nosso organismo, é transformado durante a digestão e comporta-se como um alcalinizante, ou seja, um neutralizante da acidez interna. Os seus diversos sais, por seu turno, convertem-se em carbonatos e bicarbonatos de cálcio, potássio, etc, os quais concorrem para acentuar positivamente a alcalinidade do sangue.

Um dos efeitos notáveis do limão é, por exemplo, o de combater o ácido úrico – temível inimigo (tantas vezes letal) de muitos cidadãos quando chegam a uma idade mais “respeitável”.

Tomado pela manhã, em jejum (10 a 20 minutos antes do desjejum), descongestiona e desintoxica o organismo e, se usado com regularidade, erradicará por completo todos os uratos.

Deste modo, é evidente a sua grande valia nas diversas patologias reumáticas e artríticas. Com efeito, a ingestão da dieta de limões (ver abaixo), aumenta na urina a excreção de ácido úrico, uréia e ácido fosfórico.

Seu uso Interno (como também externo) é muito útil na regeneração dos tecidos inflamados das mucosas, reconduzindo ao estado e funcionamento normal de todos os órgãos do aparelho digestivo. Nas afecções gastro intestinais, os ácidos do limão destroem os germes e as bactérias nocivas que se libertam e que contribuem para gerar as ulcerações. Ainda combate as fermentações e os gases.

É um amigo do pâncreas e, malgrado certas apreensões quanto a supostas incompatibilidades com o sistema bilioso, revela-se um expurgador e um tonificante do fígado e da vesícula.

Relativamente ao aparelho genito-urinário, bem como ao sistema cardiovascular, é igualmente um poderosíssimo eliminador de toxinas e um tônico privilegiado. Tem, assim, ação que impede e neutraliza a proliferação das tão temidas afecções arterioscleróticas.

Gargarejos do seu suco fresco são benéficos para todos os tipos de afecções do trato nasofaríngeo, bem como para laringites e gengivites. Inalado (puro ou diluído), é um bom desinfetante nas rinites e sinusites.

Indicações de uso Interno

. Asma; Enfisema (paralelamente com a terapia do limão, deve erradicar-se os regimes hiperprotéicos)

. Infecções pulmonares, Tuberculose pulmonar e óssea, Bronquite crônica, Constipações e Gripes

. Afecções Cardiovasculares, Varizes e Flebites

. Fragilidade capilar; Dermatites várias, Prurido, Eczema e Despigmentação

. Hiperviscosidade sanguínea (fluidificante sanguíneo)

. Doenças infecciosas (coadjuvante no tratamento de mononucleoses, leucocitoses, blenorragias, sífilis, etc.)

. Paludismo e Piorréia alvéolo dental

. Febres (infusão de folhas de limoeiro e/ou cascas do fruto, podendo juntar-se o suco)

. Gastrites, Dispepsias e Aerofagias (também se podem mastigar finas lascas da casca do citrino)

. Úlceras de estômago e do duodeno, Esofagite de refluxo

. Insuficiência hepática e pancreática; Icterícia e congestão hepática (utilização e quantidades adaptados a cada caso)

. Desinteria, Diarréias, Febre tifóide e Hemorróidas

. Colites, Meteorismo e Parasitas intestinais (ralar a casca do limão e fervê-la em água, com ou sem açúcar)

. Fortalecedor da visão, Glaucoma e Hipertensão ocular

. Hemorragias, Hemofilia e Escorbuto

. Astenia, Anemias e Desmineralizações (aumenta a capacidade imunológica)

. Amamentação, Obesidade e Disfunções metabólicas (reequilibrante)

. Hipertensão arterial; hipotensão arterial (regulador da pressão)

. Afecções do sistema nervoso (fortalece e equilibra. As flores do limoeiro são também muito benéficas)

. Diabetes, Leucemia (preventivo), Cancro (preventivo), Enfarte (preventivo) e Tromboses; embolias (preventivo)

. Escleroses, Arteriosclerose, Doenças reumáticas e Artrites

. Descalcificações, Linfatismo e Ascites

. Retenções urinárias e Litíase urinária e biliar

. Prevenção de epidemias, Antitóxico; Antivenenos

Indicações de uso Externo

. Conjuntivites; Fortalecedor da visão (gota do suco utilizada como colírio) e Tonificante ocular (banhando os olhos, de manhã, ao levantar, com água acidulada por algumas gotas de limão)

. Cefaléias (neste caso, colocar compressas embebidas em sumo na fronte e nas têmporas)

. Febre do feno, Sinusites e Anginas

. Hemorragias nasais (epistaxis) e Otites

. Estomatites, Glossites, Aftas e Sifílides bucais

. Blefarites, Terçóis e Herpes

. Dermatoses (erupções, furúnculos, etc), Feridas infectadas e Picadas de insetos

. Verrugas, Seborréia facial, Tônico e adstringente facial

. Unhas quebradiças e Pés sensíveis (friccionar com sumo ou polpa)

. Queda do cabelo (fazer lavagens e fricções do couro cabeludo com o sumo puro)

. Tonificante corporal (juntando suco de limões espremidos à água do banho)

Composição

Entre os frutos conhecidos e disponíveis, é o que apresenta o mais elevado índice de radioatividade natural e benéfica (85%), sendo seguido pela uva moscatel ácida e pelo ananás (74%).

Podemos dizer que existem cerca de 70 variedades. Todas são portadoras de uma enorme capacidade vitamínica e de dinamismo no nosso metabolismo interno.

- Contém vitamina B1, B2 e B3, provitamina A (caroteno), que se encontra principalmente na casca e, vitamina A na polpa fresca e sumo.

- É riquíssimo em vitamina C (40 a 50mg/100gr de fruto), que joga um papel inestimável nos fenômenos óxido-redutores, beneficiando, concomitantemente, o desempenho das glândulas endócrinas. Por essa razão, é indispensável a sua ingestão diária.

- Possui vitamina PP, que age protegendo e tonificando o sistema vascular, e vitamina I que é um preventivo das pneumonias.

- Contém grandes quantidades de sais minerais e oligoelementos como o cálcio, ferro, silício, fósforo, cobre, magnésio e iodo.

- Encontram-se apreciáveis percentagens de ácidos cítricos e málico, além de pequenas quantidades de ácido acético, fórmico e de citratos de potássio e de sódio.

- É portador de glucose e frutose diretamente assimiláveis, bem como de sacarose.

- Contém gomas, mucilagem e algumas albuminas.

Tratamento Intensivo com o suco do Limão

Enumeramos, acima, muitos dos casos que se beneficiam com o uso regular do limão. No entanto, uma utilização intensiva é especialmente indicada nos reumatismos e doenças afins, na asma, enfisemas, doenças agudas, e afecções do sistema digestivo.

Começa-se o tratamento pela ingestão do suco de 1 limão puro sem adoçar. Vai-se aumentando a dose ao longo de 10 dias consecutivos, até chegar ao suco de 10 limões, distribuídos ao longo do dia, antes das refeições (10 a 20 minutos).

