sexta-feira, 15 de março de 2013

Grumixama



Grumixama (Eugenia brasiliensis), ou grumixaba, fruta genuinamente brasileira, natural da mata atlântica, parente próxima da pitanga, que esta mais para jabuticaba (uma prima distante). Fruta com sabor doce e uma leve acidez, os frutos podem ser pretos (mais doces), mas existe também a variedade amarela (menos doces).

A grumixama (Eugenia brasiliensis Lam., família Myrtaceae) é uma árvore brasileira da floresta pluvial da Mata Atlântica, também chamada grumixaba, grumixameira, cumbixaba, ibaporoiti.


Árvore de até 15 m de altura, nativa das matas primárias desde a Bahia até Santa Catarina, em mata aluviais e encontas suaves, é hoje rara. Seus frutos - bagas globosas, de uma ou duas sementes -, além do consumo humano, atraem a avifauna.


Fruto: Arredondados, achatados nas extremidades, com casca lisa, de coloração amarela ou roxo-escura, quase preta, manchada de vermelho na maturação. Polpa suculenta envolvendo 2 sementes esbranquiçadas, frutifica de novembro a janeiro.
Cultivo: Propaga-se por sementes e adapta-se bem em qualquer tipo de clima e solo, resistindo bem a geadas. Possui crescimento rápido. É bastante cultivada para a produção de frutos, saborosos e consumidos principalmente ao natural.

IMPORTÂNCIA MEDICINAL: É uma fruta indicada para benefícios de curar várias doenças, estimulante do apetite, reanimadora, combate males inflamatórios da boca, garganta, intestinos. O fruto é energizante, revitalizante e aumenta a excreção pela urina.

Os beneficios da grumixama estão aqui
http://www.frutasnobrasil.com/beneficios_grumixama.html

fonte

http://pt.wikipedia.org/wiki/Grumixameira

http://come-se.blogspot.com.br/2011/11/e-hora-de-colher-grumixama.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.