terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Amaranto: propriedades e como consumir!


O amaranto é um grão de 8.000 anos de idade que já foi base de dietas astecas. A planta amaranto está relacionada com acelga, quinoa , beterraba e espinafre produz milhares de sementes minúsculas que, na verdade, compõem este produto parecido com um grão como o arroz. Embora não seja comumente usado em dietas brasileiras, está ganhando em popularidade por causa de seu valor nutritivo extraordinário. Suas folhas também são muito usadas em receitas para um valor nutricional mais rico.

Vale lembrar antes de falar qualquer coisa sobre o amaranto: nunca comece uma nova dieta sem consultar um nutricionista ou seu médico. Leve estes dados para seu nutricionista ou médico e veja se você pode ou não acrescentar este item em sua dieta.
Amaranto: Propriedades

Por copo, o amaranto contém 251 calorias e apenas 4 g de gordura, nenhuma das quais é saturada. Ele oferece 29 por cento da ingestão diária recomendada de ferro, com base em uma dieta de 2.000 calorias, e 12 por cento para o cálcio. Ele é rico em magnésio, com 40 por cento da dose diária e 36 por cento da dose diária recomendada de fósforo. Uma xícara de amaranto também oferece 105 por cento da dose diária para o manganês, que funciona como um antioxidante e desempenha um papel no metabolismo energético, saúde óssea e cicatrização de feridas.
Amaranto emagrece?

O amaranto fornece 5 g de fibra por copo. A recomendação é que as mulheres consumam 25 g de fibra por dia e 38 g por dia para os homens. A fibra ajuda com a saúde digestiva e pode fazer você se sentir mais cheio após as refeições, enquanto controla os níveis de açúcar no sangue. Desta forma, você ataca dois problemas de quem quer emagrecer (açúcar no sangue e comer demais), concluindo que o amaranto ajuda no processo de emagrecimento.


O consumo do amaranto pode ser uma ótima opção para quem quer diversificar a dieta com grãos integrais e mais saudáveis. (Foto: divulgação)

Amaranto: Quinoa e Trigo

O amaranto contém quatro vezes o cálcio encontrado no trigo e duas vezes a ferro e magnésio. Também é rico em vários aminoácidos, especificamente lisina, metionina e cisteína e, como resultado, o amaranto é uma proteína mais completa do que muitos outros tipos de grãos. É também mais completo que a quinoa e pode ser a opção para quem não gosta da quinoa na dieta.

Amaranto: Benefícios

O amaranto é livre de glúten, tornando-se a farinha alternativa para quem sofre de doença celíaca, pois deve evitar trigo, cevada e centeio. Amaranto conta como um grão integral e natural e seu consumo ajuda na regulação do sistema digestivo.

Amaranto: Receitas

O amaranto é muito versátil em seus usos: ele pode ser cozido como um cereal quente ou misturado com outros grãos como o arroz. A farinha de amaranto farinha pode ser substituída em uma parte ou a totalidade da farinha de trigo nas panquecas ou bolos. O grão pode também ser colocado no forno para fazer um snack crocante. Você pode usar as folhas para chás, sopas e molhos deliciosos e nutritivos.

Assim como a quinoa, as receitas que são usadas para o arroz também funcionam para o amaranto, bastando apenas substituir o arroz pelo amaranto. Você pode ainda juntar parte de amaranto e parte de quinoa para uma receita inovadora, saborosa e nutritiva.

Como consumir o amaranto?

Uma das vantagens do amaranto é ser muito versátil: a versão em flocos pode ser consumida com frutas ou iogurtes ou ainda ser acrescentada em vitaminas e sucos. Os grãos podem ser ingredientes de saladas ou também cozidos, em substituição ao arroz. Para isso, basta deixar uma xícara de amaranto cozinhando em seis xícaras de água, por cerca de 20 minutos. Para evitar que queime, mexa regularmente. Após cozido, basta escorrer a água e servir.

Outra forma de consumir o produto é como pipoca. Para isso, a receita é simples: coloque uma colher de sopa de grãos em uma panela sem óleo, tampe e espere estourar, assim como acontece com o milho. O resultado são micropipocas, com um sabor semelhante a nozes. Um lanche saudável e gostoso!

E não só o grão do amaranto que pode ser aproveitado. As folhas também podem ser consumidas. Elas se assemelham ao espinafre e são fontes ricas em vitamina C, cálcio e vitamina B3. Além disso, chegam a ter dez vezes mais caroteno do que o tomate.

Embora não haja uma recomendação exata por parte dos médicos em relação à quantidade exata que deve ser consumida diariamente, o indicado por nutricionistas é de que não ultrapasse 45 gramas diárias do grão, o que equivale a três colheres de sopa.

FONTE

https://www.saudemelhor.com/amaranto-propriedades-como-consumir/

https://www.jasminealimentos.com/wikinatural/enriqueca-o-cardapio-com-o-amaranto/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.