quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Alimentação Saudável na Infância


Sou vovó desde agosto/2011 e estou amando!! Meu neto é lindo!! Minha filha também está apaixonada com a experiência de ser mãe, tanto que aderiu a campanha da amamentação exclusiva até os seis meses. Eu apoio...

Você sabia que, no Brasil, cerca de 10% das crianças com menos de 5 anos já têm sobrepeso ou são obesas? “É um dado preocupante, porque o risco de elas se tornarem adolescentes e, de quebra, adultos obesos é muito maior”, afirma Clóvis Francisco Constantino, presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo, em entrevista à revista SAÚDE!

O que fazer para contornar esse problema? Veja aqui cinco dicas da revista SAÚDE! para evitar a obesidade na infância:

1. Leite materno
Um estudo da Universidade Federal de São Paulo mostrou que a amamentação exclusiva até os seis meses – recomendada pela OMS – está relacionada a valores mais baixos de índice de massa corporal, gordura e circunferência abdominal na adolescência. Ou seja, bebês que recebem o leite materno tendem a se tornar jovens magros e saudáveis. Por isso, mamães, amamentem seus pequeninos!

2. Mamadeira depois dos 2 anos
A criança costuma tomar uma quantidade maior de leite ou suco de frutas na mamadeira do que no copo, até pela própria diferença de tamanho dos dois utensílios. Além disso, o consumo de calorias cresce, porque a mamadeira é oferecida como complemento à alimentação sólida.

3. Porções menores de comida
Não exagere nas porções de alimentos oferecidas aos filhos. Os pequenos não devem comer a mesma quantidade de um adulto. “O melhor é servir menos e, depois, se a criança quiser repetir, acrescentar um pouco mais ao prato sem exageros” orienta a nutricionista Juliana Boanto, de São Paulo, em entrevista à revista SAÚDE!.

4. Apresente opções saudáveis
Você sabia que é na infância que o paladar começa a se desenvolver? Criar gosto por frutas, verduras, legumes e comidas com pouco sal desde pequeno facilita a formação de bons hábitos alimentares. Não é uma tarefa fácil. Os pais devem servir de exemplo. Não adianta exigir que o pequeno coma brócolis, se você devorar batatinhas fritas na frente dele. Mais uma dica: persistência. Cada alimento novo deve ser apresentado à criança umas dez vezes.

5. Brincar, brincar!
Evite o sedentarismo. Quanto mais brinquedos ativos, como bolas, melhor! Não valem TV e nem videogame. Convide as crianças para brincar ao ar livre. Estimule as atividades físicas. Crianças ativas queimam calorias e não correm o risco de engordar.

Por Patrícia Giuffrida

FONTE

Cavalinha


Planta de amplas aplicações medicinais, a cavalinha também é muito usada como ornamental: não é difícil vê-la acompanhando flores e folhagens em exóticos arranjos florais, inclusive em ikebanas, por sua semelhança com pequenos bambus de coloração verde-escura.

Popularmente, a cavalinha (Equisetum arvense L.) é conhecida em algumas regiões como rabo-de-cavalo, milho-de-cobra, erva-carnuda, rabo-de-rato, cauda-de-raposa ou cauda-de-cavalo. Os nomes populares podem ser explicados pela própria descrição botânica da planta: trata-se de uma planta perene, cujos caules desfolhados lembram aspargos e, quando morrem, dão origem a caules ocos, ásperos e fortes, onde crescem folhas duras semelhantes ao junco e à cauda de um cavalo. O nome latino desta planta é derivado de "equi" = cavalo e "setum" = cauda.

Por ser muito rica em sílica, a planta sempre foi muito usada para polir metais, substituindo inclusive a atual "palha de aço" na limpeza de panelas e caçarolas.

A cavalinha apresenta ainda bons teores de cálcio, ferro, magnésio, tanino e sódio. Na Antiga Roma, o uso de infusões preparadas a partir da cavalinha era bem difundido, especialmente para tratar problemas respiratórios, infecções urinárias e da próstata. Sua fama medicinal atravessou os tempos e, atualmente, são atribuídas à cavalinha propriedades capazes de amenizar dores de cabeça, combater hemorragias e fortalecer as paredes das veias, evitando a formação de depósitos de gordura.

Por seu poder remineralizante, o chá de cavalinha tem sido divulgado como um poderoso aliado das mulheres que estão ultrapassando a faixa dos 40 anos, pois ajuda a repor os minerais perdidos, afastando o perigo da osteoporose. Entretanto recomenda-se muita cautela com a ingestão de chás e infusões preparadas com esta planta porque, em excesso, há risco de intoxicação e irritação intestinal.

O chá de Cavalinha é indicado para osteoporose, acido úrico, anemia, ansiedade, arteriosclerose, bexiga, blenorragia, cálculos renais, celulite, estrias, rins, pulmões, o baço, flacidez da pele e músculos, enurese, menstruações excessivas, obesidade, pedra na vesícula e rins, pressão alta, retenção de líquidos, reumatismo, estresse; além de como diurético e desintoxicante.

