quarta-feira, 3 de março de 2010

Suco de berinjela reduz o mau colesterol e ajuda a emagrecer


Quem nunca ouviu falar em suco de berinjela, ou a água de berinjela para ajudar a emagrecer. Existem estudos sobre o auxilio da berinjela na redução das taxas do colesterol, mas nada ainda foi realmente confirmado. Para emagrecer ainda não existe nenhum tipo de estudo, mas naturalistas aconselham seu consumo, tanto para evitar pressão alta e diabetes como para saciar a fome.

SUCO DE BERINJELA reduz em 30% o mau colesterol e ainda ajuda a emagrecer

Berinjela faz bem ao coração. A crença popular está próxima da confirmação científica e promete transformar o legume na panaceia do momento, posto já ocupado pelo brócolis e pelo espinafre.

Um estudo experimental realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comprovou que o suco de berinjela é um ótimo remédio no combate ao colesterol LDL – o mais nocivo ao organismo.

Realizada em coelhos, a pesquisa demonstra que o uso do legume reduziu em quase 30% o colesterol no organismo dos animais, o que sugere benefícios também para humanos.

"O suco de berinjela pode representar um tratamento alternativo e de baixo custo para as doenças cardiovasculares, responsáveis por 25% das mortes em todo o mundo", afirma o cardiologista Paulo Afonso Ribeiro Jorge, autor do estudo publicado na última edição da revista Arquivos Brasileiros de Cardiologia.

Ele está partindo para uma segunda etapa da pesquisa, agora com 20 pacientes. Pelos próximos três meses, voluntários vão tomar suco de berinjela todos os dias. Ao longo do experimento, testes clínicos vão medir os níveis de gordura.

Se houver de fato uma redução do colesterol, poderá se fazer o controle de doenças do coração com uma receita bem natural: um terço de berinjela com casca, batido no liquidificador com um copo de água ou suco de laranja. Tomar três vezes ao dia.

A berinjela é rica em vitaminas A, B1, B2, B5 e C e o suco do legume age como um antioxidante. Esse efeito pode corrigir defeitos na parede das artérias provocados pelo colesterol alto.

O suco também reduz a absorção do colesterol no intestino. Inúmeros trabalhos científicos já constataram que o controle do colesterol reduz o número de infartos em até 42%.

Entre os animais, os efeitos foram bem animadores. Os resultados dos testes revelam que entre os coelhos que receberam alimentação rica em colesterol, o teor de gordura cresceu 2.183%. Os que tomaram suco de berinjela apresentaram uma redução de 19% no colesterol total.

Na contagem do colesterol LDL, o vilão do coração, os ganhos foram ainda mais expressivos. Nos animais que se empanturraram de gordura, ele subiu 4.875%, enquanto os que receberam o suco sofreram uma redução de 29% nessa substância.

Além de uma boa notícia para a saúde, o suco de berinjela também traz ganhos estéticos: como perde-se gordura pode se transformar em um ótimo ingrediente para dietas de emagrecimento.

Não pense que a berinjela é o milagre que esperava, pois ela não é um emagrecedor. Ela é bastante fibrosa sendo assim, digestiva, laxante e muito nutritiva, indicada para indigestões e prisão de ventre. A inclusão da berinjela também é indicado para problemas do fígado e do estômago.

A verdade é que a berinjela, apesar de muitos não gostarem sequer de pensar em ter no prato, pode sim ajudar bastante. É rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcaloides, que diminuem a pressão sanguínea, prevenindo a arteriosclerose.

No mercado Fitoterapêutico já existem algumas opções concentradas da berinjela, o que pode ajudar a muitos que não gostam muito do legume.

Sucos de berinjela

Usar o suco de berinjela com frutas como limão, laranja, abacaxi, mamão e até chá verde pode sim ajudar, pois ela pode sustentar bastante, mas se não tiver uma alimentação bem balanceada não vão adiantar muito.

Seria bom tomar os sucos como lanches, ou até em jejum batidos com linhaça, o que seria melhor ainda para o funcionamento geral do organismo. Estes sucos saciam a fome e ajudam o intestino. E quando aliados a uma boa alimentação pode sim ajudar no emagrecimento. Faça seu suco com frutas à sua escolha e use adoçantes para tempera-lo. Beba 2 ou 3 vezes por dia, evitando as frutas ácidas em jejum, pois a acidez pode prejudicar pessoas propensas a problemas estomacais.

