quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Anis Estrelado



Lembre-se o estresse provoca o enfraquecimento do sistema imunológico então escute música; Sorria mais; dedique mais tempo a você...

Alimentação equilibrada, com vitaminas e minerais, é uma das principais armas para reforçar o sistema imunológico. Sempre alguém indica: Faça ginastica; Coma frutos do mar; Tome mais iogurte e outros tipos de leite fermentado; Coma carne; capriche no alho e na cebola; beba chá...


Cientistas norte-americanos descobriram que o chá pode ajudar a aumentar a capacidade do sistema imunológico, ajudando no combate de infecções bacteriológicas, por exemplo. E ultimamente tem se falado muito nos chá de anis estrelado.

O chá de Anis estrelado é indicado para: gripes, cólicas, náuseas, doenças da bexiga, gastrites, tosses, bronquite, calmante, expectorante, fluidificante das secreções brônquicas, anti-séptica, aromática, calmante, carminativo, digestivo, diurético, estimulante, estomáquico.... estimula o sistema imunológico.

Sempre tenho vários chás em casa e outro dia comprei uma caixinha desse chá, gostei e depois disso andei comprando outras... Então, pensei: "[...] preciso conhecer esse chá mais de perto [...]". Principalmente, porque acredito, por experiência própria, que ainda a ciência irá descobrir que esse chá reduz a gordura abdominal... =)

PRINCIPIOS ATIVOS:

Muito rico em óleos essenciais, que são utilizados principalmente como aromatizantes. Este é constituído principalmente de anetol, felandreno, safrol, terpinol, 1,4 cineol. Esta planta é rica em ácido shikimico (shikimino-ki; xiquimico, chiquimico), um potente antiviral.

O laboratório Roche possui a tecnologia para extração deste ácido do anis estrelado, e a partir desta substância isolada elabora o medicamento Tamiflu, um antiviral potente que ficou muito famoso e teve um grande crescimento de vendas no período da "gripe aviária" e agora mais recentemente na "gripe suína".

A especiaria, originária da China e Japão, é usada na composição do antiviral Tamiflu (oseltamivir), apontado como um dos únicos medicamentos capazes de aliviar os sintomas da gripe suína ao impedir que o vírus se multiplique e invada outras células do organismo.

MEDICINA POPULAR

Na medicina popular a espécie é empregada há séculos para tratar problemas de falta de apetite, dispepsias, gastrites, espasmos gastrointestinais e problemas respiratórios, sendo que a atividade expectorante já foi comprovada cientificamente. Bebês e mulheres grávidas devem consumir com cautela.


ANIS ESTRELADO

O “Anis Estrelado” nasce numa árvore da mesma família da Magnólia,que pode alcançar cinco metros de altura e é a partir do seu “fruto” acastanhado em forma de estrela que se produz o, até agora, mais potente fármaco capaz de travar a propagação da terrível estirpe do vírus da gripe aviária – H5N1. A Planta existia apenas em quatro províncias chinesas, mas a sua cultura generalizou – se no mundo ocidental quando chegou a Europa pela mão dos ingleses.

Conhecido por ter um efeito antisséptico, anti – inflamatório, calmante, digestivo e diurético, o “Anis Estrelado” foi utilizado durante milhares de anos na Ásia Ocidental como tempero para alguns pratos e mais tarde como tratamento medicinal, e em recentes pesquisas apontam como a nova arma contra a Gripe H1N1 (Gripe Suína).

BENEFÍCIOS DO CHÁ DE ANIS ESTRELADO

O chá de Anis estrelado é indicado para: gripes, cólicas, náuseas, doenças da bexiga, gastrites, enterites, gases, espasmos gastrintestinais, tosses, bronquite, calmante, expectorante, fluidificante das secreções brônquicas, anti-séptica, aromática, calmante, carminativo, digestivo, diurético, estimulante, estomáquico....

É sonífero, abre o apetite, acalma inflamações do estômago e é um antídoto contra mordeduras de escorpiões e, além disso, tonifica o coração, é expectorante, anti-séptico, cura os soluços, elimina o mau hálito. Tomado em infusão (30 gramas de sementes para um litro de água) combate os gases, aumenta a secreção láctea da mulher e regula as funções menstruais.

O anis é uma planta digestiva e estimulante. Evita náuseas, enjoos e vômitos. Alivia cólicas, combate o reumatismo, é diurético, digestivo e estimulante. Usa-se contra dores nervosas, catarros, tosse crônica e digestões lentas.

As sementes, em infusão, abrem o apetite, eliminam gases e cólicas infantis e aumentam a secreção de leite nas mães grávidas. Melhora a memória e acalma a tosse.

ATENÇÃO***É muito comum o uso do CHÁ DE ANIS para cólicas intestinais de recém nascidos, mas deve-se tomar cuidado com os EXCESSOS, pois pode INTOXICAR.

ANIS ESTRELADO (Illicum Verum) (planta)

O anis estrelado é o fruto. É originário da China. Tem um sabor forte, picante e algo doce.


Outros nomes dados ao anis estrelado

O anis-estrelado é também conhecido como anis-da-China, anis-do-Japão, anis-da-Sibéria, funcho-da-China.

Em Portugal: badiana, anis-estrelado;
Espanha: anis estreliado, anis de estrella, anis de China;
França: badiane, anis de la Chine;
Inglaterra: star anise, Chinese anis.