Lavagens: feridas de difícil cicatrização, erupções cutâneas, úlceras, pés com transpiração excessiva e gargarejo para aftas e amidalites.

Sua utilização é de 2 colheres de sopa da erva para 500 ml de água, sob forma de chá, feita com infusão (ferve-se primeiro a água, coloca-se a erva num recipiente e joga a água fervente por cima, abafando, antes de tomar, pelo menos por cinco minutos).

Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

Cavalinha: uma erva mágica

A Cavalinha é uma erva que permite fazer um chá medicinal bem eficaz como diurético, antiinflamatório, adstringente genito-urinário e revitalizante. E, pode ser usada também, quando fresca, no preparo de sucos desintoxicantes.

Ela age sobre as fibras elásticas das artérias, o que eventualmente, auxilia na redução das taxas do colesterol. Apresenta também ação específica sobre a inflamação da próstata, além de ser um ótimo auxiliar em processos de cicatrização.

Indicações: Arterosclerose - Afecções de pulmões - Hemorragias renais - Inflamação e edema da próstata - Menstruação excessiva - Hipertensão.

  • Chá de Cavalinha com abacaxi
Ingredientes: 1 litro de água + 100 g de cavalinha (erva freca ou 50 gramas de erva seca) + casca de de 1 abacaxi (pode colocar também uma rodela picada).

Preparo: Em uma chaleira, aqueça a água até quase fervura. Desligue o fogo e coloque a erva e a casca de abacaxi em infusão por aproximadamente 10 minutos. Sirva quente.

Opcional: Caso não tenha a casca do abacaxi, pode ser usada só a Cavalinha. Ou casca e polpa de maçã...

  • De bem com a beleza, de mal com as cobras
Como inúmeras outras ervas a cavalinha também era usada para "finalidades mágicas". Em tempos remotos, acreditava-se que a planta estava ligada ao planeta Saturno. Com seus caules ocos, os antigos pastores fabricavam flautas que eram usadas para espantar serpentes, daí o nome popular "milho-de-cobra". Além disso, sempre foi muito forte a ligação entre a planta e a fertilidade feminina: quando uma mulher queria engravidar, era costume colocar um vaso de cavalinha dentro do quarto.

Dados farmacológicos identificam na cavalinha glicosídeos flavônicos, saponinas, ácido gálico, potássio e silício como os principais responsáveis pela ação diurética e remineralizante, que permitem a eliminação de substâncias tóxicas.

Essa planta funciona ainda como um diurético suave com ação reguladora e adstringente do trato genito-urinário, também usada em casos de incontinência noturna de crianças. Os taninos são responsáveis pela sua ação adstringente.

O silício apresenta propriedades remineralizantes, participa da calcificação dos ossos, age sobre as fibras elásticas das artérias, diminuindo o risco de ateromatose, principalmente em pessoas com colesterol elevado, regularizando o tônus, elasticidade e resistência dos vasos sanguíneos.

Como antiinflamatória ela atua em casos de inchaço e inflamação da próstata. Estimula o metabolismo cutâneo, acelera a cicatrização e aumenta a elasticidade de peles secas e senis, atuando como hidratante profundo.

Também age como abrasivo, em razão do seu alto teor de silício. Ajuda a recuperar a pele e ferimentos. Por suas propriedades adstringentes e detergentes (saponinas) pode atuar como coadjuvante no tratamento externo da acne.

Nos tratamentos de beleza, a cavalinha é muito conhecida: ajuda a evitar varizes e estrias, limpa a pele, fortalece as unhas e dá brilho aos cabelos. Quem quiser experimentar, é só testar. Vamos à prática!

  • Óleo para prevenir estrias
Coloque um ramo ou caule de cavalinha (já seca) em um vidro pequeno de óleo de amêndoas. ou babaçu. Deixe descansar por 30 dias e passe na pele, sempre após o banho.

  • Infusão para limpeza de pele
Coloque um punhado da planta (fresca ou seca) em uma vasilha e despeje água fervendo. Abafe e deixe descansar por 10 minutos. Depois de fria, use a infusão com um chumaço de algodão, para limpar a pele.

  • Para dar brilho aos cabelos e fortalecer as unhas
Faça um chá com caules e folhas de cavalinha: 2 colheres (sopa) + 1 litro água. Deixe esfriar e use no enxágue final dos cabelos. Para fortalecer as unhas, deixe amornar e mantenha as unhas imersas por uns 15 minutos.

Por Rose Aielo Blanco - jornalista e editora do site http://www.jardirndeflores.com.br/


FONTE

DOCE LIMÃO

Saúde Óssea para um perfeito Bem-Estar


O esqueleto parece tão rígido e durável que é difícil acreditar que os ossos são órgãos que sofrem processos metabólicos, assim como qualquer outro. No decorrer de nossas vidas, os ossos são construídos onde é necessário e removidos onde não é, como resposta ao crescimento, danos e outros fatores.

Os ossos estão em estado de crescimento até cerca de 30 anos de idade, um período em que nossa vida favorece a construção óssea. Quando os ossos estiverem sendo construídos e fortalecidos, o Cálcio, o mineral primário que é armazenado nos ossos, é retirado do sangue para formar um novo osso. Essa é a principal razão para ingerir a quantidade suficiente de cálcio durante o período de crescimento dos ossos.

