sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Jabuticaba


O nome científico é Myrcia cauliflora Berg, o fruto é arredondado, de coloração roxo-escura ou negra, com polpa esbranquiçada, adocicada. A árvore pertence à família Myrtaceae, é originária do Brasil, mais precisamente da Mata Atlântica.

A jabuticaba é velha conhecida dos brasileiros. As jabuticabeiras fazem parte da nossa flora há mais de 400 anos. Vem das tribos indígenas o costume de usar o fruto para combater a diarréia e hemorragias. Usada para fazer gargarejos, a casca seria também um santo remédio para infecções da boca e da garganta.

Das tribos indígenas, ela foi parar na mesa dos brancos que chegaram para colonizar o Brasil, e também dos negros, que vinham para servir aos senhores de escravos. Mas todos renderam-se ao fruto das jabuticabeiras, que floresciam em praticamente todos os quintais.

Grande parte do sucesso deve-se ao sabor. Mas a jabuticaba, de fato, possui propriedades nutritivas bastante elevadas. É rica em minerais, como cálcio, ferro, fósforo, potássio, sódio e magnésio, importantes para manter a rigidez da estrutura óssea e dos dentes.

A fruta também é boa fonte de vitaminas do complexo B, que ajudam a combater problemas de pele, o reumatismo, e são essenciais ao crescimento e ainda evitam a queda dos cabelos. Para fechar, essa pequena fruta possui ainda uma boa dose de vitamina C, que dá resistência aos tecidos e age contra infecções. Para quem controla as calorias, vale ressaltar que cem gramas de jabuticaba fornece 43 calorias.

A época de safra da jabuticaba vai de agosto a novembro e ela pode ser consumida ao natural ou usada em diversos pratos. Mas é preciso tomar alguns cuidados na hora da compra. Quando for escolher, prefira as que estiverem viçosas, firmes, brilhantes e sem rachaduras ou picadas de insetos.

Todo cuidado é pouco. É que a jabuticaba é uma fruta muito sensível. A fermentação começa imediatamente após a colheita. O ideal é lavá-las bem em água corrente somente na hora de consumir. Mesmo na geladeira, ela resiste no máximo três dias.

Árvore de reconhecida longevidade, a jabuticabeira demora para dar os primeiros frutos. Mas a partir daí a produção é garantida e cada vez maior. E quanto mais velha, melhor e mais produtiva. São milhares de flores e frutos que nascem, crescem e se espalham pelos galhos.

A variedade também é grande. Há entre 12 e 15 tipos diferentes. A mais famosa e a mais comum é a sabará, que possui também o fruto mais doce. Outra bastante conhecida é a paulista, árvore de grande porte, que dá frutos roxos. Já os frutos da rajada são de cor esverdeada. A jabuticaba branca é um dos tipos mais antigos e é muito utilizada na medicina popular para curar asma e até tuberculose.

CURIOSIDADES

A jabuticaba é uma fruta muito riquíssima em vitaminas do complexo B e ferro, além de ter também vitamina C, cálcio, fósforo, magnésio, enxofre, sódio, potássio, cobre, manganês, zinco, boro alumínio e sais minerais.

A jabuticaba possui niacina, um elemento de grande importância para o sistema nervoso.

Seu poder contra a diarreia é enorme, mas é preciso tomar cuidado, recomenda- se que a cada jabuticaba se coma uma com a casca, para se evitar prisão de ventre.

O uso da jabuticaba aumenta a defesa de nosso organismo, pois atua como antidepressivo ( devido aos seus altos teores de vitaminas do complexo B) e reanima qualquer pessoa, já que fornece energia.

O consumo regular da jabuticaba pode diminuir as chances de desenvolvimento de tumores e problemas cardíacos. Na sua polpa se encontram elementos que facilitam a digestão e auxilia a eliminar toxinas.

A jabuticaba é um fruta que pode ser encontrada de norte a Sul, o cultivo industrial é um tanto raro, já que é caro e a conservação da fruta depois de colhida.
FONTE

MAIS DE 50

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.