domingo, 14 de outubro de 2012

Pêra


Pêra (Pyrus communis) é uma fruta parente da maçã. Uma característica distinta das pêras, além do formato, e a textura macia, a qual é o resultado de conversão do amido em açúcar. Quando prontas para comer as pêras têm um sabor doce e perfume que encanto os sentidos. Há mais de 3.000 variedades conhecidas de pêras o que estende as épocas de colheita e as disponibiliza em várias cores e tamanhos.

Segundo a medicina oriental, a pêra ameniza transtornos femininos, como o inchaço no período pré – menstrual. Na antiguidade, esse poder era associado ao formato da fruta cortada ao meio, formando o desenho de um útero, mas hoje já há provas científicas dos seus benefícios, pois sabemos que é rica em potássio, o que ajuda a eliminar o excesso de líquidos no corpo.

Além disso, a pêra é muito rica em fibras insolúveis. Esse tipo de fibra ajuda na prevenção de algumas doenças como a constipação intestinal e o câncer de colo retal, ajudando a acelerar o movimento do bolo fecal através do intestino e regularizando o ciclo intestinal.

Vale lembrar que a pêra, como toda fruta, também contém açúcar, em forma de frutose (e cerca de 56 calorias em 100 gramas)! Por isso, fique de olho na quantidade. O ideal é que se consuma entre duas e três porções de frutas por dia.

Quando de boa qualidade, apresenta casca firme (sem ser dura), sem cortes, rachaduras ou manchas pardas. Para que conserve o aroma e o sabor, a pêra deve ser guardada em lugar fresco e seco, e nunca na geladeira.

Dicas de Consumo

É excelente no preparo de sobremesas, tortas, compotas, cremes, geléias e sorvetes, sendo ótima para acompanhar queijos picantes e de sabor forte.

Para não escurecer depois de cortada, deve ser respingada com um pouco de limão.

Os benefícios que uma alimentação saudável pode nos trazer são inúmeros, portanto não deixe de incluir em seu cardápio diário frutas como a Pêra, verduras e legumes! A boa nutrição especialmente nas mulheres reflete não só internamente, mas também externamente, através de cabelos mais brilhantes, unhas mais firmes e a pele sempre lisinha! 

Pêra é uma escolha saudável

A pêra não tem colesterol, sódio ou gordura saturada. Ela oferece uma fonte rápida e natural de energia, devido às grandes quantidade de frutose e glicose. Além disso pêra tem mais levulose, o mais doce açúcar natural, do que qualquer outra fruta. A pêra é um alimento que têm uma grande quantidade de nutrientes.

Pêra e fibras

Um pêra pesando 166 gramas provê 2,3 gramas brutas de fibras e 4 gramas de fibras alimentares. As fibras não contêm calorias, e são um elemento necessário para uma dieta saudável pois ajudam a sustentar os níveis de açúcar no sangue. Um dieta rica em fibras também ajuda a diminuir o risco de câncer de cólon e reduzir o colesterol.

Pêra e potássio

Um pêra de tamanho médio oferece 210 mg de potássio. Embora o potássio seja facilmente perdido através de transpiração por estilo de vida ativa e exercícios físicos, ele é necessário para manter os batimentos cardíacos, contração muscular, transmissão nervosa e metabolismo de carboidratos e proteínas. Pêras são uma excelente fonte para reabastecimento de potássio.

Pêra e Vitamina C

Um pêra de tamanho médio oferece 7 mg de vitamina C, ou 10% das necessidades diárias. Como uma vitamina antioxidante, a vitamina C é essencial para o metabolismo normal e reparação de tecidos, ajudando a prevenir os danos dos radicais livres (sub-produtos destrutivos do metabolismo). A vitamina C melhora o sistema imunológico e promove a cicatrização de cortes e machucados, alé de porteger contra várias doenças infecciosas.

Selecionar, lavar e comer as pêras

Ao selecionar as pêras evite as com cortes ou machucados e cores marrom escuras. Seleciona pêra que seja levemente verde, porque elas amadurecem mais rápido depois de colhidas. Procure por pêras com casca não desbotada. Não há necessidade de descascar a pêra e sua casca é uma fonte adicional de fibras. Sempre lave todas a frutas e vegetais frescos antes de comer.

fonte



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.