Vitamina D e Magnésio, que auxiliam o organismo a absorver e assimilar o cálcio, também desempenham um papel crítico para assegurar uma boa saúde óssea.

Mudanças físicas, mudanças na dieta e estilo de vida na medida em que envelhecemos, podem causar impactos na saúde do esqueleto e alterar o equilíbrio entre a construção e a degradação desfavoravelmente. Deficiências de cálcio, vitamina D e magnésio, inatividade, fumo, mudanças hormonais que ocorrem com o envelhecimento podem afetar a densidade mineral dos ossos.

As articulações são afetadas na medida em que envelhecemos também. A cartilagem que recobre suavemente as extremidades dos ossos criando um colchão entre os ossos, fica mais delgada na medida em que nos movimentamos. A produção de sulfato de glicosamina, um componente natural feito pelo corpo que contribui para a formação desse “colchão” de cartilagem, também decresce com a idade.

Manter ossos saudáveis é importante para todas as idades,” ressalta Luigi Gratton, M.D., Vice-Presidente de Assuntos Médicos da Herbalife. Mas, ele acrescenta, “quantidades adequadas de cálcio, vitamina D e magnésio são importantes ao longo da vida e muitos adultos não consomem a quantidade ideal desses nutrientes em uma base diária.”

Para manter ossos e articulações fortes e movendo-se livremente:

•Tenha certeza de consumir quantidades adequadas de cálcio, vitamina D e magnésio.
•Se você não tem condições de ingerir as quantidades ideais destes nutrientes essenciais, os suplementos são fundamentais. Tenha certeza de ingerir suplementos que contenham ambos os nutrientes para otimizar a absorção e assimilação.
•Seja ativo. Inclua atividades que coloque peso em seus ossos e articulações. Atividades de impacto, como andar ou correr, ajudam a construir ossos fortes.
•Manter músculos fortes ajuda também, desde que eles possam absorver parte do estresse que nós colocamos nas articulações. Levantar pesos ajuda a construir músculos e ossos fortes.
•Excesso de peso coloca pressão extra nas articulações, então o emagrecimento pode melhorar a saúde das articulações.

FONTE

PORTAL EM FORMA

Inseparáveis, cálcio e vitamina D garantem saúde óssea


A vitamina D é essencial para ajudar na absorção do cálcio e garantir a renovação do tecido ósseo. Ela pode ser sintetizada pelo organismo na presença de luz solar, por isso recomenda-se exposição moderada ao sol por alguns minutos por dia. Alimentos como gema de ovo, fígado, manteiga, salmão, sardinha e atum também contém vitamina D.

Consuma alimentos ricos em cálcio. O cálcio e a vitamina D reduzem as taxas de perda óssea e a incidência de fraturas em pessoas idosas e em pacientes com doenças reumáticas tais como artrose e osteoporose. O cálcio é encontrado no leite, iogurtes desnatados, queijos brancos e verduras verde escuras.

Cálcio e vitamina D são dois nutrientes essenciais muito conhecidos pelo seu papel na saúde óssea. Mas, nos últimos dez anos, o público tem ouvido mensagens conflitantes sobre os benefícios desses nutrientes.

Muitas pessoas ficam em dúvida a respeito da quantidade de cálcio e de vitamina D de suas dietas. Estariam elas consumindo a quantidade apropriada destes nutrientes ou uma suplementação seria necessária?

Um relatório do Institute of Medicine, publicado no final do ano passado, concluiu que a maioria das pessoas não precisa de suplementos destes nutrientes críticos. O documento ainda alerta para os graves riscos para a saúde de doses elevadas de cálcio e vitamina D, tais como pedras nos rins e doenças cardíacas relacionadas com suplementos de cálcio.

"Ao mesmo tempo, é importante lembrar que os estudos e pesquisas dos especialistas em ossos reforçam que pelo menos um terço de todas as fraturas osteoporóticas tem uma base nutricional. Sendo assim, é fundamental saber mais sobre a real necessidade de suplementação destes nutrientes essenciais", afirma o especialista em densitometria óssea, Sérgio Bontempi Lanzotti.

Para assegurarmos uma boa saúde óssea, é preciso entender que a vitamina D e o cálcio andam de mãos dadas. A vitamina deve estar presente no organismo para que o cálcio seja absorvido pelo trato digestivo.

"Sendo assim, como podemos ter certeza de que a dieta está suprindo as nossas necessidades? Devemos adotar a suplementação ou consumir alimentos enriquecidos com estes nutrientes? Estas são perguntas importantes, dado o aumento constante da expectativa de vida e os níveis epidêmicos de osteoporose e fraturas entre os mais velhos, homens e mulheres. Neste campo, as mulheres são especialmente mais vulneráveis porque a perda de estrogênio na menopausa pode causar um rápido declínio na densidade óssea", explica o médico.

Uma boa saúde óssea...