A partir do 10º dia decrescem as doses em equivalente proporção até chegar ao 19º dia, altura em que, tal como inicialmente, se deverá tomar o suco de apenas 1 limão.

Importante:

1) Convém, em seguida a cada toma, bochechar bem a boca com água pura, pois a acidez do limão pode atacar o esmalte dos dentes. Mas uma dica fantástica é ingerir o suco com CANUDINHO. Ele vai evitar o contato com os dentes e também o sabor acentuado que permaneceria na boca por uns bons minutos.

2) Convém lavar as mãos com bastante água corrente imediatamente após seu manuseio com o limão, principalmente se você irá ter contato com o sol. Caso contrário você poderá ter manchas na pele.

3) Observar que este regime não é radical, sendo adaptável de acordo com as naturezas individuais e as circunstâncias específicas. Pode, com vantagem, observar-se no início da Primavera, do Outono ou do Inverno.

Estas recomendações não eliminam a consulta médica.

É importante lembrar que este é um tratamento alternativo, e não substitui um tratamento alopático e as recomendações médicas. Também não garante a cura (nem os alopáticos garantem), mas uma possibilidade de ajuda para o organismo, ao oferecer-lhe um espaço de purificação. O suco fresco do limão é um alimento altamente purificador e desintoxicante.

Um cuidado importante:

Ao manusear o limão ou qualquer fruta cítrica, deve-se lavar muito bem as mãos e o local onde foi realizado o uso externo, antes de se expor ao sol. Caso contrário irão se formar manchas escuras na pele.

De qualquer forma, mesmo com a pele muito bem lavada, evitar tomar sol diretamente. Não esquecer nunca de usar o seu filtro solar.

Dicas de uso interno – USAR CANUDINHO

- Bater o suco fresco dos limões com água geladinha, folhas de hortelã (ou outra erva aromática) e umas 6 uvas passa.

- Bater o suco fresco dos limões com água geladinha, suco de 1 laranja e 1 colher de sobremesa de germe de trigo (ou farelo de aveia).

Dicas de uso externo

LOÇÃO REFRESCANTE

Suco (coado) de meio limão + 1 xícara de chá de água filtrada ou mineral

Esprema o limão, coe e adicione a água. Aplique no rosto com o auxílio de uma bolinha de algodão, evitando passá-la na área próxima aos olhos, para não ressecá-la.

Se o limão causar irritação à pele, aumente a quantidade de água para 2 xícaras.

MÁSCARAS PARA PELES MISTAS

1 clara de ovo + suco coado de meio limão

Bata a clara em neve e acrescente o suco do limão. Aplique nas áreas oleosas do rosto.

Ao mesmo tempo prepare: 1 colher de chá de gelatina incolor + ½ xícara de chá de água

Aqueça a água e dissolva a gelatina. Quando começar a endurecer, coloque com a ponta dos dedos nas áreas onde a pele estiver seca. Permaneça em repouso durante 30 minutos. Lave o rosto com água morna e depois borrife-o com água fria.

A mistura de clara de ovo com suco de limão aqui usada como máscara facial é indicada também para combater rugas.

CREME PARA ROSTO E MÃOS

1 limão + 2 xícaras de chá de água

Corte o limão ao meio. Cubra-o com a água e leve ao fogo brando em uma vasilha refratária ou de ágata. Quando o limão estiver macio, retire-o do fogo e bata com água fresca no liqüidificador.

Coloque em potes e guarde no refrigerador. Use nas mãos para amaciar e branquear, especialmente após ter lidado com sabões e detergentes ou depois de ter descascado legumes que mancham a pele. Para aplicar no rosto é aconselhável diluir em água na proporção de 1 colher (café) para ½ xícara de água morna.

CABELOS OLEOSOS

Bata no liqüidificador 1 colher de sopa de suco de limão, 2 colheres de sopa de aveia, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e ½ copo de leite desnatado.

Passe essa mistura nos cabelos limpos. Massageie com a ponta dos dedos e enxágüe.

Dilua um punhado de sal grosso em 1 copo de água fria e passe nos cabelos molhados, friccionando o couro cabeludo com os dedos. Enxágüe.

SPRAY PARA CABELOS GORDUROSOS

Cozinhe 1 limão cortado ao meio em 2 xícaras de chá de água, numa vasilha refratária, até que ele fique bem macio.

Coe através de uma gaze. Adicione 1 gota de óleo essencial de lavanda. Guarde em uma embalagem de spray.

A vantagem no uso deste spray é que os cabelos adquirem maior volume sem, os riscos normalmente causados pelos aerossóis, que quase sempre contêm produtos químicos agressivos. O óleo de lavanda pode ser trocado pelo óleo essencial de limão.

QUEDA DE CABELOS

Parta 1 limão ao meio. Esfregue o seu suco em todo o couro cabeludo já lavado. Deixe por 20-30 minutos. Enxágüe com água abundante. Você ainda vai passar a ter os cabelos mais brilhantes e volumosos. Este tratamento poderá ser feito semanalmente.

Provavelmente o limão é a fruta mais conhecida e usada em todo o mundo. São tantas as suas aplicações na vida doméstica que fica difícil enumerá-las.

Tudo nele é aproveitável. Com seu suco preparam-se bebidas, sorvetes, molhos e doces, bem como remédios, xaropes e produtos de limpeza. Da casca retira-se uma essência aromática (óleo essencial), usada em perfumaria e no preparo de licores e sabões.



De suas flores preparam-se os florais.

Fácil de encontrar durante todo o ano, nas suas diversas variedades. Em geral todos os tipos de limão têm aspecto semelhante, embora mudem no tamanho e textura da casca, podendo ser lisa ou enrugada. Variam do verde escuro ao amarelo claro, passando pelo laranja do limão cravo.

As variedades de limão mais conhecidas são:

Limão Galego – pequeno e suculento, de casca fina, cor verde-clara ou amarelo-clara.

Limão Siciliano – grande, de casca corrugada e grossa, porém menos suculento.

Limão Cravo – parecido com uma mexerica, tem casca e suco avermelhados e sabor bem forte.

Limão Taiti – de tamanho médio, casca verde e lisa, muito suculento e pouco ácido.

Assim, no tratamento do limão poderá ser usada qualquer uma destas variedades, desde que fresca, e para quem pode, recém colhido do pé.

Não esquecer de lavá-los muito bem antes de cortar e espremer o suco. No caso de bater no liquidificador, descasque permitindo que fique um pouco daquela pele branca, rica em pectina, uma espécie de gelatina vegetal.

Quando falamos da Terapia de 20 dias do Limão, o mais indicado é o consumo do suco puro sem adoçar. Ocasionalmente, para pessoas que têm muita dificuldade, faço a sugestão de pequena diluição ou uma das dicas do Poder de Cura do Limão 2.

Entretanto, quando trata-se daquele consumo diário do limão (ideal), não se faz necessário tomar o suco dele puro, mas diluído com outros alimentos, como frutas e folhas, que vão agregar sabor e qualidade.

