sábado, 23 de abril de 2016

Kefir: Manual Básico


Você conseguiu os grãos de KEFIR mas se pergunta, e agora?? Bem, é importante que você saiba de algumas coisinhas para começar a cultivar os seus “grãos da saúde” e para que eles fermentem e cresçam de forma saudável.

Então aqui vão alguma dicas gerais de como proceder, tanto para os grãos de água quanto para o de leite.

PARA COMEÇAR: O QUE VOCÊ PRECISA SABER.

Nunca manipule os grãos de Kefir com material de metal, isso irá matá-los. Use coador e colher, preferencialmente, de plástico ou madeira (inox também pode).
Para cultivar o Kefir dê preferência a jarras e recipientes de vidro, sempre bem limpos, porque eles não interferem no desenvolvimento do Kefir. Recipientes de plástico podem ser propensos a contaminação. Para limpar bem os vidros onde você vai deixar o Kefir fermentando, lave com água e passe água fervente.
Eu aconselho que você separe os materiais que vai mexer com o seu Kefir somente para este fim. Por exemplo, tenha uma peneira própria e os recipientes de vidro específicos somente para usar com o Kefir, isso diminui consideravelmente o risco de contaminação.


Nunca (JAMAIS) aqueça os grãos de Kefir. Isso vai matar os seus bichinhos!
O ideal é que a fermentação ocorra em temperatura ambiente e a evolução é melhor em temperaturas em torno de 22ºC a 30ºC. Assim, o processo de fermentação e o tempo vai variar de acordo com a temperatuae ambiente, em dias mais frios a fermentação será mais lenta, em dias mais quentes mais rápida.
A fermentação na geladeira é mais lenta. Se for sair de férias, por exemplo, você pode armazenar o Kefir até 3 semanas na geladeira, em um recipiente tampado que ele se manterá vivo. Depois é só coar (descartar o líquido) e voltar ao processo normal. Importante ressaltar que pode demorar alguns dias até eles voltarem completamente a ativa.
O tempo ideal de fermentação é de 24 a 48 horas, mas se a temperatura ambiente estiver muito alta a fermentação pode acontecer em 12 horas.. Aconselha-se não deixar os grãos na mesma água/leite por mais de 3 dias, eles podem morrer por falta de alimento.
Durante o processo de fermentação não tampe o frasco, cubra com um papel toalha, um voal ou uma gaze que possibilite que o Kefi respire e que o gás carbônico produzido durante a fermentação disperse. Importante cobrir o kefir para evitar que moscas ou mosquitinhos pousem sobre o líquido e os grãos.


Praticando e testando você vai achar o Kefir que mais agrada o seu paladar, faça testes com quantidade de grãos, líquido e tempo de fermentação.

Evite mexer no kefir quando for coar: coloque o líquido a ser coado aos poucos na peneira e dê leve batidinhas para escoar o líquido no recipiente que você vai armazenar.

Não é necessário lavar os grãos entre um cultivo ou outro, mas recomenda-se fazer isso uma vez na semana. Depois de peneirado, lave os grãos com água filtrada.

Para cada litro de água/leite recomenda-se usar cerca de 3 a 4 colheres (sopa) de grãos de kefir. Se usar mais o processo de fermentação será mais acelerado e o reverso também é verdade.

Nunca consumir o Kefir que apresentar gosto ou cheiro estranho. É normal um sabor um pouco mais ácido, mas nunca cheiro e gosto totalmente desagradável.

A cor dos grãos de Kefir de leite é sempre branquinho, se tiver algum escuro descartar, pois ele com certeza não está saudável. O Kefir de água tem tonalidade mais cristalina, transparente ou cor de caramelo, parecem mini cristais e a cor vai variar de acordo com o tipo de açúcar que você usa (cristal, mascavo, rapadura).

Sempre que os seus grãos se multiplicarem aconselha-se a guardar uma porção de backup. Você pode congelar os grãos ou desidratar.

Se bem cuidado os grãos de Kefir tem vida longa.


KEFIR CONGELADO OU DESIDRATADO – Como Ativar os Grãos de Kefir

Depois de congelado ou desidratado o Kefir precisa ser ativado.

Se congelado, retire do freezer e deixe descongelar em temperatura ambiente. Jamais tente acelerar o processo de descongelamento dentro do microondas ou adicionando líquido quente, isso irá matar os grãos de Kefir.

Prepare a solução de água com açúcar ou separe o leite integral.

Coloque a água ou o leite (dependendo do tipo de grão) em um recipiente de vidro e adicione os grãos de Kefir.

Cubra com um papel toalha ou um pano estilo voal (gaze ou fralda funcionam bem) e prenda com um elástico e deixe fermentando por 12 horas em temperatura ambiente e em local longe de luz (arrume um cantinho do seu armário).

Coe os grãos em um coador de plástico e descarte a água ou o leite.

Repita o processo deixando fermentar por mais 24 horas e descarte novamente a água ou o leite.

O Kefir está pronto para ser usado. Pode ser que ele ainda esteja fraco devido ao processo de desidratação ou congelamento, mas aos poucos ele vai ficando mais forte e se multiplicando.

Você também pode encontrar mais informações no site Probióticos Brasil –

FONTE

https://www.temperando.com/2016/04/kefir-manual-basico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.