terça-feira, 25 de março de 2014

Goji Berry

O que você ganha com a goji berry

A nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), aprova o consumo da goji berry diariamente. De acordo com ela, além de ajudar a emagrecer, o alimento deixa cabelos, unhas e pele mais fortes e bonitos, ajuda a equilibrar os níveis de colesterol e pode ser usada também no tratamento de impotência sexual. Confira!
 
Melhora o humor e regula o hormônio causador do estresse
A goji berry possui triptofano, também conhecido como a substância do bom humor, porque é precursor da serotonina, que afasta a depressão e controla o sono e o apetite.
 
Reduz o colesterol ruim (LDL) e protege rins e fígado
Por conter um ácido graxo chamado linoleico, a goji berry é indicada para diminuir o colesterol ruim do sangue e também o acúmulo de gordura no organismo.
 
Melhora a aparência da pele, deixando-a mais bonita e saudável
Tem mais betacaroteno do que a cenoura, o que aumenta a obtenção de vitamina A para combater a osteoporose, prevenir as doenças da visão e melhorar a aparência da pele como um todo.
 
Previne o desenvolvimento de câncer em todo o organismo
A goji berry afasta doenças degenerativas, como o câncer, por conter fitonutrientes chamados betaína e germânio, além de combater os radicais livres, que são degenerativos.
 
 

Consumida pelos orientais há milhares de anos, goji berry ainda é novidade no país, mas vem conquistando cada vez mais espaço no cardápio dos brasileiros.  Originária do sul da Ásia - China, Tibete e Índia -, a fruta é a sensação do momento nas dietas e destaca-se também por suas propriedades benéficas à saúde.

Rica em variedade de aminoácidos, vitaminas, minerais, ácidos graxos insaturados, antioxidantes e polissacarídeos, o goji berry agrada à primeira vista por ser pouco calórica. Uma colher de sopa da fruta possui cerca de 50 calorias. Contudo, seus benefícios vão muito além da balança.

Lista extensa de benefícios
A alta concentração de vitamina C é um dos atrativos da fruta chinesa, como comprovado no trabalho publicado no American Journal of Clinical Nutrition. Cada 100 gramas da fruta contêm 2 gramas de vitamina C. Já 100 gramas, ou uma xícara de chá, da versão seca contém 2500 miligramas da vitamina, quantidade 50 vezes maior que a de uma laranja. Além disso, ela também possui grande quantidade das vitaminas B1, B2 e B6.

A quantidade de vitamina C já justifica o consumo diário de goji berry e, segundo a nutróloga membro da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) Marcella Garcez, sua ingestão por meio do alimento é muito mais eficiente para o organismo do que se fosse realizada em forma de suplementos.

A nutricionista Lenycia Neri, diretora da Nutri4Life, destaca que pesquisa publicada em maio de 2008, no Journal of Alternative and Complementary Medicine, comprovou que o consumo regular da fruta asiática resulta no aumento no nível de energia, desempenho atlético, qualidade do sono, facilidade de despertar e a capacidade de se concentrar em atividades. Além disso, pode ajudar na redução da fadiga e do estresse.

Antioxidante
Neri afirma que a lista de benefícios não para por aí. "Devido às suas propriedades antioxidantes, essa fruta é utilizada como agente na prevenção de doenças cardiovasculares e inflamatórias, distúrbios da visão, do sistema neurológico e imunológico, além de possuir propriedade anticancerígena e antienvelhecimento", afirma.

Já o ácido graxo chamado linoleico ajuda a reduzir a taxa de colesterol ruim (LDL) do sangue e os aminoácidos presentes na fruta colaboram para a produção de proteínas, que serão as responsáveis por enrijecer os músculos e reduzir a flacidez.

"Frutas com pigmentos vermelhos, como o goji berry, são ricas em carotenoides. Essas substâncias previnem doenças do envelhecimento e protegem a pele e os olhos", explica também a  nutróloga Marcella Garcez.


Como consumir
Depois de se impressionar com a lista de benefícios, resta saber como consumir essa fruta vermelha tão poderosa. O goji berry pode ser encontrado fresco, seco e em forma de cápsulas.
"Para que consiga alcançar seu efeito medicinal, a dosagem diária recomendada é de 15 a 45 gramas, ou 120 ml de seu suco", afirma a nutricionista. A fruta pode ser misturada a outras frutas, saladas, sucos e iogurtes.

Como é fonte de energia, a nutróloga indica que a goji berry seja ingerida preferencialmente pela manhã e antes de atividades físicas.  "Se optar pela versão desidratada, é interessante que a pessoa consuma a fruta juntamente com um líquido pra hidratar as fibras e potencializar os efeitos benéficos", explica.