Mais 3 dicas de Sucos Desintoxicantes para uso interno

- Bater o suco fresco dos limões com várias folhas de alface (qualquer tipo) e suco de 1-2 laranjas lima. Entre os alimentos crus, a alface é um dos mais benéficos. Muito rica em triptanol que é uma substância antidepressiva e vaso dilatadora, ativa também a memória e combate a ansiedade e o stress.

- Bater o suco fresco dos limões com 1/2 copo de água geladinha, 1 maçã descascada e 1 colher de chá de sementes de linhaça. A maçã é um alimento refrescante, relaxante e rejunenescedor.

- Bater o suco fresco dos limões com 1 pêra descascada e 1-2 folhas de repolho. O repolho é também, um alimento fundamental, principalmente quando ingerido cru. Contém todos os minerais e vitaminas do Complexo B – essenciais para o fortalecimento dos dentes e dos ossos. Ele é um grande antibiótico, podendo tratar a pneumonia com o seu uso constante. O repolho era, na Idade Média, considerado o remédio dos pobres. O repolho cura úlcera, atua na redução do ácido clorídrico e, ao contrário do que muita gente pensa, se ingerido cru, não fermenta ou gera gases.

Floral Limão de Saint Germain

Outro tratamento alternativo onde aparece o nosso famoso limão. Neste caso, os efeitos curativos são produzidos através das propriedades sutis que contêm as flores do limoeiro. Veja o que fala a autora Neide Margonari, famosa por seus cursos e atendimentos com florais:

“Indicado para a personalidade amarga, de índole destrutiva. Esse floral trabalha o despertar da consciência com relação ao sofrimento que provocamos nos outros por causa dessas atitudes negativas. Útil também para a personalidade que se encontra na polaridade oposta, quando carrega o sentimento da amargura gerado pelo outro. O poder terapêutico do floral Limão é enorme, é um poderoso depurativo do sangue, possui ação rápida na cura das gripes e dos resfriados; dissolve depósitos reumáticos e o ácido úrico, dissolve a formação de cálculos, mata bactérias e clareia a pele.

Ele atua beneficamente em mais de cento e cinqüenta doenças. Para se ter uma idéia basta observar a relação de algumas enfermidades com desequilíbrios emocionais que nos causam amargura e mágoa: acne, sardas, espinhas no rosto, hemorragias, acidez em geral, envenenamentos, distúrbios nervosos, insônia, epilepsia, esterilidade, astenia, bócio, caspa, herpes (alguns tipos), zumbidos, vermes intestinais, varíola, úlceras gástricas, psoríase, mau hálito, adenite, afonia, afta, amenorréia, amidalite, analgenia, anemia, angina do peito, apoplexia, arteriosclerose, artritismo, cãibras, ciática, congestão geral, diabete. difteria, estomatite, faringite, febre, flebite, frieiras, furunculose, gengivite, gota, etc.

Como química e orientadora alimentar, é muito comum que as pessoas me perguntem se o hábito de usar vinagre no preparo de temperos ou cozimento dos alimentos, substitui o uso do limão.

O que posso garantir é que são substâncias muito diferentes, apesar de ambas conferirem o sabor ácido ao nosso palato.

O limão é um alimento 100% natural e fresco, com todos aqueles poderes terapêuticos já relatados nos textos anteriores. Para esclarecer um pouco mais, e ficar clara a diferença, o limão é rico em enorme gama de nutracêuticos (substâncias que nutrem e ao mesmo tempo curam) e seu sabor ácido é proveniente do ácido cítrico, e da Vitamina C, nutrientes muito valorizados pelo nosso organismo.

E ainda, no caso específico do seu uso no preparo de carnes e proteínas, o suco do limão acrescenta uma qualidade muito positiva, que é a de quebrar parcialmente as cadeias protéicas (os polipeptídeos), auxiliando em muito o trabalho dos nossos órgãos digestores.

O vinagre é um produto fermentado de frutas, que tem seu sabor ácido pela presença de 90-98% de ácido acético. Assim, o vinagre não é um produto natural, porque passa por várias etapas num processo de industrialização, onde existem riscos de contaminações, aditivações inadequadas, erros de processamento, batismos, etc.

Para completar, o ácido acético não tem utilidade metabólica para o organismo humano, devendo necessariamente ser excretado, mas deixando na sua passagem pelo corpo, sítios mais ácidos do que deveriam.

Dica para quem ainda não é totalmente vegetariano -> Criar o hábito de “marinar” com suco fresco de limão + temperos (por uns 15-30 minutos antes do cozimento) seus preparos de carnes. Desta forma, a receita ficará mais saborosa, macia, suave e de fácil digestão.

Mais receitas de uso terapêutico

Receitas para aftas e feridas: Num recipiente, coloque 1 colher de chá de suco de limão e 2 colheres de sopa de mel. Misture bem. À noite, lave áreas do corpo afetadas, enxugue-as bem e aplique a mistura com o auxílio de um pincel. Espere 20 minutos e torne a lavar a região com bastante água à temperatura ambiente.

Em caso de infecções estomacais: Ponha 1 colher de sobremesa da parte branca do limão e 1 colher de sobremesa da casca, ambas fatiadas, em 1 xícara de chá de água. Deixe ferver por 3 minutos. Coe e espere esfriar. Tome 1 xícara desse chá duas ou três vezes por dia.

Para combate de vermes e mau funcionamento dos intestinos: A semente é laxativa. Coloque 15 a 20 sementes moídas num recipiente escuro contendo 250 ml de vinho tinto suave. Deixe em infusão por um mínimo de 7 dias. Tome uma colher de sobremesa diluída em um copo de água em jejum.

AROMATERAPIA – BREVE HISTÓRICO

Há mais de 6 mil anos os egípcios já conheciam o poder das substâncias aromáticas e suas influências sobre a saúde do corpo, mente e do espírito.

Foram os egípcios que copilaram a primeira farmacopéia que se conhece e, apesar de sua medicina ser impregnada de religiosidade e magia, eles possuíam um pensamento empírico, ou seja, usavam as essências a partir de experiências e do acúmulo de resultados.

Eles faziam maceração de plantas, obtendo óleos para massagens e cuidados com a saúde.

Os gregos e romanos assimilaram dos egípcios os ensinamentos relativos às propriedades e usos das plantas aromáticas.

A Índia é o único lugar do mundo onde a tradição nunca morreu, com mais de 10 mil anos de prática contínua.

No início do século XVI, Paracelso, um médico suíço, considerado o pai da Farmaquímica, estudou a extração do que chamou “alma dos vegetais”, recebendo posteriormente o nome de “espírito”, essência e óleo essencial. Pela observação da morfologia das plantas e suas diferentes características Paracelso podia prever suas indicações terapêuticas.

O óleo essencial de limão faz parte importante do kit Pronto Socorro da Aromaterapia.

