segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Melão de São Caetano


Ganhei ontem estes dois melões de São Caetano e tive minha curiosidade sobre a planta aguçada. Postei a foto no grupo da família no Watsaap e no facebook perguntando se conheciam o fruto com este nome também ou se acaso seria uma espécie semelhante. Amigos e familiares, rapidamente, deram seus palpites sobre o nome, origem, sabor, consumo. Então, resolvi pesquisar, um pouco mais, sobre essa planta que conheci na infância. Na época achava as sementes adocicadas, mas desconhecia suas propriedades e formas de consumo. Ressalvo ainda que apesar de seus benefícios a planta tem restrições e sua dosagem deve ser orientada, não devendo ser consumida em excesso.

O melão de são caetano é uma planta que possui muitos benefícios que podem ser aplicados à saúde humana. Apesar do formato estranho e de ser considerada uma erva daninha, essa espécie caiu no uso popular, principalmente no que se refere a medicina alternativa. Porém, é importante lembrar que não se deve tomar medicamentos por conta própria, mesmo se tratando de ingredientes naturais.


Características do melão de são caetano

O melão de são caetano é conhecido cientificamente como momordica charantia, ele pertence à família das cucurbitaceae. Sua origem é compreendida em partes do leste da Índia e sul da China, porém, é comum em vários outros países ao redor do mundo. No Brasil, o melão de são caetano é reconhecido também por erva de São Caetano, fruto de cobra, erva das lavadeira e melãozinho.

No que diz respeito às características físicas da planta, ela é identificada como sendo uma trepadeira de cheiro desagradável. Ela possui flores amareladas ou esbranquiçadas, folhas palmatífidas e fruto dourado que abre-se em válvulas espinhosas. No interior desses frutos eles possuem carnosidade mole que torna-se amarelo avermelhado quando maduro.

Essa planta é ideal para quem tem diabetes, pois regula os níveis de açúcar no sangue (Foto: depositphotos)

Por se tratar de uma erva daninha, essa espécie pode ser facilmente encontrado em locais como pomares, hortas, cafezais, cercas, alambrados e terrenos baldios. Porém, no Brasil, o melão de são caetano é o tipo mais selvagem. Devido a facilidade com que é encontrado, além de entrar como ingrediente principal em várias receitas naturais, a planta também é conhecida pelo poder clareador, ideal para remover manchas.


Propriedades medicinais do melão de são caetano

Como já foi adiantado anteriormente, o melão de são caetano pode ser usado no processo de tratamento e cura de várias doenças. Ele regula os níveis de açúcar no sangue, tratando doenças como a diabetes.

Veja também: Estudo afirma que planta é capaz de combater o câncer

“Mais de 100 estudos utilizando técnicas modernas tenha autenticado o seu uso na diabetes e suas complicações (nefropatia, catarata, resistência à insulina), como agentes antibacterianos, assim como agente antiviral (incluindo infecção por HIV), como anti-helmíntico e abortivos”, diz estudo publicado pelo site GreenMe.

A planta ainda purifica o organismo da ação de toxinas nocivas e ainda regula o intestino, combatendo problemas de prisão de ventre. “Tradicionalmente, tem também sido utilizado no tratamento de úlceras pépticas. Os estudos têm demonstrado a sua eficácia em vários tipos de câncer (leucemia linfóide, linfoma, coriocarcinoma, melanoma, câncer da mama, tumor de pele, câncer de próstata, carcinoma epidermóide de língua e laringe, carcinomas da bexiga humana e da doença de Hodgkin)”.

O melão de são caetano ainda pode ser usado no tratamento de inflamações hepáticas, dores articulares, eczemas, cólicas abdominais, faringites, queimaduras com leucorréias purulentas, gripes, furúnculos, hemorroidas, febres intermitentes, tosse, catarro amarelo, irritação vaginal, menstruação e TPM, úlceras, dores de ouvido e dores reumáticas.


Problemas de pele

Somado a tudo isso, o melão de são caetano também auxilia no tratamento de problemas de pele. Entre os principais, destaque para feridas, lesões e eczemas. Como se ainda não bastasse, essa espécie também serve para amenizar dores e inchaços causados pela picada de alguns insetos.

Seus benefícios são possíveis devido às suas propriedades que envolvem a sua ação como purgativo, vermífugo, antiparasitário, antileucorreico, bactericida, hipoglicemiante, antileucêmico, anticancerígeno, antitumoral, anti-inflamatório, afrodisíaco, antimicótico, cicatrizante, depurativo do sangue, adstringente, anticatarral, antirreumático e antiviral.

