domingo, 11 de dezembro de 2011

Açúcar contribui para envelhecimento


Pessoas que consomem mais açúcar parecem mais velhas - Uma pesquisa desenvolvida pelo Centro Médico da Universidade de Leiden e pela Unilever mostrou, pela primeira vez, que existe relação entre açúcar e envelhecimento. Pessoas com nível mais alto de açúcar no sangue aparentam ser mais velhas. A proporção, segundo o estudo, é de cinco meses a mais de idade para cada aumento de 1 mmol/litrode açúcar no sangue.

A pesquisa analisou os níveis de açúcar de 600 homens e mulheres, com idade entre 50 e 70 anos. Os testes de glicose foram feitos sem que as pessoas estivessem em jejum. Depois disso, todos tiveram os rostos fotografados. As fotos foram, então, mostradas a 60 avaliadores independentes.

O estudo foi feito na Holanda e mostrou que, as pessoas com mais açúcar tinham o rosto mais velho. A pesquisa também identificou que o rosto de diabéticos – que passam muitos anos com nível elevado de glicose no organismo – tinha aspecto mais velho do que o das pessoas que não tinham diabetes. Mesmo levando em conta fatores que influenciam no envelhecimento da face, como exposição ao sol e tabagismo, o resultado foi o mesmo.

Para os pesquisadores, esse novo dado pode servir como incentivo para as pessoas se preocuparem mais com a alimentação. “Enquanto há todo um corpo de pesquisa que mostra que altos níveis de glicose no sangue fazem mal para a saúde das pessoas, esse estudo sugere também que isso não vai ajudá-las a manter uma aparência jovem”, afirma o David Gunn, cientista sênior dos laboratórios de Pesquisa & Desenvolvimento da Unilever em Colworth Science Park.

Para o pesquisador, é preciso ainda realizar mais estudos sobre o tema.

\0/ _0_

FONTE

por Redação Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.