quinta-feira, 18 de novembro de 2010

AÇÚCAR: acelera envelhecimento da pele


A principal proteína da derme de uma das camadas da pele é o colágeno, que se quebra com o envelhecimento, fazendo surgir as rugas. O açúcar interfere na função do colágeno. Não apenas doces, balas e afins têm essa ação nefasta. Alimentos como o arroz branco, com altoíndice glicêmico, também fazem a glicose ir às alturas e, aí, os ponteiros do nosso relógio biológico saem do compasso, acelerando a passagem do tempo...

O mais perigoso líquido que tomamos açucarado é o café. Raramente outra bebida recebe tanto açúcar como o café. Isto pode significar o principal veículo de ingestão de açúcar, por volume, no nosso dia a dia. Mas, se você souber escolher café de boa qualidade, em pouco tempo estará tomando café sem açúcar e sem qualquer espécie de adoçante, pois, o sabor é muito bom, e adoçá-lo será um absurdo. Tomar café sem açúcar é a minha preferência...

O açúcar sempre foi o vilão das dietas e da vida saudável. Ele também é culpado por acelerar o processo natural de envelhecimento da pele. O alerta foi dado por especialistas americanos e apresentado no último congresso da sociedade brasileira de dermatologia.

A principal proteína da derme de uma das camadas da pele é o colágeno, que se quebra com o envelhecimento, fazendo surgir as rugas. O açúcar interfere na função do colágeno.

A médica dermatologista Adriana Aquino constata o problema nos pacientes que chegam no seu consultório. “O que nós vimos é que quanto mais açúcar a gente tem, mais a gente liga uma fibra de colágeno à outra e torna ele mais duro, mais inflexível e incapaz de se reparar dos danos que são comuns no envelhecimento, então acaba precipitando o aparecimento das rugas”, revela.

A doutora diz que a conclusão é de um estudo de dermatologistas da Escola de Medicina de Dartmouth, nos Estados Unidos. A maioria das pessoas ainda desconhece este efeito menos doce do açúcar. De acordo com o trabalho dos dermatologistas americanos, o processo de envelhecimento da pele pode ser acelerado não apenas pelo consumo excessivo do açúcar em si, mas também pelo consumo dos alimentos que se transformam em açúcar dentro do organismo.

Exemplos disso são a batata, a massa, o pão e a melancia. Alguns alimentos diminuem a ação do açúcar sobre o colágeno, como o alho, orégano, gengibre, canela e pimenta.

Além do açúcar, o preparo da comida também influi. Alimentos grelhados podem prejudicar a pele. “Fazer aquela casquinha crocante é ruim, porque aquilo também é capaz de gerar dano ao colágeno independente se é um açúcar ou não. O próprio bife que é proteína, se é muito grelhado, gera uma capacidade de estresse na célula muito maior”, ressalta a médica dermatologista Adriana Aquino.

A médica Daisy Magalhães já teve problemas na pele e acredita que conseguiu remoçar reduzindo o consumo de açúcar e controlando a alimentação sem radicalismo: “Minha pele era muito ruim e, com essa prática, melhorou muito”, sugere.

CHEIA DE DOÇURA E... FLACIDEZ!

A ação dos AGEs faz a pele despencar. AGEs é a sigla em inglês para Advanced Glycosylation End Products (veja o infográfico). Essas moléculas de nome esquisito se aderem à superfície das células, deixando-as caramelizadas ao pé da letra! E isso, acredite, não é nada saboroso. O acúmulo de AGEs diminui a capacidade de divisão celular num processo semelhante ao que acontece quando envelhecemos.

1. Na pele jovem, as fibras de colágeno, responsáveis pela sua firmeza e elasticidade, deslizam umas sobre as outras quando o tecido


2. Com consumo excessivo de alimentos com alto IG, essas fibras ficam endurecidas como doces caramelados. Ao se moverem, logo se esbarram e se quebram. E isso se traduz em rugas e flacidez diante do espelho.

Não é só na pele que os AGEs aprontam das suas. O corpo todo corre perigo quando esses compostos começam a viajar pelo sangue. Alguns especialistas afirmam que, além da pele, eles atingem principalmente as artérias (atrapalhando a circulação sangüínea), as articulações (causando inflamações), a visão (deflagrando a catarata) e os rins (dificultando a filtragem do sangue). Outros estudiosos garantem que os AGEs têm o poder de cessar a multiplicação celular e, para piorar, provocam inflamações. Se a célula caramelizada for justamente a que forma a cartilagem, esse tecido será danificado, favorecendo uma artrite...