Por se tratar de uma fruta importada, a versão in natura não é encontrada facilmente. Contudo, é possível achar a goji berry desidratada em lojas e empórios de produtos naturais e cápsulas com o pó da fruta em farmácias de manipulação. A caixa com 60 comprimidos pode variar de R$ 30 a R$120 e o pacote com 150g da fruta desidratada custa, em média, R$ 40.

Plante em Casa

Não há grandes segredos no cultivo da árvore que cresce do outro lado do mundo. Aqui no Brasil, é possível comprar sementes, mudas e até árvores mais crescidas para serem plantadas no jardim de casa ou mesmo em vasos pequenos, para quem tem o espaço reduzido. Em menos de dois anos você poderá começar a colher alguns frutos. Na China, cada pé produz, em média, 2 kg por ano, mas aqui no Brasil, sem as técnicas aprimoradas, a produção chega a metade disso. O investimento é baixo: uma muda não custa mais que R$30. Dê preferência para locais com sombra, mas se cultivar no interior de casa, garanta a luminosidade natural para as folhas crescerem. Consuma de uma a duas colheres (sopa) por dia da fruta

fonte

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/03/12/novidade-no-brasil-goji-berry-e-uma-fruta-poderosa-na-prevencao-de-doencas.htm

http://dietaja.uol.com.br/dieta-da-goji-berry-emagrece-ate-2-kg-por-semana/






 

Remédios naturais para limpar os rins



A água do mar contem todos os minerais que nosso organismo precisa, na proporção certa. Além disso, é um regulador de todos os líquidos de nosso corpo. Os rins são órgãos vitais, imprescindíveis para a vida. Dentre suas funções, destaca-se a de manter o sangue limpo e equilibrado. Alguns sintomas, como a falta de energia, retenção de líquidos, bolsas debaixo dos olhos, pálpebras inflamadas, dores lombares ou problemas com o cabelo, alguns tipos de surdez ou dor nos joelhos, nos indicam que os rins não estão funcionando bem.

Alimentos que debilitam a função dos rins:
  • Leite e derivados lácteos
  • Açúcar branco
  • Sal
Alguns medicamentos

O consumo de proteína deve ser limitado, principalmente a de origem animal, já que sobrecarrega os rins.


Beber água

É preciso tomar água ao longo do dia, entre as refeições, segundo nossas necessidades, ritmo de vida, época do ano etc. Também não se deve abusar da água, exceto quando os rins estiverem inflamados, mas mantenha o corpo sempre bem hidratado. É muito importante beber água morna, em jejum, para pôr o organismo em funcionamento.

Suar

O suor funciona como um terceiro rim, já que nos ajuda a eliminar líquidos e assim evita a sobrecarga sobre este órgão. Para suar o ideal é realizar exercícios habitualmente. Para aqueles que têm dificuldade para suar de maneira natural, infusões quentes de gengibre são boas pedidas, pois serão de grande ajuda.


Calor

Os rins são, junto com o fígado, os órgãos do corpo que necessitam de mais calor, principalmente no inverno, já que possuem uma tendência natural a se esfriarem. Por isso, devemos proteger bem a região ou aplicar bolsas elétricas, de água quente etc, que desempenharão a função de aquecê-la.

Também podemos massagear a região com óleo essencial de zimbro, previamente misturado com um pouco de óleo vegetal de babosa. Esse óleo, além de tratar dos rins e fornecer calor, é energizante, melhora a circulação e potencializa a cura de infecções intestinais.

Plantas medicinais

Recomendamos o consumo constante de infusões de:
  1. Cavalinha: além de ser rica em minerais como o silício, esta planta nos ajuda a eliminar líquidos e, ao mesmo tempo, contribui para desinflamar os rins.
  2. Uva-ursina: é boa por excelência na prevenção e tratamento de infecções urinárias recorrentes.
  3. Raiz de bardana: ajuda a limpar o rim, além de ajudar também o fígado e a vesícula. Suas folhas também são antibióticas.
  4. Arenaria: ajuda a dissolver e eliminar cálculos renais.
Caldos de cebola

Devem ser tomados quando acharmos conveniente. Ele nos beneficiará com as propriedades medicinais da cebola, que ajuda a limpar e desinflamar os rins. Ferva a cebola com água e beba à goles curtos, ao longo do dia.


A melancia

A melancia é uma fruta excelente para o rim, graças ao seu alto teor de água. Ajuda a limpar o sangue e eliminar o excesso de líquidos. Podemos comê-la diretamente ou batida com as sementes, em forma de um suco delicioso e refrescante.