Como usar o melão de são caetano

Devido a ação que o melão de são caetano representa para a saúde, ele pode ser usado de várias formas. Veja quais são as principais:

– Os frutos do melão de são caetano cozidos agem em casos de vômitos e doenças venéreas;

– Em casos de problemas hemostáticos, pode ser feito cataplasma a partir da utilização dos frutos maduros;

– O suco das folhas secas se mostra eficaz em casos de problemas eméticos, purgantes, mordidas de serpentes e afecções biliares;

– A decocção das folhas é utilizada em afecções dermatológicas;

– Uma forte infusão das folhas ajuda em casos de escabiose, picadas de insetos, malária, pruridos e úlceras malignas;

– Infusão da planta inteira serve para resfriado;

– A infusão do fruto é bastante indicada para tratar hemorroidas.


Contraindicações do melão de são caetano

Antes de fazer uso do melão de são caetano ou de qualquer outra substância, mesmo se tratando de ingredientes naturais, o médico deve ser consultado. Só ele possui conhecimento suficiente para certificar o seu uso, evitando que outros problemas sejam desenvolvidos pelo paciente. Mesmo tomando todos esses cuidados, é importante seguir outras indicações.

O consumo não é indicado para pacientes gestantes ou que estejam amamentando. Os portadores de diarreia crônica, mulheres que estão pensando em engravidar, assim como as crianças devem ficar longe do melão de são caetano. Pode causar queda drástica da glicose sanguínea, desde que ingerida sem acompanhamento médico e na dosagem certa.

Quando em excesso, pode causar vômito e diarreia e, de acordo com algumas fontes, apenas meia colherada do sumo do fruto maduro pode causar a morte de um bezerro grande em menos de um dia. O melão de são caetano também não deve ser consumido em conjunto com clorpropamida, drogas antidiabéticas e drogas redutoras do colesterol, pois potencializa seus efeitos.

Veja também: Chá de melão de são caetano – Benefícios e propriedades

Pode ser facilmente encontrada em áreas tropicais da Amazônia, Caribe, Ásia e África, além de aparecer em quase todo o Brasil. Ela vem sendo amplamente utilizada para fins medicinais pelas tribos do amazonas, e seu nome “erva das lavadeiras” é proveniente de seu uso para clarear a roupa e tirar manchas delas.

Benefícios e propriedades

A planta melão de são caetano tem seu uso indicado no tratamento de inflamações hepáticas, dores articulares, diabetes, eczemas, cólicas abdominais, edemas inflamatórios, problemas de pele, faringites, queimaduras com leucorréias purulentas, gripes, furúnculos, hemorroidas, febres intermitentes, prisão de ventre, tosse, catarro amarelo, irritação vaginal, menstruação e TPM, picadas de inseto, úlceras, dores de ouvido e dores reumáticas.

Seus benefícios são possíveis devido às suas propriedades que envolvem a sua ação como purgativo, vermífugo, antiparasitário, antileucorreico, bactericida, hipoglicemiante, antileucêmico, anticancerígeno, antitumoral, anti-inflamatório, afrodisíaco, antimicótico, cicatrizante, depurativo do sangue, adstringente, anticatarral, antirreumático e antiviral.
Foto: Reprodução
Modo de preparo

Em um recipiente, coloque 1 litro de água e leve ao fogo. Em seguida adicione 2 colheres de sopa da erva melão de são caetano e deixe ferver. Quando começar a ferver, desligue o fogo e tampe, deixando o chá abafado por aproximadamente dez minutos. Em seguida, você pode coar e consumir. A dose máxima indicada é de duas a três xícaras de chá por dia.

Contraindicações e efeitos colaterais

O consumo não é indicado para pacientes gestantes ou em fase de lactação, além de crianças. É contraindicada ainda para aqueles que querem ter filhos, diabéticos e portadores de diarreia crônica.

Atenção, as sementes possuem compostos tóxicos e, portanto, não devem ser consumidas em grandes quantidades. Pode causar queda drástica da glicose sanguínea, aborto e pode ter ação teratogênica.

Quando em excesso, pode causar vômito e diarreia e, de acordo com algumas fontes, apenas meia colherada do sumo do fruto maduro pode causar a morte de um bezerro grande em menos de um dia.

Não deve ser consumida em conjunto com clorpropamida, drogas antidiabéticas e drogas redutoras do colesterol, pois potencializa seus efeitos.


