quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Aspargo


O aspargo é um alimento muito nutritivo e contém vitaminas do Complexo B (ácido fólico), Betacaroteno (provitamina A), além dos minerais: Cálcio, Ferro e Fósforo. Também é excelente fonte de glutationa, um antioxidante com forte atividade anticancerí­gena.

O aspargo é uma flor da família dos lírios. O seu cultivo já abrange todos os continentes, o que permite comermos esta iguaria durante o ano todo.


Se você quer ter uma dieta saudável inclua o aspargo em sua alimentação, o aspargo é uma planta que é muito facil de encontrara e muito famosa por trazer vários benefícios para o corpo, além disso essa planta previne doneças como a asma e a artrite.
 
Os aspargos possuem aminoácidos e vitamina C, zinco e outros compostos, que funcionam como agentes antioxidantes no corpo, restaurando as células e evitando a formação de radicais livres.
 
O ácido fólico
O aspargo contém grandes quantidades de ácido fólico e complexo de vitamina B, que é muito benéfico para a saúde cardiovascular e reduz o risco de ataque cardíaco. Por outro lado, promove a divisão celular, por isso é recomendado para mulheres que querem ter filhos ou já estão grávidas, de modo a prevenir defeitos congênitos em bebês. O ácido fólico também reduz a inflamação.
 
A vitamina K
Este vegetal saboroso é muito rico em vitamina K, um nutriente que favorece a formação e a restauração do tecido ósseo. Assim, o consumo de grandes quantidades de aspargos previne a osteoporose e a artrite.
 
Carboidratos
É importante saber que tem espargos hidratos de carbono que promovem o crescimento e funcionamento das boas bactérias que vivem no intestino, a qual é alcançada a fim de evitam as bactérias ruins. Também diminui o risco de alergias e câncer de cólon.
 
Fibra
A fibra presente na espargos regula o processo digestivo, estabiliza os níveis de açúcar no sangue e previne a constipação.
 
Curiosidade
Se você for servir aspargos como entrada, compre um quilo para 4 porções. A água do cozimento do aspargo pode ser aproveitada para fazer molho, sopas ou suflês. O aspargo é muito indicado para pessoas que fazem dieta porque é pouco calórico. A maioria dos aspargos utilizados em conservas é cultivada no escuro, por isso são brancos.
 
Propriedades Nutricionais
O aspargo é um alimento muito nutritivo e contém vitaminas do Complexo B (ácido fólico), Betacaroteno (provitamina A), além dos minerais Cálcio, Ferro e Fósforo. Também é excelente fonte de glutationa, um antioxidante com forte atividade anticancerígena.
 
Propriedades Medicinais
Auxilia na digestão, tem ação diurética e sedativa.
 
Valor Calórico
100 gramas de aspargo cozido fornecem 18 calorias. Em conserva: 16 calorias
 
Como Comprar
Os aspargos devem estar com caules firmes e sua cor deve ser verde e brilhante. Os aspargos de talos finos são mais saborosos.
 
Como Armazenar
Os aspargos frescos ficam na geladeira em vasilhas plásticas por cerca de 3 ou 4 dias, e devem estar bem embalados para que nada quebre suas pontas, que são muito macias.

Depois desse tempo, o melhor é cozinhar e com´-los logo. Só congele em último caso pois, apesar de manter suas propriedades, fica muito mole só servindo para cremes ou sopas.
 
Como Preparar
Corte as partes mais claras e duras do aspargo (todos devem ficar do mesmo tamanho), amarre-os suavemente em maços e coloque para cozinhar em uma panela estreita e alta. As pontas macias devem ficar fora da água, porém cobertas com papel alumínio fechando toda a boca da panela. Assim as pontas vão ser cozidas no vapor.

Este cozimento leva cerca de 5 a 9 minutos, dependendo da espessura dos aspargos. Os talos que você corta dos aspargos podem ser aproveitados em sopas. Se estiverem muito duros depois de cozidos, retire-os da sopa e despreze-os porque eles já terão deixado suas vitaminas na água.
 
