sábado, 19 de abril de 2008

Os Benefícios da Coalhada




Coalhada: leite fermentado de elevado valor nutritivo - HUMMMMM...COALHADA! Conhecido como o primeiro alimento transformado que se tem notícia na história da humanidade e consumido há séculos em todo o Mediterrâneo Oriental, o leite fermentado (coalhadas iogurtes) é considerado o "Alimento dos Deuses" por suas características e propriedades.

Por exemplo, o iogurte é um dos mais populares e conhecidos tipos de leite fermentado existentes no mundo. A preparação de leites fermentados é uma das formas mais naturais que existem de conservação do leite, já que a acidificação funciona como um preservativo natural contra o desenvolvimento de muitas bactérias nocivas.

É, por esta razão, que os leites fermentados são oriundos de países quentes, e neles muito consumidos. Não fosse pela técnica da acidificação, muitas populações ficariam impedidas de consumi-lo, pelo menos em condições mínimas de segurança.

A coalhada é um tipo de leite fermentado de elevado valor nutritivo, pois como ocorre, nos demais leites fermentados, seus elementos (do leite) são parcialmente pré-digeridos durante o processo de fermentação.

O elevado valor biológico das proteínas no leite fermentado é superior ao leite fresco, proporcionando o aumento da biodisponibilidade de vitaminas do complexo B, no intestino humano e a melhor absorção do cálcio pelo organismo.
A coalhada, elaborada a partir de leite desnatado chega a ser 6 vezes mais digerível que o leite comum.

A coalhada contribui pelo equilíbrio do ecossistema intestinal promovendo o seu balanceamento e, como resultado, modulando diarréias causadas pelo uso de antibióticos, por situações de stress e por tratamentos infecciosos, quimioterápicos e radioterápicos. Também atua na regularidade intestinal, principalmente para idosos.

Ilya Metchinikoff, cientista russo, em suas investigações, concluiu que, as bactérias fermentativas exercem ação inibitória sobre outras bactérias do intestino, contribuindo para a sua desintoxicação que prolonga a vida. A longevidade dos povos dos Balcãs, península à sudeste da Europa, era resultado de uma dieta rica em leites fermentados.

Receita de: Coalhada

Para deixá-la bem cremosa eis o segredo da Rosi Roque.

Resumo de alguns benefícios:



. Reduz o colesterol sangüíneo (efeito anticolesterolênico).
. Modula as diarréias causadas pelos tratamentos com antibióticos, quimioterapias, radioterapias e por situações de stress.
. Alto valor nutritivo.
. Melhora a digestão da lactose.
. Aumenta a conservação do leite.
. Recupera e equilibra a flora intestinal.
. Melhora as funções intestinais.
. Melhora a absorção do cálcio e proteínas do leite.
. Desintoxica o intestino.
. Aumenta a expectativa de vida.
. Inibe a ação de bactérias patogênicas.
. Tem efeitos anticarcinogênico.

Fonte

9 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog. O conteúdo é excelente e ajuda a promover a qualidade de vida, sem dúvida!
    Maria

    ResponderExcluir
  2. Gosto de compartilhar "dicas de saúde e bem estar". Tantas coisas me são úteis. Tantas outras podem ajudar o meu próximo. Então, sempre que encontro algo assim, posto aqui no meu Blog. Obrigada pelo carinho!!

    ResponderExcluir
  3. Ola Beth eu não sei se você ira ter tempo em me responder mas eu fiz uma copia do seu artigo e vou publicar em um jornal que eu mesmo estou produzindo eu faço coalhada e vendo todos os dias do meu trabalho e todos adoram minha coalhada, eu espero que você não se importe.

    ResponderExcluir
  4. A coalhada além de ser um alimento saudável e nutritivo, geladinha fica uma delícia. Então, é muito bom saber q a minha pesquisa está sendo útil a vc e a seus leitores!! Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. coalhada com leite orgânico, então......

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog. Rico em informações. Estou fazendo o uso da coalhada por indicação médica para melhorar o intestino. Gostei demais das informações encontradas aqui. Parabéns de novo.

    ResponderExcluir
  7. mesmo antes de ler seu blog eu havia notado meu intestino funcionando bem e eu sentido meu corpo com mais energia. obrigada por postar .

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, adorei seu blog. Sensacional.

    ResponderExcluir