Uma boa saúde óssea depende da interligação de diversos fatores: dos alimentos e bebidas que consumimos regularmente, do histórico pessoal e familiar de cada um a respeito de fraturas e ossos quebrados e do nosso estilo de vida, pois o sedentarismo "enfraquece os ossos".

"O que você come e bebe, desde a infância, é fundamental para a quantidade de cálcio em seus ossos. Laticínios - especialmente leite, iogurte e queijo - são as principais fontes de cálcio da dieta brasileira. No entanto, observamos que o consumo de leite vem caindo há décadas, especialmente na adolescência, quando o desenvolvimento ósseo está a pleno vapor. Um estudo britânico concluiu que o consumo frequente de leite, antes dos 25 anos, é um importante determinante da resistência óssea entre as mulheres de meia-idade e idosos", diz Sérgio Lanzotti, que também dirige o Iredo, Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares.

Além dos derivados de leite, sardinha e salmão enlatados são boas fontes de cálcio para os ossos. Amêndoas, quando consumidas com regularidade e em boa quantidade, são também uma boa fonte do nutriente. "Boas opções também são a grande gama de alimentos enriquecidos com cálcio, como iogurtes, sucos de laranja, leites de soja, cereais matinais e tofu", afirma Lanzotti.

Para uma ingestão diária eficaz de cálcio é recomendado:

- 1.000 miligramas para crianças entre 4-8 anos, mulheres e homens, entre 19-50 anos e homens entre 51-70 anos;

- 1.300 miligramas para crianças entre 9-18 anos;

- 1.200 miligramas para mulheres com mais de 51 anos e idosos, bem como para homens com mais de 71 anos.

"Assim, se estamos diante de uma paciente na pós-menopausa, que geralmente consome apenas uma ou duas porções, por dia, de produtos lácteos, pode ser difícil chegar aos 1.200 miligramas de cálcio indicados diariamente apenas com o consumo de outros alimentos. Para um caso como este, a suplementação com carbonato de cálcio ou citrato de cálcio, ou ainda, com ambos, pode ser indicada", diz.

De acordo com o médico, atualmente a maioria dos suplementos de cálcio também contém vitamina D, fornecendo cerca de 250 a 300 unidades internacionais em dois comprimidos. O Institute of Medicine recomenda 600 unidades por dia para todos – de 01 a 70 anos – e 800 unidades para os homens e as mulheres com mais de 71 anos.

"A vitamina D apresenta uma vantagem sobre o cálcio: é solúvel em gordura e pode ser armazenada no corpo para uso posterior. O difícil, no caso deste nutriente, é que o nosso estoque corporal de vitamina D não provém da dieta, mas da exposição da pele à luz solar. Assim, o corpo, principalmente o dos idosos, precisa de um banho de sol semelhante ao dos bebês, 15 minutos, antes das 10h da manhã ou após as 16h horas, com a pele dos braços e pernas desprotegida, sem protetor solar, para a fabricação suficiente da vitamina", explica Sérgio Bontempi Lanzotti.

O médico explica que a produção da vitamina D é bloqueada quando a exposição solar é feita com protetores solares. "O FPS 8 já é suficiente para bloquear completamente a luz solar e impedir a síntese de vitamina D. É preciso lembrar também que à medida em que as pessoas envelhecem, seus corpos são menos capazes de converter a vitamina para o hormônio, que é sua forma biologicamente ativa", afirma o especialista em densitometria óssea.

As únicas fontes alimentares naturalmente ricas em vitamina D são os peixes oleosos do mar, como o salmão e a cavala, a gema de ovo, o fígado e o óleo de fígado de peixes. "Hoje, já encontramos também leites e iogurtes enriquecidos com vitamina D e cereais matinais fortificados com este nutriente", informa Lanzotti.

Prevenindo problemas...

Um número crescente de profissionais de saúde vem testando rotineiramente os níveis de vitamina D no sangue de seus pacientes do sexo feminino. Quando o resultado obtido está abaixo de 30 nanogramas por mililitro, há a sugestão de um suplemento. O Institute of Medicine sustenta que um nível de 20 nanogramas é adequado, mas os especialistas em saúde óssea defendem que este nível deve ser maior para garantir a máxima absorção de cálcio pelos ossos.

"Sendo assim, quando falamos em saúde óssea, é preciso um ajustamento fino da dieta e da suplementação de cálcio e vitamina D. Para equalizar estas duas medidas, é fundamental contar com auxílio de bons profissionais de saúde. Mas quando entramos no campo minado do estilo de vida de cada um, há diversos hábitos que podem ser adotados, visando assegurar a saúde dos ossos na terceira idade, como por exemplo, abandonar o sofá e, consequentemente, o sedentarismo", recomenda o médico.

O exercício físico é fundamental para melhorar o equilíbrio na terceira idade. O tai chi chuan é um exercício recomendado por envolver movimentos lentos e controlados. A prática ainda ajuda a recuperar a confiança dos idosos. "O medo de cair pode levar as pessoas idosas a reduzirem a prática das atividades que gostavam. E quanto menos exercícios, menor a capacidade real de executá-los", diz.