No emocional ele trabalha a Alegria de Viver, a Ansiedade, a Depressão e o Ânimo. Um ativador eficaz da alegria de viver, ao interromper situações (pensamentos) de má vontade e de não ir até o fim. Trabalha em paralelo a mágoa oculta ou reprimida.

Terapeuticamente pode tratar: Obesidade, Celulite, Circulação, Linfa, Infecções, Anemia, Astenia, Arteriosclerose, Hipertensão, Reumatismo, Herpes, Pele, Convalescença, Bactericida, Anti-séptico,Estimula produção de Leucócitos, é um Tônico Digestivo e um auxiliar poderoso das Depurações (limpezas = eliminação de excretos)) tanto via urinária quanto intestinal.

Dicas para tratar da celulite, da auto-estima e do bom astral:

CONTROLE DA CELULITE – BANHO AROMATERAPÊUTICO

Para que este banho traga resultados, deverá ser tomado um mínimo de 3 vezes por semana. Logicamente, os resultados serão mais evidentes se você estiver cuidando da alimentação balanceada e desintoxicante, da hidratação adequada e da prática de uma atividade de forma saudável.

1) Faça uma infusão com 30 gramas das seguintes ervas: casca de limão, pinho ou alfazema, alecrim e algas marinhas. Total são 120 gramas de ervas para 2 litros de água.

2) Escove todo o corpo durante 10 minutos para ativar a circulação do sangue. Caso possível use uma bucha de cor amarela – estimulante. Use 1-2 gotas de óleo de limão na bucha.

3) Tome uma ducha vigorosa para limpar o corpo usando um sabonete de aveia/algas marinhas ou qualquer sabonete esfoliante (germe de trigo, sementes de papoula, etc.).

4) Encha a banheira de água morna e coloque a infusão de ervas coadas + 2 folhas de alga marinha (ou malva), caso as tenha. Acrescente num pouco de álcool 3 gotas de cada um dos seguintes óleos: Junípero, Limão e Alecrim. Agite e acrescente ao banho. Enquanto relaxa na banheira, massageie vigorosamente nádegas e coxas com um esfregão, ou mesmo com as mãos.

5) Após 20 minutos de banheira, saia e seque-se dando palmadinhas. Faça uma massagem com vinagre (*) ou uma loção hidratante sem cheiro. Para cada 30 ml acrescente + 30 ml de óleo de semente de uva + 6 gotas de óleo de Limão + 6 gotas de óleo de Gerânio e 4 gotas de óleo de Alecrim.

6) Beba 1 xícara do chá desintoxicante descrito abaixo.

COCKTAIL CONTRA OBESIDADE

Suco de 1 limão / Casca picada de 1/2 limão / 1 gota de óleo de limão / 1 talo de aipo / 300 ml de água mineral gasosa ou de 1 coco verde. Bater tudo no liqüidificador e beber imediatamente. Uma vez por dia em jejum.

CHÁ DESINTOXICANTE

1/4 molho de salsa / 5 folhas de aipo / 1 colher de sobremesa de sementes de erva doce / 10 gramas de flores secas de camomila / 1 folha de dente de leão / 1 punhado de barba de milho / 1 folha de amora. Aqueça 1 litro de água. Antes que inicie fervura acrescente todas as ervas e desligue o fogo. Deixe em infusão por 10 minutos. Beber ao longo do dia.

MASSAGEM DE ERVAS CONTRA A OBESIDADE

Para cada 1 copo de vinagre de maçã acrescente:

1 limão inteiro (seu suco + partes picadas) / 1 gota de óleo essencial de limão / 1 gota de óleo essencial de bergamota / 1 gota de óleo essencial de alfazema.

Deixe os ingredientes embebidos por 10 dias, não esquecendo de agitar diariamente. Coe. Use para massagear vigorosamente seu abdome, glúteos e coxas, ou borrife e massageie com uma bucha. Use 2 vezes por dia, juntamente com o chá.

MASSAGEM FACIAL & PÓ DE ERVA DOCE/LIMÃO CONTRA CELULITE

120 gramas de fubá / 120 gramas de farelo de aveia / 120 gramas de sementes de erva doce (batidas no liqüidificador para granular) / 10 gotas de óleo essencial de erva doce / 10 gotas óleo essencial de limão.

Misture num recipiente de vidro os pós e acrescente os óleos. Mexa vigorosamente e reserve por alguns dias enquanto os aromas se fundem. Usar como um granulado de limpeza de rosto e corpo.

Para a celulite faça massagem nos quadris e coxas em movimentos circulares, usando uma bucha ou esfregão. Tome um banho. Repita a operação esfregando-se da cintura para baixo e dos joelhos para cima, o que deverá levar uns 10 minutos. Em seguida enxágüe-se usando uma ducha morna e finalmente uma ducha fria. Repita a cada 7 dias.

NÃO ESQUEÇA DE HIDRATAR-SE E NUTRIR-SE ADEQUADAMENTE – MOVIMENTE-SE

Cromoterapia: Usando as cores para despertar a cura em nós

Como podemos observar, durante esta jornada que estamos fazendo com o Poder de Cura do Limão, já passamos por vários caminhos. Passamos inicialmente pela Terapia do Limão, os Sucos Desintoxicantes, as receitas para uso interno e externo, no preparo dos alimentos, em Florais e com o aroma do seu óleo essencial.

Não ficam margens para dúvidas: Este alimento é fantástico!

Para ter o livro acesse:
http://www.docelimao.com.br/site/novaloja
Site oficial: http://www.docelimao.com.br

LIMÃO EMAGRECE

Desde os anos 1980, o limão tem a fama de queimar os excessos na cintura. Agora, o uso da fruta para emagrecer voltou à moda e até virou livro nos Estados Unidos. A versão em português do Master Cleanse (como a dieta da limonada é conhecida lá fora) acaba de chegar às livrarias (editora BestSeller, 272 páginas, 29,90 reais). Mas é bom você não se empolgar. O regime, que propõe passar dez dias à base de limão diluído em água com glicose e pimenta, sem nenhum alimento sólido, pode prejudicar gravemente a saúde. A antiga estratégia de beber o suco puro de vários limões, ainda em jejum, também é considerada pouco segura pela maioria dos nutricionistas. "Dependendo do organismo, a ingestão exagerada de limão pode agredir o estômago", alerta a nutricionista Daniela Jobst, da Nutrijobst, em São Paulo. Mas não é por isso que você deve evitá-lo. Ao contrário, aposte nessa fruta para desintoxicar o organismo e se livrar das gordurinhas. É só não exagerar na dose. Consumir de duas a três unidades por dia - aliadas a uma dieta equilibrada - é suficiente para você perceber uma boa diferença na balança.

