Comer banana pela manhã afina a cintura
Nova dieta angaria adeptos nos Estados Unidos e no Japão
Uma fruta tão popular entre os brasileiros está fazendo o maior sucesso entre pessoas do Japão e dos Estados Unidos que querem emagrecer.
A chamada Dieta da Banana Matinal, desenvolvida por Hitoshi Watanabe, um especialista em medicina preventiva em Tóquio, transformou a fruta em uma campeã de vendas no Japão no último verão. Por lá, nesta época do ano, normalmente são consumidas melancias e outras frutas apropriadas para sucos refrescantes.
Na tal dieta, o candidato a magro pode comer bananas à vontade e nada mais no café da manhã. É desejável que beba também água em temperatura ambiente.
Como o líquido dá saciedade, funciona como um coadjuvante para espantar a fome.
Nas refeições seguintes, pode-se comer de tudo, mas só até as 8 da noite. Após o jantar, nada de sobremesa. Já o lanchinho da tarde permite até uma guloseima. Os únicos itens proibidos são sorvetes, derivados do leite e álcool.
Vantagens
Segundo a nutricionista Vanderlí Marchiori, de São Paulo, esse tipo de dieta não traz prejuízos à saúde. “Isso porque não restringe nenhum grupo de nutriente”, justifica.
“Os carboidratos, tidos como vilões do emagrecimento, não ficam de fora, o que é ótimo. E a proibição de laticínios e álcool não chega a ser nenhum pecado. Afinal, esses produtos desencadeiam processos inflamatórios”, diz.
Se você evitava a banana porque ela carrega a fama de ser engordativa, pode rever sua lista de compras. “Essa fama é injusta”, alega Watanabe. “Na verdade, além de matar rapidamente a vontade de comer, ela contém enzimas que aceleram a digestão, favorecendo uma rápida perda de peso.”
“Sem contar que também tem fibras do tipo solúvel, aquelas que se ligam à água, formando uma espécie de gel que demora para sair do estômago”, completa Vanderlí.
De qualquer maneira, começar o dia comendo banana só traz benefícios. Afinal, as variedades da fruta são lotadas de potássio, mineral imprescindível para os músculos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.