sábado, 7 de janeiro de 2017

Sorva


A sorva (Couma utilis) é de origem amazônica, sendo cultivada em Manaus e nas regiões rurais da Região Norte, onde é muito popular entre as famílias ribeirinhas.

A planta é muito conhecida pelos indígenas e utilizada na medicina popular para alívio de várias enfermidades entre os ribeirinhos.


É uma árvore de médio porte, que chega a alcançar até 20 metros de altura, possui copa densa, folhas rígidas e verdes; flores pequenas e brancas. A planta adapta-se em terrenos alagados ou em terra firme.

O fruto tem forma arredondada, coloração vermelha, casca fina, suco viscoso e leitoso. Propaga-se por sementes ou mudas.

Seus frutos adocicados são comestíveis e podem ser empregados na preparação de sucos, geleias, mousses, tortas, sorvetes, vinagres e licores. Sua ingestão regular auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção do envelhecimento precoce. Em algumas regiões da Europa, os frutos secos, são usados na substituição do pão.


Propriedades da Sorva

Ela possui variadas propriedades terapêuticas tais como antidiarreica, adstringente, anti-helmíntica, energética e rica em vitamina C.

O látex da planta é utilizado na medicina popular, acrescido de banana, para alívio de diarreias. Ele é misturado ao óleo de rícino para alívio de verminoses.

Ele é aplicado para calafetar canoas e embarcações, bem como para caiação das palafitas, que são pequenas casas de madeira, que ficam na beirada dos rios. Usado também na fabricação de gomas de mascar.

Os ribeirinhos usam o látex, diluído em água, em substituição ao leite. Ele é misturado à farinha de mandioca servindo de alimentação para os ribeirinhos, que muitas vezes usam só este tipo de alimento. Serve também para preparação de sucos refrescantes ou refrigerantes.

A sorveira pode ser usada também para a recuperação de áreas degradadas ou na arborização de parques e praças. Sua madeira é usada para fabricação de pontas de moinhos, fusos, rolos e cabos de ferramentas.

Onde encontrar a Sorva?

Ela é encontrada em feiras livres, mercados municipais, em quintais das casas de roças, em pomares de chácaras e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.


Nome científico: Couma utilis (Mart.) Muell. Arg.

Nome popular: Sorva, sorva-pequena, sorvilha, cumã, cumai, saruvina, gaimaro-macho.

Família botânica: Apocynaceae

Distribuição geográfica e habitat: Brasil e Venezuela. Ocorre na Amazônia Central sendo característica da Floresta Pluvial de terra firme, em altitudes de até 1.000 metros.

Características gerais

Planta lactescente, medindo de 2 a 13 m de altura. O tronco é cilíndrico, ereto, revestido por casca lisa.

As folhas são simples, com 5 a 10 cm, coriáceas, oblongo-ovaladas, opostas e alternadas.

Flores dispostas em inflorescências corimbosas, com flores hermafroditas, gamopétalas, pentâmeras e de cor rosada a púrpura.

Fruto: baga arredondada, com casca delgada, com 2 a 4 cm de diâmetro, com mesocarpo carnoso, com média de duas sementes pequenas por fruto; globoso de coloração verde, passando a castanho-escura quando maduro, casca fina contendo suco leitoso e viscoso; polpa mucilaginosa e de coloração amarelada.

Clima e solo: Adapta-se em clima quente e chuvoso, áreas não inundáveis em solos ácidos.

Usos:
  • Do tronco das sorveiras, Couma utilis (sorva-pequena), é possível extrair boas quantidades de um látex espesso, branco e viscoso, que é comestível e de paladar adocicado. Retirado das árvores por um processo semelhante ao da extração do látex da borracheira, o látex da sorveira tem, também, grande utilidade como matéria-prima industrial, em especial na fabricação de goma de mascar.

Coagulado e misturado com outras substâncias, por exemplo, esse látex é muito empregado na calafetação das embarcações e caiação das paredes das habitações amazônicas.

O látex do tronco com água fervida é usado como bebida. Esse látex pode ser ingerido puro, porém sempre diluído em água. Dessa forma, é usado como bebida em substituição ao leite de vaca, acrescido de café ou, ainda, como ingrediente no preparo de mingaus.

  • A polpa é consumida ao natural, pelo sabor doce e agradável. Em 100 g de polpa há 68,7% de umidade, 3,6% de proteínas, 6,9% de lipídios e 15,8 g de glucídios. Apesar de apresentarem um sabor bom e adocicado e de se constituírem em importante alimento para as populações regionais, sendo consumidos in natura ou como bebida refrigerante, os frutos da sorveira não são os únicos produtos que podem ser extraídos dessa árvore.
  • A madeira é moderadamente pesada, usada na marcenaria em geral. É utilizada na medicina popular.
  • A árvore pode ser usada como ornamental devido à bonita floração.



LEITE DA SORVA - O SUBSTITUTO PARA POVOS DA SELVA


Saymon de Albuquerque é Biólogo, e Professor na cidade de Porto Velho, Rondônia. Além dos trabalhos com Ecologia e Zoologia, tem interesse especial em culturas indígenas, conhecimento tradicional dos povos das florestas e vivência em ambientes naturais. o objetivo do canal é trazer informações acerca de mundo natural, além de técnicas de sobrevivência, equipamentos e dicas que auxiliem você a voltar vivo de locais hostis

Neste vídeo, falo um pouco sobre a nutritiva seiva da árvore Sorveira, que é utilizada tradicionalmente como alimento por povos da Amazônia, e apresenta-se como uma ótima opção de alimento em caso de necessidade.

Sigam-me pelas mídias sociais:
Instagram: www.instagram.com/saymon_outdoor/
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.