Segredo da fruta

Pode-se dizer que é o ácido cítrico que dá ao limão os principais poderes emagrecedores. As frutas da mesma família, como a laranja e a mexerica, também carregam esse ácido. Mas o limão é campeão. E essa substância não é fraca. "O ácido cítrico tem ação adstringente, agindo como se fosse um detergente dissolvendo toxinas e gorduras", afirma Daniela Jobst. O sabor azedo dá a ideia dessa fruta aumentar a acidez no organismo. Mas não é o que acontece: o limão tem ação alcalinizante (outro mérito do ácido cítrico) e, por isso, deixa o pH do sangue e de outros líquidos corporais menos ácidos. Isso favorece o funcionamento do metabolismo e do organismo como um todo, facilitando a perda e a manutenção do peso. Por ter ação antisséptica (de novo, por causa do ácido cítrico), ele ainda combate os microrganismos inimigos que provocam fermentação no estômago e no intestino. Ou seja, é um alimento que pode evitar o acúmulo de gases.

fonte

http://www.ahau.org/limao-e-o-seu-poder-de-cura

http://boaforma.abril.com.br/dieta/aliados-da-dieta/limao-emagrece-562636.shtml

http://www.cantinhovegetariano.com.br/2007/05/limao.html

Mangostin

 
O mangostin, também conhecido no Brasil como mangostão, é considerado a fruta mais famosa e mais saborosa, isto porque a rainha Vitória da Inglaterra (1819-1901), ao prová-la, disse não haver saboreado antes nenhuma fruta tão deliciosa, ficando conhecida como a fruta-da-rainha.

Originário da Ásia, o mangostin é de disseminação bastante restrita, cultivado principalmente nas regiões tropicais da Ásia, Índia, Austrália e em alguns países da América. No Brasil, foi introduzido por volta de 1935 na Bahia, e em 1946 no Pará, sendo hoje cultivado principalmente nestes estados e em pequena escala no Espírito Santo e São Paulo.
 
Sua casca, de textura parecida com à de uma romã é utilizada para fazer chás e sua polpa é formada de gomos brancos e mole. Seu sabor é adocicado e, de fato, muito suave e agradável. É consumida, principalmente, como fruta fresca e pertence a mesma família do abricó-do-Pará, do bacuri e do bacupari – Clusiaceae.
 
Esta fruta está se tornando famosa no mundo pelo seu sabor e valor medicinal. O mangostin tem uma distribuição bastante equilibrada de nutrientes e é riquíssima em fibras, além de conter em sua estrutura compostos que lhe atribuem importantes propriedades funcionais. Estudos estão sendo feitos para comprovar seus efeitos sobre prevenção e tratamento de infecções, inflamações e doenças como o câncer, além de outros benefícios a saúde.
 
fonte
 
 

Pistache



Segundo pesquisa, comer pistache pode ser uma boa forma de controlar o apetite e garantir o peso ideal - A revista Cosmopolitan anuncia uma boa notícia para aqueles que adoram passar o dia beliscando: comer pistache pode ser uma ótima e saborosa forma de manter a forma. A publicação cita estudos divulgados no jornal Appetite que mostram o alimento como uma forma de ajudar as pessoas a reduzirem o consumo de calorias e, consequentemente, a perder peso. 

Cientistas e nutricionistas já haviam observado essa faceta do pistache que, além de pouco calórico, é rico em proteínas e fibras. Um recente estudo realizado em Harvard foi além e mostrou que o pistache pode trazer ainda mais benefícios quando são servidos ainda com casca. Durante a pesquisa, dois grupos de pessoas foram observados diante de recipientes com pistache, com quantidades ilimitadas disponíveis ao longo de um dia. Para o primeiro grupo, foi deixada uma bacia com pistaches ainda na casca, enquanto o outro podia se servir do alimento já descascado. 

A observação mostrou que o grupo que comeu do pote com casca ingeriu 22% menos do que o outro grupo. O autor do estudo, James Painter, explicou que o fato das pessoas comerem mantendo contato visual com a quantidade de casca descartada as ajuda a mensurar o quanto comeram e, com isso, controlar as porções. A regra também pode ser aplicada a outros tipos de alimento.

O pistache ou pistáchio (Pistacia vera) pertence à família da Anacardiaceae e género Pistacia. Tanto a árvore quanto o fruto seco verde possuem essa denominação. É uma árvore de folha caduca e pequena (5 a 7 metros de altura, e que tende a inclinar-se) com folhas pinadas dióicas, nativa do sudoeste asiático (Ásia Menor, Irão, Síria e Israel e Palestina), de onde se estendeu o cultivo à região mediterrânica e à Califórnia.

Valor nutricional
Pistache dentro da casca e fora da casca (em roxo) 
100 g de pistache contém em média:
Proteína - 20,6%
Carboidratos - 8%
Óleo - 48%
Colesterol - 0%
Cálcio - 135 mg
Potássio - 1093 mg
Fósforo - 503 mg
Magnésio - 158 mg
Vitamina A - 233 U.L

Outras vitaminas:
Tiamina (Vitamina B1), Riboflavina (Vitamina B2), Niacina (Vitamina B3)

Consumo
Os grãos são mais frequentemente consumidos inteiros, torrados e salgados (como os amendoins) ou frescos.

Também é famoso o sorvete de pistache, de coloração verde. É utilizado em doces como a baklava e frios como mortadela.

Habitantes do meio-oeste americano fazem salada de pistache, que inclui pistaches frescos, ou pudim de pistache, conservas de frutas e, por vezes, queijo cottage ou marshmallow.

Um estudo americano publicado no Journal of Nutrition sugere que o pistache é mais rico em betacaroteno e vitamina E do que outros tipos de nozes, e que, se incorporado à dieta, pode aumentar os níveis de antioxidantes no sangue de pessoas adultas com colesterol alto.

FONTE


Pitaya a fruta-do-dragão


A pitaya, conhecida também como fruta-do-dragão por causa da casca irregular e seus gomos escamosos, são encontrados principalmente em regiões mexicanas e são produzidas para distribuição mundial.

Suas cores são amarelo ou vermelho intensos na parte externa e rosa ou branco translúcidos com sementinhas negras na polpa. O tamanho é de até 10cm e pesa cerca de 200 á 600 gramas.

No Brasil passou a ser cultivada na década de 90 pelos fruticultores, tendo destaque em São Paulo, mas sua adaptação é na região noroeste, desenvolvendo-se em clima ameno a quente com boa irrigação.

A pitaya possui sabor suavemente adocicado e lembra o kiwi. Pode ser saboreados junto com geléias, saladas, iogurtes, tortas e etc.

É composta por vitamina A e C, que funcionam como antioxidantes, auxilia na imunização do organismo, formação da pele, entre outros. Contém os minerais: cálcio, ferro e fósforo, nutrientes que colaboram na manutenção dos ossos e dentes, contração muscular e na produção de células vermelhas.

Na hora de escolher, opte pelas frutas com coloração acentuada e cascas sem lesões.

A pitaya é uma planta originária da América, sendo a amarela (Selenicereus) possivelmente da Colômbia ou Equador , mas a vermelha (Hylocereus) é encontrada no México e Guatemala,Costa Rica e El Salvador. As pitayas pertencem à família Cactaceae, e as espécies comerciais são principalmente duas: a de casca vermelha-Hylocereus undatus (Haw) Briton & Rose e a de casca amarela-Selenicereus megalanthus (Schum ex. Vaupel, Moran).

