segunda-feira, 27 de julho de 2009

Os sintomas da gripe AH1N1 (ex-suína)

Gente eu estou gripada a quase três semanas, nem consigo dormir direito de tanto que estou tossindo. Já fui ao médico e estou sendo medicada. Em tempos de gripe A todo e qualquer sintoma de gripe torna-se assustador...

Os sintomas da gripe AH1N1 (ex-suína) são semelhantes aos de uma gripe comum, e incluem febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dores de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas infectadas têm relatado diarréia e vômitos. Estes sinais podem também ser causados por muitas outras doenças, logo, apenas a análise dos sintomas não podem diagnosticar a gripe suína, apenas exames laboratoriais.


O paciente com gripe AH1N1 tem:•Febre alta (acima de 38ºC),
•Falta de apetite,
•Dores musculares espalhadas por várias partes do corpo,
•Indisposição e
•Tosse.

Algumas pessoas com a gripe AH1N1 também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta, náusea, vômito e diarréia forte.

Como se pode notar, os sintomas são praticamente os mesmos de uma gripe comum. Então neste momento, a melhor maneira de diferenciar as duas doenças é ficar atento a história de exposição da pessoa à regiões de risco.

Considerando que o período de incubação da gripe (tempo até que a pessoa desenvolva os sintomas) seja de 24 a 48 horas, a suspeita de gripe suína é maior se a pessoa apresentar os sintomas acima após ter estado em regiões onde o vírus H1N1 foi confirmado, levando em consideração este período médio de tempo.

No entanto, pelas novas regras do Ministério da Saúde, toda pessoa que apresentar os sintomas acima são aconselhadas a procurar um serviço médico, como os postos de sáude.

Esta orientação deve-se ao fato de que a gripe suína já está sendo transmitida no Brasil de forma sustentada.

O monitoramento e a realização de testes laboratorais somente serão realizados em casos graves. Nos casos de agravamento ou de pessoas que façam parte do grupo de risco, os pacientes serão encaminhados a um dos 68 hospitais de referência.

Sintomas de alerta da gripe AH1N1 ou comum:
•Febre acima de 39 ºC
•Tosse com falta de ar
•Grande queda do estado geral

Fonte: Banco de Saúde

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.