sexta-feira, 15 de março de 2013

Durião


Durião (Durio zibethinus) é uma árvore da família das bombacáceas, muito encontrada no Oriente, a qual produz um fruto espinhoso, semelhante à jaca no aspecto e tamanho e que, apesar de possuir odor repugnante, é considerado pelos orientais um fruto muito delicioso. Suas sementes se torram e comem como castanhas.

O tamanho, a forma e o peso dependem do cultivar. A fruta tem um odor ruim mas a polpa, vendida cortada e dividida em segmentos, envolvidas em plástico-filme, tem gosto de caramelo. Na malásia, é usada em receitas culinárias, sendo cozidas com açúcar ou água de coco. O fruto fresco e maduro é considerado afrodisíaco por todo o sul da Ásia. Suas sementes (assadas) podem ser consumidas também para o mesmo fim. 

Da família das Malvaceae, subfamília Bombacoideae, o Durião é nativo da Malásia e da Indonésia. Embora seja plantada em pequena escala ao longo dos trópicos, a produção comercial está principalmente na Tailândia, Malásia, Indonésia, Filipinas, Vietnan, Índia e Austrália. É árvore de grande porte , de tronco reto e folhas alternadas. Entre nós é conhecida como Durião. Nos países de lingua inglesa Durian; Na Espanha durián e na Indonésia, duren, ambetan, kadu.

É rico em cálcio, fósforo, potássio, ferro, vitamina C dentre outros. Habita em clima tropical e cresce melhor em solos férteis, profundos com abundante matéria orgânica. Existem 28 espécies, mas apenas 8 têm frutos comestíveis.

O extrado de folhas, frutos e raízes são usados para reduzir a febre, e no tratamento de icterícia, edema, e doenças de pele. Por exalar um cheiro enauseante, é proibido transportar o fruto em transporte público na Malásia.


O durião é uma fruta trop­i­cal que teve origem no Sud­este Asiático. É tam­bém referido como o “rei das fru­tas”. Emb­ora seja uma fruta deli­ciosa, ela tem um cheiro fétido. O fruto tem uma forma oblonga, com uma espessa a pele espin­hosa marrom-esverdeada. É um dos fru­tos mais pesa­dos ​​disponíveis. O Com­pri­mento do fruto pode se esten­der até 45 cm com um peso de até 15 quilos.

Ela con­tém vit­a­m­i­nas A, B1, B3, B6, C e ácido fólico. O fruto é rico em cál­cio, fós­foro, potás­sio e mag­né­sio. Exis­tem vários min­erais no fruto. É uma rica fonte de pro­teí­nas, gor­duras e fitonu­tri­entes sim­ples. O rico con­teúdo nutri­cional desta fruta garante vários bene­fí­cios à saúde.
Vital­i­dade

Pou­cas fru­tas têm um per­fil nutri­cional tão diver­si­fi­cado como o Rei dos Fru­tos. Ela con­tém várias vit­a­m­i­nas, min­erais, fitonu­tri­entes e pro­teí­nas. Ela tam­bém con­tém uma quan­ti­dade rel­a­ti­va­mente alta de gor­duras. No entanto, essas gor­duras são sim­ples visto que esta fruta tem um valor de coles­terol zero. 

É uma fruta macia e fácil de digerir. Quando comida, rap­i­da­mente revi­tal­iza o corpo. O fruto é um exce­lente com­ple­mento para indi­ví­duos de baixo peso. O fruto tam­bém é con­hecido por aumen­tar a clareza e resistên­cia men­tal. É uma rica fonte de vit­a­m­i­nas B1 e B2, que aux­ilia o organ­ismo a pro­duzir energia.
Mús­cu­los

O Durião é rico em pro­teí­nas de fácil digestão. Isto o torna um exce­lente con­stru­tor mus­cu­lar. Esta fruta é rica em vit­a­m­i­nas B1 e B2, que aju­dam a sus­ten­tar as funções dos músculos.
Digestão

O rei das fru­tas é uma exce­lente fonte de fibra dietética. Isto per­mite uma boa digestão dos ali­men­tos. O durião limpa o trato diges­tivo de tox­i­nas que aju­dam a reduzir o risco de câncer de cólon. As Fibras tam­bém aju­dam a pre­venir a prisão de vente e hemor­rói­das. O durião é uma das pou­cas fru­tas que con­tém vit­a­m­i­nas do grupo B. A Vit­a­m­ina B3 ajuda a man­ter um sis­tema diges­tivo saudável, a Vit­a­m­ina B1 mel­hora o apetite e facilita a pro­dução de ácido clorí­drico no estô­mago. Isto suporta a digestão dos alimentos.

Pro­priedades antioxidantes

O fruto é uma boa fonte de ácido ascór­bico, que tem pro­priedades antiox­i­dantes. Uma porção de 100 gra­mas fornece 20 mg de vit­a­m­ina C. Esta vit­a­m­ina mel­hora a resistên­cia do organ­ismo con­tra infecções e doenças. Ele tam­bém reduz a infla­mação e ajuda a curar as feri­das mais rápido.

Ossos

O durião é uma rica fonte de potás­sio. Este é um nutri­ente essen­cial para ossos saudáveis. Ele evita a perda exces­siva de cál­cio através da excreção de urina. Isso ajuda a preser­var as reser­vas de cál­cio no organ­ismo. Inad­e­quada ingestão de ingestão de cál­cio pode resul­tar em osteo­porose, que é asso­ci­ada com a perda de den­si­dade óssea. O risco de frat­uras aumenta com a osteoporose.

Sangue

O fruto con­tém vários min­erais, incluindo ferro, cobre e potás­sio. O cobre e o ferro são necessários para a pro­dução de célu­las ver­mel­has do sangue. As célu­las desem­pen­ham um papel vital na dis­tribuição de oxigênio pelo corpo. 100 gra­mas de durião fornece cerca de 440 mg de potás­sio. O potás­sio ajuda a reg­u­lar a pressão san­guínea, que mel­hora a saúde car­dio­vas­cu­lar. A fruta tam­bém é rica em man­ganês, que ajuda a reg­u­lar os níveis de açú­car no sangue. O durião é um limpador de sangue excelente

FONTE


as19frutas

wikipedia

i-legumes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.