domingo, 13 de fevereiro de 2022

Frutas Secas e oleaginosas


Como todo alimento, as frutas secas devem ser consumidas com moderação. No processo de desidratação o açúcar fica concentrado e por isso elas se tornam mais calóricas.

Altamente nutritiva, a tâmara é rica em vitamina C, fibras e potássio. Também é rica em vitamina B5, que proporciona efeitos tranquilizantes e relaxantes, criando a sensação de bem-estar.

A ameixa seca é rica em fibras e vitaminas e é bem conhecida por auxiliar pessoas que sofrem com prisão de ventre, já que estimula o bom funcionamento do intestino.

A maça seca ou desidratada, como é mais conhecida, reduz o colesterol, evita prisão de ventre e tem poucas calorias.

Popular e muitas vezes temida, a uva passa auxilia na digestão, ajuda na saúde bucal e é fonte de energia.

As frutas secas possuem uma variedade muito grande e podem ser facilmente encontradas em supermercados ou em lojas de produtos naturais. O produto pode ser vendido em embalagens separadas ou a granel.

Conhecido por seu sabor "azedinho", o damasco concentra ferro, que previne a anemia, e vitamina A, que colabora com a saúde do organismo.

As frutas secas ou desitratadas são saborosas e aliadas da dieta quando consumidas com moderação.



Encontradas em pequenas embalagens nos supermercados ou a granel, as frutas secas como damasco, uva passas, ameixas, maça e tâmaras vão muito além do sabor. Elas fazem parte do quadro de alimentos que beneficiam a saúde porque têm um alto valor nutricional, trazem vantagens para o organismo e ainda podem ser aliadas na perda de peso quando consumidas da forma correta.

Muita gente usa as frutas secas para substituir aquele docinho quando está de dieta, mas é preciso ter cuidado. Apesar de deliciosas, as frutas secas não devem ser consumidas em excesso, já que possuem mais calorias que as frutas comuns. Isso porque elas passam por um processo industrial para eliminar a água contida nelas, o que concentra os açúcares naturais, tornando-as mais doces. Apesar disso, o processo também concentra os nutrientes e, por isso, as informações nutricionais permanecem intactas após a desidratação.

"Cheias de benefícios, saborosas e, melhor ainda, são ótimas opções para lanches intermediários por serem práticas e fáceis de levar na sua bolsa: algo que ajuda a não comer besteiras na rua. As frutas secas mais conhecidas são damasco, ameixas, uvas passas e tâmaras, cada uma tem o seu benéfico em particular. ", ressaltou a nutricionista Paola Lisboa.

As frutas secas também são conhecidas por darem um toque especial nas refeições, proporcionando um sabor agridoce, e uma das suas maiores vantagens é que elas estão disponíveis o ano inteiro. Outro ponto positivo é que esses alimentos geralmente têm validade de até 06 meses, sem a necessidade de manter na geladeira.
Confira 8 benefícios das frutas secas para seu organismo:


1. Algumas frutas secas como o damasco são ricas em vitamina A, o que é ótimo para a visão e reforça o sistema imunológico.

2. São extremamente ricas em vitaminas do complexo B (como B1, B2, B3, B6) e em ácido pantotênico, que é fundamental para o bom funcionamento do sistema neurológico.

3. São ricas em minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, cobre e manganês, que desempenham funções estruturais e biológicas vitais para a manutenção da vida.

4. Algumas delas, como as ameixas, são ricas em fibras e ajudam a regular o intestino pelo seu poder laxativo.

5. Frutas secas como as uvas passas possuem função cicatrizante, ajudando no desenvolvimento dos glóbulos vermelhos e auxiliando no combate de doenças renais e até a anemia. Além disso elas ainda podem ajudar na prevenção da osteoporose.

6. Algumas frutas secas como as tâmaras podem ser boas para a pressão arterial, mas vale tomar cuidado por causa do valor calórico.

7. As tâmaras também são uma ótima fonte de energia imediata, sendo uma opção para o pós-treino de praticantes de atividade física.

8. Elas matam a vontade de comer doces sem fugir da dieta




As frutas desidratadas, muitas vezes, só são lembradas durante o natal e ano novo. Contudo, o consumo regular destes alimentos podem trazer diversos benefícios ao nosso organismo. Você sabia que as frutas desidratadas são divididas em dois grupos? Os frutos secos oleaginosos (amêndoas, castanha de caju, nozes e outros) e as frutas secas (damasco, uva passa, banana, figo e outros).

Rica em gorduras saudáveis, as oleaginosas trazem diversas vantagens ao organismo. Contudo, seu consumo deve ser moderado, pois por ser muito gordurosa, pode acabar fazendo mal ao seu corpo.

As frutas secas mantêm todos os nutrientes da fruta in natura. Esses alimentos devem ser conservados em ambiente fresco ou na geladeira. Com refrigeração elas duram até quinze dias, já em temperatura ambiente devem ser consumidas em até cinco dias.
Benefícios das frutas secas:


Além de deliciosas, as frutas secas podem ser consumidas de formas variadas. Além da forma natural, elas acompanham muito bem sobremesas, pratos salgados e saladas. Por isso, se você não é fã do toque agridoce, saiba que existem outras diversas maneiras de aproveitar os benefícios que esses alimentos têm a oferecer.