Berinjela em nosso cardápio

Esse legume é sim muito saboroso e pode ser incluído em saladas temperadas com vinagre de maçã ou limão, um pouco de gengibre e pouco sal. Assim como é uma boa opção para substituir a massa da lasanha. Seja como for tente incluir este legume, que cientificamente é considerado uma fruta.

Curiosidade

BerinGela ou BerinJela?
As duas maneiras estão corretas, sendo com G no português de Portugal e com J no Brasil.

São cada vez mais as pessoas a optarem por emagrecer graças ao suco da berinjela. Trata-se de uma dieta com origem no Brasil. Para que este método funcione, é preciso tomar a berinjela logo pela manhã, em jejum, e repetir duas vezes ao longo do dia, uma ao almoço e outra ao jantar. O suco sem açúcar deve assim ser tomado três vezes ao dia, de 30 a 40 minutos antes de cada refeição.

Como preparar o suco?

Pique uma berinjela e bata no liquidificador com 1 litro  de água. Beba o suco (sem coar ou não, conforme a sua preferência) 30 minutos antes do desjejum/café da manhã e também antes do almoço e antes do jantar.

Como funciona?

A qualidade fibrosa da berinjela traz satisfação e reduz o seu apetite para a refeição que se aproxima. Além de excelente para a perda de peso, também é aconselhada para combater os níveis altos de colesterol no sangue. Não se esqueça porém que não perderá peso se apenas beber o suco de berinjela. Também deve ter cuidado com o que ingere durante as refeições principais. Nenhuma dieta funciona sem que se tenha um mínimo de cuidado com a alimentação.

Vale conferir as dicas do site Dieta e Beleza aqui.

36 comentários:

  1. È verdade,a anos atraz tomava suco de beringela e tinha a pele muito bonita nao era oleosa nada,eu comia bem e era seca,por descuido parei de tomar o famoso 'suco de beringela' e engordei bastante,ja nao ia mais no banheiro como antes,voltei a tomar e realmente ja começou a fazer efeito.

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm gosto da berinjela pode ser frita, salada fria ou feito lasanha... já o suco descobri a pouco tempo e batendo no liquidificador o suco puro de laranja com uma berinjela pequena vc obtem uma bebida de sabor um pouco diverso, mas muito saudável.

    ResponderExcluir
  3. ivanilde olá tbm gosto da berinjela pode ser recheiada com carne ou salada, aqui onde eu moro,a berinjela é vendida em pó são 2 colheres de pó de berinjela 3ou4 vezes ao dia eu posso fala que deu certo pq eu tomo e me sinto muito bem alem disso diminui o colesterol ruim. abraços

    ResponderExcluir
  4. Nossa que bom!! Assim que encontrar por aqui vou tomar tbm. Abçs!

    ResponderExcluir
  5. eu gosto de berinjela como suco
    e otimo

    ResponderExcluir
  6. eu estou tomando a berinjela com laranja um suco pq minha nutricionista passou para ajuda a emagrecer minha vizinha tbm tomou e deu muito resltado entao nao custa quase nada e ainda ajuda a emagrecer e fica saudavel vale a pena tentar...

    ResponderExcluir
  7. Beth, gostaria de saber se ha alguma referencia bibliografica sobre este tema. Estou fazendo meu TCC sobre os beneficios da berinjela e quanto mais informação, melhor.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Leticia este tema é abordado pelo cardiologista Paulo Afonso Ribeiro Jorge -

    Efeito da Berinjela sobre os Lípides Plasmáticos, a Peroxidação Lipídica e a Reversão da Disfunção Endotelial na Hipercolesterolemia Experimental -Paulo Afonso Ribeiro Jorge, Lidia C. Neyra, Regina M. Osaki, Eros de Almeida, Neura Bragagnolo

    Campinas, SP


    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X1998000200004


    abçs!

    ResponderExcluir
  9. muito bom esse suco de berinjela com laranja!

    ResponderExcluir
  10. EStou tomando o suco de berinjela e espero alcançar meu objetivo que é perder 5 kg, estou me sentindo mais disposta depois que comecei a tomar o suco.Vamos lá né! rsrsr Boa Sorte para todos!!

