domingo, 5 de fevereiro de 2023

Vitamina B6






Rechear o cardápio com alimentos lotados de vitaminas B6, B9 e B12 é a saída para evitar falhas em um processo que ocorre naturalmente no organismo: a metilação do DNA. Quando ele destrambelha, abrem--se alas para canceres como o de pulmão, por exemplo.

Em geral, as células cancerosas apresentam padrões anômalos de metilação do DNA. A metilação é o principal mecanismo epigenético, no qual um grupo metil é transferido para algumas bases de citosina do DNA. Padrões aberrantes de metilação podem levar as células cancerosas a uma transformação maligna.

A vitamina B6, também conhecida como piridoxina, é uma das vitaminas do complexo B. Todas as vitaminas B, desempenham um papel importante em diversas funções físicas e psicológicas.

Ajudam a manter o metabolismo saudável, função nervosa, função hepática, saúde da pele, saúde ocular, aumenta o nível de energia, entre outras funções.

Nesse artigo você vai conhecer as principais fontes, e benefícios da vitamina B6 para a sua saúde.


Vitamina B6

Envolvida em inúmeras funções biológicas, essa vitamina é usada pelo corpo todos os dias, e desempenha um papel importante em funções como movimento, memória, gasto energético e fluxo sanguíneo.

Ajuda a manter a saúde do sistema nervoso, na produção de hemoglobina que transporta oxigênio nos glóbulos vermelhos em todo o corpo, e nos fornece energia dos alimentos que comemos.

Outras funções essenciais: Equilibra os níveis de açúcar no sangue, atua como um tratamento natural contra a dor, regula o humor, e ajuda a produzir anticorpos para o sistema imunológico.

Crucial para o funcionamento do nosso organismo, entenda agora os benefícios dessa vitamina:

1. Saúde Do Cérebro

Essa vitamina ajuda a controlar os níveis de homocisteína; que é um fator de risco para doenças cardíacas, e que pode causar danos aos neurônios do sistema nervoso central.

Ela ajuda na produção de hormônios serotonina e norepinefrina, dois hormônios conhecidos como hormônios da felicidade que ajudam a controlar o humor, energia e concentração.

Pesquisadores acreditam que certos transtornos comportamentais em crianças, incluindo TDHA(Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade), são causados ​​por níveis baixos de serotonina.

O consumo de alimentos com vitamina B6, pode ter um efeito benéfico em crianças com transtornos de aprendizagem e comportamento.

2. Combate Os Sintomas Da Artrite

Baixos níveis de vitamina B6 foram associados com o aumento dos sintomas de artrite reumática, incluindo o aumento das dores.

A pesquisa publicada no European Journal of Clinical Nutrition, observou os benefícios anti-inflamatórios da suplementação de vitamina B6 em pacientes com artrite.

No estudo randomizado, 35 adultos com artrite reumatoide recebem 5 miligramas por dia de ácido fólico, ou 5 miligramas de ácido fólico mais 100 miligramas de vitamina B6 por 12 semanas.

A suplementação de vitamina B6 ajudou a tratar os sintomas.

Concluindo que os resultados fornecem valiosos dados de referência em relação ao benefício dessa vitamina, para reprimir a resposta inflamatória em pacientes com artrite reumatoide.

3. Alivia Os Sintomas Da TPM

Consumir abundância de alimentos com vitamina B6, ou tomar vitaminas do complexo B pode ajudar a prevenir ou tratar os sintomas de TPM.

Estudos mostraram que a ela ajuda a combater a dor na mama, náuseas, cólicas, fadiga, dores de cabeça e até acne que ocorre antes do ciclo menstrual da mulher.

Acredita-se que ela ajuda com a TPM devido aos seus efeitos positivos sobre os neurotransmissores que são responsáveis ​​pelo tratamento da dor no cérebro.

Bem como seu papel no aumento do fluxo sanguíneo e na administração de hormônios.

Recomenda-se que as mulheres que sofrem sintomas frequentes de TPM tomem vitaminas do complexo B regularmente, especialmente os 10 dias antes da menstruação.

4. Melhora O Humor

Ela tem um impacto significativo na produção central de neurotransmissores de serotonina, e GABA no cérebro.

Estes são hormônios importantes que controlam o humor e são necessários para prevenir depressão, dor, fadiga e ansiedade.

Ela ajuda a equilibrar o humor e a prevenir transtornos de humor.

5. Mantém Vasos Sanguíneos Saudáveis

Sem vitamina B6 suficiente, os níveis de homocisteína se acumulam no corpo e danificam os revestimentos dos vasos sanguíneos.

Isso pode preparar o cenário para o acúmulo de placa, o que pode levar à um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

Essa vitamina pode ajudar a tratar níveis elevados de homocisteína, para que o corpo possa curar o dano causado aos vasos sanguíneos.

Desempenha um papel no gerenciamento da pressão arterial e dos níveis de colesterol, que são outros dois fatores importantes para a prevenção de doenças cardíacas.


Vitamina B6 E As Suas Principais Fontes

Para aproveitar todos os benefícios dela, adicione alimentos ricos em vitamina B nas refeições.

Confira a seguir as principais fontes dessa vitamina.

– peito de frango, lombo suíno, bife de carne bovina, fígado bovino, salmão, camarão, ovos, pistache, atum, abacate, banana, espinafre, couve-flor, melão, melancia, tomate, amêndoas, ameixas, avelã, sementes de girassol, sementes de gergelim, grãos-de- bico, grão de amaranto e ervilhas verdes.

Cenoura: Ela é rica em vitamina B6, fibras e em grandes quantidades de vitamina A. A vitamina B6 ajuda a formar a bainha proteica em torno das células.


Deficiência De Vitamina B6

Embora a deficiência não seja muito comum, os estudos ligaram uma deficiência de vitamina B6 com um aumento de risco de diferentes distúrbios.

Como:

- Transtornos neuropsiquiátricos,

- Convulsões,

- enxaquecas

- Dor crônica

- Doença cardíaca e artrite

- Mudanças no humor, como irritabilidade, ansiedade e depressão

- Confusão mental

- Dores musculares

- Baixa energia ou fadiga

- Piora dos sintomas dos sintomas da TPM

- Piora dos sintomas de anemia


Os idosos possuem mais chances em sofrer com a deficiência de vitamina B6.

Consumir alimentos com essa vitamina, é crucial pois desempenha um papel essencial em funções do nosso organismo.Mas não basta consumir somente os alimentos ricos em vitamina B6; é essencial iniciar uma reeducação alimentar para prevenir doenças, deficiências de nutrientes, manter a qualidade de vida, longevidade, entre outros benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.