sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Seriguela


Planta da família das Anacardiaceae. Também conhecida como ameixa-da-espanha, cajá vermelho, ciroela. Planta que raramente ultrapassa 7 m de altura, a serigueleira possui ramos que se desenvolvem rente ao solo. Suas folhas são compostas, e as inflorescências possuem flores perfeitas que formam frutos isolados ou em cachos. Esses frutos possuem uma película fina, verde, amarela ou vermelha, dependendo do estádio de maturação; polpa de pequena espessura ao redor de um grande caroço. 

Origem: México e a América Central (Leon & Shaw, 1990). Propriedades medicinais: diurética, energizante. Indicações: aliviar espasmos, diarreia, disenteria, espasmo, febre, gases, inflamação, limpar ferida, queimadura.

Originária da América Tropical, da família das Anacardiaceae, o gênero Spondia tem mais que 18 espécies (Spondias cytherea Sonn. (cajaraneira), Spondias tuberosa Arr. Câm. (umbuzeiro) e Spondias spp. (umbu-cajazeira e umbugueleira), sendo todas as Spondias, árvores frutíferas tropicais largamente exploradas, encontradas nos pomares domésticos pelo Brasil a fora.

A Seriguela é muito popular no Norte/Nordeste, sendo cultivada também em São Paulo. É também encontrada no Sudeste da Ásia, onde apresenta frutos sem sementes (partenocárpicos). Também conhecida como Red Mombin e Spanish plum, inglês; Mombin rouge, Francês; Ajuela Ciruela, Ciruela de México, Ciruela morada, Hobo, Hobo colorado, Espanhol. Entre nós ela é a ceriguela, ciruela, Seriguela.

É consumida fresca ao natural ou em forma de doces e refrescos. É diurética e energizante. Combate diarreia e disenteria, espasmos, flatulência, febre, e queimaduras. É rico em carboidratos, cálcio, fósforo e ferro, a seriguela possui ainda outras vitaminas como A, B e C. 

fonte

5 comentários:

  1. eu adoro ciriguela plantei uma muda ficou enorme so quenao deu uma fruta sequer o que pode ter acontecido

    ResponderExcluir
  2. A planta inicia a produção com cerca de 3 anos...a seriguela atinge até 7m; e produz no período de dezembro e fevereiro.

    http://www.frutiferas.com.br/htm/seriguela.htm

    ResponderExcluir
  3. a minha siriguela comecou a dar frutos depois de 11 anos de plantada !

    ResponderExcluir
  4. Pode comer a folha da seriguela

    ResponderExcluir
  5. Pode comer a folha da seriguela

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.