sábado, 23 de setembro de 2017

Noz-moscada


Hoje em dia é muito fácil encontrar esse condimento nos supermercados, no entanto, há algum tempo somente a Indonésia, de onde a semente é originária, tinha o privilégio de contar com essa especiaria gostosa e saudável de maneira fácil e disseminada. Ainda bem que a noz-moscada hoje é parte da alimentação de muita gente, o que comprova, na prática, o quanto ela pode fazer bem à saúde.

A noz-moscada é um fruto de uma árvore chamada Moscadeira e é, normalmente, consumida como tempero. No entanto, é possível utilizá-la de muitas outras formas, entre elas em forma de chá. Rico em muitos nutrientes, essa bebida diferente pode fazer maravilhas ao organismo. Confira!

O QUE É QUE A NOZ-MOSCADA TEM
A grande estrela desse chá, a noz-moscada, é altamente nutritiva: possui nutrientes essenciais ao organismo, como o cálcio, magnésio, potássio, ferro, zinco, cobre, vitamina A, vitamina C, ácido fólico, entre outros.

BENEFÍCIOS DO CHÁ DE NOZ-MOSCADA
Essa semente pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea, regular a pressão arterial, reduzir os índices do colesterol ruim – LDL, prevenir doenças, como a diabetes, câncer e osteoporose, e atuar beneficiando o sistema nervoso central, melhorando a concentração, diminuindo a ansiedade e a fadiga, e estimulando a atividade cerebral.

Além disso, a noz-moscada é um potente antioxidante, combate os radicais livres que são nocivos à saúde das células, além de eliminar as toxinas do organismo. Por isso também esta especiaria pode ser interessante no tratamento de problemas de pele, como acne e manchas, além de ajudar no fortalecimento capilar.


O chá de noz-moscada acaba por contemplar todas essas vantagens, e ainda mais:
  • Alivia cólicas e outros problemas digestivos
  • Ajuda a tratar a asma e outros problemas respiratórios
  • É afrodisíaco
  • Alivia a dor de dente
  • Ajuda no tratamento de inflamações
  • Combate a insônia
1. Alivia cólicas e outros problemas digestivos
O chá de noz-moscada pode ser útil para tratar problemas como as cólicas, constipações, diarreias e gases, pois atua favorecendo o bom funcionamento intestinal.


2. Ajuda a tratar a asma e outros problemas respiratórios
Por possuir propriedades anti-inflamatórias, o chá de noz-moscada pode ajudar a tratar problemas respiratórios, tais como a asma, tosse, resfriado e congestão.

3. É afrodisíaco
Um outro ganho no uso do chá de noz-moscada é o aumento da libido e do desejo sexual.

4. Alivia a dor de dente
A noz-moscada possui uma substância chamada eugenol, que é utilizada no mercado dentário para tratar a dor de dente por promover o relaxamento da musculatura e estimular a circulação sanguínea, atuando também como um anti-inflamatório.

5. Ajuda no tratamento de inflamações
Além de auxiliar no tratamento de dores de dente, o chá de noz-moscada pode ainda ser útil no combate a outros processos inflamatórios, como artrites, dores nas articulações e até cálculos renais.

6. Combate a insônia
O chá de noz-moscada tem efeito calmante e pode ajudar a induzir o sono, melhorando os quadros de insônia.

Apesar de ser benéfica, vale lembrar que o uso excessivo pode ser perigoso, pois o efeito calmante pode levar a quadros alucinógenos e narcóticos em algumas pessoas, além de causar palpitações, náuseas e vômitos, episódios de convulsão, sudorese e coma.

O CHÁ DE NOZ-MOSCADA É BENÉFICO PARA AS CRIANÇAS?
Gestantes, lactantes e menores de 2 anos não devem consumir o chá. No entanto, crianças maiores podem ser beneficiadas do efeito calmante e sedativo dessa bebida, aliviando problemas intestinais, como dor abdominal, gases, constipação e cólicas.

COMO FAZER O CHÁ DE NOZ-MOSCADA
Agora que você já conhece todos os benefícios, que tal preparar o chá de noz-moscada? A receita é muito simples:

Ingredientes
½ noz-moscada
1 litro de água
Mel (opcional)

Modo de fazer
Rale a noz-moscada. Depois de ferver a água, acrescente a semente ralada, deixe em descanso por 3 minutos, coe e adoce com mel (opcionalmente).
Tome 1 xícara por dia, de manhã ou antes de dormir.

fonte

https://www.greenme.com.br/usos-beneficios/5718-cha-de-noz-moscada-beneficios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.