O primeiro gênero tem outras 25 espécies, algumas muito parecidas com H. undatus. Esta é conhecida como pitaya de casca vermelha e tem polpa branca, enquanto a amarela é de casca dessa cor e polpa branco translúcida e sementes maiores. A vermelha de polpa vermelha é a H.lemairei (Hook.) Britton &Rose.

A descrição básica de H. undatus (vermelho de polpa branca) é a seguinte: planta epífita, rupícula ou terrestre ramificada, com ramos trigonos, ou trialados, com pouco mais de 20 cm em média de comprimento e 5 a 7cm de diâmetro, com asas de 2,3 cm de altura, de cor verde, ou grisácea, com o envelhecer, devido à cera que a recobre, com bordos agudos, crenados e córneos.

Nos talos, há aréolas, de 2 a 3 cm de diâmetro, distantes de 3 a 5 cm entre si, com espinhos de 3 a 6 cada uma, com 1 a 4 mm,subaladas com base dilatada em um bulbo.

As flores são laterais, noturnas,com 20 a 35 cm de comprimento,brancas, completas, perfumadas ao abrir a noite, quando são polinizadas por insetos.Contêm numerosos estames, tendo sido contados acima de 800 em uma só flor, arranjados em duas fileiras, ao redor do pistilo formado por 14 a 28 estiletes de cor creme.As sépalas são de cor verde-clara. O pólen é abundante e de cor amarela.

Para que ocorra a polinização cruzada ou autopolinização, é necessário que a flor se abra, o que ocorre à noite, mas sua abertura é precedida de várias etapas, ou seja:a partir das 12 horas, há um inchamento do bulbo floral e o início da deiscência das anteras.No início da noite ( após as 19 h), dá-se a abertura floral, com separação do perianto e das brácteas, estádio no qual as anteras já estão com sua máxima deiscência.

Os lóbulos do estigma estendem-se, mas como há uma separação dos estames do estigma e como pode haver diferença de altura desses órgãos, isso dificulta a autopolinização.Nesse estádio, a umidade relativa baixa e a insolação podem influir na senescência da flor, o que ocorre no início da manhã seguinte.

O fruto de pitaya, vermelho, desenvolve-se rapidamente, e entre 30 e 40 dias após a fecundação já está pronto para ser colhido.Como o florescimento ocorre entre dezembro e abril em nossas condições, pode haver colheita de frutos nesse período, decorrente dos sucessivos períodos de florescimento.A amarela demora até 6 meses para atingir a maturidade.

A pitaya adapta-se a certas condições, tais como em regiões de temperaturas entre 18 e 26 °C, altitude entre 0 até 1.850 m sobre o nível do mar, e chuvas entre 1.200 e 1.500 mm anuais, prefere climas subúmidos, meia sombra, livres de geadas, com solos bem drenados. Entretanto, a pitaya pode adaptar-se a climas de tipos diversos, desde os tropicais aos subtropicais até aos áridos.

A colheita é feita periodicamente com os frutos no estádio de vez, pois amadurecem após a colheita e conservam-se mais.Deve ser feita pelo corte com tesoura do pedúnculo do fruto e com cuidado. Após a colheita, os frutos são lavados para limpar e classificar, o que se faz com pano e com corte dos restos florais e das escamas mais secas.

A utilização da pitaya pode ser como fruta fresca, ou suco, polpa, sorvete ou musse, ou como corante de doces.Também é citado ter valor medicinal pela presença no fruto de captina, que é considerado um tônico cardíaco, bem como seu óleo tem efeito laxante, o que é eficaz no controle de gastrite e infecções dos rins. Serve também para preparo de xampu e tem efeito contra dor de cabeça.

fonte

Noni tem alto teor em fitonutrientes

 
Originária do sudeste asiático, a Morinda Citrifolia, conhecida como noni, dá um fruto com o qual se produz o suco de noni, que vem sendo mais e mais consumido no Brasil, devido às suas propriedades benéficas à nossa saúde. Aqui,em nosso país, ainda não há cultivo do noni, inclusive, quase ninguém a conhece! Mas o suco produzido na América do Norte, principalmente Estados Unidos, vem sendo importado e comercializado por aqui.

Além do mais, na Amazônia peruana a planta vem sendo cultivada, então, é provável que, em breve, ela se torne mais popular. Dizem, os raros privilegiados que puderam ver e experimentar a fruta verde e parecida com a fruta-de-conde, que ela não tem cheiro nem sabor agradáveis, se consumida in natura!
 
Já o suco, é acrescido de suco de blueberry (ou cranberry), uma frutinha vermelha, parecida com a groselha, que tem poderes medicinais também, como no tratamento de cistite; e também com o suco de uva, que é poderoso antioxidante, entre outras coisas. Essas frutas tem seus benefícios confirmados através de diversos estudos, ao contrário do tão afamado suco de noni, que ainda não teve seus efeitos confirmados cientificamente, apesar de ter se tornado um dos mais procurados por aqui e em vários lugares no mundo.
 
O suco não possui contra-indicações, por isso, vale a pena continuar seu consumo, esperando que suas propriedades benéficas se confirmem, já que a uva e o blueberry podem garantir várias propriedades importantes!
 
Estas são algumas das propriedades que o suco promete:

•Tem betacaroteno, que é precursor da vitramina A e acubina, com propriedades antibióticas;

•Tem ômega 6 e óxido nítrico, que melhora a oxigenação e a memória;

•A fruta também é rica em vitamina C;

•Tem escopoletina, substância antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória, que dilata os vasos sanguíneos e baixando a pressão arterial.

Veja como é preparado o suco, quando encontrar a fruta à venda
- Cortar dois frutos de noni maduros (ele é mole e tem cor amarelada) e bem lavados, em rodelas. Colocar no liquidificador, com meio litro de suco concentrado de uva e bater no modo pulsar, para que as sementes não sejam quebradas. Passar em peneira e juntar mais meio litro de suco de uva, batendo novamente, dessa vez do modo normal. Beber 100ml, 2 vezes ao dia, pode ficar na geladeira por até 5 dias.



Nutrientes do sumo de noni e comportamento básico

Escopoletina e Serotonina
A escopoletina dilata os vasos sanguíneos permitindo a passagem do sangue mais rapidamente, resultando níveis de pressão sanguínea mais baixos. Esta redução da pressão não produz níveis demasiado baixos que possam prejudicar-lhe (hipotensão), simplesmente os equilibra. Além disso, comprovou-se que a escopoletina destrói uma variedade de espécies bacterianas e é considerada uma destruidora do fungo Pythium sp.

Na escopoletina também são observadas propriedades anti-inflamatórias e inibidoras histamínicas, relacionado com a dor, a artrite e as alergias.

