quarta-feira, 19 de maio de 2010

Técnicas para Amenizar a Cicatriz da Cesárea

É fato que o parto normal é melhor para o bebê e para a mãe. Mas, mesmo assim, muitas mulheres precisam (ou optam mesmo) pela cesariana. Fora toda a recuperação mais complicada, um dos problemas desse tipo de cirurgia é a cicatriz.

No entanto, não há motivo para grandes preocupações. "A maioria das chances é que a cicatriz fique ótima, especialmente após 12 meses do parto, pois hoje os médicos têm como uma de suas prioridades o resultado estético da cirurgia", afirma a dermatologista Ligia Kogos.

A especialista explica que o método utilizado para fechar o local aberto durante a cirurgia geralmente é eficaz. "Os pontos feitos com fio fino e delicado, na maior parte dos casos, passam por dentro da pele, o que chamamos sutura intradérmica. Para retirá-los cerca de uma semana ou 15 dias depois, o obstetra apenas puxará uma das pontas".

Mas mesmo com os avanços da medicina e um obstetra cuidadoso, a nova mamãe pode ter certas complicações estéticas. "Em algumas pacientes, dependendo da propensão do organismo, a cicatriz da cesárea pode inflamar e se tornar um quelóide ou uma cicatriz hipertrófica", explica Rubens Penteado, cirurgião plástico e diretor do Centro de Medicina Integrada, em São Paulo.

A cicatriz hipertrófica é apenas um engrossamento da cicatriz comum, enquanto o quelóide, menos comum, é uma cicatrização volumosa que às vezes ocorre em algumas partes do corpo, como barriga, tórax, braços e lóbulos da orelha. "O quelóide pode surgir espontaneamente ou após uma lesão tecidual decorrente de trauma ou infecção. Algumas vezes, um eventual fator desencadeante pode passar despercebido. É mais comumente observado nos negros e orientais, embora também possa aparecer na raça branca", fala o médico.

Para tratar esta cicatrização volumosa, orienta Ligia, tentam-se primeiramente pomadas ou cremes à base de corticóides. "Se não houver melhora, faz-se infiltração delicada com agulhas finíssimas de um coquetel de substâncias que fazem com que a cicatriz volte ao normal, mesmo que já haja decorrido muito tempo".

Depois de 12 meses, a mamãe conta ainda com outras substâncias que ajudam a "apagar" a incômoda cicatriz, como aponta Rubens. "O ácido retinóico, bem como outras substâncias podem, através de um peeling local, ajudar na melhora da cicatriz, sempre sob a orientação de um dermatologista".

******Problemas como aquela "barriguinha" provocada pelo afundamento da pele na área da cicatriz podem ser resolvidos com recursos modernos como as injeções de ácido hialurônico (Surgiderm, Juvederm, Restylane) que tornam o relevo homogêneo e ainda estimulam a produção de colágeno na pele profunda. "Introduzindo a agulha sob a cicatriz, os dermatologistas "quebram" a fibrose que repuxa a pele da área", explica a dermatologista Ligia.

Ela também cita aparelhos como o Starlux, que alia radiações luminosas pulsadas e ablativas e é usado em tratamentos à base de luzes e de laser, quando ainda sobra uma linha que incômoda ou se visualizam vasos avermelhados no fundo da cicatriz.

Após a cesariana, alguns cuidados são importantes para evitar qualquer complicação. É indicado, por exemplo, que a paciente continue usando uma fita de micropore ou silicone sobre a cicatriz nos 30 dias que sucedem a retirada dos pontos. Isso diminui a tensão na região e evita o desenvolvimento de cicatrizes hipertróficas e quelóides.

Outra dica é evitar a exposição ao sol, pois os raios solares estimulam a irritação da cicatriz. Se for necessário pegar um solzinho, "o uso de filtro solar de pelo menos FPS 15 é fortemente recomendado, não só nas moças claras, mas especialmente nas morenas, mulatas e orientais, que podem desenvolver pigmentação escura na cicatriz se esta for exposta precocemente ao sol", diz Ligia.