O salsão

É um grande depurativo e alcalinizante, que também ajuda a eliminar os cálculos renais. Pode ser cozido em caldos de verduras e sopas ou cru, em vitaminas ou saladas.

Água do mar

A agua do mar funciona como um suplemento natural muito equilibrado. Mesmo que seja salgada, contém todos os minerais que nosso organismo necessita em sua proporção certa, e, além disso, é reguladora dos líquidos de nosso corpo.

Assim, se há líquidos em excesso em nosso corpo, a água do mar funciona como um diurético, e se falta líquido, nos hidrata. Mas claro, esta não é aquela retirada diretamente do mar, a água do mar utilizada como base de medicamentos deve passar por uma série de testes de padrão, logo, esta deve ser comprada em lojas naturais ou farmácias. É recomendável tomar uma colher de sopa antes das refeições.

Envoltório para descarregar o rim

Para realizar esta técnica, necessitaremos da ajuda de outra pessoa. Deite em uma cama ou tapete, forrados com uma toalha por debaixo. A pessoa que for ajudar deverá colocar uma capa de toalhas secas sobre todo o nosso corpo e depois uma segunda capa de toalhas molhadas com água quente por cima e, por fim, uma última capa de toalhas secas.

Todas as regiões do corpo devem ficar bem quentes e cobertas pelas toalhas, não podem restar regiões frias ou expostas, nem correntes de ar. Ficaremos assim durante 45 minutos para que suemos e liberemos os rins das sobrecargas.

Cuidado com a hipertensão arterial

A pressão arterial alta pode danificar os pequenos vasos sanguíneos existentes nos rins, nesse caso, os vasos danificados não podem filtrar corretamente as toxinas do sangue.

FONTE

https://melhorcomsaude.com/remedios-naturais-limpar-rins/


terça-feira, 4 de março de 2014

Aveia quanto mais melhor


A grande vantagem da aveia é o seu alto teor de fibras, devido a qualidade do nutriente encontrada no alimento. As fibras específicas da aveia, que são as beta-glucanas, são capazes de proporcionar diversos benefícios ao nosso organismo, como promover maior saciedade, melhorar o funcionamento do intestino e até fortalecer a imunidade. Mas não é só de fibra que é composta a aveia. Ela também é rica em proteínas e minerais, como magnésio, zinco e ferro.

O indicado é consumir em média e 30 gramas do grão por dia, ou seja, três colheres de sopa. Devido a tantas vantagens, incluir a aveia na sua dieta traz grandes benefícios a sua saúde. Veja alguma formas de se deliciar com a aveia…

Mingau de Aveia

Boa fonte de carboidratos e proteínas, o mingau é um excelente alimento para ser consumido no café da manhã, lanche da tarde e até da noite. A vantagem do mingau é que nele encontram-se carboidratos de baixo índice glicêmico que fornecem energia para o corpo, combatendo o pico glicêmico, reduzindo o risco de excesso de peso.

Devido a formação de géis quando entra em contato com a água, ocorre o aumento do seu tempo de digestão no estômago, promovendo maior saciedade. Tenha cuidado apenas com a quantidade de gorduras e açúcares da receita . Opte pelo leite desnatado e faça pouco uso do açúcar.

Mix de cereais


Se você não é muito chegado a aveia, uma ótima opção é juntá-la com outros cereais de sua preferência e acrescentar em frutas, sucos ou no iogurte. Desta maneira é possível agregar outros nutrientes às fibras da aveia.

Aveia no iogurte


O iogurte é um excelente alimento funcional devido a presença dos probióticos. Acrescentar uma colher de aveia soma a esse lanche da tarde ou café da manhã, o consumo de fibras, que como já foi dito, é um poderoso aliado do trânsito intestinal .

Um copo de iogurte desnatado somado a mais duas colheres de sopa de aveia apresenta apenas 179 kcal, enquanto um copo de iogurte integral mais duas colheres de sopa de aveia totalizam 227 kcal.

Farofa com Aveia

Muita gente não sabe, mas a aveia pode substituir integralmente a farinha de milho ou outro tipo de farinha utilizada para montar uma farofa. Fica bem saudável utilizar outros grãos para fornecer ao seu organismo toods os nutrientes necessários.

Vitaminas e sucos com Aveia

A aveia faz uma ótima combinação com sucos e vitaminas. Quando você adiciona a aveia a aos líquidos, fornece quantidades adequadas de carboidrato ao seu corpo. Isto nível maior de carboidratos é recomendado antes de um treino esportivo ou até mesmo no café da manhã, por exemplo.

FONTE

https://melhorcomsaude.com/quanto-aveia-melhor/