domingo, 22 de janeiro de 2017

Benefícios do Pimentão



Introduzido na culinária de diversos países e nativo da América Central e do norte da América do Sul, o pimentão pode ser encontrado de diversas cores, como laranja, roxo, vermelho, amarelo, creme e verde. Porém, a cor verde, amarelo e vermelho são mais utilizadas para o preparo de inúmeros pratos, por exemplo, sopas, saladas e assados. Sobre a variedade de cores, é interessante ressaltar que, inicialmente, quando ele não está maduro, apresenta-se na cor verde e conforme seu amadurecimento ocorre, sua cor final vai sendo apresentada.

Naturalmente, por ser muito conhecido na culinária, algumas informações sobre o alimento acabam sendo facilmente conhecidas, como sua diversidade de cores e seu gosto não ardido, mas será que podemos dizer o mesmo sobre os seus grandes benefícios? Antes de falar sobre todos esses benefícios, é importante lembrar que o ideal para aproveitar seus nutrientes, é comê-lo cru ou cozinhá-lo no vapor para que suas propriedades não sejam totalmente perdidas.

Conheça a seguir mais sobre 10 benefícios do pimentão:

1. Ajuda a manter a pele e o cabelo mais saudáveis


Muitas pessoas buscam melhorar a saúde dos cabelos, unhas e outras partes do corpo com diversos produtos e, às vezes, se esquecem dos alimentos naturais. Nesse cenário, o pimentão acaba sendo um ótimo exemplo, já que seus nutrientes são muito benéficos para o corpo, por ser uma ótima fonte natural de vitaminas, por exemplo, a vitamina A e C, o pimentão acaba tendo um papel importante para a saúde da pele, da visão e até mesmo dos ossos!

A razão de sua colaboração para manter a pele e os cabelos saudáveis, é justamente as duas vitaminas citadas, a C, que tem como uma de suas funções a hidroxilação do colágeno, que é uma proteína essencial para o corpo, contribuindo para a firmeza e formação dos tecidos e a vitamina A, que colabora para a saúde do cabelo e para o desenvolvimento do tecido epitelial.

2. Colabora no controle do colesterol


Por conta de seus nutrientes, entre eles alguns antioxidantes e anti-inflamatórios, o pimentão pode auxiliar nas taxas de colesterol e dessa forma, com o sistema cardiovascular, colaborando para a prevenção de algumas doenças, como o AVC (Acidente Vascular Cerebral), principalmente se fizer parte de uma dieta saudável e balanceada.

3. Contribui para a visão


É fato que ter uma visão saudável é fundamental na vida das pessoas e os nutrientes presentes no pimentão, contribuem para esse caso. Principalmente, a vitamina A, que é um elemento indispensável para a qualidade visual. Essa vitamina está presente no pimentão em uma quantidade boa, não só ela como também a C, ambas contribuem para a saúde ocular.

Além disso, é importante destacar que deficiência da vitamina A, pode causar alguns problemas de saúde, como por exemplo a xeroftalmia, que pode afetar não só a produção de lágrimas, como também levar a grandes dificuldades para enxergar.

4. Colabora com o sistema imunológico


Os benefícios do pimentão para o organismo podem ser melhorados com uma dieta saudável, pois, por possui boas quantidades de vitaminas e minerais, o pimentão colabora para o reforço do sistema imunológico, contribuindo assim, para evitar algumas complicações na saúde. Suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias ajudam a proteger o organismo. Por exemplo, a falta da vitamina C, presente no pimentão e em outros alimentos, pode deixar os indivíduos mais propensos ao desenvolvimento de doenças, gengivas sensíveis e até mesmo cicatrização mais lenta de feridas, já que ela está ligada também formação do tecido conjuntivo do organismo.

5. Ajuda a emagrecer de maneira saudável


Sabia que 100 gramas de pimentão tem em torno de apenas 25 calorias? Ou seja, introduzindo o alimento a uma dieta balanceada, como, por exemplo, em saladas, dá para deixá-la mais rica, sem grandes preocupações com as calorias que ele contém. Além disso, a quantidade de gordura presente nesse alimento é muito baixa e ainda mais, não conta com colesterol.

6. Repõe o ferro que falta no metabolismo


Pimentão é recomendável para aqueles que sofrem de deficiência de ferro e para quem deseja ter uma dieta rica e balanceada, já que a Vitamina C é essencial para acelerar absorção de ferro ao corpo.

7. Ajuda a manter a saúde dos ossos


O pimentão contém cálcio, vitamina A, D e C, que contribuem para a saúde óssea e ainda mais, busca se alimentar bem e manter níveis adequados diferentes nutrientes no organismo, contribui para a prevenção de doenças que atingem os ossos. Nesse caso, a ingestão de cálcio e das vitaminas citadas, auxiliam na prevenção da osteoporose, que é uma doença que atinge os ossos e que pode ter como uma de suas características, a degeneração óssea.

8. Complementa os nutrientes da sua alimentação


Conforme apresentado nos itens anteriores, o pimentão conta com uma quantidade boa de vitamina A, C e, ainda, do complexo B. Além disso, ele contém ainda cálcio, magnésio e ferro. Esse conjunto de nutrientes no pimentão, torna o alimento muito positivo para a saúde, colaborando para os olhos, pele, cabelo, sistema cardiovascular, ossos e até mesmo a prevenção de doenças, por ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Sem dúvidas, é uma ótima fonte de antioxidantes naturais e possui altos teores vitamínicos.

9. Possui propriedades anti-inflamatórias


Alguns dos nutrientes encontrados no pimentão, possuem propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a combater substâncias que podem estimular uma inflamação, o que colabora para proteger o organismo de inflamações crônicas e complicações.

10. Tem ação analgésica


Apesar da capsaicina ser encontrada com mais abundância em pimentas, dando a elas um sabor mais ardido, ela está presente também, mesmo que de maneira menor, nos pimentões. Estudos relacionam ações analgésicas, antioxidantes e atividades favoráveis para a perda de peso e doenças cardiovasculares com a capsaicina. Por isso, em diversas pesquisas, é possível perceber sua citação.

Por conta disso, ele pode contribuir na redução de dores artríticas e musculares. É claro que, não se pode idealizar o pimentão como fonte de poder curativo ou algo do gênero, assim como diversos alimentos, ele possui nutrientes que podem colaborar com a saúde. Por isso, torna-se cada vez mais importante, buscar orientação para manter uma dieta cheia de alimentos que contribuem para seus objetivos e uma saúde melhor.

São inúmeros motivos para introduzi-lo na dieta, mas não esqueça de lavá-lo bem antes do consumo e, assim como, outros alimentos, deve ser consumido de maneira consciente e deve contar com o cuidado na hora de comprar, no caso dos pimentões é indicado que estejam limpos, firmes e com cascas brilhantes.


Veja um vídeo sobre o pimentão e seus benefícios:


FONTE

https://biosom.com.br/blog/alimentacao/10-beneficios-do-pimentao-para-saude/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.