Os exercícios de carga também apresentam resultados eficientes na prevenção da osteoporose. As atividades físicas regulares aumentam a massa e a força muscular, melhoram a coordenação e o equilíbrio e podem reduzir em até 25% o risco de quedas.


FONTE

BONDE NEWS

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Faseolamina - A proteína do feijão branco que ajuda emagrecer


O feijão branco, consumido por alguns, como salada ou como feijoada possui uma proteína chamada faseolamina, que de acordo com estudos recentes pode ajudar no processo de emagrecimento.

Faseolamina é uma glicoproteína que inibe a absorção do carboidrato (amido) encontrado em massas, batatas, arroz, pão, biscoitos, etc. Por este motivo ela pode te ajudar a emagrecer, mas isso só é possível pela ingestão da farinha deste grão.

Você mesmo pode preparar em sua casa e fazer o teste. Nos estudos realizados houve uma redução de até 4% em 30 dias no peso dos que consumiram a farinha do feijão branco antes das refeições.

Além disso, procure incluir este grão cozido na sua alimentação, ele fornece nutrientes como: cálcio, ferro, potássio, magnésio e outros minerais, e vitaminas E, K, folato e fibras. Uma porção de 2 colheres de sopa tem aproximadamente 57kcal.

Prepare de forma saudável, que tal uma salada com cebola, pimentão, alho poró e azeite? Enfim, use sua criatividade, tenho certeza que ficará saborosa e nutritiva.

  • Como preparar a farinha de feijão branco
O ideal é sempre preparar pequenas porções da farinha para que ela não estrague, confira a receita:

1. Pegue 250g de feijão branco;

2. Lave bem a porção de feijão com água corrente;

3. Deixe o feijão secar sobre um papel toalha ou no sol (o processo de secagem não deve ser feito no forno);

4. Triture ou coloque o feijão em um processador de alimentos;

5. Passe a farinha de feijão branco na peneira;

6. Conserve-a em um pote.
  • Como usar a farinha de feijão branco
A farinha de feijão branco deve sempre ser ingerida meia hora antes das refeições. Coloque 1 colher de chá da farinha em um copo com água, misture e beba. Não exagere no consumo desta farinha, pois os efeitos colaterais incluem diarreia e flatulência, além de não aumentar os efeitos da faseolamina A.

FONTE

Por - Roberta dos Santos Silva - nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional

VILA EQUILIBRIO

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Alimentos termogênicos


Os alimentos termogênicos aumentam o metabolismo e a temperatura interna corporal. Com isso, queimam calorias e ajudam a emagrecer. Eles são responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia, porém estes alimentos, por si só, não devem ser encarados como milagrosos.

A variedade dos alimentos apontados como termogênicos é imensa. Não existe recomendação estabelecida sobre a quantidade a ser ingerida, mas existem algumas indicações.

Gengibre, pimenta vermelha e chá verde têm esse poder. Além de mostarda, laranja, kiwi, cafeína, guaraná em pó, aspargos, vegetais fibrosos (brócolis, acelga, couve), gorduras vegetais e, em especial, a de coco, produtos derivados de chocolate e os que contém ômega-3 (bacalhau, salmão, arenque, sardinha, anchova) e ácido linolêico conjugado (nutriente encontrado na carne bovina, de peru e em alguns laticínios).

Esses alimentos não possuem efeitos milagrosos. Devem ser inclusos aliados a uma alimentação saudável e associados à prática de exercícios físicos, para que se tenha algum efeito positivo no processo de emagrecimento. Sozinhos não têm nenhum efeito no organismo.

Para fazerem efeito, os termogênicos devem ser introduzidos com regularidade no dia-a-dia. Mas há algumas medidas que queimam calorias sem nenhum sacrifício. Por exemplo, beber água gelada. Consumir oito copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias. Isto porque o organismo gasta energia para elevar a temperatura da água de 5ºC para 37ºc, que é a temperatura corporal interna.

  • Alimentos termogênicos ajudam você a entrar em forma
FONTE

Pimenta Caiena (pimenta vermelha) e pimentões: Aumentam a circulação, melhoram a digestão e aumentam a temperatura do corpo. 3 a 4 gramas ao dia como tempero de pratos quentes e saladas é capaz de aumentar o metabolismo em 20%.

Gengibre: Aumenta o metabolismo em 20%. O gengibre pode ser consumido cru, no tempero de aves e peixes, refogado, em forma de chá ou batido no liquidificador com frutas. Deve ser consumido três vezes ao dia.

Vinagre de Maçã: 1 colher de chá duas vezes ao dia.

Ômega 3: Aumenta o metabolismo basal, ou seja, queima calorias. Elimina o excesso de líquidos e aumenta a energia do organismo. Além disso, funciona como anti-inflamatório, previne e trata doenças cardiovasculares. Fontes: óleo de prímula, óleos de peixes (como salmão e sardinha). Também está presente na semente de linhaça (misturar duas colheres de sopa a vitaminas, salada de frutas, saladas etc).

