quarta-feira, 27 de abril de 2022

Benefícios da Folha de Louro


A planta era encontrada na região mediterrânea e na Ásia Menor. Conhecida pelo gregos já na Antiguidade, espalhou-se com a Grandes Navegações para todos os países de clima fresco. O louro também faz parte do composto Ervas de Provènce.

Forma de uso: é mais utilizado seco pelo cultivo difícil — sua árvore é grande e não se adapta a qualquer ambiente. Isso não diminui seu aroma, já que a erva é rica em óleos essenciais. O ideal é acrescentar no início do cozimento, o que libera os aromas lentamente.

Com o que combina: no Brasil, o tempero é famoso por dar o toque final no preparo do feijão. Mas também cai bem em sopas, peixes, carnes vermelhas e frango. Além disso, o louro faz parte do buquê garni, um combinado de especiarias usado para o preparo de caldos prévios de receitas como risotos, sopas, molhos e marinadas de carnes.

Com o que não combina: as folhas do loureiro são fibrosas e, por isso, não devem ser ingeridas cruas. Mesmo em receitas cozidas, o ideal é retirá-las antes de servir o prato.

Benefícios nutricionais: o louro é conhecido popularmente por facilitar a digestão de gordura. E ele ajuda a remover o excesso de gordura também do sangue: em um experimento publicado no periódico Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition (Estados Unidos), os participantes que ingeriram de 1 a 3 gramas de louro diariamente apresentaram queda nas taxas de colesterol ruim e triglicérides — — isso após um mês.

Leia mais em: https://saude.abril.com.br/alimentacao/as-propriedades-e-as-formas-de-uso-do-louro/



O chá de louro possui uma série de benefícios comprovados. As folhas de louro são ricas em potássio, magnésio e vitaminas B6, B9 e C. Além disso, possui ação diurética, antifúngica, anti-reumática, anti-inflamatória, digestiva, estimulante, antioxidante e expectorante.

Dentre seus benefícios estão efeitos curativos. Um estudo comprovou que o louro pode auxiliar na cura e na diminuição da inflamação de feridas. Outros benefícios do louro são o tratamento em inflamações do fígado, auxílio na melhora e prevenção de pedras nos rins.

O louro é uma folha poderosa e que pode auxiliar até mesmo no alívio de cólicas menstruais.

O louro também ameniza cólicas menstruais, infecções na pele e dores de cabeça. Um outro estudo apontou também que o uso das folhas de louro pode ajudar a reduzir os níveis de glicose. Sendo assim, o chá de louro pode ser um ótimo aliado no controle da diabetes. Seu efeito calmante auxilia na redução dos sintomas de estresse e ansiedade. O chá também atua no processo digestivo, aliviando sintomas da má digestão e também de gases.

O chá de louro também pode auxiliar na melhora dos sintomas da gripe. Seu efeito expectorante auxilia na limpeza dos pulmões e eliminação de secreções. Além de seu efeito anti-reumático, auxilia no tratamento de reumatismos.

Como fazer chá de louro?
Ingredientes:
10 folhas de louro
1 litro de água
Modo de Preparo:
Coloque a água para ferver e, quando atingir o ponto de fervura, acrescente as folhas de louro. Deixe ferver por 3 minutos. Tape e reserve o chá e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Beba morno.

Você também pode fazer algumas variações no chá adicionando outros ingredientes como: canela em pau, cravos, hibisco, limão e gengibre.

Quando o chá de louro é contraindicado?

O chá de louro não é indicado para todo mundo. O consumo do chá de louro é contraindicado para mulheres grávidas, pois possui efeito abortivo. Também não é indicado para bebês, crianças e lactantes.

O chá possui efeitos calmantes e se usado em excesso pode desacelerar o sistema nervoso e causar náuseas, cólicas abdominais, diarreia e dores de cabeça. Seu consumo em excesso também pode causar baixa na taxa de açúcar, levando à hipoglicemia.




Benefícios para amar chá de louro
Fonte aqui

Efeito calmante:

Ótimo para acalmar a mente e aliviar períodos de estresse. Utilizado com esse objetivo desde a Antiguidade por todas as culturas do Mediterrâneo, a inalação do chá ou o seu consumo propriamente dito, passaram a ser fortemente associados como um tratamento alternativo para a ansiedade. Por esse motivo, uma boa dica é sempre tomar uma xícara de chá dessa erva antes dormir.

Fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes:

Você sabia que as folhas de louro são fontes poderosíssimas de vitaminas A e C, minerais essenciais (como o selênio e o potássio) e antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres? Essas propriedades são responsáveis, por exemplo, por manter o organismo livre de gripes e resfriados (graças à vitamina A), fortalecer a imunidade do organismo (devido a boa dose de vitamina C) e prevenir o envelhecimento precoce (função dos antioxidantes).

Regula o açúcar no sangue:

A bebida é especialmente indicada para diabéticos devido às propriedades de sua folha, já que consumi-la sob a forma de chá é uma forma de equilibrar a diabetes tipo 2 (em que há resistência à insulina) e reduzir os níveis de glicose do organismo.

Diurético natural: Beber de 2 a 3 xícaras por dia da substância ajuda a diminuir a retenção de sódio e líquidos do organismo e evitar problemas como insuficiência renal e hipertensão, além de aliviar as dores da cólica e inflamações em geral.

Ajuda a emagrecer:

Chá de folha de louro contribui na eliminação das toxinas do organismo e auxilia na digestão, já que age na produção da bile pelo fígado e também atua em enzimas responsáveis por esse processo.

Como a gravidez é um período que exige maiores cuidados com a saúde e, por conta disso, alguns alimentos devem ser evitados e um deles é o chá de folha de louro. E por mais contraditório que pareça ser, os chás possuem substâncias que podem influenciar negativamente esse período. Eles podem estimular contrações, hemorragias e até levar ao aborto, então mulheres nessa condição deve evitar seu consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.