Cuidar da saúde bucal envolve escovação e limpeza dos dentes; e higienização correta da língua.
A superfície da língua tem muitos espaços pequenos que preenchidos com células mortas, bactérias que se acumulam principalmente durante o sono, detritos, restos de comida, saburra lingual, aquela massa esbranquiçada "que surge" na parte de cima da língua; e, que produzem toxinas relacionadas ao mau hálito. Esses resquícios, que tentaram ser expelidos pelo organismo durante a noite, não se desprendem do dorso da língua sozinhos.
A limpeza da língua ajuda na distinção do amargo e do doce; e, nas sensações ácidas e salgadas. A aparência da língua também é beneficiada com a raspagem. Com a remoção da massa esbranquiçada, a língua volta a ter um aspecto de limpeza.
O excesso de saburra lingual contribui para inflamações na gengiva, prejudica o paladar e a produção de saliva. Raspar a língua estimula a produção de saliva, mantendo a lubrificação da boca, facilitando a gustação, deglutição e mastigação.
A raspagem de língua, técnica milenar da cultura indiana, é um hábito de higiene que contribui para a eliminação de bactérias e resíduos acumulados na superfície da língua e na prevenção de infecções, cáries; melhora do paladar e da digestão; combate ao mau-hálito e doenças periodontais.
Qual a maneira correta de raspar a língua?
Use raspador de cobre, aço inoxidável, ou mesmo o raspador de plástico. Caso você não tenha um em casa, também é possível recorrer a uma colher ou a sua própria escova de dentes. O efeito não será o mesmo do raspador, mas você conseguirá remover uma parcela das bactérias acumuladas.
O objetivo da raspagem é limpar sem machucar. Portanto, o raspador deve ser passado com delicadeza, é preciso ir até um espelho, abrir a boca, colocar toda a língua para fora e raspar as impurezas em direção a ponta.
Em seguida, limpe o raspador de língua a cada passada com água corrente. O movimento deve ser repetido até que toda a massa seja limpa. Vale reforçar que escovação dos dentes acontece logo após a raspagem, nunca antes.
Raspe a língua ao acordar
Durante o sono, o nosso organismo ativa as funções restauradoras. É nesse momento em que acontece a reparação de tecidos e crescimento muscular, por exemplo. Além disso, ocorre uma espécie de detox, que elimina toxinas, bactérias e restos de alimentos.
Tudo isso está presente na saburra lingual, bem comum logo após uma longa noite de sono. No entanto, essa massa esbranquiçada não é eliminada por completo, ela fica na parte de cima da língua. Desse modo, raspar a língua ao acordar é o melhor jeito para retirar toda a massa produzida durante a noite.
A raspagem deve ser feita antes mesmo de um copo d’água, do café da manhã e de escovar os dentes, língua e bochechas. Além de higienizar, o método não deixa que o organismo absorva as toxinas expelidas.
Quantas vezes por dia devo raspar a língua?
De preferência, sempre que escovar os dentes. Contudo, existem pessoas que raspam a língua somente na parte da manhã ao acordar.
Raspar ou escovar a língua?
As técnicas se complementam, e é recomendável raspar e escovar a língua. Sem esquecer da higiene bucal diária, que inclui a escovação cuidadosa de todos os dentes e a aplicação do fio dental.
Nas primeiras raspagens, pode surgir a vontade de vomitar. E isso tem relação com a estimulação da parte de trás da língua. Para evitar essa sensação de ânsia, comece raspando com cuidado, puxando apenas os resíduos localizados no meio.
Benefícios da raspagem de língua:
Aumenta a sensibilidade aos sabores dos alimentos: O primeiro impacto da raspagem de língua está no desbloqueio dos poros e das papilas gustativas. Com uma maior salivação, você vai identificar melhor os sabores e isso vai colaborar para uma melhor digestão.
Combate o mau hálito: Com a retirada de restos de alimentos, gorduras e proteínas, que causam mau cheiro, a tendência é o hálito ficar muito mais fresco naturalmente.
Melhora sua saúde bucal: A remoção das bactérias alojadas na superfície da língua ajudam na prevenção de cáries, doenças gengivais e outras condições que afetam o seu sorriso.
Uma nova aparência para a sua língua: Sem acúmulo de saburra, a sua língua volta à cor natural, com aspecto rosadinho.
Passo a passo para fazer a raspagem de língua
- Em frente a um espelho, abra bem a boca e coloque a língua para fora
- Coloque a parte mais arredondada do raspador na parte de trás da sua língua, de forma delicada e suave
- Com o raspador no final da língua, puxe-o lentamente para a frente, em direção à ponta da língua, aplicando uma leve pressão
- Após a primeira raspagem, é importante higienizar o raspador. Você pode lavá-lo ou usar uma toalha
- Repita o movimento com o raspador até ter feito em toda a superfície da língua. Você pode fazer o movimento até 3 vezes, caso sinta necessidade
- Lave o seu raspador com água morna e sabão, para remover os microrganismos
- Seque e guarde em um local limpo e seco
- Siga com a sua rotina de higiene bucal: escove os dentes e use o fio dental
Alguns cuidados importantes
Não compartilhe o seu raspador: O objeto é extremamente pessoal, assim como a sua escova de dentes
Aplique o raspador com suavidade: Caso você aplique com muita pressão e força, você pode deixar sua língua cortada ou machucada de alguma forma. Não é comum que a língua fique ferida ou super sensível com a raspagem.
Não use o raspador se a sua língua estiver machucada: Em caso de feridas ou problemas crônicos na língua, consulte o seu dentista.
FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.