quinta-feira, 27 de maio de 2010

Os benefícios da Romã


Romã, mais que boa sorte! Você sabia que a Romã previne manchas solares? Confira os benefícios dessa fruta exótica.. A romã ou Punica granatum, pertence à família das punicáceas. Nativa e domesticada no Irã (antiga Pérsia) por volta de 2000 A.C., esta fruta foi levada pelos fenícios para o Mediterrâneo de onde se difundiu para as Américas, chegando ao Brasil pelas mãos dos portugueses.


Além de linda, essa fruta tem elevada quantidade de fitoquímicos, com destaque para antocianinas, ácido gálico, catequinas poderosos antioxidantes e além de outros nutrientes, tais como ferro, cálcio, cloro, cromo, cobre, magnésio, manganês, potássio, selênio, sódio, zinco, vitamina C, prolina, valina, metionina, serotonina.

Todas as suas partes (semente, suco, casca, folhas, flores, raízes) são aproveitáveis, isto é possuem propriedades farmacológicas:

• Leve ação estrogênica: torna seu consumo interessante para o climatério.

• Antioxidante: previne doenças cardíacas, tem ação semelhante ao do chá verde, sendo superior ao vinho tinto. Diminui o mau colesterol.

• Antiinflamatória: é indicada para artrite reumatóide, doenças inflamatórias intestinais, e da mucosa oral. Não afeta a função cardiovascular como acontece com alguns medicamentos antiinflamatórios. Também tem ação antibacteriana.

• Anticancerígena: diminui a proliferação e crescimento celulares, previne câncer de próstata, oral, cutâneo, mamário, pulmonar, cólon e leucemia.

• Hipertensão e Aterosclerose: O consumo diário de 50ml de suco de romã diminui a espessura da íntima média, além da redução da pressão arterial e da peroxidação lipídica, ou seja, a oxidação da gordura, gordura oxidada (é este tipo de gordura que entope os vasos).

Já o consumo de 240ml de suco de romã, age na redução da isquemia induzida por estresse.

• Diabetes: Ação hipoglicemiante (extrato da Punica) diminui a glicemia pela inibição da absorção de carboidratos.

• Beleza: A romã é rica em antioxidantes, que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, leia-se flacidez cutânea, perda da elasticidade, rugas e manchas. 

Aumenta o fator de proteção do filtro solar que você aplica na pele, o ácido elágico potencializa os níveis de glutationa, antioxidante produzido pelo organismo e que protege as células da ação dos raios solares, fonte de radicais livres. Além disso, inibe a proliferação de melanócitos, prevenindo manchas de sol.

Tudo de bom!!!

Como consumir a Romã: Além de consumi-la em saladas de frutas ou como condimento de preparações salgadas, você pode se beneficiar usando-a em chás. O chá feito com as folhas de romã é usado na medicina contra irritação nos olhos, e o chá produzido com as cascas da fruta, para tratamento, na forma de gargarejo, de infecções de garganta..

Para aproveitar os benefícios da romã você também pode bater no liquidificador a casca, as sementes e a polpa com um pouco de água, coe e beba em seguida.

Fonte: EMEX

21 comentários:

  1. Obrigada,,,Beth..gostei.. vou dar uma olhadela pelo seu Bolg e creio que vai ser util seguilo grato pelo que ele nos trás....

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz com seu comentário. É gratificante saber que minhas postagens tem alcançado meus leitores em suas necessidades, curiosidades e constatações em busca de uma vida saudável.
    Volte sempre que quiser!!

    ResponderExcluir
  3. olha, que coisa, não sabia de tudo isso
    graças a Deus por sua sabedoria. aqui em casa tem dois pés de romã carregados e eu raramente uso para fazer gargarejo. agor pretendo tomar como suco todos os dias. ( posso fazer isso?)

    ResponderExcluir
  4. Se vc tem como fazer isso então aproveite. O sabor é incrível e os benefícios + que compensadores, não acha?!