Isaura Pinho Caliari

Fonte

www.hortifruti.com.br

http://www.mercadotododia.com.br/index.php/dicas/beneficios-aspargo

 

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Benefícios da casca de maçã



O velho ditado anglo-saxão “an apple a day keeps the doctor away” (uma maçã por dia mantém o médico longe), não está longe da realidade. A maçã é um superalimento que tem muitas propriedades benéficas para nossa saúde. No entanto, o que as pessoas provavelmente não sabem é que consumir a casca da maçã ajuda a perder peso.

Os benefícios da casca de maçã

A química está por trás do brilho ceroso da pele da maçã, que lhe atribuí uma grande quantidade de benefícios para a saúde, como o poder de construção de músculo, assim como perder e manter o controle do peso.


As cascas da maçã contem ácido ursólico que impede o desgaste muscular. O ácido também impede que o colesterol e o açúcar se elevem muito no sangue e que eles estejam sob baixo controle, o que significa que uma maçã ao dia pode fazer maravilhas para a saúde.

A importância da casca da maçã foi descoberta depois que Dr. Adams, um especialista dos Estados Unidos, analisou como os hormônios afetam o corpo. Ele começou a buscar um medicamento que detinha a perda de músculo, mantendo os aposentados fortes à medida que envelhecem, e diminuindo o risco de fraturas difíceis de curar.

Segundo este médico, o desgaste muscular é um companheiro frequente de doenças e do envelhecimento, que prolonga hospitalizações, atrasa recuperações e em alguns casos impede a pessoa de voltar para casa.

Não se entende bem e não há medicação para isso. Para remediar a situação, o Dr. Adams, da Universidade de Iowa, estudou as mudanças genéticas que acontecem quando os músculos se atrofiam.

O Dr. Adams complementou em ratos uma dieta normal com pequenas quantidades do ácido ursólico e os submeteu a testes de saúde. O que ele descobriu foi que os músculos dos animais ficaram maiores e o controle sobre eles também aumentou a medida que o composto era consumido.

No entanto, os benefícios não acabam por aí. Os ratos alimentados com a casca da maçã apresentavam menores níveis de gorduras no sangue como o colesterol e outros culpados pela obstrução das artérias e danos ao coração, e também um terço a menos de gordura corporal.

Além disso, acredita-se que o ácido ursólico melhora os efeitos da insulina e da insulina como fator de crescimento, dois hormônios chave para o crescimento muscular. O Dr. Christopher Adams, reforçou a importância de uma dieta equilibrada para conseguir estes resultados.

Este composto se concentra, sobretudo na casca da maçã, mas também aparece no mirtilo, nas ameixas secas, alfavaca, o orégano e o tomilho.

Além disso, comer cascas de maçã pode aumentar a quantidade de gordura marrom que temos no corpo, o que faz com que queimamos mais calorias e por isso ajuda a perder peso.

Assim, de agora em diante, consuma uma maçã ao dia, além dos nutrientes, ela ajudará a perder peso e a construir músculo.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Síndrome do túnel do carpo, causas e remédios


Não se deve aplicar calor na área, já que isso só iria piorar a condição. Às vezes sentimos uma espécie de formigamento e dor na mão e na região do punho, e ao mesmo tempo temos a sensação de fraqueza na mão, como se perdêssemos nossas “pinças”.

Esses são sintomas que não costumam ocorrer em muitas pessoas, porém, aquelas que sofrem com eles, principalmente quando se tornam crônicos, sabem que são muito degradantes já que não nos permitem usar as mãos e, além disso, a dor pode chegar a ser muito aguda e insuportável.

E o que fazer quando nós somos um dos desafortunados que sofre com esse problema? A única solução é a cirurgia? Não há nenhum remédio que possa curar ou amenizar a doença?

A tendência da medicina oficial quando a doença é de caráter anatômico, como esta, é tratar o problema com cirurgia. Como quando nosso carro sofre um dano em alguma peça do motor, o habitual, infelizmente é que o mecânico peça a peça ao fabricante e se limite a substitui-la.

