sexta-feira, 29 de abril de 2022

Tâmaras: quais são os seus benefícios


A tâmara é fruta? Embora muita gente acredite que sim, na verdade ela nada mais é do que o fruto da tamareira. De origem asiática, ela é rica em vitaminas do complexo B, A e K, ácido fólico, riboflavina, tiamina, niacina, além de minerais como zinco, manganês, ferro, cálcio, potássio, fósforo e magnésio - nutrientes responsáveis por proteger o organismo e deixar o corpo mais forte e regulado. Possui muita fibra e é muito boa para substituir o açúcar refinado na dieta. Excelente fonte de antioxidantes e de energia.

A tâmara seca tem mais calorias do que a fruta fresca, pois quando se tira a água os nutrientes dentro do fruto tornam-se mais concentrados, por isso é bom dosar a quantidade de consumo. Principalmente se você já tem alguma deficiência nutricional. Para quem não sabe, a diferença entre a tâmara seca e a fresca é que a primeira passa por um processo de desidratação, que a torna mais calórica.





Quais os benefícios da tâmara?

**Bom funcionamento do intestino;
**Substitui o açúcar;
**Reduz a tensão;
**Protege o organismos dos radicais livres;
**Combate a prisão de ventre;
**Controla o nível de glicose no sangue;
**Ajuda no desenvolvimento muscular;
**Estimula o sistema imunológico, prevenindo doenças;
**Ajuda a prevenir a anemia, devido ao ferro;
**Melhora a memória e o raciocínio;
**Diminui o risco de Alzheimer;
**Evita o risco de se ter doenças oculares;
**Promove a saúde do coração;

Também é um ótimo estimulante, pois dá muita energia. Doces, saborosas e saudáveis, as tâmaras podem ser opções mais do que prazerosas para quem precisa aumentar a disposição no dia a dia! Grande fonte energética, o fruto reserva elementos que fortalecem o corpo, defendem o organismo e melhoram naturalmente o ânimo e a sensação de humor.

Tem efeito anti inflamatório, além de ser fonte de vitaminas, fibras e antioxidantes. Alivia os sintomas da alergia e da ressaca, diminui sintomas de ansiedade, aumenta capacidade de aprendizado, reduz inflamação.

É recomendado a consulta médica, para o consumo da tâmara no início da gestação.

Há muito se fala sobre os possíveis benefícios da tâmara na gravidez, e pesquisas recentes mostram que ela pode sim ajudar na reta final da gestação. Um estudo publicado em 2011 na National Library of Medicine, por exemplo, mostrou que mulheres que consumiram 6 tâmaras por dia nas últimas 4 semanas (estimadas) de gravidez tiveram maior dilatação no parto em relação àquelas que não consumiram o fruto. Além disso, a fase latente no trabalho de parto foi menor entre as mulheres que tinham incluído as tâmaras nas últimas semanas de gestação. Facilita o parto natural, pois promove a dilatação cervical, ajudando a diminuir o tempo de trabalho de parto. 

Auxilia no emagrecimento, graças ao efeito de saciedade.

A tâmara reduz a propensão de células cancerígenas por causa do seu efeito anti-inflamatório e os antioxidantes presentes no fruto.

Modos de consumo da tâmara

Você pode comê-la pura ou em alguma receita, mas devido ao seu alto teor calórico, certifique-se de consumir apenas duas ou três por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.