Mas ainda que a paciente tome todos os cuidados direitinho, ela deve lembrar que uma cicatriz nunca desaparece, porque é uma resposta do organismo a uma agressão sofrida. "Ocorre que algumas pessoas desenvolvem cicatrizes de tão boa qualidade que são pouco perceptíveis", finaliza Rubens.

Emagrecer após o parto
Ajuda para as mães de primeira viagem

Hoje o Brasil é o país que mais realiza cesarianas através de planos de saúde. Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), 85% dos partos feitos por meio da rede particular foram cesáreos.

Considerando também a rede pública (que isolada somaria o percentual de 26%), em 2008 as cesáreas em nosso país representaram 40% de todos os partos. Os percentuais são bem elevados se comparados ao índice estabelecido pela ANS, de apenas 15%.

Por Priscilla Nery (MBPress)
Vila Mulher

Os Tratamentos Contra Estrias
Tanto para as estrias recentes como para as já instaladas, o tratamento vai dispor das mesmas técnicas, a quantidade de sessões e a combinação de protocolos é que varia.

O objetivo principal dos tratamentos vai ser preencher as estrias com a formação natural de novas fibras de colágeno. Mesoterapia, Carboxiterapia, Dermoabrasão, Peelings e Laser são combinados de maneira a suavizar as estrias antigas.

A Mesoterapia vai acelerar o metabolismo local, enquanto a Carboxiterapia e o Laser melhorarão as condições circulatórias do local da aplicação, estimulando a produção do colágeno da pele.

A Dermoabrasão é um procedimento cirúrgico que irá promover uma esfoliação vigorosa, causando efeito tensor e clareador, homogeneizando a textura local.

Os Peelings Corporais farão uma hidratação muito profunda, acelerando também a renovação celular.

Tratamento
Ácido retinóico e microdermoabrasão - recomendados para casos de estrias avermelhadas de espessura fina recentes. O tratamento se faz com 10 a 20 sessões durante 4 a 7 meses.

Mesoterapia - também recomendado para casos de estrias avermelhadas porém para aquelas estrias de espessura mais grossa.

Peeling - para aquelas estrias brancas e finas. Duração de 1 a 3 sessões, uma por semana. A melhora para esses casos fica em torno de 50%

•Laser - para as estrias que já duram tempos, de cor esbranquiçada. O tratamento a laser apenas suaviza e melhora a textura da pele, mas não é possível eliminá-las.

Cremes a base de hidróxiprolina- esses cremes a base de hidróxiprolina e extratos naturais(karité) prometem um índice de diminuição das estrias na ordem de 80%. São a última novidade no tratamento para estrias e podem ser usados tanto como preventivo como curativo.

Esses tratamentos deverão ser indicados por um médico especialista, o qual saberá dosar cada tratamento para obtenção do melhor resultado.

Para quem não está com o bolso preparado para enfrentar esses tratamentos, o ideal é que se faça uma esfoliação vigorosa da região com estrias duas vezes por semana e que se use cremes a base de vitamina A, óleo de amêndoas e extrato de uva.

Também pode ser o creme  DermaOil - um moderador de estrias formulado para reduzir, reparar e prevenir as estrias de forma mais eficiente. DermaOil é um complexo de proteínas que inclui Vitamina E, colágeno, bisabolol, rosa mosqueta e óleo de coco. Estas proteínas são necessárias para impedir o rompimento do tecido, processo provocador das estrias, além de moderar as estrias existentes de forma mais rápida e eficiente que qualquer outro creme. É a marca mais vendido dos Estados Unidos e Canadá.

Não se deve deixar de, em hipótese alguma, usar o filtro solar.

Com o verão e as férias batendo à porta, muita gente precisa de uma solução rápida para disfarçar as estrias quando coloca uma roupa de banho ou algo mais decotado e curto. Para tanto, a dica é utilizar Filtros Solares com base tonalizante: além de proteger a pele, eles cobrem as imperfeições para situações de emergência.

**Tudo certo que a celulite se alojou em seu corpo sem ser convidada. Mas cabe a você fazer sua parte para tentar botar essa intrusa para correr, ou melhor, você mesma correr, pedalar, malhar... para ela sair dali. Leia Mais aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.