Quantas vezes não escutamos ou comentamos “que já não existem bons mecânicos, apenas trocadores de peças”? Pois, no caso da medicina, infelizmente, às vezes acontece a mesma coisa.

Podem existir outras soluções? Vamos explicar um pouco as causas, sintomas, possíveis tratamentos (“oficiais”) e alternativas a esses.

O que é a Síndrome do Túnel do Carpo (STC)?


O túnel do carpo é um estreito canal localizado no punho. Por esse túnel atravessa o chamado “nervo mediano”, que é um dos responsáveis pela inervação das mãos. Como esse canal é muito estreito, por diversos motivos seu diâmetro pode se estreitar ainda mais e aprisionar o nervo, de modo que se torará muito difícil o bom funcionamento do mesmo.

A pressão sobre o nervo mediano faz com que a sensibilidade e o movimento da mão sejam seriamente afetados. Podemos sofrer desde uma simples sensação persistente de formigamento, até uma sensação bastante dolorosa e tipicamente nervosa.

Isso acontece porque os músculos da mão que alcançam o nervo não recebem os impulsos necessários para funcionar corretamente. Com o tempo essa situação pode causar um dano muscular permanente e podemos perder a força nas mãos.
Causas

Já comentamos que a região do punho, por onde o nervo alcança a mão, chama-se túnel do carpo, que esse túnel é bem estreito, de modo que qualquer inflamação ou engrossamento desse canal possa comprimir ou pressionar o nervo.

Quando isso ocorre sentimos dor, dormência, formigamento ou fraqueza. Isso é o que caracteriza a Síndrome do Túnel do Carpo.


Costuma acontecer quase sempre em pessoas de 30 a 60 anos de idade e é mais comum em homens do que em mulheres. Não é muito frequente, mas algumas pessoas desenvolvem esse problema porque já nascem com o túnel do carpo pequeno.

A crença de que realizar o mesmo movimento com a mão e o punho constantemente provoca a doença é muito comum. Mas isso não é sempre assim, mesmo que seja bom evitar certos movimentos mecânicos e repetitivos.

Em contrapartida, é certo que o uso de ferramentas manuais que vibram pode desenvolver a síndrome, por exemplo, no caso de trabalhadores que quebram concreto nas avenidas com martelos pneumáticos.

Contudo, não existem bons estudos que demonstrem com segurança que a Síndrome do Túnel do Carpo é causada por utilizar o computador por muito tempo, o mouse ou repetir movimentos ao trabalhar, tocar um instrumento ou praticar determinados esportes.

Outros fatores que podem levar à síndrome do túnel do carpo:
  • Fraturas repetidas vezes e artrite no punho;
  • Crescimento de um cisto ou tumor no punho;
  • Artrite reumatoide (doença autoimune que afeta as articulações);
  • Diabetes mellitus;
  • Hipotireoidismo;
  • Obesidade e alcoolismo;
  • Retenção de líquidos na gravidez ou na menopausa;
  • Amiloidose;
De qualquer forma a maioria dos casos é idiopática, ou seja, sua causa real é desconhecida por isso o tratamento será direcionado à redução dos sintomas e não a uma causa em si.

Sintomas
  • Falta de jeito ou sensibilidade na mão ao segurar objetos com os dedos ou com a palma da mão;
  • Dormência ou formigamento no polegar, indicador, médio e anelar;
  • Formigamento persistente na palma da mão;
  • Fragilidade ao agarrar algo ou dificuldade para carregar coisas (uma reclamação muito comum);
  • Dor que vai desde o punho até o cotovelo;
  • Dor nas mãos e punho;
  • Problemas com a coordenação motora dos dedos;
  • Fraqueza em uma ou ambas as mãos;
  • Atrofia do músculo abaixo do polegar (isso ocorre em casos avançados).
  • Como saber se devemos consultar um médico?
Para não confundir os sintomas da síndrome do túnel do carpo com os sintomas da artrite (osteoartrite) seria correto consultar um médico, principalmente se observamos os seguintes sintomas:
  1. Se tivermos uma dor constante e que parece aumentar mesmo que as mãos estejam estendidas buscando alívio;
  2. Quando, ao mover o punho enquanto fazemos algum movimento ou exercício, temos a sensação de que algo estala dentro do punho;
Caso se confirme que não apresentamos artrite ou Síndrome do Túnel do Carpo, podemos escolher entre vários tratamentos, segundo a gravidade do caso.

