terça-feira, 1 de abril de 2014

Dicas para limpar o cólon naturalmente


Ao alterar nossos hábitos alimentares, podemos experimentar alguns desconfortos até que o corpo se acostume. Os alimentos integrais e o consumo de água são fundamentais para o cólon, já que ajudam a eliminar toxinas. O cólon, ou intestino grosso, desempenha um papel fundamental em nossa saúde e é um dos órgãos que mais sofrem as consequências de uma má alimentação, excesso de toxinas, aditivos artificiais etc.

Porém, o cólon deve estar limpo para exercer suas funções, dentre as quais se destaca a absorção de nutrientes. A seguir, apresentaremos alguns alimentos e remédios naturais que nos ajudarão a limpar o cólon para alcançarmos uma correta nutrição de nosso organismo.

A alimentação adequada

O cólon necessita de uma alimentação rica em vegetais integrais, que são capazes de “arrastar” as toxinas para fora do organismo. Recomendamos especialmente os seguintes alimentos:

Frutas frescas e secas: ameixas, tâmaras, damascos etc.
Verduras e hortaliças: couve, beterraba, brócolis etc.
Legumes: caso haja problemas para digeri-las corretamente, procure consumir em forma de creme ou cozinhe com cominho, erva-doce e alga kombu.
Frutos secos crus e sem sal.
Cereal integral: pão, grãos (arroz, milho, trigo) e macarrão.


É importante destacar que, quando mudamos nossa alimentação, inicialmente podemos notar alguns incômodos, como prisão de ventre, dor de cabeça, dentre outros, até que o corpo se acostume aos novos alimentos. Para evitar estes sintomas, deveremos beber de 6 a 8 copos de água fora das refeições, a água ajudará a digerir melhor a fibra e arrastar as toxinas para fora do corpo.

As sementes de linho

As sementes de linho são um complemento excelente para limpar o cólon, já que possuem um efeito laxante e não são irritantes. Hidratam o órgão e arrastam as toxinas com suavidade. Para consumi-las, deixe uma colher de sopa das sementes de molho em um copo de água durante uma noite. Pela manhã, em jejum, misture bem e tome, pelo menos, 5 minutos antes do café da manhã.

Os benefícios serão notados rapidamente e o processo poderá ser repetido diariamente. Outra opção é adicionarmos as sementes aos nossos pratos e receitas.



A linhaça é uma pequena semente que se caracteriza por seu alto teor de fibra e de ácidos graxos essenciais ômega 3. Contém cerca de 40% de fibras, da qual um terço é solúvel e o restante é insolúvel. Também contém fitoquímicos, como os lignanos, que protegem o corpo do estresse oxidativo.

Há muito tempo ela é utilizada como complemento para limpar o intestino, já que tem um leve efeito laxante que faz os dejetos deslizarem com facilidade até o exterior. Como a fibra solúvel se converte numa substância gelatinosa, ela absorve grande parte das toxinas e lubrifica as fezes endurecidas, para estimular sua eliminação. por outro lado, destacamos seu efeito anti-inflamatório e antioxidante, que favorece o tratamento da gastrite, da dor abdominal e das hemorroidas.

Nutrientes essenciais

Dentre todos os alimentos, existem alguns que são especialmente benéfico devido ao seu teor de vitaminas e minerais que nos ajudam a limpar o cólon. Estes nutrientes são, principalmente, o cálcio, a vitamina D, o ácido fólico e o magnésio. Podem ser encontrados em grandes quantidades nos seguintes alimentos:

Cálcio
Gergelim (em sementes, no óleo…)
Folhas verdes (espinafre, acelga, brócolis…)
Salmão
Sardinhas
Amêndoas (em grão ou em bebida)

Quando precisamos de cálcio, é importante que o corpo disponha da quantidade adequada de vitamina D, imprescindível para a correta assimilação daquele primeiro elemento. Para isso, recomendamos tomar um pouco de sol todos os dias, principalmente ao entardecer, quando o sol não é tão agressivo.

Ácido fólico
Folhas verdes (acelga, brócolis, espinafre)
Aspargos
Lentilhas
Grão de bico
Morango
Laranja
Mamão

Magnésio
Cacau
Sementes de abóbora
Sementes de linho
Sementes de girassol
Amêndoas
Caju
Nozes
Feijão branco
Ervilhas
Folhas verdes

Também é possível tomar um suplemento de cloreto de magnésio ou citrato de magnésio, durante aproximadamente 3 meses.

Alimentos prejudiciais

Existem alguns alimentos que, ainda que possam nos trazer benefícios, também podem ser prejudiciais para o cólon. É bom evitá-los temporariamente, enquanto realizamos a limpeza deste órgão ou reduzir o consumo habitual. São eles:
  • Carne vermelha processada: este tipo de carne não é digerido corretamente frente a problemas digestivos ou intestinais, devido à má qualidade da carne ou a uma má combinação de alimentos que gera putrefações, que se alojam no intestino e, a longo prazo, podem nos intoxicar. Optaremos por carne de aves, peixes, ovos, legumes etc.
  • O leite e derivados lácteos: podem irritar o intestino.
  • Alimentos picantes: é preciso muita atenção para não abusar deles, especialmente se percebemos que digeri-los é mais difícil ou que nos provocam hemorroidas.
A flora intestinal

A saúde do cólon depende muito do equilíbrio de nossa flora intestinal. Se a flora está adequada, conseguimos limpar o cólon naturalmente.

Para melhorar a flora intestinal, existem uma série de suplementos naturais que podem ser encontrados em lojas de produtos naturais e devem ser tomados em temporadas (consulte um médico antes de utilizá-los). Também são úteis quando sofremos de gastroenterite ou cólon irritável, diarreias etc, ou quando tomamos antibióticos por muito tempo.

FONTE

https://melhorcomsaude.com/dicas-limpar-colon-naturalmente/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.