quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Saúde Óssea para um perfeito Bem-Estar


O esqueleto parece tão rígido e durável que é difícil acreditar que os ossos são órgãos que sofrem processos metabólicos, assim como qualquer outro. No decorrer de nossas vidas, os ossos são construídos onde é necessário e removidos onde não é, como resposta ao crescimento, danos e outros fatores.

Os ossos estão em estado de crescimento até cerca de 30 anos de idade, um período em que nossa vida favorece a construção óssea. Quando os ossos estiverem sendo construídos e fortalecidos, o Cálcio, o mineral primário que é armazenado nos ossos, é retirado do sangue para formar um novo osso. Essa é a principal razão para ingerir a quantidade suficiente de cálcio durante o período de crescimento dos ossos.

Vitamina D e Magnésio, que auxiliam o organismo a absorver e assimilar o cálcio, também desempenham um papel crítico para assegurar uma boa saúde óssea.

Mudanças físicas, mudanças na dieta e estilo de vida na medida em que envelhecemos, podem causar impactos na saúde do esqueleto e alterar o equilíbrio entre a construção e a degradação desfavoravelmente. Deficiências de cálcio, vitamina D e magnésio, inatividade, fumo, mudanças hormonais que ocorrem com o envelhecimento podem afetar a densidade mineral dos ossos.

As articulações são afetadas na medida em que envelhecemos também. A cartilagem que recobre suavemente as extremidades dos ossos criando um colchão entre os ossos, fica mais delgada na medida em que nos movimentamos. A produção de sulfato de glicosamina, um componente natural feito pelo corpo que contribui para a formação desse “colchão” de cartilagem, também decresce com a idade.

Manter ossos saudáveis é importante para todas as idades,” ressalta Luigi Gratton, M.D., Vice-Presidente de Assuntos Médicos da Herbalife. Mas, ele acrescenta, “quantidades adequadas de cálcio, vitamina D e magnésio são importantes ao longo da vida e muitos adultos não consomem a quantidade ideal desses nutrientes em uma base diária.”

Para manter ossos e articulações fortes e movendo-se livremente:

•Tenha certeza de consumir quantidades adequadas de cálcio, vitamina D e magnésio.
•Se você não tem condições de ingerir as quantidades ideais destes nutrientes essenciais, os suplementos são fundamentais. Tenha certeza de ingerir suplementos que contenham ambos os nutrientes para otimizar a absorção e assimilação.
•Seja ativo. Inclua atividades que coloque peso em seus ossos e articulações. Atividades de impacto, como andar ou correr, ajudam a construir ossos fortes.
•Manter músculos fortes ajuda também, desde que eles possam absorver parte do estresse que nós colocamos nas articulações. Levantar pesos ajuda a construir músculos e ossos fortes.
•Excesso de peso coloca pressão extra nas articulações, então o emagrecimento pode melhorar a saúde das articulações.

FONTE

PORTAL EM FORMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.