SOLUÇÕES??!!

Além de dar prioridade a uma limentação saudável, atividades físicas, uso equilibrado do açúcar... é bom saber que existe tratamentos dermatológicos para auxiliarem no combate aos danos causados  pelo açúcar...

O 68º Encontro Anual da Academia Americana de Dermatologia, realizado recentemente nos Estados Unidos, debateu maciçamente, com a presença dos principais dermatologistas e estudiosos do mundo, uma forma de combater a glicação no organismo, ou seja, impedir a ligação das proteínas ao açúcar do corpo humano que, juntos, podem causar a formação de A.G.Es (Advanced Glycation End Products), que são moléculas que proporcionam danos às células da elastina e do colágeno que, por consequência, causam o envelhecimento.

Atenta à possibilidade de apresentar soluções efetivas aos danos e malefícios do açúcar, a Biotec Dermocosméticos, empresa especializada em ativos e conceitos dermocosméticos inovadores, esteve presente ao evento americano e trouxe para o mercado brasileiro algumas novidades como o Glycoxil® (o nome científico é carcinina), por exemplo.

Segundo a farmacêutica e consultora técnica da empresa, Mika Yamaguchi, o produto é o mais novo ativo desenvolvido pela empresa Exsymol. De uso oral, cuja fórmula pode ser feita nas farmácias de manipulação de todo o País, sua ação promete amenizar ou até mesmo eliminar os prejuízos causados pelo açúcar na pele, além de ser eficaz como tratamento coadjuvante da Aterosclerose (doença que obstrui as artérias), o Mal de Alzheimer, Diabetes, etc.

“O Glycoxil® apresenta propriedades antiglicantes e deglicantes, ou seja, reverte rugas já formadas, o avanço de doenças, auxilia na recuperação do déficit energético celular, revitalizando e melhorando as divisões celulares, e aumenta a capacidade locomotora, pois ele atua no tecido muscular e nervoso”, explica a farmacêutica. Ela também lembra que é possível utilizar o produto através das formulações tópicas, cujo nome comercial é Alistin®, considerado mais potente do que a vitamina E. (veja gráfico ao lado).

“Seja via oral ou tópica, o Glycoxil® protege o DNA e as proteínas das células, além de combater a formação dos radicais livres cito-tóxicos (LOOH, MDA e 4-HNE). Ele é um produto totalmente natural, derivado da carnosina, um aminoácido presente no nosso organismo que possui ação antiaçúcar”, explica a especialista.

De acordo com o Prof. Maurício Pupo, Diretor da IPUPO CONSULT, consultoria especializada no desenvolvimento de nutricosméticos para o mercado brasileiro, ingerir uma colher de açúcar é o mesmo que consumir milhares de pés de cana-de-açúcar. Por isso, recomenda Pupo, é imprescindível moderar no consumo desse alimento e fazer uso do Glycoxil®. Segundo ele, estudos científicos comprovam a eficácia do produto, com resultados promissores em pesquisas realizadas em diversos países.

“Pesquisadores Chineses aplicaram a carcinina em ratos, cujo resultado foi a redução da evolução da catarata nestes animais. Estudiosos do Reino Unido e da Austrália também fizeram testes que confirmaram a eficácia desse ativo na prevenção de doenças”, comenta o professor. Ele também lembra que, quando utilizado na dose recomendada, não há efeitos colaterais, no entanto, como qualquer nutracêuticos, deve haver o acompanhamento de um médico ou farmacêutico habilitado.

Resumo da pauta: O excesso de açúcar no organismo contribui efetivamente para o envelhecimento da pele e para o surgimento e agravamento de doenças como a Aterosclerose (doença que obstrui as artérias) Diabetes e o Mal de Alzheimer. Diante da importância do assunto, o 68º Encontro Anual da Academia Americana de Dermatologia, realizado recentemente nos Estados Unidos, apresentou ativos contra a glicação, isto é, a ligação das proteínas ao açúcar do corpo humano.

FONTE:

Bom Dia Brasil
Saúde
Chácara de Orgânicos

2 comentários:

  1. eu gostei das soluçoes mas eu passo açucar na minha pele tenho 12 anos queria ser modelo por isso nunca mais vou passar obrigada por mim informa

    ResponderExcluir
  2. Limpar, hidratar, proteger é tudo o que vc precisa aos 12 anos. Lembre-se no entanto que a saúde da pele exige tantos cuidados externos quanto internos. Então, tome bastante líquido e procure fazer uma alimentação adequada sem excessos...

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.