sábado, 5 de setembro de 2015

Coenzima Q10


Aprenda os benefícios da Coenzima Q10. A coenzima Q10, cientificamente chamada de Ubiquinona, é uma molécula produzida naturalmente pelo nosso organismo, assemelha-se a uma vitamina e atua fundamentalmente no metabolismo energético. Ultimamente, vem recebendo muita atenção por suas propriedades cardiovasculares.

Comumente chamada de CoQ10, ela é encontrada em todas as células do corpo humano, com altas concentrações no coração e também ajuda na produção de energia. Por ser um potente antioxidante, a coenzima atua diretamente no combate aos radicais livres.

E O QUE SÃO OS RADICAIS LIVRES?

O radical livre é produzido normalmente no nosso organismo, porém, o estilo de vida moderno, a poluição, os raios UV e também o estresse, aumentam a produção destes radicais trazendo sérios problemas de envelhecimento precoce. Além disto, os radicais livres podem causar doenças cardiovasculares e têm relação com o desenvolvimento de câncer.

UTILIZAÇÃO DA COENZIMA Q10 NA ÁREA COSMÉTICA

Por possuir características antioxidantes, esta coenzima geralmente é administrada juntamente com outros ingredientes, para potencializar o efeito antienvelhecimento. Esta propriedade de antienvelhecimento deve-se ao fato da CoQ10 melhorar a síntese de energia das células, aumentando a eficiência da oxigenação. Além de antioxidante, a coenzima Q10 possui função antimicrobiana, inibindo o crescimento de bactérias; e por isso é frequentemente utilizada em produtos anticaspa.

A COENZIMA Q10 AO LONGO DOS ANOS

A partir dos 30 anos de idade, a produção de Q10 pelo nosso organismo vai diminuindo, e estes níveis reduzidos são notados através da fadiga, da falta de força muscular e também pelo envelhecimento precoce.

ONDE A COENZIMA Q10 É ENCONTRADA?

Encontramos a Coenzima Q10 em diversos alimentos, como carne, aves, peixes e ovos. Pequenas quantidades também são encontradas nos cereais, soja, nozes, espinafre e brócolis.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA COENZIMA Q10 NO ORGANISMO
  • Melhora os distúrbios cardiovasculares e atua na prevenção de doenças cardíacas;
  • Tem poderosa ação antioxidante, combatendo e neutralizando os radicais livres no organismo;
  • Com a ação antioxidante da Q10, a pele fica hidratada e mais firme, melhorando o aspecto envelhecido e com rugas;
  • Ajuda a retardar o relógio do envelhecimento;
  • Os cabelos ficam fortes e ainda se forma uma película protetora ao redor dos fios
  • Protege as células e evita doenças degenerativas como o Alzheimer, Parkinson;
  • Amplamente utilizada no tratamento de Fibromialgia;
No Japão, a Coenzima Q10 já é utilizada no tratamento de doenças cardíacas.

COENZIMA Q10 E A NUTRIÇÃO ESPORTIVA

Por ser derivada de gorduras de boa qualidade e ter função cardioprotetora e antioxidante no organismo, é ótima tanto quem pratica atividade física quanto para atletas de alta performance. É encontrada em grande quantidade nas células cardíacas, com a função de aumentar a oferta de oxigênio para o coração, poupando assim, esforços extras durante o exercício, aumentando o aporte de energia e consequentemente a performance na atividade física.

DICAS DE USO

Tomar 1 cápsula por dia próximo a uma grande refeição.

O QUE DIZEM OS ESTUDOS CIENTÍFICOS SOBRE A COENZIMA Q10

“A coenzima Q10 é uma vitamina-símile lipossolúvel, que está presente em praticamente todas as células do organismo e participa dos processos de produção de energia. Por ser essencial a esse processo, órgãos com maior demanda energética (como coração, cérebro, rins e fígado) apresentam maiores concentrações de CoQ10 (Okamoto et al., 1989; Shindo et al., 1994).”

“Os efeitos da administração de CoQ10 em pacientes com diversas doenças degenerativas vêm sendo estudados, como no caso de Mal de Parkinson e outras doenças neurodegenerativas, além de doenças do coração e hipertensão. Além disso, o suplemento de CoQ10 também já foi sugerido para o tratamento de outras doenças, como diabetes (Shing, 1999; Hodgson, 2002), câncer (Sakano, 2006), angina, obesidade e distrofia muscular. A Coenzima Q10 também aumenta a tolerância de idosos e sedentários ao exercício físico e pode corrigir falhas do sistema imunológico senescente.”

“Envelhecimento, maus hábitos alimentares, estresse e infecções afetam a nossa capacidade de fornecer quantidades adequadas de CoQ10 às células. Portanto a suplementação pode ser muito útil (Hojerova 2000). Após os 35 anos de idade, o organismo começa a perder a sua capacidade de sintetizar CoQ10 de alimentos e desenvolve a sua deficiência (Hojerova, 2000). A suplementação se faz importante já que a falta desta coenzima pode causar danos no cérebro e em outros órgãos (Bliznakov, 1999). Além disso, seu uso tópico, atenua rugas e linhas de expressão e diminui o estresse oxidativo da pele (Informe Aparenza, 2007), limpando os radicais livres do corpo humano (Hojerova, 2000).”

fonte

https://bemestarbrasil.com/blogs/news/coenzima-q10-e-seus-beneficios/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.