A escopoletina não só tem propriedades medicinais próprias, mas também é um dos compostos químicos dentro da fruta noni, que se mistura com a serotonina, um componente necessário que se encontra nas plaquetas do corpo humano, no forro do aparelho digestivo e no cérebro. A serotonina é uma substância mediadora, neurotransmissora, influente no estado de espírito, no ritmo do sono, na assimilação dos alimentos, na percepção da dor, no sistema nervoso central e actua como anti-depressivo e estimula a digestão.

Óxido nítrico

O noni estimula a produção do óxido nítrico, um gás que no nosso corpo cumpre inúmeras funções: dilata os vasos sanguíneos, contribuindo para normalizar a pressão arterial e a melhorar a circulação e a oxigenação, prevenindo a impotência e melhorando a memória; combate os radicais livres; evita a coagulação prematura do sangue, causadoras dos infartes cardíacos e cerebrais; estimula o sistema imunológico contra as bactérias, os vírus, as células cancerígenas; mantém os níveis de insulina no sangue, prevenindo os diabetes. Também estimula a glândula do crescimento.

Damnacantal, anticancerígeno
É uma substância que inibe a acção de um grupo de células (K-rente-NRK) responsáveis pelo cancro. Impede o crescimento dos tecidos malignos e acelera o processo de formação de novos leucócitos, ou glóbulos brancos.

O damnacantal é uma antraquinona que, como indicado no ponto seguinte, tem outras funções. Os outros compostos de antraquinonas que estão presentes no sumo de noni são a rubiadina, o nor-damnacantal, a morindona e a lucidita 3-0-primeverodisa. Estes compostos também possuem uma actividade anti-tumoral de destaque, mesmo que o mais estudado tenha sido o damnacantal.

Antraquinonas, agentes antibacterianos

Os outros compostos de antraquinonas que o noni contém, destacando-se a alizarina, são agentes antibacterianos. Comprovou-se que combatem certas bactérias infecciosas: Pseudomonas aeruginosa (infecções cutâneas), Proteus morgnii, Staphylococus aureus (produtor de infecções no coração), Bacillis subtilis e Escherichia coli (infecções digestivas). Provas adicionais demonstraram que esta atividade antibacteriana controla os patógenos: Salmonela e Shigela (responsável da disenteria). Os elementos antibacterionos se relacionam com infecções na pele, resfriados, febres e outros problemas de saúde causados por bactérias. Além disso são substâncias que ajudam na digestão.

Terpenos

São substâncias que aparecem na maioria das resinas e óleos essenciais das plantas.

O eugenol, com actividade germicida elevada, relaxa a musculatura lisa, interferindo na contracção muscular. Este processo exerce um efeito calmante e relaxante. Também exerce uma actividade anti-tumoral, mesmo que ainda não muito estudada.

O betacaroteno é o percurssor da vitamina E e tem ainda mais actividade antioxidante que a própria vitamina. Os estudos com homens, demonstraram que grandes ingestões de betacaroteno estão associados à redução das taxas de cancro no pulmão, de pele, de cerviz, do trato respiratório e intestinal.

O limoneno tem algum papel na doença de alzheimer. Os resultados demonstram que é eficaz na melhora dos sintomas da doença. O limoneno também possui um certo antagonismo à formação tumural e à actividade bacteriana.

O ácido ursólico é eficaz na eliminação de infecções mitóticas e nos sintomas inflamatórios, quando aplicado topicamente. Também se demonstrou útil na leucemia, nas aids e como anti-histamínico.

Esteróis

Os três fitosteróis mais importantes são o sitoesterol, o estigmasterol e o campestol e os três encontram-se no sumo de noni, fortificando ainda mais as suas capacidades nutricionais. A ingestão de esteróis de origem vegetal, reduz a absorção intestinal do colesterol assim como do colesterol total em plaquetas e os níveis de LDL.

Outros compostos bioquímicos importantes
  • O ácido ascórbico que o noni contém é uma fonte de vitamina C.
  • Os ácidos linoléicos (este é essencial), capróico e caprílico são ácidos gordurosos que regulam a absorção intestinal As glucopiranosas regulam os níveis de açúcar
  • A acubina e o asperulósido (dois glicósidos) são antibióticos poderosos naturais
  • A morindona e a morindina foram utilizadas como corantes naturais e possuem propriedades antibacterianas
  • Os bioflavonoides são antioxidantes. Impedem a formação de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento prematuro e degeneração das célula.

FONTE

http://www.gterra.com.br/saude/para-que-serve-a-fruta-noni-25977.html

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Seriguela


Planta da família das Anacardiaceae. Também conhecida como ameixa-da-espanha, cajá vermelho, ciroela. Planta que raramente ultrapassa 7 m de altura, a serigueleira possui ramos que se desenvolvem rente ao solo. Suas folhas são compostas, e as inflorescências possuem flores perfeitas que formam frutos isolados ou em cachos. Esses frutos possuem uma película fina, verde, amarela ou vermelha, dependendo do estádio de maturação; polpa de pequena espessura ao redor de um grande caroço. 

Origem: México e a América Central (Leon & Shaw, 1990). Propriedades medicinais: diurética, energizante. Indicações: aliviar espasmos, diarreia, disenteria, espasmo, febre, gases, inflamação, limpar ferida, queimadura.

Originária da América Tropical, da família das Anacardiaceae, o gênero Spondia tem mais que 18 espécies (Spondias cytherea Sonn. (cajaraneira), Spondias tuberosa Arr. Câm. (umbuzeiro) e Spondias spp. (umbu-cajazeira e umbugueleira), sendo todas as Spondias, árvores frutíferas tropicais largamente exploradas, encontradas nos pomares domésticos pelo Brasil a fora.

A Seriguela é muito popular no Norte/Nordeste, sendo cultivada também em São Paulo. É também encontrada no Sudeste da Ásia, onde apresenta frutos sem sementes (partenocárpicos). Também conhecida como Red Mombin e Spanish plum, inglês; Mombin rouge, Francês; Ajuela Ciruela, Ciruela de México, Ciruela morada, Hobo, Hobo colorado, Espanhol. Entre nós ela é a ceriguela, ciruela, Seriguela.

É consumida fresca ao natural ou em forma de doces e refrescos. É diurética e energizante. Combate diarreia e disenteria, espasmos, flatulência, febre, e queimaduras. É rico em carboidratos, cálcio, fósforo e ferro, a seriguela possui ainda outras vitaminas como A, B e C. 

fonte

Rambutan - (Nephelium lappaceum)


Da família botânica das Sapindaceae, é conhecida como a delícia do Pacífico. A Rambutan é nativa da Malásia, porém se adaptou muito bem ao clima do Norte do Brasil, sendo cultivada em Rondônia, Amazonas e Pará. Na natureza, a árvore de Rambutan alcança até 24 metros. De sua casca saem pelos típicos. Em cultivo, ela pode atingir até 12 metros de altura.

Essa fruta que lembra a Lichia ainda é pouco conhecida no país, mas tem benefícios sobre ela, seu fruto é maior e suas sementes são de 30 a 50% menores, dando mais espaço a sua polpa, que é doce e pouco ácida, semelhante à uva.

