quarta-feira, 6 de julho de 2016

Pinoli


O pinoli pertence à família das oleaginosas, mesmo grupo das castanhas, nozes e amêndoas. É rico em proteínas, fibras, zinco, cobre, ferro, manganês, magnésio e algumas vitaminas do complexo B. “A maior parte da gordura do alimento é de boa qualidade e apresenta ômega 3, 6 e 9, essenciais para o bom funcionamento do organismo, pois auxiliam na redução do colesterol, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares”, diz Andrea Stingelin Forlenza, nutricionista (SP).

Por serem ricas em antioxidantes e apresentarem baixo índice glicêmico, as oleaginosas reduzem o risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes. A indicação é consumir até duas colheres (sopa) por dia de pinoli, devido o alimento ser muito calórico. Você pode adicioná-lo em saladas, tortas, bolos, pães ou no recheio de massas.



Os pinoli (do italiano pinolo, pl. pinoli) são extraídos do pinheiro-manso (Pinus pinea), uma árvore nativa da região do Mediterrâneo.

Semelhante a uma amêndoa, mas de tamanho bem reduzido, o pinolo possui formato ovalado, textura macia e coloração amanteigada. É oleoso e de sabor suave, que pode ser ressaltado pela torra.

Na Itália, é muito usado em risotos, molhos e bolos, sendo fundamental no molho pesto. É também bastante difundido na Índia e na Turquia. Na cozinha libanesa - onde são conhecidos como "snoubar" - entra em massas, esfirras, legumes de forno, arroz, charutos recheados e sobremesas, como sorvetes, bolos, doces e tortas.

É vendido principalmente em pacotes de 20 gramas ou por peso, em lojas de produtos árabes e empórios sofisticados.


Pinoli também conhecido como Pinhole, pignole ou Snoubar, é um tipo de semente oleaginosa, extraída do Pinheiro-manso (Pinus pinea), que se parece com uma amêndoa, de cor bege e tamanho bem menor.

Seu sabor lembra o da noz moscada, mais adocicada, menos picante e poderosa, pois apenas uma pequena quantidade realçará o sabor de qualquer receita. É uma iguaria de origem mediterrânea, muito apreciada ao redor do mundo, principalmente pelos turcos, indianos, sírios, libaneses e italianos.

O pinheiro-manso demora até cem anos para produzir a pinha, colhida manualmente, de onde é retirada sua semente, descascada para dar origem ao pinolo, que é muito utilizado em várias receitas culinárias para preparação de esfirras, quibes, arroz, legumes de forno, charutos recheados, bolos, molhos, risotos e sobremesas, tais como sorvetes, doces, bolos e tortas.


O Pinoli possui alto teor de gordura monoinsaturada, proteínas, fibras, vitaminas do complexo B, além de ser rico em vitamina E e sais minerais tais como manganês, zinco, cobre, ferro, magnésio e potássio.

Alimento, consumido em pequenas doses, até duas colheres de sopa ao dia, é essencial para o funcionamento do organismo, pois auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, na redução do colesterol, além de ser rico em antioxidantes que evitam o envelhecimento precoce, apresenta baixo índice glicêmico auxiliando no controle da diabetes. Por ser rico em fibras auxilia no funcionamento intestinal.

O pinoli é encontrado em empórios com produtos da gastronomia árabe, em pacotes de 20 gramas, sendo uma condimento com preço mais elevado.

FONTE
http://www.coisasdaroca.com/especiarias/pinoli.html

http://revistavivasaude.uol.com.br/guia/saiba-tudo-sobre-o-pinoli/4916/#

http://www.cantinhovegetariano.com.br/2011/10/pinoli.html

Um comentário:

  1. Olá, Beth. Tudo bem? Parabéns pelo blog.
    Faz tempo que não nos falamos. Procurei seu e-mail e descobri que não tenho.
    Gostaria de entrar em contato reservadamente.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.