Testes e exames


Além dos sintomas de dormência e fraqueza, o médico pode fazer um “teste de Phalen” e o chamado “sinal de Tinel”.

Sinal de Tinel: o médico aplica pequenos golpes sobre o nervo mediano, no nível do punho. Isso pode fazer com que a dor dispare, desde o punho até a mão;

Teste de Phalen: o médico dobra o punho completamente pra frente por 60 segundos para observar se há dormência, formigamento ou fraqueza.

Os exames mais comuns são:
  1. Radiografias do punho, com as quais determinaremos a existência de um estreitamento nos ligamentos ou tendões por onde o nervo mediano passa, e que é o que ocasiona os sintomas de compressão próprios da doença;
  2. Eletromiografia: técnica para a avaliação e registro da atividade elétrica produzida pelos músculos esqueléticos;
Velocidade de condução do nervo.

Essas últimas duas técnicas obviamente mostrarão resultados anômalos se suspeitamos previamente da presença da doença após a realização dos testes de Tinel e Phalen.

Possíveis tratamentos

Podemos tentar a imobilização do punho usando uma braçadeira com palmatória (uma espécie de ferro ou anexo rígido) a noite por algumas semanas. Se isso não ajudar é possível que seja necessário usa-la também durante o dia e pelo menos por um mês. Devemos evitar dormir sobre as mãos e punho e é recomendado aplicar compressas frias.

MEDICAMENTOS

Dentre os medicamentos utilizados no tratamento da síndrome encontram-se anti-inflamatórios não esteroides, como o ibuprofeno ou o naproxeno. Injeções de corticosteroides podem oferecer alívio dos sintomas por um tempo.

CIRURGIA

A denominada liberação do túnel do carpo é um procedimento cirúrgico onde corta-se o ligamento que está exercendo pressão sobre o nervo. A cirurgia é efetiva na maioria dos casos, mas nem sempre, e a cicatrização completa pode durar meses.

Os sintomas costumam melhorar com o tratamento, mas a largo prazo mais de 50% dos casos precisam de cirurgia.

Como prevenir a Síndrome do Túnel do Carpo?

Recomendações posturais

Existem muitas mudanças que devemos fazer em nosso local de trabalho e em casa para reduzir a tensão sobre o punho:

Manter uma posição neutra

Quando estivermos repousando, observar se nossas mãos estão estendidas, relaxadas e se os punhos não estão dobrados. Evitar quando possível os movimentos repetitivos dessas regiões;
A tela do computador deve estar na altura dos olhos. O teclado deve estar suficientemente baixo para que, ao escrever, os punhos não se dobrem;
Evitar pegar ou desenroscar objetos com três dedos, pois isso incrementa a pressão no punho. Devemos usar toda a mão. Se for uma atividade contínua de trabalho, alterne as mãos e dê descansos de 1 a 2 minutos.

Cuidar da postura noturna

Quando dormirmos os braços devem estar colados ao corpo e os punhos retos. Se os punhos ficarem presos debaixo do corpo ocorrerá pressão, dor e inchaço relacionado à Síndrome do Túnel do Carpo.

Usar desenhos ergonômicos

Devemos optar por ferramentas com um desenho projetado para reduzir o risco de lesões no punho. Dispositivos especiais para o computador, como mouses ergonômicos, ou tapetes ergonômicos para os mouses e suportes para o teclado, serão muito úteis. Descanse a cada certo tempo quando estiver escrevendo e pare sempre que sentir dor ou formigamento.