Cozido de melão de São Caetano

Ingredientes
2 melões de São Caetano (espécie de pepino com "espinhos" rugosidades)
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 colher (chá) de mostarda em pasta
2 batatas cortadas em cubos médios
5g de gengibre em pó
1/2 colher (café) de coentro em pó
1/2 colher (café) de cominho em pó
1 colher (café) de cúrcuma
1 pitada de sal
75ml de água
3 tomates picados

Modo de preparo
Coloque os melões de molho em água por 15 minutos para que amoleçam. Corte-os no sentido do comprimento e, com o auxílio de uma colher, retire as sementes. Corte-os em fatias de cerca de 2 cm de espessura. Em uma frigideira, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho. Acrescente a mostarda, as batatas e as fatias de melão. Refogue por 3 minutos, adicione o gengibre, o coentro, o cominho, a cúrcuma, o sal e a água. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos. Cinco minutos antes de finalizar o cozimento, acrescente os tomates. Sirva bem quente

Rendimento: 4 porções
Dificuldade: média
Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de cozimento: 30 minutos


Melão amargo e suas potentes propriedades contra doenças

Apesar de ter um nome popular, o melão amargo é pouco conhecido. A planta tem origem demarcada no sul da China e leste da Índia e possui como nome científico momordica charantia, sendo da família das Cucurbitáceas. Este vegetal cresce em áreas tropicais, integrando partes da Amazônia, África Oriental, Ásia e Caribe, mas é cultivada em toda a América do Sul. O fruto, proveniente do melão, amargo possui a coloração verde, quando ainda está novo, mas ao amadurecer adquire uma cor alaranjada. Já as folhas da planta são membranosas e sedosas.

A momordica charantia possui diversos nomes, em português pode ser chamada de melão-de-São-Caetano, erva-de-São-Caetano, melãozinho, fruto-negro. Em espanhol é conhecida por balsamina, pomme de merveille em francês e papailla, balsam pear e bitter melon são os possíveis nomes da planta em inglês. O melão amargo é considerada uma erva medicinal e que pertence à Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (Renisus). Isso significa dizer que ela é um vegetal importante e de interesse ao Ministério da Saúde.

Neste artigo, o Remédio-Caseiro aborda sobre as propriedades do melão amargo e as doenças que podem ser evitadas e tratadas com o auxílio dessa planta.

Tratamentos com o melão amargo

Foto: Pixabay

Os povos indígenas conhecem as propriedades desse vegetal há muitos anos, por isso não é de hoje que seus benefícios são utilizados para tratar os humanos. Para conseguir os resultados desejados, os índios usavam e ainda usam o chá de melão amargo. De acordo com as tribos, essa erva é eficiente para combater o diabetes, expelir gases intestinais, promover um equilíbrio na menstruação. Além de atuar como anti-viral, protegendo o corpo contra sarampo, hepatite e febre.

Tomando como exemplo a atuação que as plantas desempenham nas comunidades indígenas, ela foi introduzida no tratamento dos problemas que também afetam à população urbana, como tumores, reumatismo, malária, corrimento vaginal, inflamações, problemas menstruais, cólicas, vermes e parasitas. Além de ser utilizada topicamente em lesões, feridas e infecções.

Sem esquecer os benefícios da planta para a pele, visto que o melão amargo é responsável por tratar da sarna, erupções cutâneas, coceiras e hanseníase. E também é um forte agente no combate a vaginite e hemorroidas.

Imagem relacionada

Imagem relacionada

Resultado de imagem para melão de são caetano receitas

Contra indicações do melão amargo

Apesar de ser uma planta atuante em diversos problemas que afetam à condição humana, o melão amargo tem sérias complicações para mulheres que estão grávidas, uma vez que ela induz o aborto.

Melão de São Caetano 
Goya / Nigauri /Nigagori



Estudos científicos publicados nos últimos 10 anos mostram que o Melão de São Caetano ou Melão Amargo, apresenta propriedades anti-tumorais e anti-cancerígenas e muitas pesquisas tem sido realizadas a respeito de suas atividades antivirais e no HIV. 

O Melão pode ser usado contra todas as doenças de pele, tais como eczemas, acne e doenças por fungos. 

É ótimo coadjuvante para os diabéticos, pois tem propriedades hipoglicêmicas, reduzindo o índice de glicose no sangue.

Contém duas vezes a quantidade de potássio de uma banana e também é rico em vitaminas A e C, além dos seguintes compostos químicos: 

5-hidroxitriptmamina (serotonina), ácido linoleíco, licopeno, zeaxantina e lanoesterol todos possuindo referências sobre atividade anti-cancerígena ou na prevenção do câncer. O Melão Amargo contém também a substância criptoxantina, que tem propriedades antimutagênicas.


Melão-de-São-Caetano é um cipó herbáceo da família das Curcubitáceas, muito comum nas cercas vivas dos terrenos abandonados ou margeando as casas de roça do interior. Recebe também os nomes: Erva-de-lavadeira, Melãozinho, Fruta-de-negro, Erva-de-São-Vicente e Fruta-de-cobra. Dá frutos cor de ouro com espinhos moles na superfície, que, quando maduros, se abrem espontaneamente em três partes, mostrando no interior as sementes avermelhadas, comestíveis, muito concorridas pelos passarinhos e por crianças, que as chamam de Boizinho. Seu nome científico é Momordica charantia.

