sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Confusão mental nos idosos: Falta de água


A água é um nutriente indispensável para o funcionamento do organismo. Ela desempenha papel fundamental na regulação de muitas funções vitais do corpo, incluindo regulação da temperatura, transporte de nutrientes (como vitaminas, os minerais, hidrato de carbono, etc) e eliminação de substâncias tóxicas, principalmente na Terceira Idade.

Benefícios da ingestão adequada de água: fortalece as defesas do corpo, melhora o funcionamento do intestino, bom para memória, etc.

Não se deve esperar pela sede para beber água, pois quando ficamos com sede significa que o nosso organismo já necessita de água há algum tempo.

Sintomas como boca seca, mal estar, diminuição da produção de saliva e respiração acelerada pela boca são sinais de que o corpo necessita de ingestão imediata de água.

Causas da desidratação: aumento da temperatura corpórea, queda da pressão, cãimbras musculares, confusões mentais e até mesmo a morte.

Os idosos têm menor reserva hídrica. E quando desidratados não sentem vontade de ingerir água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.

Se não houver reposição adequada de líquidos, é desidratação na certa. Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo.

Por líquidos entende-se água, chás, sucos, água de coco, leite, sopa, gelatina, frutas ricas em água, como melancia, melão, abacaxi, laranja , tangerina.

Por isso faz-se necessário, para o idoso, tornar voluntário o hábito de beber líquido. É importante, também, oferecer constantemente líquidos aos idosos, exceto se houver restrição médica ou do profissional nutricionista, devido a algumas patologias.

Recomenda-se consumir no mínima de 1,5 litros de água por dia e o restante através dos alimentos. É importante a ingestão de líquidos, em pequenas quantidades, a cada duas horas por dia. Assim sendo, a ingestão de água deve ser independente da sede, constante.

Conscientizar os idosos sobre esse assunto, é de fundamental importância para que adquiram e cultivem o “hábito” de hidratar o organismo, como prevenção de vários problemas de saúde.

Fonte: Edilene Carvalho Feitosa - Nutricionista – CRN5/1524 - MC Reabilitação © 2010



1) Sem água o cérebro desliga pois todas as suas funções ocorrem através de reações eletroquímicas, ou seja, a água e os sais minerais  nela dissolvidos, são fundamentais para conduzir a corrente elétrica e todas as informações neuronais, celulares.

2) A água estruturada e os sais minerais encontram-se somente, e em abundância, nos alimentos de origem vegetal, crus, frescos, maduros e idealmente orgânicos. 

3) Observem a figura abaixo e não entrem nessa "normose" de que é NORMAL ao envelhecer termos menos água nas células e no organismo.

4) Mude sua história, já! Desintoxique-se, alimente-se de vegetais e frutas, hidrate-se. Sem neurose, apenas VIVA este hábito de alimentar-se saudável.

Sempre que dou aula de clínica médica a estudantes do quarto ano de Medicina, lanço a pergunta:
- Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental?
Alguns arriscam: *"Tumor na cabeça". Eu digo: "Não".
Outros apostam: "Mal de Alzheimer". Respondo, novamente: "Não".
A cada negativa a turma se espanta... E fica ainda mais boquiaberta quando enumero os três responsáveis mais comuns:
- diabetes descontrolado;
- infecção urinária;
- a família passou um dia inteiro no shopping, enquanto os idosos ficaram em casa.


Parece brincadeira, mas não é. Constantemente vovô e vovó, sem sentir sede, deixam de tomar líquidos. Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratam-se com rapidez. A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos ("batedeira"), angina (dor no peito), coma e até morte.

Insisto: não é brincadeira. Na melhor idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50%
de água no corpo. Isso faz parte do processo natural de envelhecimento. Portanto, os idosos têm menor reserva hídrica.

Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.

Conclusão: idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo. Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo.

 Por isso, aqui vão dois alertas:

1 - O primeiro é para vovós e vovôs: tornem voluntário o hábito de beber líquidos. Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, leite, sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina, também funcionam. O importante é, a cada du as horas, botar algum líquido para dentro. Lembrem-se disso!

2 - Meu segundo alerta é para os familiares: ofereçam constantemente líquidos aos idosos. Ao mesmo tempo, fiquem atentos. Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços, fora do ar, atenção. É quase certo que sejam sintomas decorrentes de desidratação. Líquido neles e rápido para um serviço médico.


Fonte:

http://www.soniahirsch.com/2011/04/confusao-mental-nos-idosos-falta-de.html

http://www.docelimao.com.br/site/agenda/453-agua-e-envelhecimento

Principal causa da confusão mental no idoso Arnaldo Lichtenstein, médico (46), médico, é clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.