A erva-de-são-cristóvão é originária da América do Norte. Ela cresce igualmente em outras regiões de clima temperado, como a Europa. Esta planta pode alcançar mais de dois metros de altura. A planta gosta de terras úmidas e mais escondidas da luz solar. Em geral, as flores aparecem em meados do verão.
Observações
– A erva-de-são-cristóvão pode ser uma alternativa concreta aos tratamentos de reposição hormonal (TRH), na menopausa e durante a pré-menopausa. Em geral, a erva-de-são-cristóvão aparenta provocar menos efeitos colaterais que os TRH. Esta planta é particularmente indicada para diminuir as ondas de calor da menopausa.
– Todavia, os estudos clínicos que demonstram a eficácia da erva-de-são-cristóvão são por vezes contraditórios, algumas pesquisas provam a sua eficácia e outras afirmam o contrário.
– A erva-de-são-cristóvão era uma planta utilizada pelos ameríndios, tais como os Cherokee, na cura de diferentes doenças.
– Um estudo publicado em 21 de junho de 2016, na revista especializada JAMA, mostrou que a utilização de plantas medicinais como soja, cimicífuga, trevo vermelho, determinadas plantas da medicina tradicional chinesa ou moléculas provenientes de plantas como as isoflavonas que são fitoestrógenas estava associado a uma modesta diminuição na frequência de ondas de calor e de falta de lubrificação vaginal em mulheres na menopausa. Em contrapartida, o efeito dessas plantas ou remédios naturais na sudorese noturna era insignificante, segundo os pesquisadores.
Este trabalho de pesquisa realizado notadamente pela Erasmus University Medical Center, em Roterdã (Países Baixos), analisou mais de 60 pesquisas publicadas sobre este tema, totalizando mais de 6.00 mulheres.
Nomes
Nome em português: Erva-de-São-Cristóvão, Cimicífuga
Nome binomial: Cimicifuga racemosa, Actaea racemosa
Nome francês: Cimicifuga, actée à grappes, cimicifuge, cytise, cimicifuga racemosa, herbe aux punaises, cohosh noir
Nome inglês: black cohosh
Nome alemão: Traubensilberkerze
Nome italiano: cimicifuga
Família
Ranunculaceae (Ranunculáceas)
Constituintes
Glucosídeos triterpênicos (p.ex. acteína).
Partes utilizadas
Rizoma, raíz.
Efeitos
Favorece a produção de estrógenos, anti-reumático, estimula a menstruação, antidepressivo.
Indicações
– Alternativa à terapia hormonal de substituição (THS) em caso de distúrbios e sintomas ligados à menopausa ou à pré-menopausa, tipicamente em caso de ondas de calor.
– Em caso de síndrome pré-menstrual ou dismenorréia (dores menstruais).
– Leve depressão
– Artrite (efeito possível)
Black Cohosh - (Cimicifuga Racemosa)
Nativa de zonas temperadas do hemisfério Norte: Estados Unidos, Europa, Norte da Ásia, e partes do Ártico e Sibéria. Conhecida popularmente nessas regiões como Black Cohosh, ou simplesmente preta por ser dessa cor sua raiz medicinal.
INGREDIENTES ATIVOS
triterpênicos e flavonóides
USO TRADICIONAL
Os índios norte-americanos ferviam a raiz e com a infusão tratavam problemas variados das mulheres relacionados com a menstruação e a menopausa.
EFEITO ESTUDADO
Alivia as ondas de calor, principalmente, mas também atua sobre a atrofia vaginal e a depressão. Em estudo feito na Alemanha, onde a planta é particularmente pesquisada, o extrato de cimicifuga diminuiu os sintomas da menopausa de 80% de 629 pacientes que tomaram a substância, depois de 6 a 8 semanas de uso. Em outro estudo alemão menor, feito com 60 pacientes, sua eficiência em estados de ansiedade e depressivos mostrou-se superior a do calmante Diazepan, em doses de 12 mg por dia.
O uso da Cimicifuga racemosa também é recomendado para mulheres que não podem fazer uso da TRH por causa do risco de desenvolver câncer de seio ou do endométrio ou melanoma maligno. Estudos com cultura de células de tumor in vitro demostraram que ela inibe a proliferação celular. Ensaios feitos com ratos que ingeriram aproximadamente 90 vezes a dose ideal durante seis meses demonstraram o mesmo resultado.
EFEITOS COLATERAIS
Podem ocorrer perturbações leves no trato gastrontestinal (dor abdominal ou náusea) bem como tonturas e dores de cabeça quando usada em altas doses.
CONTRA INDICAÇÕES
Não deve ser usada por mulheres grávidas ou que estão amamentando.
fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.