As flores são solitárias, possuem cinco pétalas amarelo-pálidas ou quase brancas, de textura fina e muito delicada. Embora de origem africana, a planta se encontra hoje disseminada por todo o mundo. Ela foi trazida da África ao Brasil pelos escravos, que usavam sua infusão contra febres e em banhos para facilitar os partos. Os primeiros escravos que chegaram ao Brasil tomaram o destino da região aurífera de Minas Gerais, em especial Ouro Preto e Mariana. Trouxeram eles as primeiras sementes e as plantaram ao redor de uma capelinha existente nas proximidades de Mariana. As sementes germinaram e a planta cresceu e frutificou. O padroeiro da capela era São Caetano, e os frutos eram parecidos com um pequeno melão. Em virtude disso, batizaram definitivamente não só o fruto, como toda a planta, de Melão-de-São-Caetano. 

Champuru um prato típico de okinawa


Este é um dos pratos típicos de Okinawa, um refogado à base de carne de porco, tofu e goya ou nigauri. Pela foto pode parecer um tanto grotesco, mas champuru significa "misturado" e apesar da aparência, é muito saboroso! Adoramos e sempre que preparo aqui em casa é inevitável lembrarmos com saudades das férias que já passamos lá. Um lugar lindo e paradisíaco!

No verão encontra-se nigauri à preço mais em conta mas semana passada enquanto fazia compras, não resisti e acabei comprando um, apesar de não estar muito bonito. Costumo usar um molho já pronto que vem de Okinawa e é encontrado em qualquer mercado aqui. Já experimentei de outras marcas, mais caros até, mas ainda fico com o produzido lá mesmo. Para quem não tiver o molho à disposição, tempere com sal e pimenta ou shoyu com uma pitada de açúcar.

Em Okinawa é usado o shimadoufu (tofu da ilha), bem mais firme do que o momemdofu (o tofu mais firme encontrado nas outras partes do Japão) e por isso, mais fácil de ser refogado sem se desmanchar. O processo na fabricação deles difere no cozimento e coação. Para o momendoufu, o leite de soja é aquecido e coado. Já o shimadoufu é coado cru e depois cozido, daí a sua firmeza. Além disso, o shimadoufu é levemente salgado, podendo ser consumido até sem nenhum tempero, muito gostoso mesmo!

Goya champuru1 goya ou nigauri (bittermelon)
1 momendoufu ou 300g de shimadoufu se você encontrar
4 fatias de bacon (pode ser presunto, apresuntado de lata, carne de porco fininha também)
1 ovo
shoyu com uma pitada de açúcar ou sal e pimenta para temperar


Lave e corte o nigauri no sentido do comprimento. 


Retire a parte branca central das sementes com a ajuda de uma colherzinha. 


Corte em meia-luas de 1/2 cm mais ou menos. Coloque numa vasilha e polvilhe sal. Misture levemente e deixe descansando por uns 5 minutos. Em seguida, lave com bastante água e deixe escorrendo.
 

Envolva o tofu em papel toalha e coloque num prato. Leve ao microondas por 10 minutos em potência alta. Coloque o tofu num escorredor e deixe "chorando" alguns minutos. Corte em cubos de 2 a 3 cm e enxugue bem com papel toalha. 


Aqueça bem uma frigideira em fogo forte. Coloque uma colher de sopa de óleo. Espalhe bem o óleo por todo o fundo da panela e jogue os cubos de tofu. Deixe dourar bem de um lado para ir virando até corar todos os lados. Cuidado para não ficar mexendo antes de dourar.

Retire os cubos corados num prato e reserve. Coloque mais um pouquinho de óleo e frite o bacon fatiado. Junte o nigauri picado e refogue alguns minutos, não muito para não deixar o nigauri mole demais. Volte o tofu para a frigideira, acrescente o molho ou tempero de sua preferência. Misture bem e despeje o ovo levemente batido. Mexa tudo até que o ovo cozinhe e sirva em seguida.


Um dos molhos prontos serve uma opção caso tiver acesso algum produto japônes caso siga a receita que também fica bom

fonte

https://www.remedio-caseiro.com/melao-de-sao-caetano-tem-poderes-que-voce-nem-imagina/

http://marusasaki.blogspot.com.br/2010/11/melao-de-sao-caetano-nigauri-goya.html

https://www.remedio-caseiro.com/melao-amargo-e-suas-potentes-propriedades-contra-doencas/

https://www.chabeneficios.com.br/cha-de-melao-de-sao-caetano-beneficios-e-propriedades/

https://www.comidaereceitas.com.br/salgados/cozido-de-melao-de-sao-caetano.html

http://aportademarfim.blogspot.com.br/2016/03/suco-de-melao-sao-caetano-tambem-parece.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.