Chá Verde: 1 xícara de chá de 5 a 10 minutos antes das principais refeições. O chá verde e o branco possuem inúmeras propriedades terapêuticas já conhecidas na prevenção de doenças, além de acelerar o funcionamento do metabolismo. Os compostos presentes na planta reduzem a absorção de açúcar no sangue - o que ajuda a diminuir a compulsão por doces - e inibem a ação da amilase, enzima responsável pela digestão de carboidratos. Além disso, aceleram o trânsito intestinal.

Canela: Uma grama duas vezes ao dia, na forma de chá, polvilhada em sopas ou preparada com queijo, gratinada no forno ou polvilhada em frutas como maçã ou banana.

Guaraná em pó: Em pó ou cápsulas, 2 gramas, duas vezes ao dia. Encontrado em drogarias e casas de produtos naturais.

Apesar desses alimentos serem naturais, hipertensos,cardiopatas, gestantes e lactantes precisam ter atenção ao consumi-los, já que o excesso pode levar ao aparecimento de sintomas como dor de cabeça, tontura e insônia.

Por Luana Stoduto, nutricionista*
luana@bemleve.com.br
*Luana Stoduto é nutricionista, formada pela Unigranrio e especialista em Administração de Serviços de Alimentação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).


FONTE

BEM LEVE

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Alimentos podem ser anti-inflamatórios naturais

Alimentos como tomate e repolho possuem substâncias bioativas que agem na modulação do processo inflamatório
Adeus medicamentos! Os alimentos vão além da nutrição e tornam-se aliados na batalha contra doenças inflamatórias. O controle da inflamação é feito pelo corpo através de hormônios que a intensificam ou a diminuem a fim de permitir que o processo inflamatório ocorra quando realmente seja necessário, tanto para reparar uma lesão como proteger contra uma infecção. Os alimentos têm efeito importante nos níveis dos hormônios, podendo ativar ou inibir a ação inflamatória.

A dieta rica em alimentos anti-inflamatórios pode prevenir e bloquear a inflamação, fortalecendo o sistema imunológico e o equilíbrio de todas as funções básicas do organismo. Entre os alimentos com maior ação anti-inflamatória se destacam os ácidos graxos ômega-3, encontrados no azeite de oliva extravirgem e peixes de águas frias (salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha e truta). No organismo, estes ácidos são convertidos em substâncias semelhantes aos hormônios, que reduzem as inflamações.

Chá verde, alho, aveia, cebola, crucíferas (brócolis, couve-flor e repolho), semente de linhaça, soja, tomate e uva são alimentos com substâncias bioativas que têm ação na modulação do processo inflamatório e são antioxidantes. "Algumas inflamações podem oxidar as células que constituem as paredes do vaso sanguíneo. No entanto, os alimentos antioxidantes podem ajudar a evitar estas lesões", alerta a nutricionista Roseli Rossi.

A inflamação, muitas vezes, pode aumentar o risco de desencadear certas doenças, como: câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade, Alzheimer, alergias e artrite. Para se alcançar o efeito de anular alterações no sistema imunológico, o cardápio de alimentos antiinflamatório deve ser composto de cereais integrais com baixo ou moderado Índice glicêmico (IG) e, consequentemente, baixa carga glicêmica.

Batata assada, batata frita, bolos, biscoitos, trigo branco, farinha integral e cream cracker são alguns dos alimentos que apresentam alto índice glicêmico que, em vez de inibirem a inflamação, acabam estimulando.

"A inflamação não pode ser vista só como ponto negativo. Considerada uma resposta do organismo, ocorre tanto para melhorar um ferimento como proteger contra uma infecção", completa a nutricionista Roseli. O processo inflamatório serve como barreira para os microorganismos não penetrarem nas mucosas e feridas de tal forma a comprometer o organismo. Além disso, a inflamação resulta na cicatrização de lesões.

Os hormônios que estimulam a inflamação são sintetizados a partir dos ácidos graxos ômega-6, encontrados em óleo de milho ou girassol, soja, sementes de girassol, gergelim, castanhas e nozes. "Os ácidos graxos ômega-6 estimulam a inflamação e os ácidos graxos ômega-3 diminuem o processo inflamatório. Por isso a necessidade de consumi-los em equilíbrio" afirma a nutricionista.

*Roseli Rossi é nutricionista da Clínica Equilíbrio Nutricional
FONTE

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Unha de Gato


Unha de Gato - Uncária Tomentosa - O cipó unha de gato é um poderoso anti-inflamatório natural e estimulante do sistema imunológico, além de conhecido afrodisíaco. Há muito utilizado pelo nativos, na floresta Amazônica, recentemente teve suas qualidades medicinais propagadas. De eficácia comprovada pelo uso experimental na Europa e Estados Unidos, começa a ter suas potencialidades terapêuticas alardeadas em toda parte, após sua secagem, é convertida em raspas, com as quais se faz o chá.

A Unha de Gato (Uncaria ssp.) é um cipó de madeira larga e seu nome é proveniente dos espinhos em forma de gancho que crescem ao longo da vinha e envolvem a planta Unha de Gato. Duas espécies próximas da Uncaria são utilizadas quase como substitutas nas florestas: Uncaria tomentosa e Uncaria guianensis. Ambas espécies podem alcançar mais de 30 m de altura em seu topo.