Exercícios com os punhos e mãos

Ajudam a melhorar a circulação e ao mesmo tempo reduzir a tensão nessas regiões.
Fazer exercícios com os punhos. Para começar devemos colocar a palma das mãos para baixo e para fora e rodar ambos os punhos cinco vezes pra a esquerda e depois para a direita.
Exercitar o polegar. Para isso devemos suspender a mão para fora e agarrar o polegar direito com a mão esquerda, pressionar para fora e para trás até sentirmos uma tensão suave. Manter assim durante dez segundos. Repetir cinco vezes em cada polegar.
Estirar os cinco dedos. Estirar a mão com os dedos bem distanciados durante 10 minutos. Repetir de três a cinco vezes.
Apertar a mão. Apertar forte a mão. É preferível utilizar uma bolinha de borracha para isso, realizar o exercício dez vezes. Depois apertar os dedos e repetir com a outra mão.

É possível que, inclusive, necessitemos fazer mudanças mais profundas quanto ao tipo de trabalho que exercemos ou atividades recreativas. Alguns trabalhos que exigem ferramentas vibratórias estão intimamente associados a essa doença. É frequente entre os músicos profissionais (pianistas, flautistas…).

Remédios caseiros

Os remédios populares existentes são destinados a combater as infamações e assim, aliviar a dor.

Infusão de erva de São João: ferva 3 folhas da erva por dez minutos em uma xícara de água. Tome uma xícara morna. Se tomarmos no mínimo uma xícara dessa infusão diariamente, notaremos como a dor e o formigamento próprios da síndrome aliviarão, além disso, devido a ação tranquilizante da infusão suportaremos melhor a dor, o que contribuirá para quebrar o ciclo vicioso emotivo-físico que muitas vezes aumenta a dor ou a perpetua a longo prazo.

Óleo de linho: tomar uma colher de sopa por dia durante duas (até quatro) semanas. Segundo pesquisas recentes, os ácidos graxos contidos nessas sementes colaboram ativamente na redução da inflamação causada por essa doença.

Consumir vitamina B6: consumir alimentos que contenha essa vitamina, como batatas, arroz integral, bananas, verduras de folhas verdes e peito de frango. Caso opte pelo consumo em capsulas a quantidade diária é de 2 ml.

Compressas de gelo nas mãos e punhos: a fim de diminuir a inflamação. Nunca aplicaremos compressas quentes ou almofadas térmicas, já que isso pioraria os sintomas.

Tudo o que repercuta em manter uma boa circulação sanguínea ajudará no combate a essa doença, por isso uma boa nutrição e exercícios regulares são remédios indispensáveis para alcançar esse objetivo.

Enquanto tratarmos de forma adequada essa síndrome não notaremos grandes complicações normalmente. Mas sem tratamento poderíamos lesionar o nervo de forma permanente.

De qualquer forma, como sempre, não devemos nos esquecer que as soluções cirúrgicas, por mais que o cirurgião insista, nem sempre são totalmente válidas e as sequelas podem ser inclusive piores.

Mas se não obtivermos resultados com todos os tratamentos e hábitos citados, obviamente a cirurgia será a última opção.

FONTE

https://melhorcomsaude.com/sindrome-tunel-carpo-causas-remedios/

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Aveia - Benefícios para a Saúde


A aveia é um tipo de carboidrato que contém fibra solúvel e insolúvel. A fibra é a parte estrutural das plantas, grãos, frutas e hortaliças que não pode ser digerida pelo nosso organismo e nem pode fornecer energia. A fibra solúvel é responsável por diminuir a absorção de açúcar e gordura no nosso intestino. Isso é uma vantagem muito boa, pois em quantidade adequada auxilia na perda de peso.

Muito se tem estudado sobre a beta-glucana, uma fibra solúvel encontrada na aveia. Sabe-se que o consumo regular desta fibra ajuda a diminuir o colesterol sanguíneo, reduzir a pressão arterial e a controlar o diabetes. Esta fibra absorve água no intestino e forma uma pasta viscosa que ajuda na captura do colesterol dos alimentos e diminui sua absorção para o corpo.

