terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Leite dourado: a bebida saudável do momento


De origem indiana, ela mal chegou por aqui e já virou ícone no cardápio de quem se preocupa em manter a saúde e a boa forma. A musa fitness Bella Falconi não perdeu tempo para incluir o leite dourado (receita aqui) no cardápio e a modelo Yasmim Brunet até já ensinou nas redes sociais como preparar a bebida indiana que promete não só fortalecer o organismo como favorecer a perda de peso.

Há quem diga que a nova mistura de leite (de vaca ou vegetal) e especiarias veio para substituir o bulletproof coffee. Mas, em vez disso, você pode aproveitar para variar seu cardápio de bebidas saudáveis, principalmente agora no verão que pede opções mais geladinhas – o leite dourado pode ser consumido quente ou frio. 

Assim como o café batido com óleo de coco, ele funciona como um ótimo pré-treino, pois garante energia rápida para o exercício. Mas o forte da cúrcuma (ou açafrão-da-terra), a estrela da receita, é reforçar o sistema imunológico. “Esse poder vem da curcumina, princípio ativo que tem ações anti-inflamatória e antioxidante e antibacteriana”, diz a nutricionista Isabella Vorccaro, de São Paulo.

É emagrecer que você quer? “Rico em compostos bioativos, o leite dourado acelera o metabolismo e, consequentemente, ajuda na perda de peso”, complementa Isabella. A nutricionista afirma que a bebida ainda facilita a digestão, equilibra o pH do sangue, combate o excesso de toxinas e aumenta a vitalidade. Não é só isso. “O consumo regular está relacionado ao risco reduzido de artrite, artrose e dores nas articulações e musculares.”

E não tem monotonia. O leite dourado pode ser usado no preparo de smoothies, overnight oats e receitas de bolo. Mas deve ser consumido sempre fresco para você não perder nenhuma das propriedades funcionais desse alimento cor de ouro!



Latte cremoso de açafrão com toques de baunilha, canela, noz-moscada e cardamomo. Isso fará você se sentir como ouro puro de 24k. (
McCormick/empresa de produtos alimentícios)

INGREDIENTES
1 xícara de leite de coco
1 xícara de leite de amêndoa
½ colher de chá de extrato de baunilha
½-1 colher de sopa de mel para adoçar
1 colher de chá de açafrão terrestre McCormick
1/4 colher de chá de canela moída McCormick
Pitada de noz-moscada moída McCormick
Pitada de cardamomo McCormick
Canela em pó extra, para polvilhar por cima

*pode substituir o leite por um de sua preferência, porém o sabor e os benefícios não serão o mesmo.

INSTRUÇÕES
Misture leite de coco, leite de amêndoa, baunilha, mel, açafrão moída, canela, noz-moscada e cardamomo e leve os ingredientes para ferver, depois que abrir fervura reduza o fogo e deixe cozinhar por 3-5 minutos; mexendo de vez em quando.
Despeje em 2 canecas pequenas e polvilhe com canela em pó ou adicione canela em pau. Apreciar!


Outra Receita de leite dourado

Como preparar o leite dourado?
Prepare a pasta de cúrcuma, que será a base da receita e que pode ser guardada na geladeira para preparar vários copos do leite dourado. Mas, ao fazer o leite, consuma-o imediatamente.

Pasta de cúrcuma
Ingredientes
1/4 de xícara de cúrcuma em pó (30 g)
1/2 colher de chá de pimenta preta moída (2,5 g)
1/2 xícara de água pura (125 ml)
Modo de preparo
Leve todos os ingredientes ao fogo médio, mexendo bem. Quando a mistura se tornar em uma pasta, desligue o fogo e deixe esfriar. Depois, coloque a pasta de cúrcuma em um recipiente de vidro limpo e seco com tampa e conserve na geladeira.

Leite dourado
Ingredientes
1 xícara de leite (250 ml)
1 colher de chá de óleo de coco (5 ml)
1/4 de colher de chá de pasta de cúrcuma (1,25 g)
Mel (para dar gosto)
Modo de preparo
Em uma panela, misture todos os ingredientes, com exceção do mel. Leve ao fogo médio, mexendo sempre para não grudar. Logo antes de levantar fervura, desligue o fogo e acrescente o mel a gosto. Está pronto para ser consumido.

Dicas
— Você pode substituir o leite de vaca por leite vegetal, como o de soja, linhaça, aveia, gergelim, amêndoas, arroz.
— A pimenta é muito importante nessa receita, pois contém piperina, que facilita a absorção da curcumina presente na cúrcuma.
— O leite dourado também é considerado um tônico de beleza, fazendo bem para a pele e para os cabelos, além de prevenir o envelhecimento precoce.

— Consuma um copo médio de leite dourado morno antes de dormir, para ter um sono 
tranquilo e reparador.

O consumo regular do leite dourado também pode ajudar a combater a artrite e a artrose, além de outras dores musculares e da articulação. Também pode servir de analgésico, diminuindo enxaquecas e outros males causados pelo estresse. Estima-se também que o milagroso leite dourado possa até reverter o aparecimento do mal de Alzheimer e evitar a demência associada à velhice.


Leite Dourado' Probiótico - Receita desenvolvida pela nutróloga Liliane Oppermann
- 1 colher de sopa de mel
- ¼ de uma colher de chá de cúrcuma ou açafrão
- 1/3 de uma colher de chá de gengibre ralado
- ¼ de uma colher de chá de cardamomo
- ¼ de uma colher de chá de canela
- 300 ml (um copo) de kefir

Misture os ingredientes com três colheres de sopa de água fervente. Na sequência, coloque 300 ml (um copo) de kefir

FONTE

https
://melhorcomsaude.com/leite-dourado-bebida-pode-mudar-vida/

http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,feito-com-ingredientes-saudaveis-leite-dourado-tem-propriedades-anti-inflamatorias,70002017856

https://www.ambitiouskitchen.com/2018/01/24k-gold-vanilla-turmeric-latte/

https://boaforma.abril.com.br/dieta/leite-dourado-a-bebida-saudavel-do-momento/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.