Dentre seus princípios ativos estão, saponinas, taninos e alcalóides de semente que auxiliam na redução da taxa de colesterol e triglicerídeos sanguíneos, efeito imunogênico, redução da produção de amônia e controle de parasitas. Além disso, o Rambutan contém vitamina C, carboidratos, proteínas, cálcio, fósforo, potássio, ferro e vit. B3. 

O extrato da raiz é comumente utilizado para tratar febre e as folhas para aliviar as dores de cabeça.

Originário do Arquipélago Malaio, o Rambutan é muito semelhante a Lichia (Litchi chinensis) tanto em beleza como paladar, pois pertecem à mesma família (Sapindacea).

Seus frutos são maiores que o da Lichia e tem várias vantagens sobre a mesma. Suas sementes são 30 a 50% menores, possuem casca firme cobertas com pelúcia macia e coloração vermelho carmim, destaca-se facilmente da polpa. Produzem em pencas com 15 a 30 frutos, sendo estes ovalados com 5 cm de comprimento.

Também suas resistência ao transporte é maior, pois sua polpa é mais firme e a pelúcia que recobre a casca evita atrito entre os frutos amortecendo impactos.

Sua polpa é doce, pouco ácida semelhante à uva podendo ser utilizada em conservas e sucos, aceita também congelamento mantendo as características originais.

A maturação dos frutos ocorre de Junho a Outubro, sendo mais concentrada em Julho e Agosto, sua produtividade é grande, podendo chegar a mais de 200 Kg por planta.

É uma árvore tropical que atinge 12 m de altura, muito ornamental e por sua beleza de folhagem, floração e frutificação pode ser plantada em alameda e jardins.

Desenvolve-se bem onde cresce o café, não suportando geadas nem temperaturas negativas. Gosta de umidade no solo principalmente na época da florada, ocorrendo seca prolongada é necessário que se irrigue a planta. 

Esta fruta é muito popular no Havaí, Tailândia, Vietnã, Indonésia, sendo artigo de exportação com grande aceitação na América de Norte e Europa.

O início da produção das mudas por nós comercializadas ocorre em 4 ou 5 anos, estando as mudas já com 24 meses de idade.

A distância de plantio recomendada é de 8 m entre plantas por 10 m entre linhas.

A quantidade de mudas é limitada e após o término dessas, somente teremos mais no final de 1999.

Rambutan: do Oriente à Rondônia
O município de Porto Velho é reconhecido em todo o país como uma região circulada de frutos regionais, como o açaí, cupuaçu e tucumã. Mas uma fruta tradicionalmente conhecida em países do Oriente (Tailândia, Vietnã e Indonésia) fez com que o economista Nahim José Aguiar, 65 anos, tivesse a idéia de plantar, em 2005, vários pés de...Rambutan.

O nome exótico e o sabor adocicado só confirmam a beleza dessa fruta, que tem formato ondulado, tom avermelhado por fora e cerca de cinco centímetros de comprimento. Atualmente, na chácara Dois Riachos, em Candeias, há 36 km de Porto Velho, ele cultiva 42 árvores apenas dessa espécie num pomar composto de, aproximadamente, 415 plantas de outras espécies, a maioria frutíferas.

A idéia surgiu quando Aguiar ainda era diretor do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), há três anos, e participou de um projeto de reflorestamento da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero). A partir dessa experiência, em conversa com um amigo, ele começou a pesquisar na internet por frutas incomuns na região. Foi quando, num viveiro na Capital, encontrou a muda do Rambutan. “Apesar de ter provado e aprovado o sabor antes de adquirir as mudas, não pensei duas vezes em aceitar o desafio e começar o plantio”, lembra o economista que está colhendo, há quatro semanas, a primeira safra dos frutos que plantou em janeiro de 2005. 

Segundo Aguiar, o tempo em média para fazer a primeira colheita é, no mínimo, de cinco anos. No caso dele, houve um adianto ainda não explicado cientificamente. Ele acredita que a maneira como as frutíferas foram plantadas – adubadas com calcário e esterco de galinha - tenha colaborado para o rápido desenvolvimento. Porém, segundo ele, há um detalhe fundamental que merece ser destacado. “Apenas as fêmeas dão a fruta”, revela. No pomar, as “rambunteiras” somam 14 fruteiras. A proposta é realizar nos próximos anos um pomar inteiramente orgânico. 

Como pouca gente conhece a tal fruta – que lembra por dentro o ingá – o economista ainda não começou a faturar com a venda de Rambutan, embora esse seja um plano para o futuro. “Estou fazendo um trabalho de formiguinha para familiarizar a fruta ao gosto das pessoas para, depois, pensar em lucrar”, conta Aguiar que vendeu a um amigo 12 frutas pelo preço camarada de R$ 5,00. Mas o valor real do quilo da fruta, em outros países, diz, custa US$ 35,00.

Em outros estados do Brasil, o quilo do Rambutan pode ser encontrado por R$ 40,00. Não foi à toa que 100 mudas foram plantadas na semana passada. Tudo (gastos, fruteiras e planejamento) é devidamente anotado em planilhas para garantir o controle e o desenvolvimento do local.

Mas quem tiver vontade de plantar a fruta no fundo do quintal de casa? Aguiar garante a germinação da muda, desde que seja seguido alguns critérios. Primeiramente é preciso colocar a semente na terra preta dentro de um saco. Depois é esperar dez meses até a germinação alcançar 50 centímetros e para fazer o plantio. Uma árvore pode produzir até 200 kg ou mais da fruta e pode medir até 12 metros de altura.

A estrutura do paraíso

Nahim José Aguiar mora em Porto Velho desde a década de 60 e sempre se identificou com a fauna amazônica. Não é por outro motivo que ele adquiriu a chácara Dois Riachos, em 2005, para realizar o objetivo de manter-se em harmonia com a Natureza. E que estrutura! São dois mil hectares que compõe a propriedade e muito espaço ainda pode ser explorado com responsabilidade, um dos princípios que adotados por Aguiar.

Além do plantio do Rambutan, frutas como tangerina, quincan (conhecida como laranja japonesa), araçá-boi, cacau-do-caribe, uvaia, limão, abacaxi embelezam o cenário típico de quem adota o simples ditado: só colhe quem planta.

A residência da chácara é aconchegante. Com dois pisos, sala, cozinha e quarto, mantém a tradicionalidade da vida no campo, com fogão à lenha e uma porta engenhosa que fecha automaticamente, devido ao peso de uma garrafa pet cheia de areia segurada por um barbante. Aos fundos, a floresta.

Para completar a beleza do local, que justifica a origem do nome da chácara, um riacho. Um, não. Dois em um. “São dois riachos que se encontram e formam uma piscina de água cristalina”, explica Aguiar, informando que a água é comprovadamente potável depois de um estudo feito por um laboratório em Manaus. 

FONTE