sábado, 22 de outubro de 2011

Sementes de Chia


Chia é uma semente que pode ser encontrada nas versões em grãos, farinha e óleo. A chia tem efeito superior ao da linhaça no papel de combater a fome, desintoxicar o organismo e eliminar gordura.

Um dos alimentos mais poderosos, funcionais e nutricionais do mundo, as sementes de chia (sálvia-hispânica) são uma excelente fonte de fibra e o sonho de quem faz dieta, pois eliminam a fome por aumentarem o seu volume, evitando assim o desejo de ingerir mais alimentos.

As sementes de chia têm elevados níveis de ómega-3, o que é invulgar no mundo das plantas. Elas são 18% ALA (ácido alfa-linolénico) – a forma vegetal de ómega-3 –, que é aproximadamente a mesma da linhaça. As suas outras potencialidades incluem grandes quantidades de fibras e proteínas e uma variedade de vitaminas e sais minerais, incluindo cálcio, fósforo e ferro.

Você pode polvilhar sementes de chia em quase tudo: nos cereais, nos batidos, iogurtes – sem prejudicar o sabor. Use-as polvilhando em salgados, almôndegas ou hambúrgueres. As sementes de chia branca têm um sabor neutro e uma cor luminosa, por isso são um substituto ideal para a farinha branca em bolos caseiros. Misturar 1 ou 2 colheres de sopa de sementes num copo de água e adicionar ao caldo da sopa.

Originária do México, a chia é uma semente que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física. Entre os principais componentes está o ômega 3 - em teor mais elevado do que o encontrado na linhaça. também tem fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína.


A vantagem das fibras presentes na casca da semente da chia é proporcionar a sensação de saciedade.

- Quando entram em contato com a água, essas fibras formam uma espécie de gelatina excelente para o intestino, pois ajuda a regulá-lo e potencializa a absorção de nutrientes.

Essa gelatina formada pela chia, quando umedecida, retarda a nossa vontade de comer também por ocupar espaço no nosso aparelho digestivo. É como se demorássemos mais tempo para ficar de “estômago vazio”.

Mas não apenas quem quer fazer as pazes com a balança deve incluir chia no seu cardápio. Essa sementinha é a principal fonte alimentar de ácidos do tipo ômega-3, importantíssimos para regular os níveis de colesterol ruim e triglicérides no sangue.

Ajuda a perder peso porque... Segundo a nutricionista Flávia Cyfer, a chia age em três frentes distintas que auxiliam no emagrecimento:

· Causa saciedade: "suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores".

· Combate inflamação: "a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite".

· Desintoxica: "a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes".
  • Outros benefícios
Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.
  • Contraindicações
Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Logo, para emagrecer, coma apenas a quantidade indicada na matéria.

  • Como consumir?
Pode ser encontrada de três formas - in natura (grãos), óleo e farinha. Mas independentemente do jeito que você prefere consumi-la, a chia deve ser ingerida 30 minutos antes de duas das suas principais refeições diárias (café da manhã, almoço ou jantar).

GRÃO

Como ingerir: pode ser consumido puro ou misturado a frutas de sua preferência. O ideal é comer uma colher (sopa) da semente 30 minutos antes das refeições.

ÓLEO

Use o óleo como tempero. Acrescente uma colher (sopa) do alimento em saladas, independentemente da quantidade de folhas. Contudo, a nutricionista Flávia Cyfer faz uma importante ressalva neste caso: a versão líquida de chia não conta com os benefícios das fibras, encontradas exclusivamente na farinha e na versão em grãos. Os demais componentes, como o ômega 3, permanecem inalterados.

FARINHA

Como ingerir: adicione uma colher (sopa) no preparo de iogurtes, vitaminas e saladas.

O poderoso grão possui...

