quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Hummm! Morango...



O morango é um fruto originário da Europa. Pertence à família das rosáceas – a mesma das rosas, maçãs, cerejas e pêras. É um fruto rasteiro. Em sua superfície encontram-se carocinhos que são supostas sementes. No entanto, ele tem uma única semente, que se liga ao fruto por um pequeno ponto.

O morango é um fruto carnoso, suculento, de sabor levemente ácido. Destaca-se pela vivacidade de sua cor vermelha com as sementes à superfície e uma coroa de folhas no topo do fruto.

No Brasil o morango tem mostrado melhor adaptação do Sul de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, pois não suporta temperaturas elevadas. Seu período de safra vai de junho a outrubro. É considerado muito sensível a doenças e pragas como ácaros, formigas e pulgões.

É um alimento com poucas calorias. Rico em vitamina C, betacaroteno, ferro, cálcio, fósforo, potássio, sódio e em menor quantidade de vitaminas A e B. São dadas algumas funções para o morango, como segue abaixo:

  • Tratamento de gota, reumatismo;
  • Estimula os processos de absorção na infância;
  • Aumenta resistência a infecções;
  • Ação anticancerígena;
  • Possui muitas fibras;
  • As folhas são antiinflamatórias;
  • Equilibra o fígado devido aos seus açúcares naturais, o sistema nervoso e as glândulas endócrinas;
  • Evita a fragilidade dos ossos, má formação dos dentes, dá resistência aos tecidos, ajuda a cicatrizar ferimentos.


O morango é utilizado na forma in natura ou em sucos, doces, geléias, mousses, cremes e muitas outras culinárias.

Morango (Fragaria) é considerado, na linguagem vulgar, como o fruto vermelho do morangueiro, da família das rosáceas. No entanto, em termos científicos não se pode considerar um fruto já que é constituído pelo receptáculo da flor original (composta), em volta do qual se dispõem os frutos (as sementes são visíveis sob a forma de graínhas).

O morango ajuda a aumentar o sistema imunológico e combate infecções (vitamina C), é bom para a pele e visão (vitamina A), ajuda no controle da diabetes, doenças cardíacas e neurológicas (vitamina B1, magnésio e cálcio), ajuda a prevenir o câncer (vitamina K), combate os radicais livres, câncer e anemia (vitamina B2 e ferro).

Também ajuda a evitar prisão de ventre, elimina toxinas do organismo, é indicado para quem tem problemas de gota, pois seus minerais neutralizam o excesso de ácido úrico produzido, e hipertensão, pois essa é controlada graças a ingestão dos mesmos minerais.

FONTE

WIKIPÉDIA

nutrição em foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.