O Veludo possui grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Árvore simples e pequena, que raramente alcança mais de 8 metros de altura, tem na precisão do nome sua maior peculiaridade. As folhas, de um verde pálido, são aveludadas. Os frutos, de um verde que vai ganhando uma coloração creme ou então vermelha e depois negra, à medida que amadurecem, também são completamente cobertos de finos pelos.
Docinho, porém de pouca polpa, são comidos avidamente pelas aves, que disseminam com afinco sua única semente, de fácil germinação. O veludo é nativo das matas de galeria do cerrado e das proximidades de nascentes da Floresta Atlântica, ocorrendo em estado natural desde Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Rico em vitamina A, C, K e E; sais minerais, fibras e cálcio, potássio, ferro, o Veludo aumenta a oxigenação do sangue, estimulando o crescimento do cabelo e acelerando a cicatrização. Aumenta a imunidade e elimina os radicais livres, retardando o envelhecimento. Alivia a constipação, flatulência e estimula a digestão. É também uma cura eficaz para a disenteria e diarreia.
A aplicação tópica da polpa de veludo ajuda a reduzir a irritação da pele e a inflamação. É uma medicina popular alternativa para doenças de pele e queimaduras.
Como Analgésico: o veludo apresenta propriedades analgésicas que ajudam a aliviar dores ósseas e musculares. Esmagar a folha e casca da planta e topicamente aplicá-lo para obter melhores resultados. É uma terapia natural para dores no corpo.
Para Melhora da Visão, o veludo tem quantidades elevadas de vitamina A.essencial para uma boa visão.
fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.