Introdução - A Uncaria tomentosa (WILLD) D.C., da família das Rubiáceas, conhecida principalmente como Unha de Gato. A Unha de Gato é uma grande trepadeira lenhosa que é originaria a floresta Amazônica e outras áreas tropicais das Américas do Sul e Central.

Seu nome é derivado dos espinhos que lembram gancho que crescem ao longo da trepadeira e parecem as unhas do gato. Suas espécies, estreitamente relacionadas, são usadas nas florestas - Uncaria tomentosa e Uncaria guianensis.

Uncaria tomentosa, a mais eficaz das varias espécies de Unha de Gato, tem conquistado o destaque internacional devido as suas propriedades terapêuticas. É uma planta indígena da floresta Amazônica e outras áreas tropicais da América do Sul e Central, incluindo Brasil, Peru, Colômbia, Equador, Guiana, Trinidad, Venezuela, Suriname, Costa Rica, Guatemala e Panamá.

Descrição Botânica - Uncaria tomentosa e Uncaria guianensis, ambas espécies são grandes trepadeiras lenhosas que podem atingir até 100 pés de altura no dossel, com folhas simples, oblonga ovadas opostas de coloração verde claro com presença de estípulas interpeciolares e espinhos axilares maciços lenhosos levemente curvados, seu caule com textura fibrosa-laminar coloração mesclada de marrom avermelhado e creme, tem uma peculiaridades de armazenar água para satisfazer suas próprias necessidades vitais, quando as chuvas são escassas este líquido armazenado é um poderoso energizante oferecido pela mãe natureza, utilizados para saciar a sede, fome e cansaço na selva, deixando um discreto sabor amargo.

Nome Científico: Uncaria tomentosa (Wild) DC. Sinonímia: Nauclea acuelata HBK; Nauclea tomentosa Willd. Ex R. & S.; Ourouparia tomentosa (Willd. Ex R. & S.) Schum.

Nomes Populares - Uña de Gato, Cipó Espera-aí, Unha de Gato, Cat´s Claw.

Aspectos Químicos - Apresenta na sua composição química: alcalóides, rincofilina, mitrafilina, isomitrafilina, isorincofilina, uncarina, isopteropodina A., polifenois, procianidinas, fitosterois.

Nome Popular: Unha de Gato, no Brasil; Uña de Gato, em espanhos e Cat’s Claw em inglês.

Parte Utilizada: Casca.

Princípios Ativos: Alcalóides: rinocofilina, isorincofilina, mitrafilina, isomitrafilina, F-mitrafilina, hirsuteína, hirsutina, dihidrocorianteína, isopteropodina, A, pteropodina, speciofilina e uncarina; Polifenóis (epicatequina); Procianidinas A, B1, B2 E B4; Glicosídeos e Triterpenos do Ácido Quinóvico; Fitosteróis: b-sitosterol, estigmasterol e campesterol.

Os efeitos curativos da planta proveem das substâncias que possui, entre elas podemos destacar: 

- Isopberopodina: ajuda ao sistema imunológico devido ao poder que atua no aumento da fagocitose. Inibir a reprodução de vírus e células malignas. 

- Rincofilina: previne a formação de coágulos ou trombas no cérebro, no coração e nos pulmões. Também é estimulante do útero. Tem propriedades que auxiliam na diminuição da febre. 

- Carragenina e outros glicosídeos semelhantes: são compostos anti-inflamatórios que funcionam com efetividade contra a artrite, prostatites e inflamação. 

Indicações e Ação Farmacológica: 

A unha de gato é indicada na artrite reumatoide, lúpus e outras cola genopatias, graças a sua atividade anti-inflamatória e imuno-estimuladora, devido ao seu mecanismo imunoestimulante e antimutagênico pode ser empregada em tumores metastásicos, sarcoma de Kaposi e candidíases; devido a sua atividade antiviral poder ser empregada em enfermidades virais como o herpes genital e herpes zoster.

Popularmente é empregada em tratamentos das inflamações osteoarticulares, cistite, gastrite, úlceras gastroduodenais, diabetes, viroses, asma e convalescença.

Os alcaloides da Unha de Gato atuam nas seguintes atividades : 

Atividade Imunoestimuladora e Antitumoral

A atividade imunomoduladora está centrada através da estimulação do processo fagocitário, por meio dos extratos alcoólicos previamente alcalinizados, logo tratados com etilacetatos e posteriormente acidificados. Chega-se a conclusão que após realizar o teste dos granulócitos, o qual permite avaliar a atividade defensiva dos glóbulos brancos, assim como também por técnicas de quimioluminiscência que mede o grau de fagocitose dos leucócitos por meio de multiplicadores de luz. Em ambos os estudos o alcaloíde isopteropodina possui a mais alta atividade fagocítica, seguindo pela isomitrafilina ( Kreutzkamp B. e Huber C.,1984; Wagner H. et al., 1985 ).