    ResponderExcluir
  11. quanto temppo todos vcs começaram a perceber mudança ja tomo a 2 semanas

    ResponderExcluir
  12. eu estou tomando o suco da laranja com beringela,e e´otimo pro bom colesterol, ajuda sim perder alguns kilos,bjs.

    ResponderExcluir
  13. eu tatiane comecei tomar o suco de berinjela hoje espero que dar certo foi minha colega que ensinou ela emagreceu 5k em um mes

    ResponderExcluir
  14. Eu comecei tomar a 10 dias e já notei resultado...perdi 1,5kg. Tenho certeza que meu colesterol tbm abaixou.

    ResponderExcluir
  15. minha vizinha toma e descobriu q esta gravida ,ela gostaria de saber se pode continuar tomando pois ela tem colesterol muito alto ,mas quer saber se nao faz mal pro bebe.

    ResponderExcluir
  16. Quero saber se pode colocar açúcar no suco de berinjela e laranja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu prefiro café, chás e sucos sem açúcar... mas acredito que vc pode ir diminuindo o açúcar até adaptar-se ao sabor "natural". Lembre-se: "...não é aconselhável usar açúcares, edulcorantes e nem o mel, pois estes podem atrapalhar a ação dos princípios ativos das plantas. O açúcar é a pior das opções por ser um carboidrato simples, de rápida absorção, alto valor calórico...”

      Excluir
  17. Depois eu eu fizer o suco de berinjela até quanto tempo depois eu posso tomar ele, antes que ele perca os seus beneficios e nutrientes?

    ResponderExcluir
  18. Para não perder os nutrientes consuma o suco na hora. O suco de berinjela que se se guarda para tomar depois tem seu sabor, cor e textura alterados. Então, eu prefiro fazer e já tomar, sem deixar para depois...

    ResponderExcluir
  19. como faço o suco com laranja ou limão,e qual é o melhor?o suco ou a água da berinjela?

    ResponderExcluir
  20. Oi meu nome é Susy estou tomando o suco de beringela com laranja,com o bagaço eu não penero ele. E ai,faz algum mal ?

    ResponderExcluir
  21. Estou tomando,com laranja,cenoura e beter
    raba estou me sentindo muito bbem!

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. O "pó" de Beringela é uma ótima alternativa para quem não gosta da beringela, eu misturo o pó com o suco de abacaxi e bato no liquidificador, fica saboroso, e tenha certeza que funciona mesmo!

    ResponderExcluir
  24. gosto muito de ler essas informação tão benefica para nossa saúde já comecei com água de beringela deixando de um dia para outroe vou continuar até chegar no peso ideal

    ResponderExcluir
  25. OLA TENHO UMA DUVIDA, PORQUE TEM VARIAS MANEIRAS DE USAR A BERINJELA, UMA DELAS QUE EU FAÇO E CORTAR A BERINJELA EM CUBOS E COLOCAR EM 1 LITRO DE AGUA E TOMAR A AGUA DURANTE O PROXIMO DIA, FAZER A BERINJELA ASSIM TAMBEM FUNCIONA? POR FAVOR ME RESPONDA.

    ResponderExcluir
  26. quem amamenta pode tomar suco de berinjela?

    ResponderExcluir
  27. aprendi a cortar a berinjela em pedaços e deixar de um dia para o outro em 1 litro de aguda,e tomar durante o dia.isso vai me ajudar a perder gordura localizada?

    ResponderExcluir
  28. VOU FAZER PARA EXPERIMENTAR PARA VER SE É VERDADE,PRECISO PERDER PESO.

    ResponderExcluir
  29. se estiver amamentando posso tomar o suco mesmo assim?

    ResponderExcluir
  30. comecei a tomar o suco batido com agua e mais nada,nossa,é incrível,10 dias,já perdi 1,5 kilos

    ResponderExcluir
  31. Eu nao deixo mas de tomar e fonciona mesmo COMECEI POR CAUSA DO COLESTEROL E AGORA Q SEI Q PERDE PESO AI E Q NAO PARO MAS MESMO

    ResponderExcluir
  32. Olá!
    Há alguns anos atrás, fiz um consumo regular de suco de berinjela pura com água, associado à uma dieta menos calórica e exercícios físicos regulares e obtive resultados até inesperados. Ou seja, superou as expectativas. Mas o curioso foi eu ter continuado perdendo peso muito rapidamente cerca de uma semana depois de ter parado de consumir o suco. Até hoje não sei como isso aconteceu.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.