Altos níveis de fibras: normalmente, as frutas secas contêm mais fibras do que a mesma quantidade de porção das suas versões in natura. As fibras são as melhores amigas do sistema digestivo, contribuindo para um bom funcionamento e garantindo uma maior sensação de saciedade ao ser consumida. Além destes benefícios, elas também ajudam a prevenir a obesidade, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.

Antioxidantes: algumas frutas secas, como tâmaras e figos, são excelentes fontes de antioxidantes. Polifenóis vegetais (um dos antioxidantes), por exemplo, são usados no combate às doenças cardíacas, câncer, osteoporose, diabetes e doenças neurodegenerativas.

Densidade dos nutrientes: como quase toda água é retirada dos frutos secos, os nutrientes presentes são condensados num pequeno volume. Damascos, passas, ameixas e figos, por exemplos, contém grandes quantidades de beta caroteno, vitamina E, ferro, magnésio, potássio e cálcio.

Pouca gordura e energia: as frutas secas possuem muito pouco ou nenhuma gordura. Contudo, contém um número mais alto de calorias, se tornando uma fonte rápida e natural de energia e uma forma saudável de ganhar peso.

Ricas em Vitamina A: algumas das frutas secas, como o damasco, são fontes poderosas da vitamina A, um importante nutriente para a visão e o fortalecimento do sistema imunológico.

Ricas em Vitamina B: as frutas secas são extremamente ricas em vitaminas do complexo B (B1, B2, B3 e B6) e também em ácido pantotênico, dois nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Ricas em minerais: cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, cobre e manganês são alguns dos minerais presentes nesses alimentos. Eles desempenham funções estruturais e biológicas vitais para manutenção do organismo.

Função cicatrizante: as uvas passas, por exemplo, ajudam no desenvolvimento dos glóbulos vermelhos, combatendo doenças renais e até a anemia. Elas também podem ser um bom auxílio na prevenção da osteoporose.

Doces: por serem docinhas, as frutas secas são uma excelente opção para quem está com vontade de comer um doce, mas não quer consumir um alimento rico em açúcar.



Conhecidas como lanchinhos práticos, as oleaginosas também podem ser fontes de diversos benefícios. Vamos conhecer alguns destes alimentos e suas vantagens?

Castanha do Pará: rica em ômega 3 e extremamente nutritivas, essas castanhas ajudam a proteger o coração. A gordura presente neste alimento auxilia na diminuição dos níveis de colesterol “ruim” e aumenta o colesterol “bom”. Além disso, possui o selênio em sua composição, um excelente nutriente no combate ao câncer.

Castanha de Caju: rica em minerais, fibras e ômega 3, essa oleaginosa fornece energia imediata para o corpo, combate o câncer e promove ações positivas para o sistema cardiovascular. Também ajuda a amenizar os sintomas da TPM e menopausa.

Pinhão: famoso no sul do país, o pinhão é conhecido por manter a saúde do coração. Por ser rico em vitaminas E e K, ferro, cobre e manganês, esse alimento atua também na saúde dos olhos e com ação antioxidante – que impede o envelhecimento precoce.

Pistache: também rico em ômega 3, o pistache é fonte de potássio, magnésio e ferro. Importantes na hora de controlar a pressão arterial, para a saúde dos ossos, na prevenção de diabetes e no funcionamento do sistema imunológico.

Macadâmia: extremamente nutritiva, a macadâmia é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, selênio, ferro, cálcio, cobre e zinco. Com tantos nutrientes, a oleaginosas previne alguns tipos de câncer, como útero, mama e estômago. Além disso, é benéfica ao intestino por ser rica em fibras.

Nozes: além do ômega 3, as nozes também são fontes de ômega 6. Um excelente nutriente para quem quer controlar os níveis de colesterol. Esses nutrientes também beneficiam a saúde cardiovascular, ajudam na prevenção do câncer de próstata, melhora a qualidade do sêmen e garante boas noites de sono.

Avelãs: são ricas em cálcio, magnésio e fibras, ou seja, são excelentes para a saúde cardiovascular, protegem as articulações e os ossos e também ajudam no trato do sistema digestivo.

Amêndoas: uma das oleaginosas mais conhecidas e consumidas, as amêndoas são ricas em diversos nutrientes essenciais para o nosso corpo. Entre eles estão, os agentes antioxidantes, as fibras, vitamina E, cálcio, fósforo e magnésio. Consumir regularmente este alimento aumenta os níveis de energia, beneficia a saúde cardiovascular, previne o câncer e melhora o desenvolvimento do neném durante a gestação.

Agora que você já é um especialista nos benefícios que as frutas desidratadas fornecem, conheça os mix de nuts e a maçã desidratada que a Vitao Alimentos tem a oferecer. Seus lanchinhos nunca foram tão saudáveis, nutritivos, deliciosos e práticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.