Também se observou um aumento substancial no número de monócitos (quase 50% após uma semana de tratamento). Os granulócitos aumentaram em 60% seu poder fagocitário (medindo através do método de Brand com partículas Zimosan) na presença de extratos a 0,01%. Sob controle normal, os linfócitos T não apresentaram modificações proliferativas, mas sim sob na presença de antígenos, o qual abre uma porta para a investigação de enfermidades como o sarcoma de Kaposi, candidíase sistêmica, AIDS, herpes e câncer (Wagner H. et al.,1985).

De acordo com investigações dirigidas pelo Dr. Wagner, pode-se comprovar dentre outras coisas, que o conjunto de alcalóides misturados carecia de muitas propriedades farmacológicas salvo quando se agregava em tanino denominado catequina 10%. Não obstante, os extratos livres de taninos têm demostrado conservar a atividade contra determinados vírus in vitro, produzindo uma inibição da síntese de DNA no sarcoma 180 e um aumento do nível de imunoglobulinas em pacientes com melanoma (Aquino et al., 1989).

Recentes estudos realizados na Alemanha comprovaram que um grupo de pacientes tratados com quimioterapia, citostáticos e Uncaria tomentosa de forma conjunta apresentaram melhor prognóstico de acordo com a evolução clínica observada em relação a outro grupo de enfermos que somente haviam recebido quimioterapia e citostáticos (Diehl I., 1993).

Atividade Antimutagênica e Antioxidante

Alguns trabalhos realizados na Argentina determinaram que os extratos metanólicos da casca e raiz da Uncaria tomentosa apresentam compostos que intervêm na redução da lipoperoxidação e da formação de radicais livres derivados do dano produzido por intoxicação com etanol, tetracloreto de carbono ou carragenina sobre as moléculas de DNA em modelos experimentais in vitro. Os resultados evidenciaram que este extrato apresenta atividade antioxidante tanto em modelos que envolvem a oxidação dos lipídeos componentes de membranas celulares, assim como também no dano oxidativo ao DNA (Desmarchelier C. et al., 1996; Ibid 1998).

Atividade Anti-inflamatória e Antiviral

Demonstrou-se que os compostos glicosídicos e triterpênicos do ácido quinóvico têm demonstrado possuir ação antiviral e anti-inflamatória . Nesse sentido, a ação antiviral foi experimentada sobre os vírus do tipo RNA: o vírus da estomatite vesicular e uma cepa do gênero rhinovirus. De acordo com esses estudos, demonstrou-se que todos os componentes glicosídicos (seis em total) possuíam efeito antiviral unicamente contra o vírus estomatite vesicular (laccarino F. 1988 e Aquino R. et al., 1991).

Com relação a atividade anti-inflamatória, o glicosídeo n° 7 do ácido quinóvicpo mostrou ser pó mais ativo, de acordo com provas realizadas frente a indometacina e placebo. Nas mesmas se induziu um processo edematoso na pata de um rato com uma injeção de carragenina a 1%, medindo-se o volume da pata em diferentes intervalos mediante a plestimografia. A redução do edema com os extratos de Uncaria tomentosa foram algo menores aos de indometacina, alcançando 69% de eficácia.

Com relação a fração esteroidal, esta apresentou atividade anti-inflamatória somente, a qual etaria com a presença de compostos β-sitosterol (60% da fração esteroidal), campestrol e estigmasterol (Senatore A. e col., 1989).

Propriedades Terapêuticas - Empregadas como: imunomodulador e antitumoral, atividade antimutagênica, atividade antinflamatório eantiviral, hiportensor devido a rincofilina, depressor de sistema nervoso central, estimulante antipirético, ação diurética (mitrafilina), efeito antioxidante que proporciona a redução da lipoperoxidação e na formação de radicais livres derivados de danos produzidos pela intoxicação com álcool.

Toxicidade/Contra-indicações 

É bem tolerada nas doses usuais. Ocasionalmente verificou-se casos de febre, constipação ou diarreia que cedem diante a suspensão da medicação. Já foram mencionados casos com sintomas hepáticos e alterações do nervo óptico. Altas doses foram tidas como um efeito anticonceptivo (Keplinger K. 1982).

É contra-indicado o uso durante a gravidez, lactação e para crianças menores de três anos por falta de estudos adequados, Recomenda-se não tomar Unha de Gato dois dias antes e dois dias depois da aplicação de quimioterapia devido a seu forte efeito imunoestimulante.

As únicas pessoas que não podem consumi-la são as que tenham manifestações de alergia à planta. E nos pacientes com problemas gástricos, parece que aumenta a irritação do estômago. Exceto nesses dois casos, a uncária, em qualquer uma de suas duas variedades, não tem contra-indicações nem efeitos secundários.

Dosagem e Modo de Usar:

- Decocção: a 2%, durante 20 minutos, três ou mais xícaras ao dia.

- Tintura (1:1): em solução alcoólica 70°, 50-100 gotas, uma a três vezes ao dia.

- No comércio existem cápsulas de Uncaria tomentosa, na razão de 150 mg por unidade, recomendando-se a dose de até 6 cápsulas diárias nas refeições, divididas em 2-3 doses.

FONTE