    ResponderExcluir
  5. Encontrei a romã aqui em portugal, é vendida normalmente nas frutarias, são deliciosas, doces, vermelhas suculentas, estou aproveitando seus benefícios terapêuticos.Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. gostei muito de saber os benefícios da romã, gostaria de saber mais. ex. como posso comsumi-la gostaria de saber algumas receitinhas. obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Na internet vc localiza receitas de molho de romã pra acompanhar carnes; sorvetes, mousse, licores... e eu deixo aqui a minha sugestão:

    Ratafia de Romãs
    Ingredientes:

    ■500 ml de suco de romãs
    ■1 xícara (chá) de açúcar
    ■2 colheres (sopa) de mel
    ■1 pau de canela
    ■2 cravos
    ■500 ml de álcool de cereais (vodka)
    Modo de Preparar:

    ■Junte ao suco de romãs: açúcar, mel, canela, cravo e deixe ferver por 2 minutos. Acrescente,
    a seguir, o álcool de cereais e transfira o líquido para um pote de vidro. Deixe descansar por 2 semanas.
    ■Com uma peneira fininha, filtre a bebida e recalibre o álcool se necessário. Coloque-a, a seguir, na licoreira e espere pelo menos 30 dias para consumir.
    ■Anote estas dicas: ao contrário da elaboração do licor, em que as frutas são maceradas, as ratafias são perpetradas a partir do sumo da fruta. Desse modo, as romãs devem estar perfeitas, maduras e no auge do paladar.
    ■Para efeito de medida, usa-se mais ou menos as mesmas quantidades de suco e de álcool de cereais ou vodca. Estes, de paladar mais neutro, podem ser substituídos por aguardente, se preferir (mas que pode sobrepor-se à fruta).

    ResponderExcluir
  8. Oi Beth, legal sua dicas, eu gosto de fazer ela como suco, tiro a semente da fruta, bato no liquidificador com água, (só água) , sem açucar nem nada mais, será que é nutritivo? Tem mais alguma parte da romã que dá pra tomar? Tipo a casca ou as folhas? Vlw a força...

    ResponderExcluir
  9. Semente, suco, casca, folhas, flores, raízes, todas as partes da romã são aproveitáveis.

    Nas sementes e na película esbranquiçada que as envolve, estão conservadas as substâncias anticancerígenas (chamadas de antocianinas).

    Há ainda poderosos antioxidantes que protegem os vasos sanguíneos e diminuem as chances de infarto e derrame.

    A casca da romã é rica em tanino,principalmente o ácido elágico, que melhora a glicemia (nível de glicose presente em nosso sangue).

    Tbm dou preferência aos sucos, chás e cafés sem açúcar!!

    ResponderExcluir
  10. ola,
    Consumo roma no lugar da agua gelada... lavo, corto em cruz e coloco na jarra com agua, vou consumindo no decorrer do dia. Depois de uma cirurgia, o medico disse que minha cicatrizaçao é muito boa, acredito que seja pelo uso da roma.

    ResponderExcluir
  11. amei eh tudo que eu tow precisando wlw pqrabéns
    por essas dicas vou comprar amanhã msm bjs!

    ResponderExcluir
  12. legal,vou passar a consumir já que seus benefícios são muitos.sílvia barros

    ResponderExcluir
  13. tenho diabetes tipo 2,arteriosclerose.e colesterol alto,como posso consumir a romã para essas doenças.

    ResponderExcluir
  14. Gostei do seu blog! obrigada por dividir essa experiencia com todos nos! me deixa muito curiosa em saber quais as utilidades de tudo q você postar!

    ResponderExcluir
  15. Super recomendável, sua postagem, Deus lhe retribua em bênçãos por toda a tua vida.

    ResponderExcluir
  16. Super recomendável sua postagem, que Deus te retribua em bênçãos, todos os dias da tua vida.

    ResponderExcluir
  17. Gravida pode tomar o chá da casca da Romã?

    ResponderExcluir
  18. Gravida pode tomar o chá da casca da Romã?

    ResponderExcluir
  19. Eu estava me deliciando dos caroços de uma romã produzida em meu quintal, e me lembrei de pesquisar:encontrei essa maravilha de resposta.Obrigada José de Arimateia!

    ResponderExcluir
  20. ola meu nome e eva eu gostaria de saber se faser o xa com as roma verde e a mesma coisa ou ela tem que estar madura deisde ja muito obrigado eu aguardo resposta






    ola meu nome e eva eu gostaria de saber se poço fazer o xa com as rama verde ou ela tem que esta madura deisdi ja eu agradeço espero uma resposta













    ResponderExcluir
  21. ola meu nome e eva eu gostaria de saber se faser o xa com as roma verde e a mesma coisa ou ela tem que estar madura deisde ja muito obrigado eu aguardo resposta






    ola meu nome e eva eu gostaria de saber se poço fazer o xa com as rama verde ou ela tem que esta madura deisdi ja eu agradeço espero uma resposta













    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.