A parte de fibra insolúvel da aveia é responsável por reduzir a chance de ter diverticulite, ajuda a eliminar substâncias que podem levar ao câncer e ajuda na regulação do trânsito intestinal. Além desses fatores, a aveia contém muitos antioxidantes que previnem contra o envelhecimento e o aparecimento de doenças, contém zinco que auxilia na diminuição de acnes e melhora o sistema imunológico e contém boro, um mineral importante para a saúde dos ossos.

É muito importante destacar que as pessoas não consomem a aveia em doses adequadas. Muitos estudos demonstraram que o consumo exagerado da aveia (mais que 1 xícara de 250ml) levam a sintomas como inchaço e produção de gases aumentado. O consumo adequado varia com o organismo de cada pessoa e deve ser levado em consideração.

Para se ter os benefícios da aveia precisa consumí-la regularmente e de forma variada, ou seja, nas frutas, componente de bolos, como mingaus, no iogurte e etc.

Todas as informações aqui passadas não substituem uma consulta que deve ser com o profissional nutricionista.

Uma tigela de aveia cozida é a forma perfeita de começar o dia, especialmente se está a tentar evitar ou se sofre de doença cardíaca ou diabetes. A aveia, o farelo de aveia e os flocos de aveia contêm um tipo específico de fibra conhecida como beta-glucano. Os antioxidantes da aveia reduzem o risco de doença cardiovascular.

O Ministério da Saúde recomenda que até os 6 meses os bebês sejam alimentados apenas com leite materno. As crianças devem começar a ingerir aveia a partir dos dois anos, salvo indicação médica em contrário. O consumo entre as crianças varia de acordo com a idade, sendo o cálculo bastante simples: basta somar 5 à idade da criança – uma criança com 2 anos, por exemplo, deverá ingerir 7 gramas para ter o aproveitamento dos nutrientes da aveia.

Os adultos devem ingerir entre 20 e 30 gramas diárias. Uma colher de sopa cheia de aveia tem em média 20 gramas; essa quantidade equivale a um grama de fibra, o nutriente que mais se destaca no cereal. No entanto, este nutriente também está presente noutros alimentos, como frutas, vegetais, massas e pão integral.

As formas para ingerir o cereal são variadíssimas: com os flocos, o farelo ou a farinha de aveia. Comparando os três, o farelo é o mais nutritivo, seguido pelos flocos e, por último, a farinha. Mas as diferenças são mínimas, o importante é ter prazer nas refeições.

Aveia - Benefícios para a Saúde 

Devido ao elevado teor de fibras, a aveia ajuda a remover colesterol do sistema digestivo, que acabaria por chegar à corrente sanguínea. Atualmente, as últimas pesquisas sugerem que a aveia poderá ter um outro mecanismo que protege o coração.

As avenantramidas, compostos antioxidantes específicos da aveia, ajudam a evitar que os radicais livres danifiquem o colesterol LDL, reduzindo assim o risco de doença cardiovascular.

Melhoria da resposta imunológica

Em estudos laboratoriais, o beta-glucano melhorou significativamente a resposta do sistema imunológico humano às infecções bacterianas. O beta-glucano não só ajuda os neutrófilos (o tipo mais abundante de células imunológicas) a aceder mais rapidamente até ao local infectado, como também aumenta a sua capacidade de eliminar as bactérias ali existentes. 

Estabilização do açúcar no sangue

Foi demonstrado em estudos que o beta-glucano também tem efeitos benéficos na diabetes. Pacientes diabéticos do tipo 2 a quem foram dados alimentos com um teor elevado deste tipo de fibra ou alimentos ricos em farelo ou flocos de aveia registaram subidas do açúcar no sangue muito inferiores comparativamente com os pacientes a quem foi dado arroz branco ou pão. 

Começar o dia com um estabilizador de açúcar no sangue como a aveia pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue sob controlo durante todo o dia, principalmente se durante o dia ingerir alimentos nutritivos ricos em fibras. 