· 2 vezes mais potássio do que a banana

· 3 vezes mais ferro do que o espinafre

· 6 vezes mais cálcio do que o leite integral

· 8 vezes mais ômega 3 do que o salmão

· 12 vezes o próprio peso: é o que ela absorve de água

· 15 vezes mais magnésio do que o brócolis


"Chia fresca" ou Iskiate

Bebida popular no México, a "Chia fresca" ou também chamada Iskiate é feita apartir de sementes de Chia( Salvia hispanica). Receita: um copo de água, duas colheres de sementes de chia. Deixar 15 minutos de molho, acrecentar suco de limão, adoçar com mel, adoçante ou outro de sua preferencia.

Os brilhantes astecas utilizaram essas sementes poderosas para obter sustento em caçadas longas e árduas, expedições comerciais e em batalhas. Os corredores podiam levar mensagens em todo o seu imenso reino, confiando apenas nas sementes como sua única fonte de alimento.

A nação asteca, incrivelmente avançada, cultivava a Salvia hispanica L., que eles chamavam de chia, como um de seus pilares nutricionais. Eles se referiam a ela como "comida de corrida", pois esta oferecia a eles energia e força extraordinários. A chia foi para os astecas o que o ginseng é para o oriente - o segredo nutricional para restaurar o vigor. Oferece nutrientes essenciais, inclusive ácidos graxos essenciais (ômega 3) e fibras dietéticas solúveis e insolúveis em abundância. Além disso, é uma fonte excepcionalmente boa de vitaminais, minerais e proteína vegetal de qualidade inigualável.

É ótima para todos

•Profissionais ativos
Como ser multitarefa tornou-se um estilo de vida na sociedade ocidental, poucos adultos têm tempo para refeições adequadas durante o dia. Muitos apelam para os restaurantes fast food para refeições 'para viagem' como hábito de conveniência. Como a Chia possui uma densidade nutricional ideal, formulações convenientes e pode ser integrada a qualquer alimento, é a perfeita estratégia para obter uma dieta nutritiva. Com Chia, mesmo dietas empobrecidas podem ser melhoradas.

•Indivíduos de meia-idade e idosos
Os altos níveis de antioxidantes, proteínas, aminoácidos essenciais, vitaminas, minerais, magnésio, cálcio, fósforo, ferro, potássio e fibras dietéticas da Chia contribuem para uma saúde melhor e para o bem-estar.

•Crianças e adolescentes
As principais pesquisas nutricionais na América mostram diversas deficiências de nutrientes essenciais na dieta dos adolescentes. O sabor neutro da Chia se mistura a qualquer alimento, tornando-se o sistema perfeito para fornecimento de nutrientes valiosos que muitas crianças não ingerem.

•Atletas
Com ferro, aminoácidos essenciais, cálcio, fósforo, eletrólitos e poli-insaturados Ômega 3 em abundância, a Chia é adequada para auxiliar na resistência esportiva, no desempenho atlético e na recuperação física.

•População acima do peso
Em uma era de dietas da moda e da conveniência do fast food oferece um sistema de fornecimento natural e conveniente de muitos nutrientes essenciais. A Chia é fonte alimentar integral natural de fibras, com sementes que absorvem até 12 vezes seu peso em água. Como as sementes de Chia se expandem no estômago, elas ajudam a suprimir a fome por períodos maiores.

•Mulheres
A Chia é o suplemento perfeito para a dieta feminina, pois contém cálcio, fósforo, ferro, poli-insaturados ômega-3, ácido fólico, magnésio e antioxidantes - todos os nutrientes essenciais que uma mulher precisa em um sistema de fornecimento de alimentação integral conveniente.

•Pessoas com problemas digestivos
Pela sua concentração extremamente elevada de fibras dietéticas, a Chia ajuda na saúde do cólon e em problemas digestivos, além de facilitar o processo digestivo.

FONTE

MDEMULHER

Um comentário:

  1. A semente de chia realmente é funcional para nosso organismo. Eu comecei consumindo a semente e agora consumo a cápsula de chia, que contém as mesmas propriedades da semente com a praticidade de poder levar a cápsula sempre comigo.
    Comprei estas cápsulas nesta loja virtual www.econatuz.com.br

    abraços!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.