segunda-feira, 7 de março de 2022

Benefícios da Banana da Terra para a saúde


A banana da terra (Musa x paradisiaca) é um dos tipos da fruta mais cultivados no Brasil. Chamada de “chifre de boi” e de “banana comprida”, é a maior banana entre as demais, podendo uma única unidade alcançar até 26 centímetros e pesar 500 gramas.

A banana da terra oferece benefícios diversos a quem as consome. Não à toa, é muito requisitada em várias regiões do Brasil, seja para fazer pirão ou para complementar uma refeição principal, seja frita ou mesmo assada. Aqui você vai saber quais são as propriedades, suas calorias e todos os benefícios da banana da terra para a nossa saúde.




PROPRIEDADES DA BANANA DA TERRA

A banana da terra possui propriedades muito ricas para o nosso organismo. Para se ter uma ideia, a banana da terra cozida tem poucas calorias, atingindo apenas 1,98% dos valores diários necessários. Uma banana da terra média tem 39,68 kcal, além de 10,54 gramas de carboidratos.

Outro ponto positivo é o fato de ela concentrar bastante fibra alimentar, 0,47 gramas para ser mais exato, totalizando quase 2% do teor necessário por dia. Há que ressaltar também a pouca quantidade de gorduras por unidade: somente 0,06 gramas. Por outro lado, ela tem poucas proteínas, com 0,43 gramas apenas.


BENEFÍCIOS DA BANANA DA TERRA

A banana da terra possui muitos benefícios para quem a consumir de forma equilibrada. Por exemplo, por ser rica em potássio e carregar pouquíssimo sódio, a banana da terra contribui no controle da pressão arterial, ideal para quem tem pressão alta. O potássio é vital também para prevenir cãibras e dores musculares, além de oferecer mais energia. Por isso, muitos atletas consomem banana.

Por carregar grandes quantidades de vitaminas A e C, a banana da terra é uma ótima parceira no combate aos radicais livres. Ambos os nutrientes proporcionam maior resistência física e previnem o envelhecimento precoce. Por possui muitas fibras, a fruta ajuda tanto no trato intestinal como promove um bom funcionamento do sistema digestivo como um todo.

Apesar de ser uma fruta doce e rica em carboidratos, a banana da terra ajuda a manter um nível glicêmico baixo no organismo. Isso ocorre porque, apesar de ter carboidratos, a banana tem fibras, vitaminas e muitos outros minerais. E as fibras, por exemplo, ajudam a controlar a glicemia. Ou seja, a glicose contida na fruta vai ser absorvida de forma mais lenta pelo organismo, evitando os picos de glicemia. Outra contribuição é dada pelas vitaminas e minerais que auxiliarão na promoção de um melhor metabolismo dos carboidratos em geral.

Uma pergunta muito comum é se a banana da terra emagrece. Bem, ela pode ser uma ótima aliada a quem está buscando perder quilos, pois pode ser ingerida para auxiliar na alimentação após as atividades físicas ou mesmo para dar saciedade ao estômago entre as refeições.

No entanto, a banana da terra pode ter benefícios e malefícios, principalmente dependendo da forma que ela for consumida. A banana da terra frita, por exemplo, pode se transformar em uma bomba calórica, assim como uma receita mais elaborada e que leve ingredientes mais calóricos. O mais recomendável é que ela seja ingerida crua ou cozida. Mostraremos a seguir nas receitas de banana da terra.


RECEITAS DE BANANA DA TERRA

A banana da terra oferece receitas deliciosas e para todos os gostos. Aprenda a cozinhar com bananas a partir de três receitas que indicaremos a seguir.

MOQUECA DE BANANA DA TERRA

Essa receita tem um toque baiano, especialmente pelo leite de coco e pelo azeite de dendê. Veja como fica uma delícia!

Ingredientes
2 bananas da terra maduras;
3 colheres (sopa) de azeite de oliva;
Suco de 2 limões;
1 cebola cortada em rodelas;
2 dentes de alho batidos;
1 pitada de sal;
2 tomates picados;
2 colheres (sopa) de azeite de dendê;
1 xícara (chá) de leite de coco;
Salsinha, cebolinha e coentro a gosto;
1/4 de xícara de chá de pimentão em rodelas (opcional);
1 pimenta dedo-de-moça (opcional).

Modo de Preparo

Ligue o fogo e coloque uma panela para esquentar. Corte as bananas ao meio e em tiras bem compridas. Em seguida, tempere a banana com o suco de limão, sal e alho. Na panela, refogue a cebola, o tomate e o pimentão no azeite de oliva. Adicione uma pitada de sal. Acrescente a banana da terra de forma enfileirada, como se fossem postas de peixe. Coloque o coentro (ou a salsinha ou a cebolinha) e o leite de coco. Deixe ferver por cerca de 10 minutos com a panela tampada e finalize a receita com azeite de dendê.

BANANA DA TERRA ASSADA

A banana da terra assada é uma receita bem gostosa e prática de se fazer no dia a dia. Ela leva apenas 35 minutos e rende pelo menos seis porções.

Ingredientes
6 bananas da terra bem maduras;
1/2 colher (sopa) de manteiga;
1 colher (chá) de açúcar mascavo;
1 colher (chá) de canela em pó;
1 pitada de noz moscada.

Modo de Preparo

Em primeiro lugar, você deve pré-aquecer o forno a uma temperatura de 180°C. Sem descascar as bananas, corte-as ao meio no comprimento. Em seguida, arrume as bananas em uma assadeira e passe manteiga nelas com a ajuda de uma faca. Em um pote pequeno, junte o açúcar, a canela e a noz moscada. Logo depois, salpique essa mistura nas bananas. Leve a assadeira com as bananas ao forno para assar por 30 minutos ou até que elas fiquem macias e douradas.

BANANA DA TERRA COZIDA

A banana da terra cozida é uma receita muito rápida de se fazer (leva só 15 minutos) e rende quatro poções bem saborosas para comer como sobremesa, por exemplo.

Ingredientes
2 bananas (ou quando você achar melhor);
1 colher (sopa) de açúcar.

Modo de Preparo

Coloque as bananas, inteiras e com casca, para ferver em uma panela. Ao ferver, retire as bananas da panela e as descasque com bastante cuidado. Salpique açúcar por cima das bananas e sirva quente. Se você quiser, pode substituir o açúcar pela canela, dá um sabor especial.

Revisado por Marcelo Pimentel

Formado em jornalismo pela PUC/RJ, há 25 anos atua no jornalismo especializado voltado para alimentos, agricultura e pecuária. Começou em 1995 como repórter na Revista Manchete Rural, onde foi também redator e chefe de reportagem. Fundou a revista Panorama Rural (1998) e o Portal Dia de Campo (2008), no qual publicou mais de 11 mil artigos, entrevistas em áudio e vídeos sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.