A aveia e outros cereais integrais reduzem substancialmente o risco da diabetes de tipo 2

A aveia e outros cereais integrais são uma fonte rica em magnésio, um mineral que actua como um cofactor para mais de 300 enzimas, incluindo enzimas relacionadas com a utilização da glicose pelo corpo e a secreção de insulina.

Os alimentos que contêm pelo menos 51% de cereais integrais (e que também tenham baixos teores de gordura, gordura saturada e colesterol) estão associados a um menor risco de doenças cardíacas e determinados cancros. Atualmente, as pesquisas sugerem que o consumo regular de cereais integrais reduz o risco de diabetes do tipo 2.

Benefícios antioxidantes 

Além dos benefícios da sua fibra, a aveia também é uma muito boa fonte de selênio. O selênio, que é um cofator necessário para a glutationa- peroxidase, um importante antioxidante, atua juntamente com a vitamina E por todo o corpo em vários sistemas antioxidantes vitais. Estas poderosas ações antioxidantes fazem do selênio um elemento útil na diminuição dos sintomas da asma e na prevenção de doenças cardíacas. 

Além disso, o selênio está relacionado com o restauro do ADN, e está associado a um risco reduzido de cancro, especialmente o cancro do cólon. 

Uma alternativa ao trigo bem tolerada para crianças e adultos com doença celíaca

Embora se acredite que o tratamento da doença celíaca exige que se evite durante toda a vida a proteína do glúten, presente no trigo, no centeio, na cevada e na aveia, estudos recentes realizados em adultos mostraram que a aveia, apesar de conter uma pequena quantidade de glúten, é bem tolerada. 

Atualmente, um estudo duplo-cego multicêntrico que envolveu o tratamento por 8 clínicas de 116 crianças recém-diagnosticados com doença celíaca sugere que a aveia também é uma boa escolha para crianças com doença celíaca. As crianças foram aleatoriamente selecionadas para receber uma alimentação-padrão sem glúten (sem trigo, cevada, centeio ou aveia) ou uma alimentação sem glúten com alguns produtos de aveia que não continham trigo. 

No final do estudo, que durou um ano, todas as crianças estavam saudáveis, e em ambos os grupos a mucosa do intestino delgado (que é danificada pelo glúten na doença celíaca) estava curada e o sistema imunitário (que é excessivamente reativo em pacientes com doença celíaca) voltou ao normal.

Coloque aveia na sua dieta

Quem se preocupa em cuidar da saúde com certeza já ouviu mais de uma vez que o consumo regular de aveia traz diversos benefícios para o organismo. Além da comprovada redução dos níveis de colesterol, quando o assunto é emagrecimento, a semente pode ser uma grande aliada. Isso porque as fibras, especialmente as solúveis, presentes em grande quantidade na aveia, são responsáveis pela sensação prolongada de saciedade, diminuição do apetite e bom funcionamento do intestino. Ficou interessado?

Para aproveitar todo o potencial da aveia, é preciso consumi-la diariamente, em uma quantidade que contenha pelo menos 3 gramas de fibra solúvel. Como a proporção desta fibra varia de acordo com o tipo de aveia, suas quantidades de consumo também mudam. No caso na Oat Bran, é preciso ingerir 40g por dia. Já quem usa a aveia em forma de Flocos ou Flocos Finos, precisa comer 75 gramas do alimento.

Parece difícil? Não é. A melhor tática para seguir este conselho é distribuir a aveia em todas as refeições do dia. Você pode incluir o cereal no preparo de sucos, vitaminas, sopas, massas, frutas, iogurtes e até mesmo no próprio arroz com feijão.

Para te ajudar nesta tarefa, a QUAQUER desenvolveu duas opções de cardápios. Eles foram utilizados em estudo realizado pela QUAKER® em 2010, em parceria com a USP, que constatou perda significativa de peso dos participantes quando consumiam diariamente a quantidade recomendada do cereal. Confira:



Fonte: 




ANutricionista.Com - Ana Paula Fidélis - CRN9 6192 - Nutricionista em Belo Horizonte.