domingo, 11 de janeiro de 2015

Óleo de Orégano


O óleo de orégano é um suplemento alimentar extraído da planta medicinal orégano, agindo como um purificador altamente potente com muitos benefícios para a saúde humana. É uma substância extraída de plantas de orégano selvagem e os dois componentes principais deste remédio natural é o carvacrol e o timor que têm ação antifúngica e antibacteriana, além de ajudar a manter o equilíbrio da flora intestinal e a promover a boa digestão. Além desta substâncias, o óleo de orégano contém flavonoides, magnésio, cálcio, zinco, ferro, potássio, cobre, boro, manganês, vitaminas A, C, E e niacina.

O óleo de orégano não substitui os medicamentos, mas pode ser tomado em conjunto para conseguir o tratamento de doenças como enxaqueca ou gripe.

Indicação do óleo de orégano
  1. Infecções virais, bacterianas, fúngicas e parasitárias por reduzindo a dor, inflamação e infecção;
  2. Problemas respiratórios, agindo como antitússico;
  3. Problemas de resfriados e gripes;
  4. Doenças bronco pulmonares;
  5. Gases e cólicas gastrointestinais;
  6. Problemas digestivos;
  7. Problemas das vias urinárias;
  8. Enxaquecas;
  9. Combate envelhecimento precoce;
  10. Ajuda a emagrecer;
  11. Combate a acne. 

O óleo de orégano tem efeitos antioxidantes e atua no sistema musculoesquelético aumentando a flexibilidade muscular e das articulações.

Atualmente existem pesquisas que apontam que o óleo de orégano ajuda na cura do câncer. 

Alivia dores

Dores nas costas, artrite e lesões esportivas são alguns dos incômodos musculares mais comuns no dia a dia e, para quem sofre com esses problemas, o óleo de orégano é aliado. Isso porque o produto conta com fortes propriedades anti-inflamatórias que são absorvidas pela pele e ajudam a aliviar a dor – basta aplicar uma mistura de duas colheres de orégano orgânico com duas colheres de azeite de oliva orgânico.

O orégano carrega também antioxidantes eficazes no combate à ação dos radicais livres, associados à degeneração celular e ao desenvolvimento de doenças com câncer. Além disso, o óleo ajuda a amenizar problemas causados pelo avanço da idade, como degeneração muscular e doenças oculares.

O óleo de orégano tem um ingrediente ativo chamado carvacrol, que ajuda a reduzir a irritação no tecido adiposo, além de elevar a capacidade de queima de gordura pelo organismo.

Em função de suas propriedades antissépticas, antibacterianas, anti-inflamatórias e graças à presença de um composto chamado timol, o óleo de orégano é um dos aliados contra a acne e ajuda a barrar o desenvolvimento de microrganismos nocivos à pele.

O óleo de orégano em adultos pode ser usado diluindo 2 gotas de óleo em 1 copo de água, devendo ser tomado 1-2 vezes ao dia. Para crianças, deve-se diluir uma gota de óleo em 1 copo de água e tomar 1-2 vezes ao dia. Sumo ou outro líquido natural pode ser usado no lugar da água. 

O óleo de orégano pode ser encontrado em cápsulas e deve ser tomado de acordo com as instruções do fabricante. 


Os efeitos colaterais do óleo de orégano são raros, mas existem casos em que existe redução na capacidade do organismo absorver ferro. É recomendável que qualquer uso seja combinado com consumo regular de suplementos de ferro. Outros efeitos colaterais são irritação cutânea, diarreias ou vômitos. 

O óleo de orégano está contraindicado em pessoas que tenham alergias a tomilho, basílico, menta ou sálvia, uma vez que podem ser sensíveis ao óleo de orégano, visto que a família de plantas é a mesma. Mulheres grávidas não são aconselhadas a tomar óleo de orégano regularmente.

Fonte:


Um comentário:

  1. Olá Beth gostaria de fazer artigos www.saudeedieta.com entra em contato com E mai caso se interesse.

    E mail: fsbsites@hotmail.com

    Obrigado
    Filipe Queiroz

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.