Existe uma grande confusão com o nome anis. No Brasil refere-se ao anis estrelado, só que no resto do mundo o termo “anis” ou “anis-verde” é empregado quando se refere à planta Pinpinella anisum, que aqui no Brasil é chamada de “erva-doce”.

UM POUCO MAIS DE HISTÓRIA

O anis-estrelado é uma árvore de pequenas flores amarelas; suas folhas são largas e de verde muito intenso, e o que mais caracteriza esta planta são seus frutos na forma de estrela, sendo que no interior de cada “ponta” existe uma semente.

Esta árvore parece com o pé de eucalipto, e pode produzir até 4.000 frutos por colheita. Possui coloração marrom e forte aroma característico, sendo muito mais forte que a erva-doce ou o funcho. É muito empregado pela indústria farmacêutica, de bebidas e perfumaria.

O nome de Illicium vem do radical latino illicere, que quer dizer “atrair e seduzir”, daí vem o termo em português aliciar. E foi dado este nome devido ao aroma forte e agradável que exala, realmente seduzindo as pessoas.

Sua origem é tida como chinesa. No século XIX Lord Cavendish foi o primeiro a conhecê-la na China, e foi a pessoa que o introduziu na Europa. A parte do vegetal que se utiliza são os frutos com suas sementes. Muito rico em óleos essenciais, são utilizados principalmente como aromatizantes.

O uso do anis-estrelado

Os maiores produtores de anis-estrelado são a China, a Jamaica e as Filipinas. Mas o uso é no mundo. No Vietnã é tempero de sopas à base de carne.Já os chineses empregam o anis-estrelado em preparações picantes de pato e carne de porco. Ou, ainda, para aromatizar o café e para realçar o sabor do chá.

No Ocidente, o uso mais comum é na aromatização de licores, como o Anisete (tipo de licor francês) e o Absinto. Para manter o sabor e o aroma do anis é preciso acondicioná-lo em recipientes hermeticamente
É muito parecida com as ações da “erva-doce”, sendo muito empregado como digestivo e principalmente como carminativo, ou seja facilita a eliminação de gases estomacais e intestinais, além de ser um excelente anti-espasmódico. Indicado na Malásia para dores de cabeça, isto pode nos levar a pensar que também possui uma ação no fígado, desintoxicando-o.

Alguns trabalhos científicos mostraram um efeito semelhante à penicilina. Possui ação diurética e promove a vitalidade.

Não temos muitas aplicações do anis estrelado em nossa cultura, mas pode-se preparar um delicioso chá que pode ser tomado tanto quente quanto gelado. Pode-se ferver leite com alguns frutos do anis e empregar este leite na produção de bolachas, pães ou outros produtos. Usa-se também para a produção de licores ou outras bebidas alcoólicas...

FONTE:
Plantas que Curam

https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_xiqu%C3%ADmico

13 comentários:

  1. sempre achei que escorpiões picavam e não mordiam... O estômago dói pq as inflamações estão nervosas... uiiiiii

    Valew pelo txt, mas não podia deixar de dar risada com os dizeres da fonte "plantas que curam"

    ResponderExcluir
  2. vdd!! Eu não sei pq o autor do texto usou: "...é um antídoto contra mordeduras de escorpiões" em lugar de:"é um antídoto contra picadas ou ferroadas de escorpiões" rsrsrsrs sei lá. E ainda: "dores nervosas" qndo poderia ter dito: "dores de irritação nervosa" ou "dor decorrente de tensão nervosa" =).

    Realmente é um modo engraçado de empregar as palavras, mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Me poupe, pessoa sensata procura sites para tirar suas dúvidas e não para ficar apontando erros de português...

    ResponderExcluir
  4. nossa parabéns pela mataria....muito boa....só não gostei destas pessoas que usam sites para ficar corrigindo os outros....

    ResponderExcluir
  5. plantas medicinais realmente funcionam... minha mae q sofria de insonia, passei a fazer cha mulungu e agora ela dorme a noite inteira! eu acredito que a cura total da aids vira das plantas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante. Vou pesquisar e fazer uma postagem sobre o Mulungu (planta medicinal também conhecida como canivete, bico-de-papagaio e corticeira).

      Excluir
    2. Oi Beth, pessoas como voce, melhoram a qualidade de vida de outras pessoas pelas informações fornecidas, o que tambem lhe obriga a uma responsabilidade naquilo que publica; Energias, transmitimo-las no falar, no olhar e na maneira pessoal de se expressar pela escrita. Parabens, o universo te devolve em sintonia, tudo o que ofereceres. bjão

      Excluir
  6. ivonete eu ja usei o cha de anis estrelado para vesicula e fiquei boa e muito bom o cha de anis estrelado

    ResponderExcluir
  7. ESTOU USANDO AGORA PARA O TRATAMENTO DE UMA VIROSE QUE ESTÁ ME CAUSANDO: DORES DE CABEÇA, GARGANTA INFLAMADA E ALGUNS PROBLEMAS GASTROINTESTINAIS.FUNCIONA MESMO.

    ResponderExcluir
  8. Começando hoje o uso do chá de Anis que historicamente é bem recomendado!

    ResponderExcluir
  9. Começando hoje o uso do chá de Anis que historicamente é bem recomendado!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.