Suco verde detox, salsão e chá branco são coisa do ano passado. De acordo com um levantamento da Whole Foods Market, a empresa mais famosa de alimentação saudável nos Estados Unidos, os alimentos que “vão pegar” este ano incluem uma velha amiga dos brasileiros no verão, a água de coco, e comida japonesa que vai muito além do sushi.
Os especialistas apontam que, além dos próprios alimentos, a postura pessoal também ganha destaque. A preparação das refeições leva em conta “comer melhor” e evitar desperdício, utilizando bem os alimentos para que rendam vários almoços ou jantares.
Em alta está o termo “flexitariano”, que seria aplicado a alguém que é semi-vegetariano. É uma maneira de definir alguém que não se encaixa em uma determinada dieta, como sem glúten ou vegano, por exemplo. Para quem prefere mesmo carne, o “carnívoro” de antigamente, pode-se dizer que é um “paleo”.
Veja aqui algumas das tendências de alimentação que devem bombar no ano, listadas pela Time.
Bebidas com superalimentos
A onda das bebidas nutritivas está muito longe de acabar. Mas em lugar do suco verde, a tendência agora é usar alimentos e temperos como cúrcuma, maca (raiz peruana) e vinagre de maçã. A cúrcuma possui propriedades anti-inflamatórias; a maca traz vitaminas, minerais, aminoácidos e fitonutrientes; e o vinagre de cidra de maçã pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e melhora a digestão.
Produtos derivados
Uma tendência forte em alimentação é a criação de novos alimentos a partir de outros que se tornaram bem conhecidos. É o caso da proteína whey, que veio da produção de iogurte, e deverá ser acrescida a bebidas probióticas. Outro caso é o líquido que fica a partir do cozimento de grão-de-bico, chamado aquafaba, que será usado para produzir “maionese” vegana.
Coco em tudo
O óleo de coco já está servindo para produzir tortilha de coco. E agora aparece como ingrediente para wraps, chips e produtos que a maioria nem imaginava. Tapioca de coco? Pode ser.
Muito além do sushi
A dieta japonesa continua sendo louvada por suas características nutritivas, como uma dieta balanceada (basicamente uma combinação de peixe, vegetais, plantas) responsável pela longevidade. Além do sushi e sashimi, a Whole Foods prevê a popularização de condimentos típicos da culinária japonesa, como ponzu, miso e óleo de gergelim.
Temperos, temperos, temperos
Com a expansão de diferentes cozinhas pelo mundo, as pessoas estão dispostas a testar “novos gostos”, o que, na prática, significa novos temperos. Isso inclui salsa de beterraba, geleia de pimenta habanero, tahini de gergelim preto e ghee (manteiga clarificada que é popular em alguns países da Ásia e Oriente Médio).
Macarrão diferenciado
Além do macarrão sem glúten, feito de grão-de-bico, quinoa e lentilha, que estão se tornando mais populares, a nova tendência é o espaguete feito de abobrinha. Trata-se de tirar bem fios de abobrinha que lembram espaguete e são servidas com molhos variados. Quer ir mais longe? Espaguete de algas é a pedida.
A cor púrpura
Receitas e embalagens de alimento em geral estão adotando os tons próximos ao púrpura, incluindo aspargo, couve-flor, batatas doces (as rosadas, claro), arroz negro e açaí.
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