sexta-feira, 4 de março de 2022

Tamarindo: benefícios e nutrientes



O tamarindo, cujo nome significa tâmara da índia, pertence à espécie Tamarindu indica L. e é um fruto obtido do tamarindeiro ou tamarineiro. Originada em Madasgacar, na África, a fruta é amplamente cultivada e consumida na Índia e em regiões de clima tropical.

Nas regiões norte e nordeste do Brasil o tamarindo é considerado um fruto típico, devido a sua facilidade de adaptação.

Para tirar as principais dúvidas sobre a fruta, que é benéfica para acabar com a prisão de ventre e tem até nutrientes que combatem o câncer, o Diário do Nordeste conversou com uma engenheira de alimentos.
O que é

O tamarindo se assemelha a uma vagem e tem de 7cm a 25 centímetros de comprimento, 2,5 centímetros de largura e 1 de espessura. Com coloração marrom e casca frágil, a fruta tem extremidades arrendondadas.

Fruto pertence à classe Dicotyledoneae e à família Leguminosae.

No Brasil, ele foi introduzido a partir da Ásia e pertence ao tamarindeiro, uma planta arbórea de copa alta e com crescimento lento e vida longa.

Segundo Claudilane Pontes*, engenheira de alimentos, mestre e doutoranda em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, a polpa da fruta é macia e tem sabor variando entre ácido e doce.
Benefícios do tamarindo



Entre os benefícios do tamarindo, Claudilane Pontes destaca os efeitos positivos no combate ao câncer, na regulação dos níveis de colesterol e na proteção do fígado.

O extrato presente na semente da fruta ainda é benéfico contra a diabetes, conforme a engenheira de alimentos.

Com propriedades anti-inflamatórias que oferecem proteção à ilha de células β pancreáticas, o consumo do tamarindo ajuda a regular a glicose do sangue e reverter danos ao tecido pancreático.

O efeito benéfico do extrato da semente de tamarindo foi demonstrado na nefrotoxicidade aguda induzida por produtos químicos e no carcinoma de células renais. Esse efeito pôde ser observado devido à presença de compostos antioxidantes tais como as epicatequina, taninos, antocianidinas e proantocianidinas que bloqueiam enzimas responsáveis por danos oxidativos associada ao câncer.

DIMINUI O COLESTEROL

Estudos mostram que o consumo do tamarindo diminui o colesterol total sérico (50%), LDL (73%) e triglicerídeos (60%) e aumenta o HDL (61%). Isso demonstra efeito no combate ao colesterol ruim a medida que melhorou os níveis do colesterol bom.

PROTEÇÃO DO FÍGADO

Na toxicidade hepática aguda induzida pelo álcool, as folhas do tamarindo apresentaram efeito dissipador antiapoptótico e protetor do fígado, causando a melhora histopatológica.
Nutrientes

Claudilane Pontes aponta que cada parte do tamarindo possui um alto valor nutricional. Na polpa, a forma mais consumida, há presença de ácidos orgânicos, com predominância do tartárico.

Legenda: A semente do tamarindo possui diversos nutrientes
Foto: Shutterstock

Esse tipo de ácido é responsável pelo gosto ácido do fruto.

O tamarindo é uma boa fonte de fibra alimentar e de minerais como potássio, fósforo, cálcio e ferro. Ele ainda possui diversos com atividade antioxidante.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a fruta contém todos os aminoácidos essenciais ao organismo, exceto o triptofano.

CONSTITUINTES ATIVOS DO TAMARINDO:
Compostos fenólicos
Glicosídeos
Ácido urônico
Ácido málico
Ácido tartárico
mucilagem
Pectina
Arabinose xilose
Galactose
Glicose


Para que serve

No Brasil, a fruta é comumente utilizada na preparação de sucos, polpas e geleias. Já na Índia, o maior país produtor, o tamarindo é utilizado na produção de alimentos concentrados.

Fruto muito versátil, sua polpa serve também para a fabricação de doces, sorvetes, licores, bebidas fermentadas, sucos concentrados, condimentos e molhos.









FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.